Montar um home básico, segue a listagem.

Autor Mensagem
Eupensobastante
Veterano
# fev/12


sou tecnico em informatica mas audio eu nao entendo.quero ligar no meu notebook e fazer um home studio básico.

estou pensando em comprar essa placa externa da m audio

Fast Track Pro
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217362097-nova-fast-track-pro-p ro-tools-se-so-aqui-menor-preco--_JM

esse par de monitores de referencia

Monitor Studio Ms-20 Behringer

(sei que a marca nao é boa mas só pra começar)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215194751-monitor-studio-ms-20- behringer-frete-gratis-para-todo-brasil-_JM

ou esta caixa ativa no lugar do monitor

Amplificada - Modelo CSR 2500A
Sistema Bass-Reflex de 2 vias
Woofer de 10"
Corneta com drive de titanio de 1"
Potência: 100W RMS
Impedância: 8 Ohms
Divisor de Freqüencia : corte em 3,5 KHz
Resposta de Freqüencia : 50Hz ~ 20KHz
115V/230V - 50/60Hz
Dimensões:
L: 35cm , A:48cm, P: 30cm
Peso: 12Kg

http://sonica.com.br/loja/359-caixa-amplificada-csr-2500a.html

e um condensador até 500 reais pra começar. podem opinar?

obrigado

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


Ta bem legal pra começa cara...
Já que ta na behringer,,, um bom condensador é o Behringer B1 ou o B2 que é na base de 500 reais. ( eu tenho o b1 e o b2 e aprovo cara)

JJJ
Veterano
# fev/12 · Editado por: JJJ
· votar


Sugiro comprar um bom headphone também. Tem coisas que a gente só consegue fazer com mais detalhe usando fones de ouvido...

Eu comprei recentemente um Shure SRH 440 e estou gostando muito. Tem algumas opções nessa faixa (fones com qualidade de estúdio, mas com preços dentro do "aceitável"...), tipo Sony MDR 7506 por exemplo (CUIDADO COM OS FALSOS).

Se ainda estiver "salgado", tem os Behringer HPS 3000 e 5000, que podem funcionar razoavelmente (claro que são piores que os dois aí de cima), dependendo da impedância de saída de fone utilizada (provavelmente a interface que você citou deve "encaixar").

Outra opção boa e relativamente barata (embora não "flat") é o Koss Porta-Pro (de novo: CUIDADO COM OS FALSOS).

El_Cabong
Veterano
# fev/12
· votar


Eupensobastante
estou pensando em comprar essa placa externa da m audio

Esta interface Fast Track Pro custa em torno de R$500 !!

Tem também a Yamaha Steinberg Ci1, que esta por R$350. Creio que é tão boa quanto esta de cima.
Tem as mesmas funções, exceto as entradas MIDI que não tem.
http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_6908_6100_Steinbe rg-CI1
Muito boa esta loja !! Comprei minha Ci1 lá !!

bicinh
Veterano
# fev/12
· votar


deixo aqui uma pergunta pros mais experientes nesse assunto..
o que me dizem daquela mesa behringer 1024fx que tem interface de áudio integrada?

será que é mais vantagem usar uma mesa dessas ou uma dessas interfaces aí?

JJJ
Veterano
# fev/12
· votar


bicinh

Se não me engano essas mesas da Behringer tem limite de 16 bits / 44.1 Khz. Claro que dá pra usar, mas se você quiser taxas mais altas, tipo 24/48 ou 96 aí não funfa.

El_Cabong
Veterano
# fev/12
· votar


bicinh
Com certeza é melhor as interfaces FTpro, Ci1, Audiobox, US800, ... !!
Estas mesas Behringer, como o JJJ falou, trabalham só com 16bits.
E os pré amplificadores das interfaces são melhores que os destas mesas Behringer !!

Eu tenho uma mesinha Behringer UB802 e uma interface Yamaha Steinberg Ci1. Testei e gostei muito mais dos prés da Ci1.

