Dúvidas sobre equipamentos e gravação

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Correndo os riscos da generalização, mas os condensadores de modo geral tem uma curva plana e uma boa sensibilidade, com a vantagem de pegar mais graves que os dinâmicos. De forma geral, os diafragmas pequenos tem um brilho a mais, nos agudos, enquanto que os grandes tem um grave a mais.

É meio covarde a comparação de um microfone consagrado e mais caro e um de apelo mais popular de "custo-benefício". Mas a minha impressão é que depende bastante do uso. Não adianta, por exemplo, um Neumann U-87 (dos melhores que já usei) se o cara não tem uma sala adequada, um bom posicionamento, um bom instrumento e instrumentista. Mesmo sendo um microfone de 3600 dólares, não vai fazer soar bem um pau com cordas mal tocado, numa garagem ao lado de uma avenida movimentada. Apesar de ser dos melhores que já vi, não diria para um principiante comprar para usar no quarto, na frente do computador porque para ele mostrar sua superioridade tem que usa-lo adequadamente.

De toda forma, se eu puder escolher eu gosto de um bom diafragma pequeno para gravação de violão. Mas num estúdio, se eu pudesse escolher botaria um um Neumann U-87 (ou Telefunken AR-51) no corpo e um Neumann KM-184 no braço, ou seja, um grande no corpo e um pequeno no braço. Mas dá para tirar bons sons em casa com um grande ou um pequeno, depende onde você posiciona.A diferença não é tão absurda, depende do som que você gosta e de onde você posiciona.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre equipamentos e gravação