Isolacao Acustica x Sala no Subsolo

    Autor Mensagem
    fmbastos
    Veterano
    # jan/07


    Olá. Sou meio novo como membro, mas faz um bom tempo q acompanho o fórum. Usei a busca mas vi muito pouco sobre esse tema:
    Sala no subsolo.

    Estamos para começar o projeto de uma nova casa e depois de muita conversa decidimos que montaremos um pequeno estúdio para ensaios. Já vi todos os procedimentos para uma boa isolação das paredes e do teto desta sala. Porém li algo sobre salas no subsolo, como um porão.

    Estou pensando na possibilidade de construir essa sala no subsolo, com todas as paredes "escoradas" na terra e isolar apenas o teto e a porta. Dessa forma, gastaria um pouco mais pra construir a sala, mas economizaria muito na isolação das paredes. A isolação seria melhor dessa forma?? Meu objetivo é atrapalhar o mínimo possível a vizinhança...

    Se alguém puder opinar, agradeço!

    Abraço,

    Felipe

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    fmbastos

    Olha...você pode consegui uma boa isolação sim, mas tem muitos recursos que são utilizados para isolar salas muito bons:

    1° o que vai isolar é a expessura/quantidade do material, por exemplo: Parede Dupla com Madeira (dá um bom isolamento e se colocar carpete dá um bom tratamento) ou você pode colocar aquelas espumas (esqueci o nome).

    Digo isso porque no estudio que faço meu curso, ninguem ouve nada do que eu estou fazendo lá dentro,nada, nada. È muito bom.

    Acho que seria incoveniente colocar esse subsolo se você pode ter um isolamento quase perfeito em cima.

    fmbastos
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    num ouve nada mesmo?? Nem se eu mandar ver na batera lá dentro? Na minha casa eu não tenho problemas... os vizinhos são gente boa, mas descobri que na casa nova tem uma vizinha meio chatona... encanada demais com barulho... e ela está no direito dela né.. hehe

    Eu nunca toquei muito em estúdios... por isso não sei exatamente como é isolação boa... Onde eu fazia aula a isolação era muito ruim... não ajudava muito não...

    Enfim, valeu pela opinião! vou ver certinho!

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fmbastos

    Você consegue um bom isolamento tentando fazer assim:

    Se você puder fazer o estudio fora da casa, você consegue projetar o isolamento melhor.

    Faz uma parede dupla, coloca entre elas material absorvente, o indicado é que sejam duas paredes de concreto à 10 CM de distância, recobertas internamente com cortiça e preenchido o vão de 10Cm com espuma especial. Do lado de dentro do estúdio você coloca compensado de 10mm reveste com carpete(para tratar o som), tanto no piso,como no teto.

    Ve esse topico (algumas coisas peguei nele para facilitar)

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/66296/

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pô,achei um colega nosso que já fez um topico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/109238/

    ou resumindo:
    NOÇÕES DE ISOLAMENTO ACÚSTICO E ABSORÇÃO SONORA

    O ISOLAMENTO ACÚSTICO refere-se á capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o ruído alcance o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, vidro, chumbo, etc.

