Estudio c\ sala de ensaio

    Autor Mensagem
    crisfer
    Veterano
    # nov/09


    Tenho aqui em casa um semi estudio com varios intrumentos e interface Alesis IO 26.

    Gostaria que me ajudassem nesta situação. Estou a pensar em comprar uma bateria o que significa mais entradas mas isso não e problema pois posso utilizar um conversor AD. A minha duvida é outra. Como toco com uns amigos queria ao mesmo tempo utilizar o meu estudio como sala de ensaios e para gravar. QUal a melhor configuração de material para que possa ter o som em tempo real e para que tambem possa fazer gravações?

    Se nao tiver algo bem explicito digam.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cara minha sala é de gravaçao e de ensaio, para home studio até que está virando uma situaçao bem comum, o fator principal é a Acustica da Sala e definir isso é o passo inicial, infelizmente é muito díficil sem um profissa

    Para te ajudar o livro MANUAL PRATICO DE ACUSTICA de Sólon do Valle pode ser um ponto de partida

    Aqui em casa, o que resolveu foi montar 3 paredes com espuma alveolar, tipo caixa de ovo, posicionar alguns Bass Traps, e deixar chao e teto lisos e uma parede com textura rustica para tentar difundir um pouco o que bate nela, mas ainda estou lendo muiiiiito para melhorar

    O que atrapalha na hora de gravar é uma caixa que soa na hora errada hehe, mas basta desarmar ela, o espaço que fica um pouco menor (um poucao menor), o cuidado com os equipamentos já que colegas adoram fuçar em tudo, apenas coisas simples

    Vi em uma revista acredito que na M&T que o Fabio Junior montou um Estudio de Ensaio e Gravaçao tudo junto, claro que com a grana dele ficou o resultado maravilhoso, mas é um assunto muito legal para discutir com o pessoal do estudio e descubrir algumas soluçoes

    Até

    crisfer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Acho que este topico ate se podia tornar muito fixe para discutir aqui com o pessoal mas temos e de dizer para postarem as suas opinioes......

    Uma coisa em relação a acustica escalreceu me mas em relação ao material mesas mistura interfaces monitores?

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vou me estender aqui, e aposto que vou acabar me atrapalhando hehe mas vou tentar passar resumidamente o que eu idealizei no meu Home

    Sala - 3,8x 3,5 x 2,8 aproximadamente 14m2 ou 40m3
    praticamente uma sala com medidas apropriadas para uma técnica apenas, mas como nao tenho outro comodo para ensaiar acabei enfiando tudo dentro junto

    Praticamente uso dois sistemas distintos, um para gravar e outro para ensaiar porem sempre alguma coisa no meio acaba se cruzando e sendo aproveitado em conjunto

    Voz Ensaio

    Uso um Mixer básico (xenyx 1202) nele plugo todos os mics (vocal principal Sansom Q7 e backs Shure Lyrics, e dois racks (equalizador 15 vias oneal, camara de efeitos landscape com reverb e delay), que vai para um PA com 2 caixas passivas de 250w cada

    Voz Gravaçao

    Sansom Q8 direto na interface Audiobox da Presonus com efeitos da Waves dentro do Samplitude 10 pro

    Guitarras, Baixo e Bateria Ensaio

    Cubos especificos, Meteoro demolidor 100w para as guita e qx200w para o baixo, Bateria totalmente acustica

    Guitarras, Baixo e Bateria Gravaçao

    Novamente prefiro plugar diretamente na interface, e usar plugins diversos dentro do Daw, Bateria pela minha falta de uma interface com mais entradas deixo ela pré mixada na mesa xenyx com um kit simples da behringer e gravo LR da um efeito bem legal, o batera tem que ter a dinamica correta para nao alterar o resultado final ou quando estou sozinho faço atavés de midi com algum VSTi

    Teclados

    Esta parte praticamente é a mesma tanto para gravaçao como para ensaio, já que tamo no estudio que é meu e eu sou o proprio tecladista.pianista.organista ou tento ser hehe, uso e abuso do DAW, toco sempre tudo VSTi, Samples, Loops, Midis, etc... com o controlador Kurzweill e Roland E66, a unica diferença entre gravar e ensaiar é apertar o rec

