Focusrite e amplitube: Atraso e má qualidade de som com interface

Autor Mensagem
Slash04
Veterano
# ago/13


Pois é, já tentei de tudo, até mesmo o Asio, o som sai com atraso e com qualidade horrível, acho que falta algum tipo de configuração no amplitube ou na interface, alguém sabe o que é?

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04

Qual a interface?

Qual o sistema operacional?

Está usando o driver ASIO mais recente (baixado no site do fabricante)?

Selecionou o driver correto nas opções de som do Amplitube?

Como você está ligando todo o sistema?

Descreva melhor a "má qualidade de som".

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Velho, reiniciei o esquema e deu tudo certo, porém pro fone de ouvido, que tá ligado na interface(Focusrite scarlett 2i4) o som tá saindo clean, e quando tento gravar no reaper, ele grava, mas não sai som :S

Windows 7 meu sistema operacional, o lance do Asio acho que tá resolvido

A má qualidade do som é que tá saindo clean praticamente, o som do amplitube, nos fones, pra caixa externa de som tá tudo certo, e tentei gravar no amplitube mesmo, quando coloco pra tocar num player, tá saindo clean também, sem os efeitos :/

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04

Pode ser a configuração no reaper não?

Observe que toda DAW grava sem efeitos. O arquivo que o reaper registrou com você tocando é para ser sem efeitos mesmo. O efeito é colocado na mixagem.

Coloque o amplitube no insert do Reaper e faça o mixdown (não me pergunte como...não uso o Reaper). Aí o arquivo final gerado nesse procedimento (que é outro, diferente do arquivo da guitarra pura no multipista) vai estar com os efeitos que você quiser.

recomendo que leia o manual do programa.

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


O problema é que o amplitube tá detectando minha placa de som normal, onde tá as caixas+a interface, e o reaper só a interface(acho que por isso que sai mudo o reaper), e vou tentar fazer isso ai sim, obrigado!

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04

Olha só. Não sei como você está ligando o seu sistema, mas você precisa ir nas configurações do Reaper e escolher o driver ASIO nativo da sua interface. Com isso ele vai pegar todo o áudio e direcionar para ela.

Outro ponto é:

Não ligue nada na sua placa de som normal. Ela já era. Para o reaper é como se ela não existisse. Por isso, obviamente você precisa ligar as caixas na saída de som da interface Focusrite, e não na saída de placa de som onboard (pois obviamente não vai ter nada nela).

É um erro muito comum. Achar que o som vai sair pelo outra placa. Esqueç-a totalmente quando for usar a Focusrite.

Leia o manual da interface também. Tem tudo isso lá (eu sei pois já li o manual de algumas interfaces da marca).

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Sim sim, tá tudo certo isso ai, tá de boa, o problema agora é que não sai no fone...
Eu já tentei por as caixas na saída da interface e mesmo assim sai sem som :/

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Cara, pro som do Amplitube sair no Reaper, você tem que rodar ele DENTRO do Reaper, e não rodar os dois ao mesmo tempo, entende?
Faz assim, na pista do Reaper onde você está gravando a guitarra, clica no botão FX que tem no canto superior esquerdo da pista. Vai abrir uma janela, clica no botão "add" e vai abrir outra janela, com uma lista de efeitos e plugins. Ali você seleciona o Amplitube. Vai abrir uma nova janela, exatamente igual abre o Amplitube normalmente, e ali você seleciona o amp ou o setup como você costuma fazer. Ai o Reaper vai gravar o som da sua guitarra já com os efeitos do Amplitube em cima, e não só o som clean como está acontecendo!
Se não tiver o Amplitube nessa lista de efeitos, você faz o seguinte:
Vai no meu "options", clica em "preferences" ( última opção da aba).
Vai abrir uma janela. Nessa janela vai ter uma caixa escrito "VST plug-in paths".
Nela, você vai "dizer" ao Reaper onde estão seus plugins. Geralmente fica em "C:\Arquivos de programas\Steinberg\VstPlugIns". Você clica no botão "Add" e vai procurando na janela que abrir até encontrar esse local.
Ai clica em "Re-scan" e fecha a janela.
Fecha o Reaper e abre novamente, que o seu Amplitube vai estar lá na lista!

