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luidgidalle Veterano |
# jan/12
Eu possuo uma mesa de som da Wattson de 12 canais sem saída nenhuma de aux então queria saber se poderia usar essa saída ligada em um amplificador e usá-los como retorno?
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kiki Moderador |
# jan/12
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luidgidalle até dá. mas pel oque eu sei (não muito), a saida de fone nao é muito boa pra isso, ela tem mais potencia do que uma saida de linha comum (como seriam as aux ou o main mix). se tiver outra, é melhor. se não, vai usando bem baixinho e aumentando aos poucos, sem exageros...
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Joe Gomes Membro |
# jan/15
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Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida...
É uma boa idéia o 'técnico' de som no palco usar a saída de fones da mesa de som pra conectar um fone (dã) e ajustar os volumes e EQ através deles?
Me veio essa dúvida porque costumo fazer shows independentes pequenos, muitas vezes eu mesmo tenho que ajustar a mesa de som, e não me é muito conveniente descer toda hora do palco pra ver se o som tá bom (sou o guitarrista da banda, e tenho minhas coisas pra me preocupar), além de não confiar nos 'tá bom, não tá' dos amigos lá de baixo. Seria confiável essa alternativa: ajustar os volumes entre si através do fone e depois ajustar o master a 'ouvido nu', ou não?
Obrigado.
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Ismah Veterano |
# jan/15
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É uma boa idéia o 'técnico' de som no palco usar a saída de fones da mesa de som pra conectar um fone (dã) e ajustar os volumes e EQ através deles?
Nem tanto. Entenda que o PA não responde de forma plana. Assim, o som "plano" do fone não vai obrigatoriamente, ficar legal no PA.
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Lelo Mig Membro
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# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
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Joe Gomes
Eu uso os fones para equalização geral, vamos chamar aqui de "primária".......Isso porque, em muitos ambientes a barulheira é infernal, atrapalha e desconcentra em detalhes de cada instrumento, principalmente quanto a "qualidade do timbre".
Mas, depois, tem de ser como ouve o público. O público não usa fones, esta submetido a todas as variantes que o ambiente e demais condições impõe ao PA.
Se não nos colocarmos como um dos espectadores, nunca iremos dar à eles a melhor sonorização possível.
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Joe Gomes Membro |
# jan/15 · Editado por: Joe Gomes
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Ismah Lelo Mig Obrigado pelas respostas. Me parece interessante essa 'equalização primária'. A partir desse princípio me vem na mente o próximo passo.
Minha banda usa um esquema que eu chamo de 'duas mesas': temos nossa própria mesa de som em um rack com o notebook e Fast Track Pro, costumamos ligar nossas coisas lá (teclado, vocais, guitarra, baixo, reverb no send/return para a voz, backing tracks do notebook, bumbo triggado). Sempre nos foi interessante meio que pré ajustar muito bem tudo na nossa mesa, e mandar as saídas pra mesa principal pra essa última fazer o trabalho de equalização de ajuste a resposta do PA. Não sei porém se é uma boa idéia.
(E desculpem importunar com tantas dúvidas que podem ser sanadas com tentativa e erro, mas tempo pra testar isso é uma coisa que é escassa para nós da banda, nossos ensaios são raros - além do tempo ser corrido para ficar conectando e desconectando toneladas de equipamento no ensaio - e acho que isso é um assunto que enriquece o tópico. Além disso, é meio que pra incentivar ou desencanar de marcarmos ensaio justamente pra isso.)
Obrigado.
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Ismah Veterano |
# jan/15
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Joe Gomes
Que mesas vcs tem?
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Joe Gomes Membro |
# jan/15
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Ismah
Cara, não sei dizer a marca dela (nunca ouvi falar, e tá com o baterista, não dá pra saber), mas tem 8 canais, é estéreo, tem send/return, entrada e saída RCA e saída de fones com controle de volume. E é só 'mesa' no singular, a segunda que citei é do local do show.
Valeu.
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fernando tecladista Veterano |
# jan/15
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Joe Gomes o problema de regular de cima do palco é que o que você escuta lá não é o que está na frente com o fone você vai dar uma abafada no que vem do palco, mas acontece que o publico de frente em local pequeno ouve o sinal do P.A, mais a soma do que vem dos amplis e indo na frente regular você também escuta o resultado final, com fone no palco, você deixa de ouvir parte dos amplis e só vai ouvir o P.A. chuto que a tendencia é você deixar instrumentos mais altos do que precisa
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Ismah Veterano |
# jan/15
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Joe Gomes
Me ajudaria mais saber marca e modelo. :P
Bom, uma gambiarra possível:
Primeiro passe uma varredura de freq, e descubra a curva do PA naquele ambiente, um software (EAW SmartLive) com um mic semelhante ao Behringer ECM8000, vai ajudar. Passe o fone por um Eq com maior número de bandas possíveis, pra equalizar o fone semelhantemente ao PA.
Não é algo de baixo, custo e o resultado é 80%.
Infelizmente a melhor solução é contratar um técnico/operador de som. Ou vc se torná-lo.
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Joe Gomes Membro |
# jan/15
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fernando tecladista Verdade, muito descuido meu ter esquecido da soma dos volumes dos amplis além do PA. Bom, seja como for, continuarei no método convencional de sobe e desce do palco, e quando resolver o esquema de monitoramento individual por fone de ouvido e uso de VSTs de efeitos (que vai eliminar os amplis de guitarra e baixo) eu volto a pensar no caso. Obrigado pela resposta.
Ismah Muito bom saber sobre essa possibilidade de varredura de frequência, é algo que vou cogitar a longo prazo. E até tô mesmo considerando a possibilidade de me tornar técnico de som, inclusive profissionalmente, adoraria até saber que tipo de curso eu deveria fazer para me especializar na área, (mas isso é assunto pra outro tópico, creio eu). Obrigado pelas respostas.
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Ismah Veterano |
# jan/15
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Joe Gomes
Essa varredura (20Hz~20KHz), é usada para alinhar o PA em grandes eventos.
Quanto a se tornar técnico, não é difícil. O mercado carece, e o estudo independente vale mais que os cursos, que são poucos e caros.
O maior problema é ser conhecido no meio. Uma sugestão é trabalhar com sonorização de semana e no finde com sua banda.
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