Captação ideal de som

    Autor Mensagem
    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08


    Acho que como muitos aqui do fórum, eu tenho problemas na captação do som pra conseguir uma gravação "top".
    Por mais equalizados e plugins usados, muitos dos instrumentos que gravo e a voz não ficam com uma qualidade boa.
    O que tenho:
    Um micro razoavel, 1gb de ram e tals...
    Programas usados: Sonar 6 e Sound Forge 9 (razoavelmente dominados)
    Mixer Behringer Xenyx 1204 fx
    Placa de som Audiophile 2496
    Microfone Behringer xm8500 (to vendo um condenser)
    Cabos razoáveis (comprando melhores)
    Monitor de studio Behringer MS 40 (meia boca, mas ajuda muito!)
    Muitos plugins da waves, NI, Antares....
    Muitos VSTis...
    Baixos Ibanez GSR 200, SX SJB75C, violão eletroacústico Eagle CH-888, Guitarra Golden Les Paul :/ , Pedaleira para baixo Zoom b2.1u, e a zoom 505 II pra guita de quebra galho.
    Pois bem, acho que daria pra tirar um som bom com isso, mas o problema é que a gravação cabeada tá saindo abafada (gravo com o mixer flat - td no meio) e mexo apenas no ganho. Não tenho mic legal pra microfonar e não tô conseguindo melhorar a qualidade (se a gravação não ficou boa, não tem mt que melhorar...).
    Então, gostaria de algumas dicas, equips e métodos usados por tds que gravam aqui do fórum para melhorar a qualidade das gravações para dividirmos o conhecimento entre todos, pois já pesquisei e não achei muita coisa boa. Podem postar o que gravam tb para servir como exemplo!!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    num entendo muito de gravação, mas vamos lá...
    VOZ - imagino q plugue no pré da mesa. tente usar um efeito "enhance" na voz, cuidado com os reverbs. prefira aqueles q simulam ambientes amplos, mas com moderação, se vc colocar delay, a necessidade de reverbs na voz pode ser mínima. em muitos deles vc consegue controlar a coloração, na minha opinião as mais "agudas" são melhores. a voz em geral fica melhor, estando "na frente" dos outros instrumentos. (tente visualizar as muitas caixas num palco).
    GUITA - os caps da sua guita devem ser hambukers e naum dos melhores. os hambuquers são + abafados por natureza, os de inferior qualidade + ainda. o ideal seria ter um pré de + qualidade valvulado, mas sugito q plugue a GUITA no pré da mesa e conecte a saída na gravação. novamente, se tiver programa com EQ de várias bandas, tente compensar o abafado do hambuker nessa EQ privilegiando as freq acima de 6khz (onde está o brilho). e CUIDADO com os reverbs.
    VIOLÃO - use o pré da mesa tb. se gravar junto com GUITA e BAIXO, em geral pode tirar quase todo o grave e bastante dos médios, privilegiando os agudos.
    BAIXO - não sei o q sugerir, pq é o acho + difícil pra gravar bem, mas...se tiver um pré valvulado ajuda. se naum tiver use o da mesa (eu uso do BDI junto com o da mesa as vezes, as vezes só o BDI). cuidado com os reverbs, no baixo a necessidade na maioria das músicas é mínima.

    bem, esse é o jeito q eu faço.

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Legal cara... Vou seguir suas dicas tb! A guita é tosca, algumas coisas faço com uma ibanez rg 350 dx dum amigo meu e uma gt6 dele tb.
    Espero que a galera continue postando oq faz pra enriquecer o fórum.
    Vlw.
    ABç.

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Estou supondo que você grava um instrumento por vez.

    Guitarra - Use um DI, ou microfone o amplificador com o xm8500 mesmo.

    Voz - xm8500: A cápsula é uma cópia do sm58, portanto tem um leve realce de médios e uma queda de resposta por volta dos 14/15KHz. Talvez compensar isso ajude. Talvez não, depende da voz gravada.

    Violão - Gravado em linha deveria ficar bom, verifique a impedância de saída do pré dele, se não for compatível, use um DI. Microfonar violão com mic dinâmico geralmente não dá certo não.

    Baixo - Em linha geralmente fica bom. Se preciso, use um compressor de leve e equalização.

    Não aplique nenhum efeito na hora da gravação, grave tudo flat, e só depois use plugins. Procure gravar com um sinal alto, sem deixar clipar.

    Faça uma separação de frequências na mix final, deixando cada instrumento ocupando uma faixa, fácil de fazer usando um eq. Isso é importantíssimo. Uma separação, por mais simples que seja, já vai melhorar muito o resultado.

