Qual o tamanho ideal para um estudio?

    Autor Mensagem
    AdrianSygnos
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: AdrianSygnos


    E ai galera!!

    Td bem??

    Estou fazendo um projeto de um estúdio e já consegui muita coisa legal. Coisas sobre construção, materiais, isolamento, tratamento e etc. Espero poder disponibilizar para vocês quando acabar. Mas o que não consegui encontrar foi em relação ao tamanho ideal. Tamanho da sala, altura do chão até o teto e posicionamento das paredes ( Li que se as paredes não forem paralelas o resultado é melhor, pois as paredes paralelas criam ondas estacionárias no ambiente).

    O Estúdio será para ensaios, gravaçoes e algumas filmagens.

    Estava pensando em algo a suportar 2 guitarras, baixo, batera, vocal, teclado e um lugarzinho a mais para um outro istrumento como percussão por exemplo.

    Alguem aí pode me dar uma dica?

    valeussss!!!

    sarpa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Área da sala, quanto maior melhor (sem exageros, claro). Depende das suas possibilidades. Só tome cuidado com medidas iguais ou múltiplas.

    Pé-direito, se for de 3,50mts pra cima, fica maravilhoso!!

    Abraços.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    na Audiolist tem as tabelas de modos e proporções que podem ajudar muito a escolher suas medidas. As minhas salas têm 4,50 e 4,55 por 3,55 e 3,50 por 3 de altura, baseado naquelas tabelas. Não são medidas perfeitas, mas foram as melhores que consegui dentro das minhas possibilidades.

    AdrianSygnos
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Só tenho 2,80m de altura no teto.

    Isso complica bastante.

    E outra coisa, é no 7° andar de um prédio!

    Ta meio complicado não é?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    AdrianSygnos
    não é um predio de apartamentos, é?

    voce vai ter sérios problemas de isolamento.
    primeiro por que tem gente embaixo, e a vibração da bateria vai direto pelo piso.
    segundo por que seu pé-direito é baixo, fica dificil fazer algum piso a mais.
    preocupe-se menos com o tamanho, já que o como tá construido e voce não vai conseguir mexer muito nas dimensões dele, e mais com a transmissão pelo piso.
    arrume um tablado pra bateria, ou algo assim.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    peraí, agora eu reli seu topico: voce quer fazer um estudio comercial mesmo... não é um negocio caseiro.

    que tipo de prédio é? comercial, residencial...
    voce vai reformar ele? quebrar paredes, etc?

    AdrianSygnos
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    kiki

    É um prédio comercial. E ele não pode ser tão pequeno. Pq preciso colocar uma banda e fazer filmagens no msm local. Estou fritando o cérebro aqui..rss

    Li sobre um material que deve se colocar entre o concreto e o piso. Tipo areia, não me lembro o nome.

    Acho que o ideal é fazer o piso suspenso por molas..isso reduziria bastante o vazamento de som. Alguem sabe mais sobre isso?




    Eder Muchiutti

    Não encontrei no site. Tem como me mandar o link?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    AdrianSygnos
    É um prédio comercial. E ele não pode ser tão pequeno. Pq preciso colocar uma banda e fazer filmagens no msm local. Estou fritando o cérebro aqui..rss
    mas voce já tem o predio? já tem a unidade? já alugou, ou comprou?

    Li sobre um material que deve se colocar entre o concreto e o piso. Tipo areia, não me lembro o nome.
    soluções existem várias. umas mais caras que outras. o melhor mesmo é ter terra sob o piso, que não precisa isolar em baixo.

    Acho que o ideal é fazer o piso suspenso por molas..isso reduziria bastante o vazamento de som. Alguem sabe mais sobre isso?
    sim, reduz. bastante. mas perde pé-direito, e custa dinheiro.

    ainda não entendi sua preocupação com as dimensões da sala. seu problema de isolamento é muito maior. e voce vai mexer nas paredes, ou não?

    AdrianSygnos
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    kiki

    O prédio será construido. Pretento fazer o tradicional, paredes duplas com isolante entre elas.

    Em relação ao tamanho é porque se fizer um estúdio pequeno demais vou ter muito trabalho para amplia-lo futuramente e se fizer grande demais acabo com o restante do espaço da sala.
    O que realmente tenho dúvida é com relaçao ao posicionamento das paredes (paralelas ou não) e dimensões, por exemplo: a largura do estúdio não pode ser 4 vezes maior do que a altura do teto, isso procede? Qual que seria o mais ideal? Tipo: 6 X 5 seria um tamanho legal?(só um exemplo sobre a dúvida).

    Obrigado pela atenção!!

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    O prédio será construido. Pretento fazer o tradicional, paredes duplas com isolante entre elas.
    o predio será construido? inteiro? eita...
    mas não é voce que está construindo?

