Opiniao e instrução para gravar projeto:

    Autor Mensagem
    Guitarrilheiro
    Membro
    # jan/13


    Sou usuário novo de protools, mas n tão novo em musica e DAWs
    Então:
    Qual a melhor maneira de gravar:
    Uma musica pra cada projeto; ou todo o cd em um só projeto?
    como organizar de acordo?
    e
    pergunta de quebra:
    como inserir um efeito em determinado momento e n na faixa de audio inteira no protools
    gostaria de ajuda com um pouco de detalhes.
    Agradecido.

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    Guitarrilheiro
    Projeto que você quer dizer é sessão?
    Bom, acho que cada um faz do jeito que achar melhor, mas sem dúvida o jeito mais usual (e prático) é gravar uma sessão por música, no caso de um CD.
    Um DVD tem apenas uma sessão (evidentemente).

    como inserir um efeito em determinado momento e n na faixa de audio inteira no protools

    Suas opções:

    1- Crie uma automação para o bypass do plugin de efeito que quer usar nesse determinado momento pra ele só ligar na hora que você quiser. Pra fazer isso clique com o botão direito no plugin pendurado no insert, vá em "automation dialog", selecione o "master bypass" e clique em "add".
    Depois que você fizer isso, selecione o plugin onde você muda de waveform pra volume e etc embaixo dos botões de solo e mute do canal.

    Ou então, com o plugin aberto, control + option + command (no Mac, no PC eu não lembro) e clique no bypass do plugin, e clique em "enable automation for master bypass".

    2- Se você quiser fazer uma alteração pra sempre naquela região de áudio, selecione o pedaço que você quer mudar e use um plugin em audiosuite. Teste o efeito com o preview e depois use o "process" pra aplicar o efeito pra aquela região (e criar um novo audio file).

    3- Se for um efeito que você vá misturar no sinal original você pode também criar um send pra um canal auxiliar com o efeito e só mexer no volume desse canal.

    Esp_erto
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Uma musica pra cada projeto; ou todo o cd em um só projeto?
    Depende do seu objetivo. Se for para fazer algo progressivo por exemplo, é evidentemente melhor fazer todo o álbum num projeto. Caso contrário, acho mais prático fazer separado. Mas aí é questão de gosto.

    como inserir um efeito em determinado momento e n na faixa de audio inteira
    Já tentou selecionar a parte antes de inserir? Que versão você usa?

    Guitarrilheiro
    Membro
    # jan/13
    · votar


    valew, o .omni esclareceu bem a questao do efeito em determinada parte. estou satisfeito
    a maioria aki conhecidos e tal. abri um projeto pro cd todo, eu acho bom afinal a voz do cantor sendo a mesma em todo o cd mas nao 100% interessante pois de quando em vez em determinada musica podemos dar um up na voz dele, ou em determinado instrumento, queria na verdade saber de mais opinioes do como cada um faz e do porque.
    Valews

    Guibrandao
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Guitarrilheiro
    Se você quiser ter um padrão nas músicas acho que é interessante gravar todas em uma sessão só, caso contrário é mais fácil em sessões separadas mesmo.
    Eu já gravei alguns cds desse forma, tudo em uma sessão, mas faz um tempo que parei de fazer dessa forma, eu abro uma sessão pra cada música e importo a session data, acho mais fácil assim, hehe
    Abraços !!

    ---------------------------------------------------
    www.facebook.com/guibrandaooficial

    Guitarrilheiro
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Eu já gravei alguns cds desse forma, tudo em uma sessão, mas faz um tempo que parei de fazer dessa forma, eu abro uma sessão pra cada música e importo a session data, acho mais fácil assim, hehe
    Abraços !!


    Dúvida sobre session data:
    o q é, como funciona.

    Guitarrilheiro
    Membro
    # fev/13
    · votar


    já entendi

    Guitarrilheiro
    Membro
    # mar/13
    · votar


    O custo X beneficio, Protools X Reaper é longe de explicar.
    minha preocupação maior era a de recursos da maquina, pois como 90% dos usuários não tenho os milhões do custo do protools, já o reaper com certeza assim que tiver farei questão de comprar uma licensa, custo X beneficio exelente.
    N reaper configuro uma sessão inteira com incontáveis pugins rodando numa boa, já no protools...
    Parece que fico de reaper com falta de apenas 1 função: carregar toda a sessão pra memória.
    estou pesquisando como reaper tem a possibilidade de implementar funções estou procurando essa em algum addon para ele.
    Alguem sabe onde/como consigo que o reaper carregue toda o projeto pra memória?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniao e instrução para gravar projeto: