qual o melhor formato de audio ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # mai/12


    ola

    qual o melhor formato de audio ( o que tem melhor sonoridade ) : MP3, WAV, WMA, FLAC, APE ?


    e qual deles é melhor em sonoridade e que usa menos quantidade de memoria ao mesmo tempo ?

    obrigado

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    bilico

    Caso vc esteja pensando em economia de espaço sem perder qualidade sonora, o Flac é a melhor escolha(principalmente para fins de arquivamento).

    Mas para gravação se usa mesmo o Wav (ou AIFF no Mac), que é um arquivo PCM sem nenhum tipo de compressão

    bilico
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator



    na verdade é para uso em um MP3 player .

    o meu player usa os formatos que eu citei acima

    eu queria mesmo é saber qual formato tem mais qualidade para curtir e para estudar ...

    voce sabe dizer qual formato é mais adequado ?


    valeu

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    bilico

    Depende muito da configuração feita no momento de fazer o encode (e em menor grau também o programa usado).

    Flac não tem perda de qualidade, mas é em geral ainda grande demais para uso em mp3 player. Vc pode testar algumas faixas com diferentes configurações em MP3 e WMA.

    JJJ
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Se você quer economia de memória, mas mantendo um som razoável, codifique em MP3 ou WMA com bitrate 256 pra cima. Se quiser qualidade total, use WAV (mais espaçoso, mas não tem que codificar nada) ou FLAC (ganha um espaço, mas tem o inconveniente de converter antes). APE eu não conheço.

    bilico
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ae



    voces acham que o MP3 perde muito em qualidade comparado ao Flac ou o Wav ?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Pra distribuição "geral" eu acho o MP3 320Kbps 44Khz o melhor "compressão/qualidade x benefício". :) Mas pra usar em multipistas o WAV sem compressão é melhor pra mim, pois além da ótima qualidade evita que o processador fique sobrecarregado com compressão/descompressão.

    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pra escutar no portatil com qualidade, primeiro compre um fone de qualidade, nao aqueles da sansung nem aqueles philips que fogem muita da realidade, compre um akg ou outra marca usada em estudio... ai sim procure por muscias flac mas que foram feitas apartir dos discos originais e gravas em 16bits.. ou retiradas de um dvd original e gravadas em flac 24bits por exemplo (mas te prepara para ter varios gigas de espaço sobrando)

    mp3 só pra ocupar menos espaço, mp3 no minimo tem q ser 320kbs, esse tipo de arquivo é comprimido e perde mt qualidade sim.. os flacs tb são mas perdem menos..

    as mp3 sempre são de origem duvidosa, pior ainda é quando algum cavalo pega um album da elis regina e um do metallica e usa um programa pra alterar o ganho das musicas e deixar elas em 0db, sempre tem uns boi que fazem isso, ou pegam uma mp3 de192 e converte pra 320... mp3 ta virando uma putaria do caralho...

    bilico
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: bilico
    · votar


    rock_simpsom


    onde vende fones AKG intra-auricular ?

    nas loja de instrumentos de São Paulo não tem variedade..


    eu tenho um phillips intra-ocular que custa uns 85 reais que detona um Seinhezer que eu paguei 50 reais .

    tem certeza que fones da phillips não tem qualidade ?

    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    tenho porque tenho praticamente todos eles..

    pra ti ter um ideia eu uso ele nas minhas mixagens todos eles, escuto a mix em varios fones, mas cada um parece enganar em frequencias diferentes..

    tenho ums, she001 ou 002 não lembro bem os modelos, custaram uns 80 reais e quando eu escuto uma mix minha ou qualquer outra musica os graves ficam muito acima das outras frequencias, eles nao tem agudos, acho que os medios tb são terrives..

    tenho outros um pretinho dessa linha SHEXXX ele é mais parelho, mas nao tem volume, pra usar só com aplificador de fones e assim tb nao fica lega..

    tenho uns modelos que faz a curva na orelha, tenho outros que faz a volta na nuca, tenho aqueles padrãoque faz a volta por cima da cabeça, mas não adiante depois que vc pega um phone bom esse da phillips parecem de brinquedo...

    depois de muitis anos e depois conhecer muito esses phones eu uso eles nas minhas mix, sempre tem algum deles que me ajuda em alguma coisa, mas nenhum tem um resposta boa em todas as frequencias..

    a diferença é enorme se comparar com um fone da AKG k77 ou K44que eu tenho aqui, quando coloco esses fones AKG ai sim, da pra escutar qualquer tipo de musica sem ser muito enganado pelos fones..

    lembrando que os fones bons da AKG passam facil dos 500 reias, e auriculares nao conhceço da AKG..

    bilico
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: bilico
    · votar


    rock_simpsom




    qual aparelho de mp3 portatil voce recomenda ?

    quanto ao fone : meu orçamento é de até 100 , 150 reais . Não da pra comprar um AKG dos bons pra ouvir por ai com o mp3 player .

    de 100 reais pra baixo voce recomenda estas marcas proficionais ? vi um ou outro na net ( Shure , AKG ) intra-ocular , parece da hora ..

    rock_simpsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu optaria sim por essas marcas que são direcionadas ao audio profissional... consseguentemente trazer um ótima qualidade sonora e um bom conforto..

    se fosse pra usar em casa eu recomendaria o k77 da akg e alem de confortavel é em torno de 150 reias... é muito bom

    o bom é vc ir na loja e escutar, por exemplo eu quando comprei o K77 testei antes o K44 e notei que o som dos dois era identico, o que mudava era só a aparencia e o preço...

    o bom é testar eles com uma muscia de preferencia com boa qualidade só assim vc pode saber ao certo qual modelo ficara melhor, mas sempre vá em busca de boas marcas mesmo, shure, akg são boas marcas, como eu disse voltadas ao audio profissional...