    Trocar cabos não deve adiantar nada, se não estiverem com mal contato.

    poste um sample do que você captou, de preferência dos instrumentos separados, inclusive a voz, fica mais fácil ajudar.


    abços

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Faça uma separação de frequências na mix final, deixando cada instrumento ocupando uma faixa, fácil de fazer usando um eq. Isso é importantíssimo.
    exatamente! é isso q quis dizer. cada instrumento (e a voz) têm de ocupar uma faixa de freq principal. pra isso vc têm de saber a posição média de cada instrumento visualizando (mentalmente) num EQ gráfico (é isso q faço). e cuidado com os médios: voz é principalmente médio, violão e guita idem. reverbs embora sejam essenciais podem piorar a situação. ou seja, a posiibilidade de embolar é gigante.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Loko_Bass

    Eu usava um microfone Behringer XM8500 num mixer Behringer UB802 para gravações de voz.
    É um bom microfone, mas para a equalização já ficar pronta para mixagem eu tinha que aumentar os agudos na hora da gravação.
    No meu caso, a equalização do mixer ficava: Lo=-6db; Mi=+8db; Hi=+15db.

    Para a voz é bom usar um reverber que atue só nos médios. (é o mais próximo da realidade)
    No meu caso eu aplico o reverber depois da gravação, e configuro a atuação de 700 à 5000Hz, extensão de no máximo 1,8segundos, e intensidade de 10% para ficar quase imperceptível na mixagem.

    Você está pensando em comprar um condenser.
    Eu fiz isto também e comprei um par de microfones Behringer C2.
    Melhorou bastante!! Com Resposta de frequência de 20 à 20000Hz, ele não joga fora nenhuma harmônica que o XM8500 não captava.
    Quanto a equalização, o C2 tem mais agudos e mais graves que o XM8500.
    Para obter um resultado equivalente com o C2, agora eu uso para a voz a equalização do UB802 assim:
    Lo=-12db; Mi=+8db; Hi=+12db.

    Mas cada caso é um caso!! O que fica bom para um, as vezes não fica bom para outro!!
    Abraços.

    WilsinhoCardoso
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Comprei um MXL-990 pra voz. Ótimo. Mas está guardado na caixa. Sem Sala acústica, sem isolamento ideal é muito dificil inibir a presença de elementos estranhos na gravação, como: latido de cachorro na rua, música do vizinho alta, até mesmo a própria ventoinha do PC já é um inferno.

    Os condenser captam tudo... tudo mesmo.

    Por enquanto estou optando pelos mic`s dinâmicos, enquanto construo a "bendita sala".

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    WilsinhoCardoso
    Realmente. Mic condenser sem sala de isolamento não dá.
    Inclusive até com o XM8500 não dava, pois ele captava a ventoinha do PC. Tive que contruir um cubículo isolado para gravação.

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bom galera, vou postar oq gravei. Tá longe de estar acabada e boa tb. Falta pianos e o sax só coloquei como teste, vão ver que faltam detalhes pra ele tb. Sei que tem mt reverb na voz e o pan tá mais por lado direito, mas deu preguiça de arrumar :P
    Ouçam e me dêem dicas.
    Vlw.

    http://www.4shared.com/file/44489922/24ffd6e0/Qto_vale_master_teste.ht ml

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    ouvi. achei a qualidade gravação razoável. o baixo num consegui ouvir q escutei aqui na caixinha do computer. com todo respeito achei sua voz feia e desafinada msm (a crítica não é destrutiva, a voz do herbert viana é feia e desafinada e ele é super talentoso), muitos músicos amadores passam por isso, inclusive eu. ou seja, ou colocam a voz feia feia na "frente" em toda a sua majestade da horripilância deixando a música meio insuportável de ouvir, ou chapa a voz com EQ, reverbs, comps e limiters, deixando ela de preferência bem baixa em relação aos outros instrumentos. minha opção é sempre a última (ehehehehe). quando boto pro pessoal ouvir eles sempre dizem: "sua voz ficou meio baixa, vc têm q cantar pra fora, têm q soltar a voz". se eu tivesse feito isso eles iriam pedir pra desligar no meio da música.. ehehehehe

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Loko_Bass
    · votar


    Essa é a primeira música que faço, então sei que preciso melhorar muito, por isso estou aqui pedindo pra vcs opiniões, principalmente qto a captação de som.
    A voz não é minha, é do Ramon, um amigo meu hehehehehe.
    Eu não canto justamente por isso que vc falou. Sou desafinadíssimo e horrível!!!! Huahiuahuiass
    Pedi pra ele cantar, mas ele não se esforçou mt. Ele canta um pouco melhor, mas... Enfim, só postei pra vcs sacarem a captação mesmo, não o resto que não é importante nesse momento.
    Com umas caixinhas boas pega bem o baixo sim, pelo menos nos meus monitores e no micro sistem de casa sim...hehehe.
    Bom, vlw pelo comentário. Se quiser comentar por instrumento e dar dicas, será mt bem vindo!!!
    Abração!