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Vou olhar o microfone Behringer B1 ou o B2 . vcs notaram o que falei da caixa acustica ou monitores? o que acham? Desde já agradeço

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Já que ta na behringer,,, um bom condensador é o Behringer B1 ou o B2 que é na base de 500 reais. ( eu tenho o b1 e o b2 e aprovo cara)
[/i]
[i]Ta bem legal pra começa cara...
conforme o amigo citou achei esse aqui
Conforme o amigo citou o behringer

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222518831-b1-microfone-condensa dor-profissional-behringer-estudio-b-1-_JM [i]Ta bem legal pra começa cara...

ta com um preço em conta

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Eu já mexi com o cubase, essa placa da m audio vem com o pro tools, vale a pena estudar ou continuar com o cubase?

bicinh
Veterano
# fev/12
· votar


El_Cabong
JJJ
então, o que me fez gerar essa dúvida.. foi realmente a taxa, que no anúncio que vi, dizia que trabalhava com 24bits.. isso me causou essa dúvida, porque se a mesa trabalhar com a mesma qualidade da interface,vale muito mais a pena a mesa.

El_Cabong
Veterano
# fev/12
· votar


bicinh
o que me fez gerar essa dúvida.. foi realmente a taxa, que no anúncio que vi, dizia que trabalhava com 24bits

Mas na verdade o conversor dela é de 16bits mesmo !!
---------------------
Eupensobastante

Se fosse eu, ao invés de pegar um microfone Behringer B1 eu pegaria um Audio Technica AT2020.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218343220-microfone-audio-techn ica-at2020-_JM

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar



Se fosse eu, ao invés de pegar um microfone Behringer B1 eu pegaria um Audio Technica AT2020.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218343220-microfone-audio-techn ica-at2020-_JM



esse Audio Technica AT2020 é bom mesmo?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# fev/12
· votar


Eupensobastante

uma amigo meu tem esse mic, vou ver se conssigo falar com ele nessa semana, ai posso te falar o que ele acha... eu tb queria comprar um nessa faixa, parece que ele usa isso em uma radio pirata, mas nao sei se é esse modelo, ele já me ofereceu dizendo que é muito bom, mas o bom é ver comparações bem feitas no youtube, mesmo que a qualidade do video nao seje muito boa da pra ter uma noção na diferença entre um modelo e outro...

outra coisa, ja que tu é um colega de profissão, eu tb trabalho a muito anos com informatica, e eu venho me deparando ultimamente com placas mãe com chipset que fazer "barulhos e chiados" conforme mexe o mouse e usa a memoria, esse chiado é captado nas gravações, tenho varias placas aqui um MSI e uma Foxcon são as mais "chiadeiras", não sei se são capacitores com defeito ou se isso é mesmo normal desses chipsets..

pensei até ser muita memoria virtual mas acho que nao porque mesmo sem memoria virtual ele ainda "chia"...

tinha um cliente q até hj me difama por causa disso, lamentável...

abraços!

El_Cabong
Veterano
# fev/12
· votar


Eupensobastante
Eu estava vendo este anúncio do AT2020, e depois notei que este é um anuncio de importação (aí se a polícia federal pegar tem que pagar imposto).
Realmente eu achei muito barato para ser um AT2020.

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits
obrigado por compartilhar vou aguardar sua resposta. me diga uma coisa, agente que ja mexe com info, dá pra pegar mais rápido ou é besteira?

El_Cabong

obrigado pelo alerta eu nao tinha percebidoi.

El_Cabong
Veterano
# fev/12
· votar


Este sim !! É um AT2020 que está no Brasil.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217771604-audio-technica-at2020 -microfone-condensador-studio-_JM
É melhor que o B1 sim !!

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Vocês já têm o seu home, e já guanham algum dinheiro com isso?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# fev/12
· votar


Eupensobastante
me diga uma coisa, agente que ja mexe com info, dá pra pegar mais rápido ou é besteira?

pegar o que?

Arno Holetz
Veterano
# fev/12 · Editado por: Arno Holetz
· votar


Eupensobastante
Aew cara, eu tenho um studio legalzinho e to ganhando legal...
Ganho R$ 2.500,00 por cada CD gravado.
Aqui no meu blog tem as fotos: www.studiomzmdiscos.blogspot.com

Falta algumas coisas ainda, mais poko a poko vo agilizando e comprando...
Vlw!!!

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits
pega mais rápido e pegar a manha de mecher com software de audio?

