Vesões Linux para produção musical

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # ago/13


    Amigos não encontrei ninguém falando de modo geral sobre isso. Eu estou levantando minha bunda da cadeira e migrando pro Linux, Encontrei algumas versões desenvolvidas só para produção musical/músicos, em um top 10:

    http://news.softpedia.com/news/Top-10-Linux-Distributions-for-Audio-Pr oduction-64552.shtml

    alguém já usa algum? preciso de uma mão quanto à isso, pois não domino essas versões do Linux (tenho a Back Track e Black Cat, que é focada em PenTest e Web Devolpment)... Já soube que é possível rodar VST/VSTi no Linux, mas como eu instalo?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    Até recentemente tinha o Linux instalado em Dual Boot no meu notebook.
    Mas aconteceu um problema na parte do Windows e tive que formatar tudo.
    E quero ver se reinstalo.

    Na minha última instalação tinha na verdade um triplo boot:
    - Windows 7;
    - Ubuntu Studio;
    - Tango Studio.

    Existem programas para usar VSTs, e tem alguns programas do windows que podem ser instalados no linux via Wine.
    O Reaper roda muito bem no linxu.
    Tem também uma DAW mais recente para o Linux, que fiz um comentário neste post aqui do fórum:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/279490/

    O Linux tem diversos softwares dedicados a produção musical, tem que ir instalando e testando.
    Já usei diversas distros linux voltada a produção musical, e as que mais gostei foram o Ubuntu Studio e o Tango Studio.
    Mas quero experimentar uma outra diferente nem tão especializada em áudio, mas que tem um visual soberbo, que é o Sabayon.

    Já o tango studio é baseado no Ubuntu:

    http://tangostudio.tuxfamily.org/en/tangostudio

    e o próprio Ubuntu Studio:
    http://ubuntustudio.org/

    Com o já disse experimentei quase todas as distros, mas sempre volto para o Ubuntu Studio.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tem muito tempo que não uso Linux constantemente, porém o usei de forma constante de 1995/96 até uns 3 anos atrás. De lá pra cá, tenho usado Mac, e uma das coisas que me agrada é ele ser Unix por dentro :)

    Isso posto, eu não sei, mas parece que falta interesse comercial das empresas em criar plugins e software de áudio para Linux. Admiro a boa vontade da comunidade, mas entendo que por mais boa vontade que programadores no mundo tenham, eles também tem contas a pagar. O próprio desenvolvimento do Kernel do Linux profissionalizou-se muito depois que o Linux tornou-se peça chave para grandes empresas como IBM e Oracle.

    Estou torcendo para que o possível lançamento do Bitwig, uma DAW que pode ser ao menos no mesmo nível do Ableton para Linux fomente algum mercado e desenvolvimento nessa área.

    http://www.bitwig.com/bitwig-studio

    Outra empresa que tem feito coisas para Linux é a Linuxdsp: http://www.linuxdsp.co.uk/

    Eu até comprei alguns plugins do outro braço deles, a overtone, como forma de tentar investir no desenvolvimento de áudio profissional para Linux:
    http://www.overtonedsp.co.uk/

    Por exemplo, os plugins do Tal: http://kunz.corrupt.ch/home são todos feitos usando o Juce Framework, que tem versão para Linux. Ou seja, a parte de calculo dos algoritmos e interface já é resolvida se eles quiserem lançar versões para Linux. Acho que falta mesmo alguma empresa maior se arriscar e tentar criar um mercado.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    waltercruz

    O que impede o crescimento do Linux em Áudio é o monopólio da Microsoft.
    Que com sua práticas faz de tudo para manter-se nem sempre fazendo o melhor.
    É muito difícil para um usuário comum migrar para o linux.
    Não que seja problema de digitar códigos e mais códigos.
    Mas é que no conjunto dos aplicativos tanto profissionais como caseiros, a Microsoft detém muitas patentes, e sempre altera o código do windows em algumas partes para continuar no monopólio.
    Na China por exemplo o sistema favorito do governo era para ser o Linux.
    Mas daí a estratégia da Microsoft foi vender lá o sistema operacional mais o pacote office por U$ 5.00 (ou sete não me lembro exatamente)
    Quando aqui no lado ocidental, você gastaria (e gasta) centenas ou mais de U$ 1,000.00 para ter isto.
    Isto é uma prática danosa, uma forma de destruir a concorrência.
    Hoje o Linux tem uma interface muito amigável e intuitiva, mas nem por isto consegue sucesso.
    O dinheiro anda atrás de mais dinheiro.
    O dinheiro só anda onde tem dinheiro.
    Mas não tem marketing e o seu lado não é comercial.
    Além do desenvolvimento dos programas, o maior complicador é o hardware.
    Os drives de áudio, assim como outros periféricos.
    No mundo existem muitas normas internacionais sobre os mais variados tipos de material e de serviços
    Esta mais do que na hora, já chega a ser tarde.
    Em função da Globalização deveria existir um sistema operacional universal, assim como existe uma padronização dos tubos, das tomadas, material de construção, remédios etc...
    É inadmissível a existência de um Monopólio nos termos atuais.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3
    Resta torcer pra que iniciativas como Bitwig tragam mais players para o Linux.

