melhorar som da banda e da igreja!

    Autor Mensagem
    LUCATONE
    Veterano
    # jun/12


    OLA PESSOAL !!!
    na minha igreja é um problema serio de som na banda,a igreja tem + ou - 30 metros de comprimento , 15 de altura e 15 de largura , tem uma mesa de som da yamara MG 32/14FX , Equalizador Behringer FBQ3102 Stereo 31 Bandas , compressor behringer (não lembro o modelo mais é moderno),potencia staner e potencia vox,acho que é de 2500 w,todo esse equipo fica em uma galeria na parte de tras da igreja e fica dois falantes de "15" na parede esquerda e direita,as duas caixas viradas para a mesa (esterio),tem 2 caixas de "12" embaixo da galeria e 2 caixas com 2 falantes de "15" e uma corneta (PA) tem tambem um powerplay perto dos musicos que fica na frente da igreja a direita do pupito vendo o pupito de tras da igreja,os musicos ficam organizados da seguinte forma: bateria,atras da bateria tem o teclado e caixa do teclado ,ao lado direito do teclado fica a caixa do contra baixo ,ao lado direito da caixa do baixo tem duas caixas de guitarra e na frente da segunda caixa da guitarra tem o trobone ,sax e clarite,as caixas de intrumentos que sitei fica uma distancia entre elas de 1 a meio metro , ai vem o problema,quando todos os intrumentos se misturam na hora da musica só da bateria na parte de tras da igreja e os instrumentos de sopro,issu atras da igreja la no fundo,ja perto dos musicos o pessoal fica falando pra baixar a guitarra (sou o guitarrista ) e quem ta la tras não ouve quase nada ,o teclado fica praticamente morto e o contrabaixo só escuta aquele estrondo sem definição.Temos la tambem 3 DI (DIRECT BOX) da behringe junto com um power play e resolvemos ligar os intrumentos na mesa,o teclado fico muito bom mais o tecladista só se ouve na hora da musica com o fone de ouvido a guitarra mesma coisa (fica sem peso ),apesar que a ligação da guitarra la é o seguinte : guitarra + ampli + DI + mesa (no DI é liga a opção de gabinet ) e o contrabaixo fica horrivel,totalmente abafado o som,pensei em ligar o baixo no ampli e do ampli jogar para o DI mais o ampli do baixo só tem saida de caixa e é alta,pode queimar o DI ? apesar que nesse DI tem como atenuar o sinal com 2 botoes (acho que atenua cada botão 16 ou 25 db não lembro),o cara la do som cortou totalmente os graves no equalizador de 20hz a 160hz ,eu botei pra tocar la um teste de frequencias e essas frequencias estão mortas a 20hz a + ou - 80hz ,100hz pra cima se escuta quase nada ,de 250 pra cima ja da pra escutar tranquilo mais esta atenuado tambem no equalizador ,não esta atenuadas as frequencias no equalizador de 3khz até 10khz(flat),12khz esta um pouco atenuado e dai pra cima esta cortada as frequencias. Tenho persebido que o som da igreja esta com graves muito duros (muito trancudo),sera porque os graves estão atenuados e tiram a macies do som?os medios estão até organizados,mas os agudos estão estridentes pra caramba,cheguei a cortar um pouco as frequencias de 5khz pra cima mais mata o som,ta quente pra caramba o som la,mais tem uma dinamica muito boa,só a estridencia e o som duro que ta matando o som.
    toda a ajuda dos amigos é bem vinda !!!

    obs:desculpe o tamanho do texto rsrs não é atoa que uma imagem vale + que 1000 palavras rsrs

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jonas F. L.
    · votar


    Cara, sem vírgulas no lugar certo e espaçamento fica difícil ler esse rascunho da bíblia aí.
    Pelo que você disse vocês tem um bom equipamento, então o problema deve tar atrás da mesa de som: não adianta ter um puta equipo e não saber regular bem.
    Esse negócio de mandar o som dos amps com DI pra mesa também não funciona bem, o certo era microfonar os amplificadores pros timbres ficarem mais fiéis ao que são "ao vivo".

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara, eu juro que tentei ler isso aí e não consegui...

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LUCATONE Negócio é microfonar tudo e mandar pra mesa, aí regula lá...

    Poe a bateria num aquario pra nao vazar mtu...

    Todo mundo usa fone, e se escuta bonitinho! Pronto

    gege_correa
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LUCATONE
    Só faltou o GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL no final do texto! rsrs na boa, desisti de ler no começo! Não dá pra entender o que você escreveu... melhora isso ai, por favor... Abraço!

    LUCATONE
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    os musicos la não entendem nada de eletronica frequencias e essas coisas,teve um até que falou pra botar mais grave no contrabaixo e o som como eu disse esta abafado pakas,se for microfonar os amplis vai fazer microfonia e vai embolar todo mundo la,duvido que um microfone não vai cai toda hora passa alguem.

    LUCATONE
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    desculpem ai o texto rsrsrs mais o maior problema la na igreja é o som duro e a estridencia,como eu disse o "tecnico de som" que fica na mesa tiro os graves todosssssssss do equalize,isso pode tirar a macies dos graves ???e a estridencia ??? como resolvela sem abafar o som ???

    Kaah_lol
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LUCATONE

    Cara, se vc postase umas fotos e falasse o problema seria bem mais facil... É que o texto gigante assim fica meio entediante de ler mesmo...
    Abraços

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: mjcmello
    · votar


    LUCATONE

    Eu também toco em igreja, e lá eu ligo o baixo numa caixa separada dos outros instrumentos. O timbre fica por minha conta. Mesmo porque as caixas normais da igreja não são adequadas aos graves.

    [EDIT] Foi mal, não percebi que aqui não era um forum de contrabaixo [/EDIT]

    o maior problema la na igreja é o som duro e a estridencia
    Neste caso é melhor tirar um pouco dos agudos.

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Aí, aproveitando a idéia, experimenta ligar sua guitarra direto numa caixa (sem passar pela mesa). Aí vc regula à sua vontade.

    A potência da caixa vai depender do tamanho da igreja. Mas se ela for muito grande não rola, porque vai começar a dar atraso da guitarra em relação ao que vai na mesa.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Se não quer microfonar os amplificadores, arruma amps que tenham potência suficiente para o lugar e número de pessoas da igreja. Pro som sair bom plugando direto na mesa só com alguma pedaleira muito boa pra simular falantes, amp, etc.

    LUCATONE
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    essa aqui é a foto da igreja,da para ver todos os lugares dos instrumentos,nas cadeiras ficam os instrumentos de sopro,da pra ver uma caixa la tras da igreja e galeria onde no meio esta a mesa de som,não esta na foto as duas caixas (PA) mais estão na frente da igreja são enormes uma de cada lado da igreja .

    http://imageshack.us/photo/my-images/24/20120602210738.jpg/

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LUCATONE todo mundo espremido aí fica dificil mesmo.... tem qtos sopros aí?? oO

    Seria legal ter um sistema de som com as caixas espalhadas pela igreja...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a melhorar som da banda e da igreja!