Vamos mixar uma música em conjunto?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3
Mas veja bem os arquivos originais do projeto são em wav de 24 bits de alta qualidade, e ocupam um espaço considerável.
O primeiro ponto a resolver é onde hospedar as tracks.
E o segundo ponto é uma boa composição com uma boa gravação.


É verdade que são grandes, mas temos conseguido fazer algumas colaborações interessantes nas "jams collabs" (por isso que citei). Talvez limitando a 44/16, uns 2 minutos de música...

Com relação à gravação, é a mais pura verdade. Quando o original é bom, já é meio caminho andado (ou até mais)!

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Acho que temos que discutir um ponto fundamental sobre este projeto.
As diversas gravações uma a uma.
E deveríamos ter feito isto antes de mais nada.
Mas como o próprio "omni" comentou começou com um teste de plugins.
E nós entramos no embalo e mandamos ver.

Não estamos acostumados a mixar um mesmo instrumento com várias gravações com diferentes microfones.
Uma coisa é você gravar o seu próprio projeto e voce sabe a origem e o destino de tudo.
Outra coisa é você pegar um material gravado por outros, e neste caso trata-se de um trabalho profissional bem detalhado, com múltiplas gravações do mesmo instrumento (ou partes).
A própria voz do Jackie Greene em certas ocasiões não me soa bem agradável (conforme o microfone que você escolhe);
A própria mixagem final que consta no arquivo mp3 na página da Telefunken não achei muito boa.
A música ficou meio apertada, muitos agudos, e perdeu a dinâmica.

Assim temos que analisar individualmente cada instrumento.
Segundo a boa técnica dos melhores estúdios qual seria a melhor distribuição/utilização das diversas gravações com diferentes microfones.
Como colocar isto na mixagem?
Quais gravações usar? e quais não usar? Possíveis conflitos? e Porque?

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


os novos instrumentos não são o problema, não foi isso que eu quis dizer, o que está estranho é que eles ficaram mais aparentes porque deve estar havendo cancelamento nos outros.

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ

E para o bem das próprias jams se desenvolverem mais.
Este é um ponto que tem que ser melhor resolvido, a questão do espaço da hospedagem, fácil acesso etc...

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
soundcloud? criando tracks 'privadas' pro pessoal ir pegando? Ou dropbox?

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


Adler3x3
No projeto da Telefunken, que disponibilizou esse som que estamos mixando, o objetivo deles é divulgar os mics e com a possibilidade de comparar entre eles. Por isso eles gravaram, por exemplo, um track de vocal com vários mics ao mesmo tempo. E ninguém está livre de experimentar, ou seja usar um ou todos os mics ao mesmo tempo, mas eles alertam para o fato de possiveis cancelamentos dependendo da combinação usada. Por isso usei um de cada para não ter que me preocupar com isso.

Quanto ao projeto do
JJJ
Pintando uma boa composição agente poe pra funfar tbm. Acho que no soundcloud dá pra fazer download (não sei como fica depois), mas tem o 4shared tbm.

.omni
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3
Não estamos acostumados a mixar um mesmo instrumento com várias gravações com diferentes microfones.

Então, eu acho que o ideal é escolher os microfones, não usar todos o tempo inteiro. Eles apenas disponibilizaram vários canais das mesmas coisas pra as pessoas compararem os microfones.
Na minha mix eu acho que a única coisa que eu mantive 3 canais (de microfones diferentes) foi na guitarra, eu botei uma no meio e dividi as outras em hard L e R pra dar um espaço e colorido a mais. Mas somar os canais é bem perigoso por gerar problemas de cancelamento de fase, como o f14gomes falou.
Isso vale pra qualquer soma, inclusive os dois canais de bumbo que vieram não estão 100% em fase, evidente, porque um deles está posicionado mais longe do bumbo e outro bem dentro (que recebe o sinal uma fração de segundo antes). É legal ajeitar isso na mão.
Na bateria é legal também sempre checar a fase da caixa no over com os canais de caixa, desde a hora da gravação.

A própria mixagem final que consta no arquivo mp3 na página da Telefunken não achei muito boa.

Vale lembrar que não é uma mixagem, é uma cópia de monitor que deve ter sido feita na hora da gravação, apenas levantando os canais na mesa e gravando a soma deles ali na hora.

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Todos

Se bem que Jam é uma coisa e um projeto para aprender a arte da mixagem é outra.
Dois projetos a parte.
E o de mixagem requer mais qualidade das tracks e gravações.
É que eu acabei sendo afoito e criei mais tracks para incluir, e assim fazendo para mim o projeto além do objetivo de mixagem ficou meio Jam também.

f14gomes
Bem observado não tinha atinado o aspecto comercial das gravações.
Estava me atendo somente aos aspectos musicais, e isto explica o porque de tantas tracks.
Mas como saber como melhor combinar as tracks?
Algumas estão bem parecidas e contém bem dizer o mesmo canto ou instrumento
Outras já tem sons diferentes.

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


Bem.
Acho que é isto mesmo tem que escolher os microfones que podem combinar, como em alguns esta expresso "L and R".
E experimentar algumas combinações mas não exagerar em usar tudo.

Isto já facilita para quem for postar novas mixagens aqui.
E estamos no aguardo de outras contribuições.

E acredito que o tópico esta atendendo o objetivo que é de todos aprenderem.

f14gomes
Membro
# abr/13
· votar


Mas como saber como melhor combinar as tracks?
Esse é o toque pessoal da coisa, porém sempre atentando-se para essa questão da fase. (acho que o .omni explicou bem, aqui um pouco acima, com os exemplos que ele deu da guitarra e da bateria).

