Autor |
Mensagem |
Torquato Neto Veterano |
# mar/13
Pessoal,
Não sei se isso tbm ocorre com vcs, mas eu fiz umas gravações com o Sonar 8.5 e depois de finalizado eu exporto para o formato WAVE. Fica perfeito a qualidade, tal como estava escutando dentro do sonar, agora se eu tento exportar para MP3, a qualidade fica muito ruim, com estalos e distorções. Isso tbm ocorre com vcs ??? Tentei transformar do WAVE para um MP3 com programas de terceiros, porém tbm apresentou esse problema. Vcs ja passaram por isso ???
|
waltercruz Veterano |
# mar/13
· votar
Eu nunca tive esse problema, mas se a coisa tiver batendo lá no 0db, vc pode estar tendo algum problema com intersample peaks. Dá uma procurada por essa palavra chave.
http://www.hometracked.com/2007/11/08/prevent-intersample-peaks/
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/13
· votar
Wave para mp3 sempre perde, mas não a ponto de estalar... Alguma coisa esta fazendo errado, primeiro, o sonar não converte nativamente para mp3 precisa de licensa adicional ou outro conversor, a copia se for pirata pode estar corrompida neste ponto
Se tiver o conversor do sonar habilitado pode deixar tudo em default mas jogar a qualidade para metade e deixar em 256k ou 320k fica sempre bom
|
.omni Veterano
|
# mar/13
· votar
Como você converteu o arquivo? Se ele não apresentava o problema em WAV/AIFF, não é pra aparecer (nesse nível) no mp3. Em qual sample rate estava a mix descomprimida?
|
JJJ Veterano
|
# mar/13
· votar
Pode ser clipagem muito forte, como disse o waltercruz. Vê se tem muito pico de onda cortada (reta) no som.
Pode ser alguma diferença grande de resolução (96 KHz pra 32 ou vice-versa, ou ainda 32 bits pra 8, algo assim).
|
Ramsay Veterano |
# mar/13
· votar
Torquato Neto
É simples. Exporta o arquivo em Wave e converte para MP3 usando algum software específico para isso, como o Free MP3 Converter. http://www.baixaki.com.br/download/free-mp3-converter.htm
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/13
· votar
Mas o wave está bom , então pode estar jogando para 8 bits na conversão mesmo, ao melhor estilo bit crusher
|
makumbator Moderador
|
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar
Muitos conversores para mp3 também costumam subir um pouquinho os picos de som, então mesmo que não estivesse clipando em wav, mas esteja tudo muito socado em 0 ou -0.1 db pode ser que na conversão o encoder clipe tudo.
Nesse caso é bom fazer uma mix com saída um pouquinho mais baixa para gerar o arquivo em mp3. E depois abra o mp3 em um editor para checar se está clipando. Teste com diferentes encoders, pois cada um lida de maneira diferente com isso.
Pode ser também problema de pico intersample, como o waltercruz apontou. Nesse caso convém conferir:
Aqui um plugin grátis para detectar isso:
http://www.solid-state-logic.com/music/X-ISM/
Ou confira na sua DAW se ela tem medidor de picos intersample (o Cubase 7 por exemplo já tem um medidor para isso, integrado ao medidor de loudness).
|
Torquato Neto Veterano |
# mar/13
· votar
Pessoal,
Valeu pelas respostas, eu consegui aqui, ... realmente era o encoder que eu estava utilizando que estava deixado a qualidade ruim, instalei o LAME q é gratuito e funcionou muito bem..
Segui esse tutorial e consegui.. http://www.thirdtake.com/2007/11/15/sonar-mp3-encoding-with-lame/
A única particularidade é que para deixar instalado o encode e ser possível exportar do SONAR diretamente, tive que instalar a extensão direto no regedit, mas é super simples... é só criar um registro com as seguintes informações...
[HKEY_CLASSES_ROOT\CakewalkExtAudioEncoders\{495EA31D-8614-42FE-9625-F 25E394ED6E7}] "Name"="LAME MP3 Encoder" "Description"="LAME MP3 High Quality Joint Stereo" "Path"="[onde vc instalou]" "Extension"=".mp3" "CommandLine"="lame -b 192 -m j %I %O" "InProcess"=dword:00000000 "KeepWaveFile"=dword:00000000
agora esta com a qualidade "igual" a do wave... sem as distorções e estalos.. valeuu
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/13
· votar
O encoder nativo da cakewalk vale 19 doletas, um roubo para quem vai certamente tentar algum dia converter para mp3
Devia ser nativo e free, paguei, hoje depois de muitos dólares a menos na Cake store acho que o mínimo era dar de brinde para os owners de versões producer
|
.omni Veterano
|
# mar/13
· votar
Torquato Neto Boa! Concordo que o encoder da Cakewalk deveria ser free, como o Lame. O Pro Tools demorou um século pra liberar a opção de exportar pra MP3 (que só existia na versão HD, absurdo). Antes só comprando.
|
makumbator Moderador
|
# mar/13
· votar
Edson Caetano
O da Steinberg (que na verdade é o Fraunhofer licenciado) é incluído com a licença full do Cubase , Nuendo e Wavelab, e só precisa pagar pelo encoder quem tem as versões mais simples do Cubase e Wavelab (como Elements e Artist). Nesse caso ele custa 15 euros.
|
.omni Veterano
|
# mar/13
· votar
makumbator O Cubase/Nuendo e Wavelab usam o mesmo encoder? Não sei o encoder de mp3, mas o Wavelab é um dos grandes softwares de masterização atualmente. Se for o mesmo, é de se entender que a empresa queira separar a "segunda linha" do software, igual a Avid fica fazendo. Só acho escroto, mas o capitalismo é selvagem!
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/13
· votar
E tem outro ponto importante. O som que você houve direto na DAW é muito melhor do que o som exportado seja para wav ou mp3 ou qualquer outro formato. Sempre que ocorre alguma conversão existe uma perda. Daí a necessidade de se usar outros editores de áudio externos para melhorar o wav e exportar se for o caso para mp3.
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/13 · Editado por: Adler3x3
· votar
oops. post duplo. Não sei por que acontece isto. Desculpem.
|
makumbator Moderador
|
# mar/13
· votar
.omni O Cubase/Nuendo e Wavelab usam o mesmo encoder?
Usa o mesmo, mas no Wavelab pode-se trocar o encoder facilmente por algum da escolha do usuário.
Mas quando o sujeito que tem um Wavelab elements (que é uma versão simples e bem mais barata do Wavelab) compra o mp3 patch ele passa a ter o mesmo encoder que um usuário do Wavelab full tem a disposição.
|