Dúvidas no meu Home Studio (sala de gravação) com fotos da sala

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12


    Bom aqui esta o meu humilde home studio, tirei algumas fotos pra voces verem e poderem me ajudar, opnião e criticar.


    Segue os links das fotos e do desenho:

    -Minha intenção não é fazer um sala com isolamento e sim apenas com tratamento acustico pra poder realizar minhas gravções, principalmente de bateria, guitarra baixo e piano.
    - Eu nao comprei nada apenas usei o que eu tinha em casa.

    Desenho da sala

    foto da parede cinza

    foto da parede verde

    foto da parede laranja

    foto do teto rebaixado

    fotos dos cantos da parede cinza



    A parede na cor cinza é a foto com o tapete grande

    A parede azul é a onde está os pilares de madeira (ainda vou colocar mais 2 pilares desses de madeira nobre)

    A parede amarela na parte mais alta é onde fica algumas pedras de granito (minha intenção é por pilares de pedras até em cima) e na parte mais baixa e onde fica o piano.

    A parede laranja é onde ficam as cortinas regulaveis e o tapete pequeno que eu usei pra tapar uma janela.

    - No chão tenho um tapete enorme que tapa todo o chão

    - O forro do teto é feito de pinos, aquele bem barato

    - A porta é bem simples.


    To pensando em comprar mais carpete preto e forrar a parede laranja que é a unica que ainda nao tem carpete.

    Outra duvida é em relação a posição da bateria na sala, eu sempre deixo o banco do baterista praticamente encostado na parede cinza, mas nao sei se é uma boa, pois ainda nao gravei nada.

    Os cantos da sala no lado oposto da bateria ainda tem os graves mentirosos, acho que algum tipo de conlchão pode ajudar.

    Anida tenho mais tapetes, será que posso abusar desse tapetes??

    quero tb colocar um microfone condenssador pra captar a ambiencia, mas acho que isso merece um novo tópico.

    Ainda vou postar hj um som de bateria gravado na sala, pra vcs terem uma ideia de como ficou

    Pesquisei muito aqui no forum e isso me ajudou bastante mas sempre fico na duvida que poderia melhorar mais..

    Abraço a todos e pra quem ainda esta montando o seu home estudio boa sorte!!

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    conssegui dois colchões para usar nos cantos opostos à bateria para ver se diminui os graves fantasmas nos cantos.

    vou cortar triangulos e ir empilhando os pedaços do colhão um vou colocar atras do barzinho que tem na foto e o outro vai ficar em cima do piano bem no canto, vou fazer uma estrutura de madeira triangular pra acomodar esses triangulos feitos de pedaços do colchão..

    sei que não é o melhor mas acho que ja ajuda.

    soluções baratas e vc mesmo pode fazer em casa, sem gastar muito.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Fez um difusor de paralelepipedos atrás da batera é isso ?? tira uma foto desta parede mais de longe, parece que ficou bem bacana

    To achando que você tá colocando muito carpete, pode acabar com a pouca ambiencia que uma sala deste tamanho tem (tenho uma de igual dimensão, alias quase a minha tem 3,75 x 3,35) e no passado tinha forrado com espuma alveolar todas as 4 paredes e tapete no chão, ficou tudo muito abafado, e outra a úmidade da sala explodiu, mesmo o desumidificador trabalhando direto, não vencia a quantidade de água

    Como a sala é pequena, tudo muito abafado, ficava um ambiente muito hostil para os equipamentos eletrônicos, já pense em comprar um desumidificador bom para você, tem um da cappoia muito bom para uma sala do tamanho da sua

    - Falou dos colchões, mas já escutou estes graves fantasmas que diz ter, ou está achando que vão aparecer, eu chamaria alguem para tocar aí na sala e você vai adicionando o material para ver se fica legal

    - a bateria eu colo o banco na parede sem dó, a sala já é pequena para perder preciosos 15/30cm de distância

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    obrigado amigo pelas suas dicas, eu á comprei um desumidificador e já esta atuando...

    aqui na minha região essas pedras são muito faceis de achar, e bem baratas basta pagar pra alguem cortalas... são de granito

    eu vou fazer essa parede toda de pedra até em cima, semana que vou fazer duas barras de ferro e parafusar essas barras (finas) pra seguralas na parede, porque não conssegui empilhar muitas delas, e são muito pesadas.. vou tirando as fotos e posto aqui pra voces verem!

    os graves fantasmas eu vi quando o baterista estava tocando, enquanto eu estava microfonando o bumbo notei o som bem seco e quando fui me afastando senti um aumento nos graves muitos pouco, e então fui direto no "rim" do problema, fui no canto, e os graves do bumbo ficaran bem mais fortes com mais peso, dai minha concepção de graves fantasmas...


    outra coisa é o aterramento que fiz usando radiador de carro antigo, radiador de cobre... misturei na terra cal, carvão e sal, e o radiador cheio de agua... soldei um fio de 5mm de cobre e uso fios grossos até os equipamentos...

    medi com o multimetro no neutro e no fase direto e deu 210v, então medi o fase e o terra e deu quase 300v... acho que o terra ficou perfeito!!

