[Review] Interface Steinberg Ci1

    Autor Mensagem
    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13


    E aí pessoal, tudo bem? Chegou ontem meu brinquedinho novo e eu resolvi fazer um review pro pessoal que tá pensando em comprar uma interface pra começar no mundo das gravações.

    Como primeira interface eu escolhi a Steinberg Ci1 principalmente pelo custo-benefício dela: O preço médio dela é bem menor do que a das concorrentes, e possui uma boa qualidade.

    Especificações
    A Ci1 é uma interface com foco em gravações caseiras, principalmente pelo número de entradas e saídas (2 para cada), mas que é o suficiente se planeja gravar no máximo um ou dois instrumentos ao mesmo tempo.
    As duas entradas são Combo Neutrik, podendo-se usar um plug P10 para instrumentos ou um plug XLR para microfones dinâmicos ou condensadores (já que a interface possui Phantom Power pros dois canais). Ela grava em 24bits/ 48Khz, o que deve ser suficiente pra maioria das pessoas. É alimentada pela conexão USB e tem driver ASIO próprio pra comunicação com o PC. Existem saídas para fone de ouvido estéreo e para monitores de referência L e R (todas P10).

    Visão Geral
    Na parte superior da interface temos os controles de ganho dos canais (com LED individual que avisa se o canal está clipando), e os knobs que vão escolher como a monitoração vai ser feita: Pode-se ouvir direto a entrada dos instrumentos ou o retorno da DAW, e escolher se os canais vão trabalhar separados em mono ou juntos em estéreo.
    Há controles individuais para o volume dos fones de ouvido e dos monitores, além de um botão no canal 1 para a entrada de instrumentos de alta impedância (Hi-Z), como guitarras e contra-baixos com captadores passivos.

    Prós e Contras
    - Prós:
    - Gravações bem limpas, pré-amps de boa qualidade para microfone e sem ruídos perceptíveis;
    - Excelente custo benefício, custando entre 300~400 reais;
    - Possibilidade de se gravar dois canais simultâneos, diferentemente da concorrente Fast Track II;
    - Driver ASIO de simples instalação e configuração.

    - Contras:
    - Acabamento em plástico, enquanto o de algumas concorrentes é em metal, como o das Scarlett da Focusrite e da Audiobox da Presonus;
    - Não possui entradas ou saídas MIDI, não sendo aconselhável para quem deseja trabalhar com este tipo de gravação.

    Conclusão
    É uma ótima escolha para quem não pode gastar muito e quer fazer gravações caseiras limpas e com qualidade. Dá a possibilidade de se gravar dois canais simultâneos, principal diferencial dela pras concorrentes da mesma faixa de preço.

    Gravações
    Aqui estão algumas gravações que eu fiz utilizando a Ci1:

    - Blackbird
    Violão microfonado usando um Samson Q7, microfone dinâmico ligado diretamente na interface. Marca Eagle, Modelo Ch888 Folk.
    LINK

    - Californication (solo)
    Guitarra solo gravada em linha na interface. Efeitos do VST Amplitube 3 e backing track encontrada no youtube. Simulação de um Vox AC30 com um pouquinho de reverb. Stratocaster Gianinni com captadores Seymour Duncan.
    LINK

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Para reunir tudo num só lugar ...
    Vou colocar aqui também um review que eu tinha feito na época que eu adquiri uma Yamaha Steinberg Ci1:

    PRÓS:
    - Gostei bastante desta interface, principalmente dos pré amplificadores para microfones. Antes eu usava os prés de uma Behringer UB802, mas gostei muito mais dos prés desta Steinberg Ci1 (som mais flat, agudos mais reais, e sibilações mais suaves, em comparação à UB802).
    - Tem conexão P10 HiZ para instrumentos de cordas e XLR Phantom Power para microfones a condensador, tudo isso nas conexões Combo Neutrik para P10 e XLR.
    - É stereo !! Dois canais de entrada (as Fast Track comuns, com preço semelhante a esta, são mono).
    - Tem saída para monitores individuais L e R, e saída para headphones.
    - Grava em 16bits e 24bits / em 44,1kHz e em 48kHz.
    - Tem drive ASIO próprio da Yamaha Steinberg.

    CONTRAS:
    - Achei que ela daria um SNR maior (na faixa de uns 89dB) mas eu consigo com ela no máximo uns 84dB. Isso não chega a ser um problema (é mais um perfeccionismo).
    - As gravações apresentam um estranho infrassom (em torno de 10Hz com amplitude em torno de -70dB). Não sei porque isso acontece, mas isso talvez seja algum defeito do meu notebook. Este infrassom (conforme o nome diz) é inaudível e para eliminá-lo eu passo um filtro corta baixas de 20Hz e fica tudo Ok !!

    Achei a interface muito boa !!
    Acho que vale a pena pelo valor que pedem por ela (+/- R$350) !!
    Mais barata que as concorrentes !!

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Legal você postar seu review aqui, eu resolvi comprar a Ci1 por causa dele!
    Até agora nenhuma decepção com ela. Realmente um excelente custo-benefício!

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jonas F. L.
    onde tu comprou essa interface, velho??
    To rodando tudo e não acho ela. Sabe algum lugar que venda?

    Jonas F. L.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    allan.almeida
    Eu comprei a minha pela internet mesmo, andei a teodoro inteira perguntando e nenhuma loja tinha.
    A loja que eu comprei é do Paraná, e se chama Eletrolegal. Joga no google que você acha fácil.
    Paguei 350 reais nela mais o frete.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    allan.almeida
    Realmente!! A Steinberg Ci1 anda sumida das lojas, e as poucas lojas que estão vendendo, estão pedindo R$550.

    A Ci1 é muito boa para esta faixa de preço de R$350. Bate todas as rivais de mesmo preço.
    Agora pagar R$550 por ela nem a pau !!!
    Com R$550 se compra uma Focusrite Scarlett 2i2, ou uma Presonus Audiobox.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Interface Steinberg Ci1