    Por exemplo, segundo eu vi numa entrevista do criador da Native, o Reaktor tb nao teria muita dificuldade de ser portado pra Linux.

    Resta torcer mesmo para que tudo se encaminhe melhor.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Assim, eu não operei nada que fosse Linux puro, mas minha experiência com o BT5 e Black Cat, são maravilhosas, ambos se assemelham bem ao Windows 7, hoje devem estar acima do Windows 8... Claro tem suas limitações, mas a facilidade de uso, é a mesma do Windows, dentro de suas funções.

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Caramba... estou com vontade de fazer um dualboot e posteriormente usar apenas linux, não sabia que existia Ubuntu Studio. Quando instalado ele ja vem com alguns programas pra gravação?? Acho que daqui ha alguns meses vou instalar essa distribuição.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    amador_ssa

    Sim, vem com a opção para selecionar os programas a instalar.
    Basicamente vem com programas de áudio de gráficos (desenho).

    Quando da instalação basta escolher.
    Na distribuição original vem somente com softwares totalmente livres.
    Por exemplo o CODEC de Mp3 não é livre, é um software proprietário, muito embora seja distribuído gratuitamente.
    Assim estes softwares que contém alguma parte que não seja totalmente livre, tem que instalar depois.
    Mas depois no repositório dá para instalar mais programas, basta pesquisar dentro do Ubuntu mesmo, que tem um programa que busca, seleciona e instala.
    Quando não consta no repositório do Ubuntu, pode-se instalar também usando as ppas fornecidas pelo fabricante.

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    Vlw a dica man. Mas axo que vc falou meio grego pois sou alienado em TI. No Ubuntu tem como selecionar o idioma Português?? Vou ter que estudar vey... Onde encontro materiais pra não ficar perdido no Linux? Vlw brother

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    amador_ssa
    No Ubuntu tem como selecionar o idioma Português??

    Sim, na própria tela de escolha para saber se o usuário quer instalar ou apenas rodar em Live CD, há a opção de idioma, com uma lista longa das mais variadas línguas, entre elas o português do Brasil.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    amador_ssa

    O melhor caminho é o fórum do Ubuntu no Brasil em português.
    Depois conforme a especialização o Ubuntu Studio em inglês.
    Mas dá para ficar com o sistema operacional em português, e os softwares que já tiverem tradução vão ficar em português.
    Para instalação baixe a versão do Ubuntu Studio e grave num DVD.
    A dica é criar um passo a passo da instalação para não cometer erros.
    O próprio sistema se instala e cria automaticamente o boot duplo.
    Tem que estudar quanto vai deixar de espaço, para o windows e para o Ubuntu.
    O ponto crucial é instalar em boot duplo cuidando nas configurações para evitar que um sistema se sobreponha ao outro.
    E cada passo deve ser feito com toda a atenção.
    Mas antes demais nada é bom fazer uma desfragmentação de arquivos no windows.
    O Ubuntu é multi lingual.
    E o Ubuntu Studio é quase igual ao Ubuntu normal, exceto por algumas funções, e pode instalar um Kernel otimizado para trabalhar com áudio com melhores resultados.

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    Vlw a dica man. Meu windows ta todo desfragmentado, ta novin, não tem nada ainda rsrs

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O ponto crucial é instalar em boot duplo cuidando nas configurações para evitar que um sistema se sobreponha ao outro

    Não sei como evitar isso, mas vou procurar estudar o assuto, talvez nas próximas férias da faculdade eu faça um curso de manutenção, pra te uma noção antes de "meter mão" mas vlw brother

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    makumbator

    Vlw tb aew mano

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    amador_ssa

    A instalação não é nada do outro mundo, mas sempre que se instala mais de um sistema tem que tomar cuidado.
    É só seguir atentamente a sequência do menu de instalação é só passar para a fase seguinte entendendo o que esta fazendo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu sempre procedi com HD particionado para evitar isso.

