Posicionar dois Mic Omnis em uma sala de gravação

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: rock_simpsom


    To testando dois mics condenssadores omni aqui na minha sala de gravação, dos teste q eu fiz..

    Se eu usar apenas um o som fica bacana.. mas se usar dois fica muito melhor, só que sempre gera alguns cancelamentos e problemas de fase...

    a microfonação do tipo AB ou spaced pair seria a correta?

    alguem já usou dois omni em uma sala??

    Jonas F. L.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Já ouvi falar que o principal problema de usar 2 mics é esse cancelamento de fases mesmo, mas não sei como funciona direito. Você tem uma sala tratada para gravação ou tá no quebra galho mesmo? Tenta gravar em outra sala se for possível e compara os resultados.

    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    o problema é quase sempre esse

    Imagem

    minha sala é bem interessante nao sobram muitas frequencias e gosto muito dela..

    mas se fosse assim como no desenho seria facil demais de corrigir, por exemplo se o canal R está um pouco defasado por igual, ou seja alguns milisegundos de atraso devido a posição, seria muito facil de corrigir apenas arrastando um dos canais, e deixando os dois canais iguais..

    mas como é a gravação de uma bateria ai fica complicadissimo, sempre gera cancelamenos desparelhos, por exemplo na caixa está com fase quasse correta, e no bumbo ou num prato a fase esta invertida, ai nao tem como corrigir assim como falei acima..

    dois mics omni fazem um som ambiente pra bateria muito bom, como nao tenho mics cardioides uso sempre os omni mesmo, e mesmo sendo omnis ele dão uma impressão estereo bem interessantes, agora o desaafio é consseguir essa impressão estereo posicionando cada mic de um lado da bateria e de uma forma que a bateria (que é beme espalhada na sala) fique no centro da gravação, ainda mais que a sala é pequena...

    se eu usar um mic no banehiro do meu homestudio e outro na sala fica bacana mas perde aquele estereo legal q eu falei, mas mesmo assim gera esses cancelamentos...

    agora eu vou la no meu home e vou tentar acertar isso.. depois posto aqui os resultados...

    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gravei hj e denovo os mesmo problemas, fiz alguns teste e de posição e angulos, medi muito com uma trena tentando deixar tudo ok, mas ainda sim nao me agradou, na minha mesa eu uso os dois overs em um canal estereo, então fica um over no L e outro no R, ai fui monitorando e alterando o pan pra um lado e pro outro e mais ou menos uns 10º pro lado R eu conssegui abrir o som... ficou muito melhor, quanto mais eu dava o pan pro lado direito menor ficava o cancelamento e melhor o som ficava...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posicionar dois Mic Omnis em uma sala de gravação