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Eupensobastante

A experiência em informática te ajuda apenas a configurar e instalar os programas, mas não necessariamente em usar os recursos de cada um, pois muita coisa depende de conhecimento de acústica, mixagem, efeitos, etc...ou seja, assuntos não ligados à informática, e sim à música.

Recomendo ler o manual do sofware, e visitar fóruns dedicados ao mesmo(principalmente os do fabricante).

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# fev/12
· votar


Eu sou bem dedicado a informática em todas as suas áreas principalmente na programação desde desenvolvimento web e softwares, agora venho me dedicando muito na area da eletrônica e prodção musical que vem me ajudando muito no entendimento e na produção edição etc...

Tendo todos esse conhecimentos e poder usa-los juntos na música é senssasional... Por exemplo:

Estou fazendo um software para analize de frequencias, com esse soft eu vou poder analizar as frequencias do meu home estudio, comparar com frequencias de outros microfones e tendo um padrão de referencia posso até analizar a minha propria sala de gravação...

A algum tempo atraz eu fiz um software de gravação de audio que eu controlava 3 pcs via rede para poder gravar simultaneamente usando 6 canais, porem ná epoca eu usava 3 placas de som bem simples e me limitava a gravar só em 16bits e 44khz... ele gravava nos 3 pcs e pela batida da baqueta já deixava todas as tracks sincronizadas, salvava cada track separadas em uma pasta e então eu só impotava tudo no audacity, era simples, mas já gravava bateria em 6 canais, na écopa eu não tinha mcirofones descentes então ficava muito complicado, então abandonei o projeto...

Esses dias até postei a ideia de fazer um sampler em tempo real pra poder identificar pela entrada de um pc por exemplo quando um bumbo é tocado e na mesma hora enviar pela saida do pc um sample pra poder ser mixado tudo junto na mesa de som... mas como já esxistem softwares
que fazem isso então nao se se valeria a pena, só analizando muito bem a situação de cada caso...

a eletronica ajuda muito tb, estou fazendo corte especificos de frequencias por botões, fiz alimentações pra capasulas de eletretos, estou fazendo uma fonte boa pro meu set de pedais e pedaleiras, a eletreonica tb me ajuda na parte eletrica da guitarra e do baixo...

Hoje posso dizer que faço tudo que preciso pro meu home studio.. com o pouco conhecimento que eu tenho, conheço muito, mas prefiro penssar q esse muito sempre é pouco!

Eupensobastante
Veterano
# fev/12
· votar


Gostei muito dos comentários, obrigado!

rodolforibas
Veterano
# fev/12
· votar


placas mãe com chipset que fazer "barulhos e chiados" conforme mexe o mouse e usa a memoria, esse chiado é captado nas gravações, tenho varias placas aqui um MSI e uma Foxcon são as mais "chiadeiras", não sei se são capacitores com defeito ou se isso é mesmo normal desses chipsets..
Cara, tive uns dois computadores que eu reparava esse problema, não só na gravação mas escutando música mesmo. Quando tava de fone, se colocava o volume alto dava pra escutar, em silencio, o "bzzz" da seta do mouse mexendo. Acredito que isso seja comum, pois a minha era PCI off-board (uma creative 5.1) mas a on-board dava o mesmo problema. Agora, tenho usado um netbook asus eepc900 com uma fast track pro, ou um note (VAIO), e não percebi isso. Talvez por ser mouse PS2? Testa um USB e vê se dá a mesma coisa :)

rodolforibas
Veterano
# fev/12
· votar


Aew cara, eu tenho um studio legalzinho
Que legal poder mexer com o que tu gosta e ganhar uma grana! Vi q seu estúdio é bem profissional, vc se incomoda de colocar mais ou menos o q vc tem pra trabalhar? Especialmente em termos de espaço, adaptações, tratamento... pq equipo é muito de gosto né... Até pra galera poder ter noção de aonde precisa chegar... Aliás, parabéns pelas demos, muito bacana!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# fev/12
· votar


uns dois computadores que eu reparava esse problema, não só na gravação mas escutando música mesmo. Quando tava de fone, se colocava o volume alto dava pra escutar, em silencio, o "bzzz" da seta do mouse mexendo. Acredito que isso seja comum, pois a minha era PCI off-board (uma creative 5.1) mas a on-board dava o mesmo problema. Agora, tenho usad

não não esses problemas são relacioandos ao chipset mesmo, em alguns casos raros até em processadores com defeito e os mais comuns que já vi eram capacitores eletroliticos com defeito, acredito que seje algum problema de alimentação, mas na epoca que eu fazia manutenção quem fazia o conserto era um amigo meu de um eletronica, etnão nao me aprofundei muito no assunto por falta de tempo e excesso de serviço...

