Já estou planejando o show de talentos da escola, e gostaria de saber como gravar?

    Autor Mensagem
    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13


    Provavelmente só teremos Notebook, mesa de som e os equipamentos, e gostaria de dicas para gravação do áudio?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Isso é sério ou tá gastando seu tópico diário? ;)

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALEXI WILDCHILD LAIHO
    · votar


    Na realidade eu tenho uma ideia, só quero saber opiniões da turma aqui mais experiente
    MauricioBahia
    Gosto de ouvir conselhos, afinal evitam que façamos burrada.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO

    Boa!!! Uma vez, minha banda foi convidada pra tocar numa parada assim, numa escola. Foi bem legal. Tinha música, dança, teatro, etc.

    Manda ver!

    Boa sorte!

    ps. eu não sei dar dicar pra gravação, mas eu sei que é preciso saber o que você considera uma gravação boa. Enfim, qual é teu grau de exigência.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    o que vai ter lá? bandas?
    qual o equip?
    mesa de som, amplis?

    o mais pratico é ter um mic ambiente captando tudo.
    é bem dificil gravar mais de uma fonte decentemente ao vivo.

    eu usei o zoom h4n (recomendado pelo mano baiano acima) captando ambiente estereo e puxando dois aux da mesa (4 canais totais) e depois ainda precisa de um trabalhinho pra mixar.
    mas com um desse genero só o ambiente fica legalzinho. (pesquise).

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO

    - Se for uma gravação amadora (sem fins profissionais e distribuição), coloque um cabo RCA/P2 na saida da mesa (Rec Out ou Line Out ) e conecte na entrada do note (Line In), atenção porque alguns Notes não possuem Line in, somente o Mic in, onde o resultado pode ser prejudicado.

    Para gravar use algum programa de gravação de seu gosto e facilidade, tipo Audacity, Sound Forge, Cakewal etc.

    - Para algo mais profissa o ideal é colocar uma placa de gravação no micro.


    Obs: Se o som processado na mesa não estiver com qualidade, tudo microfonado certinho e bem equalizado, não conseguirá milagres.

    Não esqueça que para este esquema, TODOS os instrumentos tem que estar na mesa, sejam microfonados ou line in.

    Se não puder captar da mesa direto, só com microfone ambiente, direto no Note, e a certeza de que vai ficar uma merda.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Valeu galera
    MauricioBahia
    De boa cara, sei que sua função é evitar tópicos desnecessários e manter a ordem nesse forum. E sim é bem legal, participei de alguns, só que agora a turma mais velha se formou, então eu entro para a organização
    kiki
    Era um desses lances que tava pensando, o outro era meio que fazer uma vaquinha e comprar microfones(sim, embora seja fora do padrão pensar em microfonar num evento desse)
    Então tem de tudo que é arte, mas minha função é a música, então por exemplo uma banda lá, terão 2 guitarristas com amplis, 1 baixista com seu amplificador, vocalista e um baterista(Não iamos microfonar a bateria)

    O que acontece, é que por sorte temos vários contatos e podemos conseguir alguns equipamentos emprestados.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Sim to ligado

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO

    Cara, coloque todo mundo em linha na mesa, mesmo que o som ambiente seja o dos amplis, via line out dos amplis.

    Arranje pelo menos alguns microfones (3 ou 4) e microfona a batera, mesmo que o público fique só com o som ambiente da bateria.

    Passar tudo pela mesa e puxar direto da mesa para o PC é a única forma de você ter uma qualidade minimamente decente de gravação dependendo do ambiente.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Valeu velho

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É mais pra colocar no youtube mesmo, o som ambiente será de amplis e alguns P.A que tem na escola(Escrevi errado mas blz)

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    com todo respeito à tua experiencia, vou discordar.

    eu ja tentei algumas poucas vezes gravar tudo microfonado, tambem tentei gravar tudo em linha na mesa, e também gravei com mic ambiente.
    para nós pobres mortais inexperientes no assunto, o ambiente ainda dá um resultado mais satisfatório.

    gravar tudo microfonado ou em linha exige muito cuidado com os volumes, o que nem sempre é possivel uma vez que a monitoração vai se misturar com o som ambiente.
    a bateria particularmente é um problema bem grande de resolver, dado o grande número de mics necessários. pelo menos quando eu participei de festivais escolares, microfones eram um bem escasso.
    e uma vez mal gravado, nao tem muito como arrumar.
    e exige bem mais trabalho de tratamento depois, pra dar uma ambientada no que vai tender a ficar seco.