    A ABSORÇÃO ACÚSTICA trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como por ex: espumas poliéster de células abertas, fibras cerâmicas, vidro ou rocha, tecidos, carpetes, etc.
    Praticamente todos os materiais existentes no mercado ou isolam ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice-versa. Alguns outros materiais têm baixo poder de isolamento acústico e também baixo poder de absorção acústica (como plásticos leves e impermeáveis), pois são de baixa densidade e não tem poros abertos.
    Espumas de poliestireno (expandido ou extrudado) têm excelentes características de isolamento térmico, porém não são recomendados em acústica. A cortiça (muito utilizada no passado) já não apresenta os resultados acústicos desejados pelo consumidor da atualidade, e também apresenta problemas de higiene e deterioração (é um produto orgânico que se deteriora muito facilmente).
    A indústria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acústico e/ou de absorção muito mais eficientes que os materiais até então considerados "acústicos". Desta maneira tem sido possível se obter, mediante variações de sua composição, resultados acústicos satisfatórios que atendam as necessidades do usuário.
    Cada recinto, conforme sua utilização, requer critérios bem definidos de Níveis de Pressão Sonora e de reverberação para permitir o conforto acústico e/ou eliminar as condições nocivas à saúde. Níveis de Pressão Sonora muito baixos podem tornar o recinto monótono e cansativo, induzindo as pessoas às condições de inatividade e sonolência.
    Normalmente um bom projeto acústico prevê o isolamento e a absorção acústica utilizadas com critérios bem definidos, objetivando a melhor eficácia no resultado final. Para isto, deve-se levar em consideração o desempenho acústico dos materiais a serem aplicados; sua fixação, posição relativa a fonte de ruído e facilidade de manutenção, sem restringir a funcionalidade do recinto.
    A aplicação de um material acústico, fornecido ou utilizado sem critérios rígidos de projeto, não significa a solução do problema.

    Lã de Vidro

    Mundialmente reconhecida como um dos melhores isolantes térmicos, a LÃ DE VIDRO deve destaca-se também como um dos produtos de melhor desempenho no tratamento acústico de ambiente graças ao seu ótimo coeficiente de absorção acústica, sendo indicada sua aplicação em forros ou na confecção de paredes duplas, no processo construtivo conhecido como massa-mola-massa, substituindo com vantagens as paredes pesadas, dificultando a transmissão dos sons graças a sua descontinuidade e a grande elasticidade.

    Absorção Sonora

    Freqüência (Hz) 125 250 500 1000 2000 4000
    Coeficiente de Absorção Sonora 0,21 0,58 0,84 1,00 0,99 1,03

    Características comuns a todos os produtos:
    · Alto poder de isolação térmica
    · Ótimo coeficiente de absorção acústica
    · Não propagam chamas
    · Não deterioram ou apodrecem
    · Dimensionalmente estáveis mesmo em altas temperaturas.
    · Fáceis de recortar e aplicar
    · São inquebráveis, reduzindo as perdas nas obras.
    · Não são atacados por roedores ou insetos.
    · Não atacam as superfícies com as quais estão em contato
    · Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias.
    · Ausência total de partículas não fibradas.

    Lã de Rocha

    Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha devido a suas características termo-acústico atende os mercados da construção civil, industrial, automotivos e eletrodomésticos entre outros. Garantindo conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade, com a mais favorável relação custo-benefício.

    Principais Características:
    · Alto poder de absorção acústica
    · Resistência ao Fogo
    · Segurança (não oferece risco à saúde)
    · Proteção pessoal
    · Favorável custo/benefícios
    Propriedades:
    · Facilidade de manuseio
    · Boa resiliência
    · Resistentes a vibrações
    · Não higroscópicos
    · Imputrescíveis e quimicamente neutro


    Barreiras Acústicas

    As Barreiras Acústicas Profissionais, polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, apresentam alevado desempenho acústico.
    Amplamente empregado na construção civil européia no isolamento acústico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicações; está sendo utilizado no Brasil para isolar acusticamente ruídos provenientes de tubulações de banheiros, esgotos, água fria, e água quente.
    Como prova de sua eficiência, esse material foi instalado nos dois dos edifícios mais caros da América Latina, localizados no bairro Vila Nova Conceição: o "Chateau Margaux" e o "Chateau Latife", da construtora Novo Marco. Nesses edifícios, as Barreiras Acústicas desempenham um importante papel como isolantes de tubulações, casas de máquinas, geradores, e de ar condicionado.
    As Barreiras Acústicas conferem resultados máximos, com o mínimo de interferência na superfície aplicada. Assim, as espessuras das lajes e do contra piso podem ser melhor dimensionadas.