    em comparação com uma barra de ferro com cobertura de cobre o teste ficou; fase e neutro 210v e terra e fase 209v...

    o esquema do radiador ficou perfeito recomendo, mas a terra deve estar sempre humida bem molhada mesmo...

    bom conforme vou fazendo as coisas vou postando aqui, abraços e continuem acompanhando!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Você é o rei do faça você mesmo heim hehe este esquema do seu terra é muito louco

    aqui em casa foi mole, ela foi construida em cima de mangue, 70cm é pura lama, mas eu fiz com triangulação de 3 barras de cobre, provavelmente de ferro recoberto de cobre, e fio 2,5 para os equipamentos, mas foi um eletrecista que fez para mim, esta do Radiador de carro que foi novidade hehe

    Manda as novidades aí heim

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    essa um amigo engenheiro me ensinou, ele fez um aterramento padrão que ele aprendeu no curso e tal e disse que esse padrao nao ficou tão bom quanto o uso do radiador que foi ídeia dele pra melhorar o aterramento, e foi provado isso com um terrômetro eu acho, nao lembro bem o equipamento q ele falou, ele disse que o equipamento do cliente não podia ter nenhum tipo de ruido e tal...

    eu sou tao cagado em relação ao aterramento que já to penssando em fazer outro no outro canto da sala, fio curto e radiador perto da parede tb...


    outra coisa q eu me toquei hj tb foi o tipo de iluminação eficaz com o menor nivel de ruidos, ainda to pesquisando..

    eu to fazendo tudo desde microfones, pre amps, corpos de guita e baixo, alimentação dos condenssadores, capsulas boas em carcaças de mics simples, subkick, tudo que for possivel eu faço...

    eu nao tinha nada a pouco tempo e h comprei só o carpete e já to com uma sala meio descente até pra poder gravar..

    hj a noite até uma meia noite por ai to postando uma gravação de bateria pra voces escutarem a sala...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Fiz no meu studio tudo iluminação de Led, são bem carinhas para investimento inicial, mas duram muito, não da nem um ruído, mas mesmo assim liguei elas na rede da Casa, fiz a rede do Studio separado, em comun elas só tem o relógio da conta

    Uma coisa que foi dolorosa $$, foi trocar todos os muitos cabos vagabundos que eu tinha por cabos de melhor qualidade, hoje adotei a marca tecniforte nacional, seus cabos são fantásticos e a linha RAI que uso para os equipamentos estáticos custa em média 45 cada um de 3m P10/P10

    Mais tarde volto para ouvir sua gravação

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano

    e ae parceiro, não conssegi gravar tive que levar um pessoal aqui em casa em um aniverssário longe pra car&¨%$io, não deu pra gravar, voltei só hj e já pela manha me atraquei num pedaço de madeira e fiz um corpo de les paul, mas logo gravo aqui um som pra vcs...

    segue a foto do corpo em cedro mar com 56mm de espessura...

    Foto do corpo


    em relação aos leds é uma boa mesmo, pois são super economicos, acho que vou projetar algo similar usando velhas lampadas de emergencia com led tenho umas 4 paradas aqui...

    os cabos andei dando uma pesqisada nos precos e achei aqui na minha região 30 metros de cabo Santo Angelo modelo SC30 balanceado por R$75,00 ou 100 metros por R$260,00 dizem por aqui que são muito bons mas nao sei...

    os cabos da guitarra e baixo acho que os fender california por R$55,90 devem dar conta por enquanto..

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Ainda por cima é Luthier é, tem que mostrar a danada pronta depois heim

    Você que vai fazer os cabos né, eu sou ganso em soldagem tive que compra-los todos prontos, Santo Angelo é de boa qualidade sim, tanto os cabos como conectores, mas como vai cabo, quando para para ver tem uma montanha de fios

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    e mesmo faço os cabos, mas nao é facil, já usei ns 3 tubos de estanho desde que eu comecei a fazer..

    sempre quebrava alguma solda ou tricava, tipo solda fria, o segrede é usar uma ponta bem limpa do soldador, sempre lipalo naquela esponja humida e passar a ponta na pasta (acido), depois disso fica bem facil soldar e tb tem que escolher bem o estanho porqe tem uns que a liga é mito ruim, eu consigo soldas boas com um estanho mais grosso que esses normalmente usados em assistencia eletronicas, mas tem que achar um estanho forte que o seu soldador conssiga derreter se nao a solda fica meia fraca mesmo..

    a guitarra tá indo bem, hj to terminando a cava do braço que é o mais dificil pois nao tenho muitas ferramentas pra trabalhar com madeira ainda, toda ela feita com formao apenas e com uma serra tico tico, tb usei uma plaina manual, que me encheu a mao de calo..

    quero quer se conssigo um timbre mais aveludado e mais grave e menos estalado.. tomara que de certo...

    abs, qualquer novidade eu posto aqui..

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    que pena, as fotos estão com link quebrados, gostaria de ver esse esquema ai...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas no meu Home Studio (sala de gravação) com fotos da sala