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Quanto a questão dos DI, quais indicam pra que eu possa usar em tds os instrumentos e vocais? Ou seria interessante usar um pra cada instrumento como o BDI 21 pro bass? Ou será que um DI 100 da behringer por exemplo serviria pra td?
    Eu sinto que a gravação direto na mesa não tá tão boa devido as diferenças de sinais...
    Dicas por favor!!!
    Abraço a todos.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    eu tô pensando em pegar um pré de qualidade (valvulado), q tenha uma entrada pra cada coisa. ou seja, case a impedância pra voz, violão, guita e baixo. no site da behringer diz q o bdi serve pra violão. a minha mesa é igual a sua, eu gosto do pré dela, eu uso o baixo > bdi > mesa > br600 (q é meu estúdio). guita uso direto a saída da xvamp, ou plugo direto no estúdio sem pedaleira (e uso os efeitos do estúdio), mas aí o som da guita fica meio fechado. é por isso q tô querendo um pré legal.

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ABATANGERINA
    Mas cara me diz ae, qual equip nesse sentido vc está pensando em adquirir? Que marca e modelo que existe por ae que tem isso td junto? Não conheço muito isso ae...
    Abç.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    Mas cara me diz ae, qual equip nesse sentido vc está pensando em adquirir? Que marca e modelo que existe por ae que tem isso td junto?
    sei q existe, mas num faço a menor idéia. tenho q começar a procurar. mas imagino q num seja barato.

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ABATANGERINA

    Um preamp valvulado como o tube pré da presonus não seria uma boa pra fazer essas gravações? Pros instrumentos eu acho que seria uma boa escolha, ou não? Já que a voz, com o condenser vai melhorar bem. (Vou fazer uma cabine isolada pra gravar)
    Não tá tão caro, olha só:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72660577-_JM

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    cara, a opção parece bem legal msm. legal vc ter achado isso no ml. não sei se vc já tinha visto, mas segue o site da empresa, já baixei até o manual: http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=16

    dei uma olhada na avaliação dele no "harmony-central", e li os comentários. no geral o pessoal falou bem dele. mas sempre presto + ateção nas avaliações negativas. talvez seja necessário trocar a válvula, pra que o pré fique + silencioso.
    http://reviews.harmony-central.com/reviews/Effects/product/PreSonus/Tu bePre/10/1

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pois é cara, e um carinha do fórum usou pra vocal e olha oq ele disse:

    Using a RODE NT2a mic ... with Stock tube ... vocal was authentic and punchy but a little thiin withput some added Drive. Invoking the Drive added a notable hum, noise etc at about 70% gain... noise was very dependent on the amount of Drive used.

    Changed tube to GE JAN 5751 NOS ... a less powerful 12ax7 ... with Drive at 20% and Gain at 70% ... virtually noiseless. Vocal clear, a bit warmer ... no audible noise


    Vocal ficou bom, mas com chiado. Ele trocou a valvula e deu menos ruído. Se entendi direito...hehehehe.
    Pelo que percebi, a qualidade de som que ficou um pouco comprometida (mas não sei a que ponto) com um pouco de ruído se der mt ganho, mas só testando mesmo. Mas as avaliações em geral foram boas. Pode ser uma bao alternativa, e o preço não é ruim.
    Abç.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Loko_Bass
    tb a gente num sabe q tipo de ruído é, pq se for saturação acho q é normal, já q é um pré de guita e baixo tb. se vc pegar, posta aí pra gente o resultado. só tenho certeza q é melhor q os behringer. já li no harmony-central q a válvula deles é só pra enfeitar, e q atrás dela têm uma luizinha pra gente pensar q a válvula tá acendendo, num sei se é verdade, mas....

    Loko_Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pois é cara, mas acho que será minha escolha... Vou pesquisar e ver se não acho + barato no "exterior" aqui perto de Foz....Hehehehe
    Mas não vai ser já que vou comprar, mas acho que fim do mes que vem ou no começo do outro. Quem sabe o blue tube, mas o tube pra mim já chegava, pois só gravo um canal por vem em casa mesmo...
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação ideal de som