    Espumas Acústicas

    A Espuma Absorvedora Acústica é a última palavra em tratamento acústico o que proporciona um total conforto nos locais onde é instalado. Verdadeiros parceiros do silêncio permitem a você isolar ou absorver ruídos incômodos, provenientes de outros ambientes ou mesmo aqueles reverberados (eco).
    A sua estrutura multi-celular faz com que a onda sonora seja dissipada (perca energia) em seu interior. E a sua configuração superficial, permite a penetração de ondas sonoras vindas de qualquer direção.
    A Espuma Absorvedora Acústica, portanto, melhora a qualidade dos mais diversos ambientes: de residências até os locais de trabalho. Pela sua ampla gama de atuação pode ser utilizado em lojas, bancos, restaurantes, escritórios, auditórios, estúdios de rádio e tv, ginásios, enfim, não existem limites para sua aplicação.

    SITES DAS EMPRESAS QUE FABRICAM ESSE MATERIAL

    http://www.isar.com.br/

    http://www.amf-brasil.com.br/index.php/1

    www.isover.com.br

    Áudio

    O conforto acústico dos ambientes começa pela isolação sonora dos mesmos, ou seja, é imprescindível que a entrada de ruídos externos seja barrada*
    Considerando um ambiente devidamente isolado, devemos lembrar que ruídos gerados em seu interior também podem prejudicar o conforto acústico.
    Portanto, além da preocupação com a qualidade dos equipamentos de imagem e de som é fundamental que os ambientes, sejam tratados acusticamente, para que problemas como ecos, vibrações e abafamento sonoro não ocorram, evitando, portanto, o cansaço auditivo, o desânimo e a irritação dos ouvintes.

    GASTE O QUE QUISER E O QUANTO PUDER COM O PROJETO E OS EQUIPAMENTOS PARA HOME THEATERS , ESCRITÓRIOS, AUDITÓRIOS, SALAS DE REUNIÃO E DE VIDEOCONFERÊNCIA. MAS NÃO ABRA MÃO DE TRATAR ACUSTICAMENTE O AMBIENTE, PORQUE APENAS DESSA FORMA VOCÊ TERÁ O RESULTADO FINAL SATISFATÓRIO QUE PLANEJOU.

    LINHA DE PRODUTOS PARA ACÚSTICA DE AMBIENTES

    http://www.isover.com.br/isover/civil_optima.asp?menu=optima

    ALGUNS PRODUTOS

    http://www.isover.com.br/isover/por_linha/produtos_audio_sonare01.asp? menu=audio&submenu=sonare

    http://www.isover.com.br/isover/por_linha/produtos_audio_isosound01.as p?menu=audio&submenu=isosound

    http://www.isover.com.br/isover/por_linha/produtos_audio_decorsound01. asp?menu=audio&submenu=decorsound


    LOCAIS QUE REVENDEM O ISOSOUND

    http://www.isover.com.br/isover/revendas_produto.asp?produto=10|IsoSou nd


    O intuito desse tópico é apenas para informação do pessoal interessado em tratar a acústica dos seus estúdios e das salas de gravação, salas de bateria ou qualquer coisa, não é meu intuito divulgar essas empresas, apesar delas oferecerem o produto eu não faço parte ou mesmo trabalho com e/ou para essas empresas, apenas fiz uma procura na internet sobre o material para isolamento acústico e o que achei foi no site deles, por motivos de cópia e de direitos autorais me senti na obrigação de divulgar as fontes, portanto todo o material aqui exposto foi retirado dos sites sitados acima.

    Obrigado

    Anderson Andreah – gugabateracobain@terra.com.br

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Dá uma olhada aqui tambem

    http://www.cehop.se.gov.br/orse/esp/ES00132.pdf

    tem muita coisa..