    Em relação ao tamanho é porque se fizer um estúdio pequeno demais vou ter muito trabalho para amplia-lo futuramente e se fizer grande demais acabo com o restante do espaço da sala.
    o restante do espaço de que sala? da sua sala toda, voce diz?
    qual o tamanho da sua sala? em dimensões, ou metros quadrados?
    por que nesse caso eu acho que quanto maior, melhor. pois voce não vai conseguir construir nada gigantesco. deixe espaço para as demais necessidades - um escritorio, sala de mesa e etc., banheiro. o que sobrar vira estudio.

    O que realmente tenho dúvida é com relaçao ao posicionamento das paredes (paralelas ou não)
    se puderem não ser paralelas ajuda sim. mas no caso de uma sala comercial pode ser dificil, ou ate atrapalhar. se conseguir deixar um lado inclinado (em planta), acho que ajuda.
    mas é mais importante voce pensar no isolamento e no tratamento.
    se as paredes forem bem tratadas, o paralelismo trará poucos problemas.
    e evite uma sala muito cúbica. use dimensões diferentes.

    e dimensões, por exemplo: a largura do estúdio não pode ser 4 vezes maior do que a altura do teto, isso procede?
    devem haver sim regras de proporção, mas eu nunca vi nada sobre isso, mas acho que o bom senso não vai te permitir construir um corredor de ensaio.

    Qual que seria o mais ideal? Tipo: 6 X 5 seria um tamanho legal?(só um exemplo sobre a dúvida).
    acho que se voce conseguir uma sala deste tamanha está bom já. bem grande. é uma pena o pe-direito baixo.

    outra duvida: se voce vai fazer mesmo uma reforma, não tem que ter um arquiteto pra fazer o projeto?

    AdrianSygnos
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    o predio será construido? inteiro? eita...
    mas não é voce que está construindo?


    O prédio será construido inteiro, mas disponibilizo de apenas uma sala.

    outra duvida: se voce vai fazer mesmo uma reforma, não tem que ter um arquiteto pra fazer o projeto?

    Sim, claro. Ele fará um projeto, mas ele não é músico e pode fazer cagadas demais..rsss..por isso estou fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre os assunto, pra na hora que ele der um vacilo eu conseguir enxergar o que está errado.

    Achei um manual bem bacana no

    http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=37

    Vale a pena!

    Obrigado pelas dicas. Acho que agora é com o Arquiteto..rss

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    AdrianSygnos
    Sim, claro. Ele fará um projeto, mas ele não é músico e pode fazer cagadas demais..rsss..por isso estou fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre os assunto, pra na hora que ele der um vacilo eu conseguir enxergar o que está errado.
    entendi... é que, teoricamente, todo arquiteto estudou o basico de acustica. e alguns mais interessados por musica estudam este lado mais especifico de estudios, tratamento, isolamento, etc.
    mas não respondo pelo seu arquiteto, pois cada um se interessa e se aprofunda nas áreas que tem interesse.

    Achei um manual bem bacana no
    Vale a pena!
    valeu! vou dar uma olhada.

    sarpa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    AdrianSygnos, o ideal é você contratar uma empresa do ramo para lhe construir o estúdio.

    Lhe sugiro a WSDG ( http://www.wsdg.com/index.php5?language=po ) sendo uma das mais respeitadas no ramo. Voc~e irá gastar um pouco, mas não terá mais dor de cabeça futuramente.

    Abraços.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vixe em um prédio é?

    Teria que ser "O" piso suspenso e de preferência tentar falar com a construtora/empreiteira do prédio para já provir alguma solução de isolamento já na construção (é comum em prédios de apartamentos novos uma isolação entre andares para evitar que sejam transmitidos ruídos dos apartamentos superiores, portanto eles devem ter know how).

    Fora isso... Talvez fazer o isolamento do teto utilizando aquelas placas de cimento que se usa em drywall de 2 polegadas (pesam um bocado, são muito eficientes e são mais finas que uma laje).

    Outra opção é você se comunicar com seu vizinho do andar de baixo e propor a instalação do isolamento no teto dele por sua conta... Talvez você possa economizar alguns centímetros de piso suspenso assim....

    Acho que o último conselho do sarpa seria a melhor opção mesmo se você tiver a grana cara... Imagina se você tem algum problema futuro com os seus vizinhos por conta de isolação... Prédio é bem complexo, as próprias colunas transmitem o som para TODO o prédio, se você fizer barulho pode ter certeza que vai incomodar bem mais que uma pessoa ( empresa no seu caso).

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    shoyoninja
    Prédio é bem complexo, as próprias colunas transmitem o som para TODO o prédio, se você fizer barulho pode ter certeza que vai incomodar bem mais que uma pessoa ( empresa no seu caso).
    bem lembrado:
    evite ao máximo transmitir vibração para a estrutura, principalmente os pilares. se voce usa uma furadeira no primeiro andar, o cara do quinto pode achar que é do lado dele...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o tamanho ideal para um estudio?