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Todos

Bem acho que deu para entender o porque das múltiplas gravações e microfones.
Vamos aguardar mais mixagens.
E apreciar.
E depois quem sabe entrar num outro ponto importante o uso de plugins e explicação de motivos de seu uso.
E no caso dos plugins tentar destacar o tipo e funcionalidades e outros alternativos/semelhantes, pois nem todos podem adquirir/ter os melhores plugins devido a questão financeira, e o aprendizado tem que ser democrático.

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


Galera

Essa jam collab é totalmente diferente das jams convencionais.

Dá sim pra fazer algo semelhante a essa mixagem, aliás já se fez! Só que num nível mais simples (menos tracks) que esse exemplo da telefunken.

Quem quiser saber mais busque por jam collab. Teve duas até agora e estamos para ter uma terceira.

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


legal vou tentar isso mais tarde pra ver como fica

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


galera apronte a minha.
bom nessa mix, eu preferi deixar ela com menos caras de rock 70 e deixar com mais cara atual e com um certo punch, mas preservando um pouco a dinamica da musica.

algumas tracks fiz uma leve compressao, outras fiz uma compressao exagerada mesmo.
1* A voz eu quis deixar ela bem a frente da mix, diferente dos amigos acima (que ficaram muito boa as mix), e pra isso dupliquei a voz lead, e na primeira track fiz uma compressao leve com reverb room, simulador de tape bem leve só pra dar uma coloraçao e um delay. ja na outra track usei o mesmo reverb, comprimi muitoo a track, saturei bastante com o simulador de tape e nao usei delay, ai na mix deixei essa faixa deixei ela alguns db abaixo, para a distorçao nao sobresair em cima da outra track.

2* a guitarra transformei em 3 tracks, na primeira fiz um low cut a partir 1k e joguei totalmente para a direita, na segunda fiz um high cut a partir de 1k e joguei totalmente para a esquerda e na terceira fiz abaixei todas as frequencias, só acentuei na banda de 1k e deixei o pan do centro pegando um pouco das bandas proximas, mas mesmo assim deixei um pouco uns db abaixo das outras tracks, isso causou um efeito bem estranho no estereo, mas que na mix eu gostei muito, e pra dar uma pequena unificada nas tracks, usei a guitarra sala, só pra dar uma grudada nas frequencias que estavam separadas. e usei um reverb room tbm, bem de leve

3* No baixo, eu comprimi ele até um certo ponto que me agradace, fiz um high cut, e usei um preset do ampeg, que da um ar de vintage.

4* Claps usei um reverb bem de leve

5* para a bateria criei um bus com reverb e um simulador de tape, no mic dentro do bumbo fiz, um high cut e comprimi, no bumbo out fiz um high cut a partir de 1k, no mic que ficou atras da bateria (acho) apenas comprimi, no que fica na frente da batera eu nao fiz nada, no hihat fiz um low cut, um high cut, e acentuei em 9db na banda de 11k, no prato de conduçao quiz dar mais um corpo nele, entao só usei um EQ acentuando 3db na faixa dos 2k e um low cut a partir dos 500hz, nos tons nao fiz praticamente nada. no overhead coloquei um simulador de tape, agindo no talo pra distorcer mesmo. no overhead stereo abri mais ainda o estereo dele e comprimi.

6* nos back apenas fiz um low cut e o mesmo reverb da voz lead

7* no piano, usei o mic do piano sala, fiz um low cut e acentuei entre 2k e 10k, no piano mic apenas um EQ fazendo um low cut, e tocando uns 5db abaixo do mic sala 1, e no mic sala dois joguei totalmente para a esquerda e coloquei apenas um pouco de volume. os outros mics ficaram 50% para a direita.

8* o violao apenas comprimi ele e fiz um low cut.

bom qualquer duvida é só perguntar rs....expliquei meio na correia...flw galera opinem por favor ta...

mix by kazu

strinbergshredder
Veterano
# abr/13
· votar


f14gomes
Pintando uma boa composição agente poe pra funfar tbm. Acho que no soundcloud dá pra fazer download (não sei como fica depois), mas tem o 4shared tbm.


No soundcloud vc baixa exatamente igual ao upload. Assim, se por exemplo, vc upa em wav. de alta qualidade, e portanto bem pesadinho, vc baixa ele da mesma forma....

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


No soundcloud é bom enviar o wav, já que o mp3 do stream é sempre encodado em mp3 de 128, ou seja, se vc enviar em mp3, será encodado 2 vezes.

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


kazukeyboard

Gostei da bateria e do baixo.
Quanto a voz, acho que a voz do Greene tem horas que fica meio (sei lá no estilo meio caipira americano) e tem horas que fica enjoativa, nem tanto problema da mixagem e sim da voz mesmo.
E assim tem partes que fica meio estridente. (e tem um destes microfones que captou este som)
Mas ficou bem interessante os critérios que você adotou.

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3
cara eu entendi bem oque voce disse rs... a voz dele pra mim no começo soava meio estranho mesmo rs...mas conforme foi indo a mix, e acabei acostumando com ela e gostei rs....
o negocio é tirar essas partes chatas com um EQ?

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


quando é que vamos ter outra musica para mixar?

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


galera sera que voces podem tirar uma duvida minha, a minha mix que fiz, ficou sobrando alguma frequencia? sim? qual?....vlw

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


Mais alguém se apresenta com uma nova Mix?

kazu keyboard
Veterano
# abr/13
· votar


se alguem nao for mais mixar...eu sugiro que apresente outra musica, para nós que ja mixamos a primeira, fazer tbm a segunda :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos mixar uma música em conjunto?