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fmbastos
    infelizmente não li tudo que o Raphael cox postou (no post gigante), mas se vc fizer um estudio de ensaio no subsolo, não terá problema algum com isolamento, apenas no teto. Aí é só fazer um sistema massa-mola-massa e pronto. Isso pode ser madeira, lá de rocha e o próprio teto. A porta, como todas as "saídas", é o ponto crítico. Você consegue um grande isolamento com portas como aquelas de frigorífico, com trancas. Mas acho que aquelas portas são caras. Aí dá pra vc usar 2 portas de madeira maciça, com um pequeno vão entre elas, e isolando a parte que elas entram em contato com o batente. Pra isso vc pode usar a sua criatividade: silicone, mangueira plástica, etc. Tenha certeza de que elas fecham de modo bem justo (então peça pra um bom marceneiro fazer o serviço, ou faça vc mesmo se gostar desse tipo de coisa - meu caso. rs).

    fmbastos
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raphael cox
    Eder Muchiutti

    Valeu moçada!! Vou dar uma pesquisada nos preços para isolar uma sala inteira e para construir essa sala no subsolo...
    Concordo que o problema maior será com a porta.. mas as idéias são boas...

    outra coisa: e quanto ao ar condicionado? é realmente super necessário? creio que sim pois a sala ficará totalmente fechada.... Se for realmente preciso, alguma idéia de como é feito para isolar o buraco do aparelho, caso a isolação seja prejudicada?

    Agradeço pela atenção!!

    Abraço!

    Felipe

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fmbastos
    tem como vc comprar um daqueles Split (acho que é esse o nome)? Com um daqueles vc não precisa fazer um buracão na parede, apenas um buraquinho pra passar um cano. Um Springer de 7000btus sai uns R$1000 - uns R$200 a mais que um "janela" convencional.

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    E faz menos barulho, o que é fundamental num estudio!!!

    Valeu Eder!!!

    Falen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Desenterrando o tópico pra aproveitar o assunto...

    No caso dessa sala no subsolo (que to pensando em fazer uma) com as paredes escoradas na terra (seria um buraco mesmo de aprox 4x3m por 2,5m de profundidade), será que as paredes não vão ceder (paredes simples) com a pressão da terra nelas? E quando chove, a pressão não é maior? Quais os riscos de infiltração?

    Falen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    up

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Falen e fmbastos se já não construiu...

    Quanto as paredes ficarem enconstadas na terra não há problema se construir com estrutura de vigas e colunas em aço reforçado, normalmente 3/8" que se usa nesses casos... paredes sem esta estrutura provavelmente irão ceder ou rachar com o tempo...

    Olha o problema maior de uma sala meio subterrânea é umidade e tendencia a inundação dependendo das circunstancias e local inapropriado, de resto o isolamento é bem grande, ficando comprometido apenas pelo teto, portas de acesso, e paredes que não estiverem cercadas pela terra se for o caso, então nas paredes que irão dar na terra é necessário tomar providencias para evitar possiveis infiltrações no espaço (mesmo que sejam minimas as chances), existem boas maneiras durante e após a propria construção pra isso, basta dar uma checada em locais que tratam do assunto, quanto a possivel inundação do local também é bom tomar providencias ai depende do que se pretende construir e como... no quesito das portas e paredes com possiveis vazamentos as dicas já estão no topico...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    fmbastos
    se vc fizer um estudio de ensaio no subsolo, não terá problema algum com isolamento, apenas no teto.
    isso msm. se for tipo um porão, é só pensar no teto, o q ão vai ficar muito caro. já o tratamento é outra história....vai depender do tamanho de sala e de outros fatores, precisaria mais detalhes

    Falen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    I.Nosferatu
    ABATANGERINA

    Valeu pelas dicas! Realmente me preocupo mais com a possibilidade de infiltração, pretendo pesquisar bem antes de começar a fazer qualquer coisa.

    Se alguem tiver mais alguma opinão, idéia, tamos ae, hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolacao Acustica x Sala no Subsolo