Resolvendo a umidade na sala de estúdio de formas diferentes.

    Autor Mensagem
    gabrielfranca6
    Membro
    # jun/13 · Editado por: gabrielfranca6


    E aí galera, tudo certo?
    Andei fazendo uma pesquisa aqui no fórum, mas eu não encontrei exatamente ao que eu procuro.
    Eu recentemente fiz um estúdio, mas tive alguns problemas com a umidade no lugar, pois bem atrás tem um muro super alto com terra atrás, e não tenho espaço para vazão de ar.
    Achei aqui no fórum algumas soluções como usar um desumidificador... Mas gostaria de saber como eu uso ele, se deixo ligado o dia todo e tal. Já encomendei um higômetro, para começar a medir e consequentemente tentar controlar a umidade.
    Gostaria também de saber se colocar carpetes no chão realmente podem reter a umidade. E se eu tivesse um desumidificador eu ia precisar deixar ele ligado o dia todo?
    Galera, sei que parte das minhas perguntas estão relacionadas a outros tópicos que já estão aqui no fórum, porém são tópicos encerrados faz tempo e que não me ajudaram em alguns pontos, e agradeço desde já a colaboração de todos.

    gbmeioponto
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Tenho o mesmo problema no meu home. Moro em casa e acredito que a umidade venha em sua maior parte do chão (já que o home é no primeiro andar).

    Tenho bons resultados quando ligo o ar-condicionado, ele da uma secada boa no ar e da pra perceber bem. Mas como é inviável deixar o ar ligado o dia todo, eu sofro bastante ainda.

    Estou fazendo uma reforma nele, e no chão eu botei um piso chamado de Piso Vinílico, uma espécie de piso "emborrachado" que simula diversas texturas. Não fica feio não, procure no google.

    Veremos se isso vai resolver parte do problema, mas espero que sim.

    Abraços.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu moro numa cidade com uma alta umidade relativa do ar.
    Eu resolvi o problema de umidade, mofo, ... Colocando na sala de gravações uma janela de três folhas de correr
    (vidro duplo / vidro duplo / tela)

    - Quando estou gravando eu fecho esta janela, e ainda prendo uma placa de madeira sobre esta janela, parafusada na parede em volta da janela, para isolar todos os ruídos externos, e funciona muito bem.

    - Quando eu não estou gravando, (só tocando, ensaiando, mixando, ...) eu retiro esta placa, e sempre abro esta janela para ventilar o ambiente em dias secos e ensolarados.

    leandroantonioli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Infelizmente no meu estúdio também sofro disso. Quando o problema é referente a umidade vinda do solo, a coisa não é tão simples.
    O pedreiro falou que teria que quebrar a parede até o nível dos tijolos e fazer um novo reboque com produtos específicos.

    juanlmendes
    Membro
    # jul/13
    · votar


    leandroantonioli
    talvez deixar uma caixa cheia de silica gel pode secar o lugar

    leandroantonioli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    talvez deixar uma caixa cheia de silica gel pode secar o lugar


    Já deixei. Inclusive a silica do meu aquário já está amarela.
    Vou colocar o ar condicionado e ver se melhora um pouco. Mas no meu caso a umidade vem do chão e se aloja nos tijolos de barro.

    gabrielfranca6
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Bom, eu comprei um desumidificador da Cappoia, e estou deixando na minha sala desde quarta-feira, hoje é domingo, e ele já encheu uns 10 ou 15cm dentro do depósito de água de 1,5L. Ele está tirando muita água do ar, mas eu não tô vendo mudança nenhuma na % de umidade do ar. To bem triste com isso mano... O meu é um home estúdio, mas tá dando tudo errado.

    kiki
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    gabrielfranca6
    pois bem atrás tem um muro super alto com terra atrás
    deve estar vindo umidade da terra e entrando na parede.

    Gostaria também de saber se colocar carpetes no chão realmente podem reter a umidade.
    não. vai ficar umido o carpete e depois de um tempo ele vai estragar.

    E se eu tivesse um desumidificador eu ia precisar deixar ele ligado o dia todo?
    não faço ideia.

    o ideal seria reter a umidade ANTES de entrar no muro, ou seja, fazer uma impermeabilização por fora (entre a parede e a terra). seria uma reforma grandinha.

    Ele está tirando muita água do ar, mas eu não tô vendo mudança nenhuma na % de umidade do ar.
    não entendi, qual o problema da umidade relativa estar alta? está trazendo algum problema pros equipamentos?

    leandroantonioli
    Mas no meu caso a umidade vem do chão e se aloja nos tijolos de barro.

    pois é, similar ao do colega acima, teria que ter alguma forma de impedir que a umidade subisse do chão, isso deveria ter sido feito na hora da construção (é muito comum isso não ser tão bem cuidado durante a obra).

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gabrielfranca6
    Meu desumidificador Cappoia funciona muito bem, quase 1,5 l semana, fica ligado direto só desligo quando eu estou dentro da sala

    Carpetes, excesso de espumas, esqueça, isso retém e muito a umidade

    Nas paredes que tinha muita unidade, igual esta colada no morro, revesti ela de cerâmica com argamassa de piscina, nunca mais vi manchas de bolor

    Depois de tudo pronto é possível tratar muito bem a acústica

    Tenha paciência que as coisas vão melhor

    Gusth98
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Eu tinha esse mesmo problema! Um amigo meu me indicou um desumidificador Desidrat e nunca mais tive problema, melhor investimento que eu fiz! Tinha uma parede cheia de umidade no meu estúdio, agora não sofro mais com isso.
    Tenho um New Plus 150, equipamento muito potente, deixo ele ligado o dia todo e ele desliga sozinho quando chega no nível de umidade que eu escolhi.
    Recomendo muito!!

    https://loja.thermomatic.com.br/desumidificador-de-ar-smart-desidrat-n ew-plus-150-110v-220v.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resolvendo a umidade na sala de estúdio de formas diferentes.