Dúvida sobre acústica: Redimensionar sala

    Autor Mensagem
    gbmeioponto
    Veterano
    # fev/13


    Fala galera, to querendo reformar meu home-studio, e queria começar redimensionando a minha sala.

    Calculei os modos da minha sala (4m x 3m x 2,5m altura) e vi que a curva de densidade modal tinha muitos vales e picos. Redimensionei o projeto para (3,8m x 3m x 2,4m altura) e ficou com uma curva de densidade modal aceitável.

    (segue foto)
    http://uploaddeimagens.com.br/imagens/foto1-jpg

    Agora, queria saber com qual matrial eu tiro esses 20cm do comprimento, e 10cm de altura. Minha ideia é botar uma parede de drywall e gesso no teto, conforme a imagem.

    O drywall resolve meu problema, ou tem algum problema o vão entre ele a parede de alvenaria? Terei que rechear esse vão?

    Obrigado a todos,
    Forte abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    gbmeioponto

    Acho interessante a ideia de revestir o vão do drywall com lã de rocha. Você tem 7,5m² pra preencher, então não acredito que custaria caro. E além da acústica, você também teria um isolamento térmico. É só um palpite meu. Não entendo do assunto.

    gbmeioponto
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP
    Obrigado Leandro,

    Pensei nisso também, mas acho que não iria isolar tanto, pois só 1 parede teria esse tratamento, as outras não. Fora as portas, que não são isolantes, são portas normais.
    O meu problema não é isolamento mesmo, já que moro em casa e não tenho vizinhos chatos nem ruídos que possam me atrapalhar.
    O problema memso é saber se deixando esse vão, ou mesmo preenchendo com lã de rocha ou de vidro, eu iria "matar" esses 20cm, ou se não iria adiantar de nada.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    gbmeioponto
    eu não dizer exatamente porque não sei como é esse calculo da densidade modal (se puder fazer uma breve explicação).

    mas pelo que entendi e pelo pouco que estudei do assunto, pra calculos de reverberação de ambientes fechados, o que conta é o volume interno final. ou seja, se o drywall for garantidamente rigido, pouco importa o que haja por tras dele.

    qualquer coisa que venha a ser colocado pode atuar pra aumentar o isolamento, não a reverberação sonora interna.
    temo um pouco que o drywall seja muito flexivel pros graves, isso é bom verificar.

    gbmeioponto
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    A tabela de densidade modal representa quantos modos (ondas estcionárias) a sala tem por banda. O gráfico ideal é uma curva levemente crescente (mais ou menos como ta a dessa sala redimensionada), sem subidas bruscas, e de preferência sem quedas.

    Pra você ter uma ideia de comparação, olha a tabela da densidade modal da sala do jeito que está (4m x 3m x 2,5m de altura)

    http://uploaddeimagens.com.br/imagens/densidademodal-jpg

    Bem o contrário do ideal né?

    Obrigado,
    forte abraço.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    gbmeioponto
    ah, valeu, boa explicação.
    era mais ou menos o que eu tava entendendo, mas sempre é bom verificar.

    então vale o que eu disse mesmo, pra reverberação, importa só a parede estar lá, solida. se tem ar atras nao tem problema.

    o problema de a parede ser flexivel é que ela absorverá mais graves. nao sei se parede de gesso chega a fazer essa absorção, mas é bom verificar.

    gbmeioponto
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Beleza, muito obrigado mesmo.

    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    kiki
    gbmeioponto
    o problema de a parede ser flexivel é que ela absorverá mais graves.

    Aí eu acredito que vai depender da estrutura do drywall. Tipo, a disposição da estrutura metálica onde são fixadas as placas de gesso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre acústica: Redimensionar sala