Usar saída de fone de ouvido da mesa de som para monitor de palco(retorno)?

    Autor Mensagem
    luidgidalle
    Veterano
    # jan/12


    Eu possuo uma mesa de som da Wattson de 12 canais sem saída nenhuma de aux então queria saber se poderia usar essa saída ligada em um amplificador e usá-los como retorno?

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    luidgidalle
    até dá.
    mas pel oque eu sei (não muito), a saida de fone nao é muito boa pra isso, ela tem mais potencia do que uma saida de linha comum (como seriam as aux ou o main mix). se tiver outra, é melhor. se não, vai usando bem baixinho e aumentando aos poucos, sem exageros...

    Joe Gomes
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida...

    É uma boa idéia o 'técnico' de som no palco usar a saída de fones da mesa de som pra conectar um fone (dã) e ajustar os volumes e EQ através deles?

    Me veio essa dúvida porque costumo fazer shows independentes pequenos, muitas vezes eu mesmo tenho que ajustar a mesa de som, e não me é muito conveniente descer toda hora do palco pra ver se o som tá bom (sou o guitarrista da banda, e tenho minhas coisas pra me preocupar), além de não confiar nos 'tá bom, não tá' dos amigos lá de baixo. Seria confiável essa alternativa: ajustar os volumes entre si através do fone e depois ajustar o master a 'ouvido nu', ou não?

    Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    É uma boa idéia o 'técnico' de som no palco usar a saída de fones da mesa de som pra conectar um fone (dã) e ajustar os volumes e EQ através deles?

    Nem tanto. Entenda que o PA não responde de forma plana. Assim, o som "plano" do fone não vai obrigatoriamente, ficar legal no PA.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Joe Gomes

    Eu uso os fones para equalização geral, vamos chamar aqui de "primária".......Isso porque, em muitos ambientes a barulheira é infernal, atrapalha e desconcentra em detalhes de cada instrumento, principalmente quanto a "qualidade do timbre".

    Mas, depois, tem de ser como ouve o público. O público não usa fones, esta submetido a todas as variantes que o ambiente e demais condições impõe ao PA.

    Se não nos colocarmos como um dos espectadores, nunca iremos dar à eles a melhor sonorização possível.

    Joe Gomes
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Joe Gomes
    · votar


    Ismah
    Lelo Mig
    Obrigado pelas respostas.
    Me parece interessante essa 'equalização primária'. A partir desse princípio me vem na mente o próximo passo.

    Minha banda usa um esquema que eu chamo de 'duas mesas': temos nossa própria mesa de som em um rack com o notebook e Fast Track Pro, costumamos ligar nossas coisas lá (teclado, vocais, guitarra, baixo, reverb no send/return para a voz, backing tracks do notebook, bumbo triggado).
    Sempre nos foi interessante meio que pré ajustar muito bem tudo na nossa mesa, e mandar as saídas pra mesa principal pra essa última fazer o trabalho de equalização de ajuste a resposta do PA. Não sei porém se é uma boa idéia.

    (E desculpem importunar com tantas dúvidas que podem ser sanadas com tentativa e erro, mas tempo pra testar isso é uma coisa que é escassa para nós da banda, nossos ensaios são raros - além do tempo ser corrido para ficar conectando e desconectando toneladas de equipamento no ensaio - e acho que isso é um assunto que enriquece o tópico. Além disso, é meio que pra incentivar ou desencanar de marcarmos ensaio justamente pra isso.)

    Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Joe Gomes

    Que mesas vcs tem?

    Joe Gomes
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Cara, não sei dizer a marca dela (nunca ouvi falar, e tá com o baterista, não dá pra saber), mas tem 8 canais, é estéreo, tem send/return, entrada e saída RCA e saída de fones com controle de volume. E é só 'mesa' no singular, a segunda que citei é do local do show.

    Valeu.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Joe Gomes
    o problema de regular de cima do palco é que o que você escuta lá não é o que está na frente
    com o fone você vai dar uma abafada no que vem do palco, mas acontece que o publico de frente em local pequeno ouve o sinal do P.A, mais a soma do que vem dos amplis e indo na frente regular você também escuta o resultado final, com fone no palco, você deixa de ouvir parte dos amplis e só vai ouvir o P.A. chuto que a tendencia é você deixar instrumentos mais altos do que precisa

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Joe Gomes

    Me ajudaria mais saber marca e modelo. :P

    Bom, uma gambiarra possível:

    Primeiro passe uma varredura de freq, e descubra a curva do PA naquele ambiente, um software (EAW SmartLive) com um mic semelhante ao Behringer ECM8000, vai ajudar. Passe o fone por um Eq com maior número de bandas possíveis, pra equalizar o fone semelhantemente ao PA.

    Não é algo de baixo, custo e o resultado é 80%.

    Infelizmente a melhor solução é contratar um técnico/operador de som. Ou vc se torná-lo.

    Joe Gomes
    Membro
    # jan/15
    · votar


    fernando tecladista
    Verdade, muito descuido meu ter esquecido da soma dos volumes dos amplis além do PA.
    Bom, seja como for, continuarei no método convencional de sobe e desce do palco, e quando resolver o esquema de monitoramento individual por fone de ouvido e uso de VSTs de efeitos (que vai eliminar os amplis de guitarra e baixo) eu volto a pensar no caso. Obrigado pela resposta.

    Ismah
    Muito bom saber sobre essa possibilidade de varredura de frequência, é algo que vou cogitar a longo prazo.
    E até tô mesmo considerando a possibilidade de me tornar técnico de som, inclusive profissionalmente, adoraria até saber que tipo de curso eu deveria fazer para me especializar na área, (mas isso é assunto pra outro tópico, creio eu).
    Obrigado pelas respostas.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Joe Gomes

    Essa varredura (20Hz~20KHz), é usada para alinhar o PA em grandes eventos.

    Quanto a se tornar técnico, não é difícil. O mercado carece, e o estudo independente vale mais que os cursos, que são poucos e caros.

    O maior problema é ser conhecido no meio. Uma sugestão é trabalhar com sonorização de semana e no finde com sua banda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar saída de fone de ouvido da mesa de som para monitor de palco(retorno)?