    a vantagem disparado do mic ambiente é que voce só precisa acertar os niveis do som ao vivo, que já vai ter que fazer mesmo. tendo um bom gravado e tendo onde posiciona-lo, voce tem um som razoavelmente equilibrado em volumes. o resto é dar uma equalizada, passar algum efeitinho pra dar um tchans.

    o contra disso é que em geral fica um pouco "aerado", muito ambiente e pouco corpo. mas depende muitissimo do gravador e da posição dele.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    kiki

    Com relação a facilidade e acessibilidade, você esta absolutamente certo.

    No entanto, dependendo do ambiente e da "fonte de captação" o som vai ficar muito ruim. Algumas frequências não entram, alguns lugares há excessiva reverberação, chegando até a gerar delay, ruídos de público. Se houver copos e talheres...rs, ferrou! A frequência aguda desses "malditos objetos" é o que sai melhor na gravação...rs.

    Com paciência, captar tudo microfonado num bom soft, dá maior versatilidade para mexer depois, equalizar e etc.

    Há problemas com a inexperiência e equipos ruins, sem dúvida... mas sei não....

    Um Zoom H4 é uma solução bastante interessante... mas será que eles terão um?

    Boa sorte ao nosso amigo, porque o assunto é "bucha"...rs

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALEXI WILDCHILD LAIHO
    · votar


    Realmente esse assunto é o inferno, já vou treinando porque pretendo estudar engenharia de áudio, valeu ae pela compreensão galera, e realmente o kiki tá certo, microfone é um bem raro, no último que teve tinha apenas um para voz, dae se me perguntar o que os back vocal fazia, simples cantor principal e back no mesmo microfone( festival de palhaçadas)
    E muito obrigado pelo boa sorte, irei precisar

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Boa sorte ao nosso amigo, porque o assunto é "bucha"...rs
    e como!

    Um Zoom H4 é uma solução bastante interessante... mas será que eles terão um?
    pois é, adquirir um desse nao é algo simples... tem o h1, que é bem menor e mais barato, e pra finalidade também serve.

    http://www.zoom.co.jp/english/products/h1/
    http://www.amazon.com/Zoom-H1-Portable-Digital-Recorder/dp/B003QKBVYK

    e existem similares de varias marcas - boss, roland, tascam...

    se eu tivesse um laptop e um h1, tentava fazer o seguinte: h1 no meio do palco, pegando um geral. só posiciona e dá rec.
    e o laptop gravando (independente) um line da mesa.
    mas depende o que vai pra mesa. em lugares pequenos, muitas vezes vai só voz e teclado.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    ealmente o kiki tá certo, microfone é um bem raro, no último que teve tinha apenas um para voz, dae se me perguntar o que os back vocal fazia, simples cantor principal e back no mesmo microfone( festival de palhaçadas)
    pois é, sei bem como é.
    é que o nosso amigo Lelo Mig andou fazendo uns trampos profiCionais, aí o cara fica mal acostumado =p
    fique tranquilo que de precariedade e gambiarras eu entendo .-.

    Realmente esse assunto é o inferno, já vou treinando porque pretendo estudar engenharia de áudio
    se é por aí, vale a pena pesquisar e ler bastante sim, e se tiver condições, talvez investir em algum equip.
    se voce comprar uma interface ou algo assim pode ser um bom investimento pro futuro.

    pra mim o H4n foi isso, um investimento como mic de gravação de ensaio e apresentação e tambem interface e gravador caseiro.

    provavelmente voce tambem já está pesquisando, mas tenha como prioridade viabilizar o som do evento, o ao vivo mesmo! isso também não é simples!

