Dúvida sobre um "efeito" muito interessante feito em estúdio.

    Autor Mensagem
    maidenman
    Veterano
    # jan/13


    Olá a todos. Então, minha banda vai começar a gravar algumas músicas e queriamos aprender aquele efeito que o som "pula" de um ouvido pro outro (bastante perceptivo usando um fone de ouvido estéreo). Tipo um phaser. No solo da Eye Of The Insane dá pra perceber, em várias linhas de teclado do Jon Lord. Isso é feito em mesa de som abaixando o volume de um lado (R por exemplo) e aumentando o volume master do outro lado (L)? Ou é editado.

    Exemplo: escutem Under The Gun do Deep Purple. Depois do riff de intro do Blackmore, lá pelos 0:17-18 o "efeito" aparece. E no solo da Eye Of The Insane, o solo (quando usando fone de ouvido) "começa" no falante R do fone e vai mudando periódicamente para o outro ouvido como se fosse um duelo de solos. Alguém explica esse efeito interessante? Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    isso daí se faz com um botão que chama pan, na mesa de som. voce joga de um lado pra outro.
    na pratica, é como se abaixasse um volume e aumentasse outro, mas tem um botão só pra isso.

    Ou é editado.
    e mexer nos volumes nao é editar?

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    maidenman
    Não sei como eles fizeram esse efeito, mas se ele simplesmente pula de um ouvido pro outro, não é uma transição de um lado pro outro, eu sugeriria duplicar a track que você quer aplicar o efeito, colocar o pan um pra cada lado, ai você corta as tracks nos pedaços que você quer o efeito. você teria algo mais ou menos assim: --_--_--_--_ Deu pra entender??

    maidenman
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: maidenman
    · votar


    kik
    Aaaah saquei. Então o operador de som simplesmente mexe no Pan? Então é pra isso que serve o knob... valeu pela resposta!

    andre 442
    Membro
    # jan/13
    · votar


    instale o sonar
    na faixa que voce quer fazer isso clique em W e R(deixe apertado)
    isso e um botao para automation write,
    voce podevariar o pan , volume e ganho em tempo real,
    depois oque voce fez em tempo real variando uma dessas coisas fica salvo na track do sonar a automacao que voce fez

    odion
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    andre 442
    dá pra fazer isso em mp3?

    123nove
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    maidenman
    Isso mesmo KKK. As mesas UNIC tem esse knob, e eu achei mais eficientes que as Xenyx, que são mais complexas.

    UNIC \o/

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    maidenman
    não é só pra isso que serve aquele botao de pan
    e não é só desse jeito que faz esse efeito.
    como falou o andre 442, voce pode automatizar isso com algum software (tem varios jeitos de fazer isso).


    odion
    dá pra fazer isso em mp3?
    depende, acho que voce não tá sabendo formular a pergunta.
    isso se faz quando está gravando uma música em um programa multipista (DAW). voce sabe como isso funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre um "efeito" muito interessante feito em estúdio.