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    bilico
    mano, ce ta lendo o que o pessoal te escreveu? entendeu o que te disseram?
    o povo deu umas puta respostas boas, voce malo agradeceu e ainda fica fazendo outras perguntas.

    voces acham que o MP3 perde muito em qualidade comparado ao Flac ou o Wav ?
    faz uma versao de cada e ouve.
    se voce nao ouvir diferença, entao nao precisa mais que isso, fique com o que for mais leve.

    bilico
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    valeu galera

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    - Para arquivos de estúdio de gravação, pra mim o melhor formato é o WAV de 24bits, 48kHz.
    - Para guardar álbuns no disco rígido pra mim o melhor formato, levando-se em conta o espaço ocupado e a qualidade é o MP3 de 192kbps.
    _______________________
    Com relação aos diversos bitrates de MP3 eu percebo o seguinte:
    - 96kbps: Deterioração total dos agudos.
    - 128kbps: Agudos melhores, mas alguns instrumentos, como por exemplo, o chimbal, a condução, o splash, etc... se distorcem bastante (as vezes parece que estão com flange)
    - 160kbps: Melhora significativa nos instrumentos agudos citados acima, mas alguns pianos, violões, sax, etc... quando ficam muito em evidência, se nota uma distorção.
    - 192kbps: Agudos quase que perfeitos. As distorções nos pianos, violões, sax, etc... quando ficam muito em evidência é bem menor que nos arquivos de 160kbps.
    - 256kbps: Nunca notei diferença com relação ao som original.
    - 320kbps: Nunca notei diferença com relação ao som original.

    __________________

    Antes eu fazia MP3 de 128kbps e as vezes de 160kbps. Pra mim estava ótimo porque eu tinha uns fones bem vagabundos.
    Quando eu comprei uns fones bons, foi aí que eu notei a diferença, e vi a asneira que eu estava fazendo em usar 128kbps, etc.
    Se eu soubesse disso teria feito toda a minha coleção de MP3 com 192kbps.

    JJJ
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: JJJ
    · votar


    Outra coisa que merece ser falada é que a qualidade de uma codificação MP3 depende MUITO da fonte. Como o padrão de codificação (embora possa ser alterado) é Joint Stereo (se não me engano, registra o que é comum aos 2 canais e as diferenças - tipo M/S - corrijam se eu estiver errado!). O que acontece é que faz muita diferença na qualidade final se a música for "muito estéreo" ou muito mal gravada. Eu me lembro que uma vez digitalizei umas fitas k7 velhas e a diferença do WAV para o MP3 em 128 kbps era ABSURDA. Só ficou razoável quando forcei o modo Stereo e joguei para 256 kbps.

    abiliao
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    oi

    qual é o tamanho ( por exemplo : em megabites/minutos ) destes arquivos : MP3, WAV, WMA, FLAC, APE ?


    obrigado

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    abiliao: qual é o tamanho ( por exemplo : em megabites/minutos ) destes arquivos : MP3, WAV, WMA, FLAC, APE ?

    Depende da como o formato está configurado. Talvez você precise se informar melhor sobre. Há MP3 gerados com qualidade de rádio. Aí o tamanho é bem pequeno, mas você sacrifica o som.

    Sobre minutagem, isso não muda. Por sinal, isso não tem qualquer relação com qualidade/compressão.

    Abs

    .omni
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    qual o melhor formato de audio ?

    O primeiro.

    abiliao
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    MauricioBahia


    da pra voce me dizer apenas as proporções de tamanhos destes arquivos : MP3, WAV, WMA, FLAC, APE ?

    quero dizer : qual é maior , qual é menor ? tem o dobro do tamanho de ?

    obrigado

    makumbator
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    abiliao
    da pra voce me dizer apenas as proporções de tamanhos destes arquivos : MP3, WAV, WMA, FLAC, APE ?

    quero dizer : qual é maior , qual é menor ? tem o dobro do tamanho de ?

    obrigado


    Não dá para dizer isso, pois não existe um único padrão de compressão de cada formato (ou seja, um mp3 pode ter vários níveis de qualidade, desde a taxa de compressão quanto a questão da imagem estéreo ser "emulada" ou não). Um mp3 de alta qualidade é muito maior que um wma com qualidade mais baixa, mas pode ocorrer o contrário, basta que se alterem as configurações.

    Sua pergunta não pode ser respondida de maneira objetiva e direta.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    .omni
    qual o melhor formato de audio ?

    O primeiro.


    Perfeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual o melhor formato de audio ?