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    Pensei numa interface, mas as que estão a meu alcance não irão suprir o suporte do evento, e também é foda, porque falta um pouco da ajuda da escola, eles nem mesa de som pra festas tem o que seria algo necessário.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALEXI WILDCHILD LAIHO
    · votar


    Mals o double post, mas acrescentando, se fosse algo mais em casa, seria mais simples, só que ao vivo precisa de equipamentos mais caros, afinal temos de gravar tudo de uma vez apenas.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Pensei numa interface, mas as que estão a meu alcance não irão suprir o suporte do evento,
    cite nomes e poste links!

    e também é foda, porque falta um pouco da ajuda da escola, eles nem mesa de som pra festas tem o que seria algo necessário.
    nao tem nem uma mesinha de som?
    o que voces tem de equips?

    se fosse algo mais em casa, seria mais simples, só que ao vivo precisa de equipamentos mais caros,
    depende muito, mas ao vivo é uma coisa, homestudio é outra. são ciencias bem diferentes dentro do mundo do audio...

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    A mesa a escola não tem, nós é que temos que se virar para achar entende?
    A escola fala que vai ter, então nós precisamos organizar para ficar tudo em ordem, então uma galera só toca e eu e alguns companheiros de banda montamos o som.
    O que estaria a meu alcance de interface seria apenas essas:
    http://www.musicalbrasil.com.br/Interface-de-Audio-Line6-POD-Studio-GX --Placa-de-Som--Compacta-3564/p
    http://www.musicalbrasil.com.br/Interface-de-Audio-Line6-POD-Studio-UX 1--Placa-de-Som--3565/p
    http://www.musicalbrasil.com.br/Interface-Behringer-ADA8000-Ultragain- Pro-8-Digital---8-Canais-1611/p
    Valeu pela paciência galera.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    A mesa a escola não tem, nós é que temos que se virar para achar entende?
    da uma pesquisada por aluguel de equipamentos.
    tem caras que trabalham com sonorização de eventos, as vezes rola alugar uma mesa, caixas e alguns mics...

    amplificadores, ou corre atras de gente que tem e pode emprestar, ou do pessoal que vai tocar, se topa deixar lá pra todos usarem (existe algum risco, tem que tomar conta bem).

    O que estaria a meu alcance de interface seria apenas essas:

    as duas menores são bem um lance pra usar em homestudio, poucas entradas. pra gravar em casa faixas separadas é bem suficiente.
    se for pra gravar ao vivo, é um mic ambiente, quase no mesmo esquema dos gravadores que eu falei.

    essa behringer eu nunca tinha visto, nao sei se é boa, mas tem bastante canal. pra usar ao vivo já seria mais bacana, mas depois pode ser algo que fica sobrando dependendo do que voce quiser fazer.

    nao conheço nenhuma delas especificamente pra dizer se são boas, de uma lida pelo fórum e pela net.

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Arruma uma interface com entrada ADAT e esse rack Behringer aí e sua situação vai melhorar consideravelmente.
    Se você arrumar uma bateria eletrônica então, vai ser seu dia de sorte.

    Senão, prepare-se pra sofrer.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu tenho em mente o que pode acontecer, estou fazendo o possivel, que for tocar vou pedir para eles trazerem o que puderem, vou ver com meus contatos e ver o que consigo.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    .omni
    Se você arrumar uma bateria eletrônica então, vai ser seu dia de sorte.
    mas bateria eletronica pra festival nao deve dar muito certo... muita gente que vai estranhar a parada!

    eu ja pensei na hipotese de usar só vst pras guitarras e baixo tambem, mas esse tipo de coisa acho que só funciona pra quem já usa isso. festival é um monte de nego com experiencias diferentes...

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALEXI WILDCHILD LAIHO
    · votar


    kiki
    Correto, vai musicos que tocam a anos, como vai pessoas que aprenderam a 1 ano e querem mostrar o que sabem.
    Bom e fiz uma pequena gravação com audacity http://www.youtube.com/watch?v=n1jh3Yavu8Q&feature=youtu.be
    ficou meio ruim, mas tento melhorar na proxima.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    acho que a solução mais barata , e que vai ficar até aceitavel (melhor que mic de camera pelo menos)

    é arranjar um condesador e colocar em um lguar estrategico.

    não fica foda ,mas fica aceitavel.

    https://soundcloud.com/lucascampagnolo/17-min-jam-session

    edsinho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Compra um aparelhinho UCA USB coloca no out da mesa, regula os instrumentos na mesa, e com esse aparelho se conecta no USB do pc, e em um programa como Sonar, Cubase ou um outro vc grava (obs. Vc grava com boa qualidade mas com saída LR ou seja direito e esquerdo.)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Já estou planejando o show de talentos da escola, e gostaria de saber como gravar?