Espero que dê certo!!

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Olha, tá tudo certp, só que o som continua saindo magro pro fone, só isso que falta

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Cara, descobri o problema, a merda do meu pc fica detectando e "destectando" as coisas :S

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Em qual posição tá o knob de direct monitor?? Se ele estiver no input só vai sair o som cru da sua guitarra mesmo. Ele tem que estar na posição playback pra ouvir o som com efeitos.

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Tá na metade, vou tentar por tudo em playback, muito obrigado!

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Tudo resolvido, exceto que ta saindo som só num dos fones, e uma dúvida, como faço pra importar a gravação do reaper para ouvir exteriormente, e com os efeitos do amplitube(sim, abri o amplitube pelo reaper)

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Então cara, pra fazer isso vc tem que renderizar o projeto em um arquivo wav ou mp3 final, usando o comando Ctrl+Alt+R ...

Porem pra salvar em mp3, você vai precisar baixar o arquivo "lame_enc.dll" e colocar ele na pasta do Reaper em arquivos de programas...

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Beleza velho, deu certo, muito obrigado!
Agora só resta o problema do retorno no fone só de um lado :/

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04

Você precisa ler o manual do reaper. Tem tudo isso lá. Inclusive há versões dele em português.

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Mas o lance do fone é que tá ligado na interface, então acredito ser algo ali, e não no reaper ;/

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Cara, quando vc tava usando só o amplitube fora do Reaper vc tinha retorno dos dois lados normalmente? Ou tava a mesma coisa?

Experimenta ver se isso não pode ser mau contato tbm no jack de saída da interface...

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04
Agora só resta o problema do retorno no fone só de um lado :/

Isso é devido a monitoração mono para estéreo. Em geral depende da configuração da interface e as vezes também do programa de áudio (em relação a como ele trata um som mono em relação ao tipo de pista em que está).

É por isso que eu estou dizendo há vários posts:

leia o manual da interface e do Programa (em especial na parte de configuração de áudio e do uso de plugins em insert).

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


O som do reaper tambem não sai no fone, agora na real tá mudo :S
Mas, olharei os manuais ai, obrigado

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Um tempo atrás eu tbm criei um grupo sobre o Reaper no facebook, também pode ser útil pra você...

http://www.facebook.com/groups/CockosReaperBR/

Dá uma chegada lá!

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Opa, vou sim, valeu!

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


To com outro problema agora, além do do fone, já que esse não funciona, eu to ligado nas caixas, e do nada o som comeca a ficar ruim, será que minha placa de som do pc que tá com problema?

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


Slash04
será que minha placa de som do pc que tá com problema?

Pra que usar a placa de som do pc se você pode usar a Focusrite?

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Cara, só pra saída de som to usando as caixas...porque não to conseguindo sair nos fones...

makumbator
Moderador
# ago/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash04

Tá, mas é para ligar as caixas na saída de som da Focusrite, e não na placa de som onboard.

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


Aí não sai som...

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Seta a saídas da DAW pras saidas da interface!!
Você já leu mesmo o manual do programa cara?? Deve ter isso nas primeiras páginas, é configuração básica, as primeiras coisas que se tem pra fazer...

Slash04
Veterano
# ago/13
· votar


"Seta a saídas da DAW pras saidas da interface!"
Seta?

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


Slash04
Seta, do "verbo" setar. Fazer o setup, entende? Tem que selecionar a saída da interface como saida principal da DAW, provavelmente tem essa opção no master fader, não to com o Reaper aqui pra verificar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Focusrite e amplitube: Atraso e má qualidade de som com interface