me lembro de trocar fontes, hds, placa de videos (que as vezes causavam ruidos tb no audio) tudo e nada tirava esse ruido, já vi placas novas com esse problema tb... Isso ai é triste mesmo, parece coisa do demo!!

realmente os notebooks tem o menor nivel de rúido nos seus equipamentos... e ainda tem a opção de ser aliemntado por uma bateria que tira muitos ruidos da rede eletrica...

outra coisa que tem gente que nao liga muito é os mouses e teclados sem fio com radio frequencia, pode dar ruido tb...

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Meu micro Home Studio é composto de:

1) Zoom H4 (interface de áudio + mics condensadores) por onde grava vocais e instrumentos.
2) Computador com placa mãe DG35EC e processador Intel Core 2 Quad CPU Q8300 - 2.50GHz (4Giga Ram e HD de 1 Tera)
3) Fone Denon AH-D210
4) Caixas de som Edifier R-1200T que raaaaaaaramente uso.
5) Monitor de 22'' Samsung (nem precisa ser tão largo, mas ajuda)

99% de tudo que gravei até hoje foi usando basicamente isso. Na boa, não sinto falta de nada além disso. Enfim, eu acho que não é preciso de muita parafernália/gastar milhares pra fazer algo decente, mesmo de forma amadora.

Abs

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Eupensobastante
MauricioBahia

Depende do que você quer com seu home studio. Existem diferentes graus de exigência.

Se você quer gravar para treinar seu desempenho como músico e como produtor, lançar uns vídeos no Youtube e outros site, uma interface e um mic qualquer resolve.

Se você quer ganhar grana, vender seu trabalho, a exigência muda. Se for só para uns amigos e conhecidos gravar uns CD de forma independente, já começa a ser necessário uma monitoração melhor, microfones e prés melhores. Assim como algum cuidado na acústica de onde você grava e monitora e mixa.

Mas se for para fazer gravações que irão para grandes estúdios e gravadoras, mas cuidados e investimentos são necessários. Muitas vezes, nesse caso, o home só serve para complementar um trabalho que será feito num estúdio maior e não adianta gravar um teclado ou guitarra que vai ser mandado para um estúdio grande e sua gravação destoar com o que foi gravado lá. Então nesse caso precisa de investimento mais alto e bem específico para o que você se propõe.

Eu não gosto muito, pode ser preconceito, desses equipamentos da Behringer, acho que falta confiabilidade. Já fiquei na mão com coisas deles, e vi que é algo comum pesquisando nos fóruns pela net, minha opinião é que é o tipo do equipamento barato e que vai te dar problema lá na frente.

No meu home eu faço alguns testes, recebo gravações para auxiliar em timbragens, equalizações, gravo alguns MIDIS, violões e guitarras. Como para bateria eu não gravo (só se for VST, mesmo assim não é minha praia), para mim 2 canais no home já é muito. Meus equipamentos atualmente:

Macbook Pro
interface Duet 2
prés: Millennia e Presonus ( o pré do Duet é bem aceitável)
monitores Alesis M1
M-Audio Axion 25
alguns equipamentos para guitarra e violões.

Já saiu trabalhos para estúdios e gravadoras legais, um deles chegou a ser mixado em Abbey Road - que aliás não gostei...

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Sem dúvida há "n" fatores. Pro meu uso, essa listagem que postei atende que é uma beleza.

Enfim, cada caso é um caso e por isso é muito importante definir qual o objetivo de ter um home studio antes mesmo de partir para a fase de pesquisa/consulta a equipamentos. Mesmo a palavra "básico" no título pode nos levar a vários caminhos. Enfim, é preciso definir em que esfera algo é básico.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montar um home básico, segue a listagem.