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    A instalação não é nada do outro mundo

    Sei, mas preciso ter uma base para estar entendendo o que esta fazendo rsrs vlw

    Ismah

    Eu sempre procedi com HD particionado para evitar isso.

    Mas os caminhos citados pelo Adler3x3 não é pelo HD particionado?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    amador_ssa

    Sim.
    Dá para fazer antes no próprio windows ou durante a instalação do Linux usando o Gparted.
    Mas é melhor fazer isto no windows, e depois na instalação só selecionar a partição, que o próprio linux vai formatar no seu formato de arquivos. (são na verdade duas partições, uma para o linux, e outras para expansão da memória, muito mais pequena.
    O ideal repito é montar um passo a passo, assistir vídeos de instalação no you tube e ler os tutoriais de instalação, e fazer o seu passo a passo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    amador_ssa
    Mas os caminhos citados pelo Adler3x3 não é pelo HD particionado?


    e eu lá sei quantas forma de fazer dual boot? kkk

    amador_ssa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    Flw, vou dar uma pesquisada, talvez no fim do ano, depois do semestre da faculdade, Vlw man

    Ismah

    É pq quando vc disse Eu sempre procedi com HD particionado para evitar isso. >> subentendido que faz de um jeito para evitar outra coisa (de outro jeito), logo 2 jeitos, mas pareceu ser a mesma forma do Adler3x3. Pow esquece, ja deu um nó na minha cabeça husahusa

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    amador_ssa

    ja deu um nó na minha cabeça husahusa

    Já? asuhash
    Beleza, espero que tenha levado na brincadeira mesmo...
    Mas fica a pergunta ao Adler3x3:

    Tem outra forma que não seja particionando o HD (sem ser máquina virtual, ou rodando direto do CD/ISO)

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    O programa que eu uso, e me acostumei TOTALMENTE com ele é o Ableton Live 9.7 Suite.
    Pra mim ele é excelente. e nem dá pra pensar em mudar de Daw, porque meus projetos estão todos nele.
    Só que tenho uma dúvida. Hoje em dia eu uso ele no Windows 10, mas se um dia eu quiser migrar para o Linux...
    Existe um Ableton Live 9 Suite para Linux?

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Que eu saiba só para MacOS e Ruindows... Se tem é novidade.

    Tem no modo gambiarra, para Ubuntu segundo alguns tutoriais...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Fala pessoal, blz?

    Eu usava o Ubuntu instalado em um HD externo e funcionava belezinha, mas em um dado momento meu HD deu pau e está hoje irrecuperável (não sei se aconteceu isso por rodar um SO nele)...

    Vocês acham que compensa instalar o Ubuntu Studio em uma mídia externa para rodar no pc? Não queria particionar meu HD interno, sempre dá B.O. fazer isso.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Beto Guitar Player

    Bem depende da rapidez deste HD externo.
    A princípio não acho uma boa fazer isto, vai ocorrer queda de desempenho.

    Melhor particionar, mas tomar cuidado ao montar o GRUB e ter um backup.

    Tem um aplicativo espanhol que ajuda a fazer isto, mas não sei se funciona para o windows 10.
    Se dá pau recupera o boot.

    Em breve vou reinstalar o Ubuntu Studio num note book mais antigo para ver no que no dá, no meu computador normal, que já esta fora da realidade, não dá para correr riscos, pois tenho alguns programas fiscais, que não dá para tirar.
    Vou ter que comprar um computador novo, e aí sim particionar.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Bem depende da rapidez deste HD externo
    Adler3x3

    É um HD Samsung com conexão USB padrão, nada de mais...
    O sistema rodava bem, mesmo sendo conexão USB, mas corrompeu o HD e mesmo depois de formatar, não consigo usar mais.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Beto Guitar Player

    E difícil saber o real motivo da perda do HD, pode ter diversas origens.

    Um HD externo fabricado para guardar dados pode não ter suportado os contínuos boots de um sistema operacional no dia a dia.

    Eu nunca me dei bem com os produtos da Samsung, fazia tempo que não usava nada (Monitores, Discos,Drives, Aparelho de Som,Celulares etc., e recentemente comprei um Tablet Samsung vamos ver até aonde aguenta, e se fiz besteira ou não, pois simplesmente não levo sorte com esta marca, tudo pifa.
    Já sou anti microsoft, anti Apple e anti google, se o meu tablet falhar vou virar anti Samsung.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vesões Linux para produção musical