    Todos os ensaios eu deixo sempre gravando como controle, 2 mics shure sm58 captando e gravando no Sound Forge, para lembrar um monte de coisa que pode se perder no meio do ensaio, nao temos como falar que esquecemos hehe

    DAW - Core 2 Duo - 4Gb - Hd 500Gb interno - 500Gb externo - Placa de Som Audiobox USB
    Notebook auxiliar
    Softs mais utilizados.
    - Sonar para Midis e Samples
    - Samplitude para gravar voz e instrumentos
    - Sound Forge para pre masterizaçao
    - Uma porrada de plugins
    - uma porrada de programas diversos

    Monitores, ainda nao me acertei $$ com um legal, uso duas caixas passivas da Leacs Full Range, longe do ideal, mas até que quebram o galho, e claro um micro system de canto para ver os serviços finalizados e ver se sai legal em um som generico

    Dá para escrever ainda mais umas trocentas linhas, porque ainda tem muita coisa enterrada dentro deste home rec.ensaio, mas vamos ver tambem o pessoal o que esta fazendo por ai neste sentido

    Até mais

    crisfer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Quero continuar a discutir com este topico mas agora num aparte o que e o DAW?

    Creamy Mule
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    crisfer
    Digital Audio Workstation.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu vejo que tem dois pensamentos sobre DAW entre o pessoal

    que DAW significa Digital Audio Workstation tudo bem

    Mas tem gente que considera seu DAW o software, e tem gente que é o hardware

    Na minha opiniao, DIGITAL AUDIO WORKSTATION, nada mais é do que uma estaçao de trabalho digital de audio, para mim engloba o hardware e o software, ambos se complementam

    Mas o conceito é o descrito acima

    crisfer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Quanto a utilização da mesma sala para gravação e sala de ensaios tive a procurar e vi uma coisas queria as vossas opiniões.

    Pode-se utilizar um slpiter para dividir o sinal entre a mesa e a interface. Acham correcto?

    E tambem dizem que se pode usar uma pachbay. Acham que vale a pena???

    Thyagw
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Porque voce nao usa a mesa como mixer ao inves de digital e liga a output dela na interface?

    crisfer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Mas o que quero sao as pistas todas separadas e por vezes preciso de usar efeitos do guitar rig.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Crisfer

    Ao meu ver o Patch Bay ajuda apenas na organizaçao do estudio, da aquela ^penteada^ na cabeleira (vide cabos mil hehe), portanto seria um equipamento que só vou adquirir quando tiver com a verba sobrando, e veja tem coisa na fila esperando dinheiro sobrar hehe complicado

    Eu ligo o mixer na placa, porem minha placa é de dois canais, para fazer como vocë quer, ensaiar e gravar tudo separadinho o mixer ideal seria um com Directs Outs Disponiveis por canal e aí estes vao para a Interface, quer controle melhor do que este, e se tiver um PC bom ´dá para encher de efeitos nos instrumentos

    Esta semana fiz um ensaio e apareceu um pequeno problema, mexer no computador para um instrumento é tranquilo, por exemplo eu controlo os vsts numa boa no teclado, já que sento na frente do monitor, mas lançar o guitar rig, prende o guitarrista a mesma timbragem, porque teria que ter um técnico alterando os parametros em tempo real, mas lançar alguns efeitos funciona de boa, o baixo por exemplo ficou muito legal, pena eu nao ter mais canais disponiveis e ter que deixar um nivel de efeito generico para tudo que esta plugado na mesa

    Quanto ao Split nao usaria pois na minha opiniao é mais um canal de entrada de interferencia, grava direto pela interface e ensaia com o mixer, quando quiser usar ambos reconecte os cabos, pode dar mais trabalho mas na minha opiniao a qualidade aumenta quando utilizamos equipamentos low entry, ou seja os baratos para quem está começando ou é amador semi-pro

    crisfer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Uma coisa o Direct Out é influenciado pelo Fader da mesa?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Sim, cada canal com direct out é influenciado por seus respectivos faders

    Por isso temos que tomar cuidado para nao mandar um sinal muito forte para a placa, ou melhor deixar os canais da placa de som fechados pois já devem vir pre amplificados dos mixers e ou outros intrumentos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudio c\ sala de ensaio