Mesa de Som ( Mixer ) - Quantidade de canais.

    Autor Mensagem
    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12


    eu sou novato nessa area, já li vários tópicos sobre isso, mas nenhum me esclareceu claramente. eu queria entender em que exatamente o número de canais interfere na qualidade do som?

    eu estou precisando comprar uma mesa ou uma placa, irei gravar apenas voz, RAP, e gostaria que vocês me dessem algumas sugestões de que Mesa ou Placa comprar, vejo falar da M-Audio Fast Track, mas tenho pensando também na linha de Mixers da Behringer XENYX, oque vocês acham? tem alguma outra sugestão?

    e quanto ao microfone, qual seria melhor? um Behringer B1, ou um Behringer B2PRO, ou um MXL770? oque vocês acham? tem alguma sugestão?

    quem puder me ajudar, agradeço desde já.

    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    lembrando que eu gostaria de ter equipamentos de qualidade porém, não muito caros, pra fazer um trabalho BOM mesmo, dentro das minhas condições.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Mano Duck
    voce quer gravar em casa?
    se for isso, va de placa (interface).

    mesa é bom pra usar em ensaio, ao vivo... pra gravar em casa voce nao precisa de mesa.

    a quantidade de canais é o tanto de coisas que voce pode usar ao mesmo tempo. quanto mais canais, mais coisas ao mesmo tempo.
    só que tambem mais caro. se tiver muito canal e estiver muito barato, deve ser por que é ruim!
    =p

    pra gravar em casa, se for gravar separadamente (uma coisa de cada vez), uma placa dá e sobra.
    com uma placa boa (tipo uma fasttrack) e um bom mic (nao sei te dizer se esses sao bons, nao conheço muito de mic), já da pra fazer sim um bom trabalho.
    mas tem que treinar bastante usar os softwares tambem.

    ricolb
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mano Duck
    Em primeiro lugar se vc quer gravar com qualidade e apenas voz, a primeira coisa a se fazer é escolher uma boa placa de som. A placa de audio é o componente mais importante na qualidade de gravação, mas não é o único. Se é só voz, o número de canais pode ser pequeno: 02, 04 canais já seriam suficientes.
    Você não pode esquecer de pensar no futuro, porque hoje a gente tem idéia de gravar só uma voz e amanhã? E se mudarmos de idéia? Você irá precisar de mais canais.

    A mesa de som precisa ter tantos canais quanto vozes e instrumentos você tiver e um pouco além. Ela vai ser o centro de controle de entrada e saída do sinal da placa de audio.

    Para uma boa gravação de voz também, os mais experientes recomendam o uso de bons pré-amplificadores, eu não uso nenhum específico, só os que estão incorporados na mesa e na placa de audio, que são fracos, mas me dão qualidade aceitável. Este é um assunto que eu entendo muito pouco, deixo ele para os mais profissionais.

    Sei que a mesa de som não é o mais importante desta equação, mas eu recomendo que vc adiquira tanto a placa quanto a mesa.

    Aqui no fórum está cheio de recomendações de placas e mesas e exemplos gravados com elas, talvez seja difícil achar todos os modelos hoje no mercado, por isso vale a pena pesquisar nos sites antes. Prefira os modelos "USB" que são padrão hoje. "PCI" já era. Se o seu PC tiver interface "Firewire" também é bom, pois possui taxas mais elevadas que os modelos USB. Procure placas que possuam as taxas de "Sample Rate" e Amostragem mais elevadas.

    E não se esqueça de ver a compatibilidade com o seu PC e sistema operacional antes de comprá-la. ABÇS!

    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    é, pretendo gravar em casa mesmo. entendi sobre os canais, e tem alguns softwares que eu ja venho aprendendo mexer a um certo tempo. obrigado.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    ricolb
    por que adquirir a placa e a mesa?

    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Mano Duck
    · votar


    ricolb
    ok, eu vou dar uma pesquisada melhor an internet e aqui no forum também. e quanto ao pré-amplificador, eu acho que vou comprar um pra não depender só dos pre-amplificadores da mesa.

    e pra adquirir a placa e a mesa, na verdade é tudo questão de dinheiro rsrs mas to vendo como posso investir da melhor forma. obrigado.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mano Duck

    em que exatamente o número de canais interfere na qualidade do som?

    A quantidade de canais não interfere em nada na qualidade do som, é melhor ter uma boa mesa com vários recursos e 4 canais por exemplo do que uma fuleira com 20 canais.

    Como já disseram, o que vai deixar o áudio com qualidade é a placa de som (ou interface). As melhores mesas já vem com a interface acoplada, como a Xenyx por exemplo, ela eleva a taxa de bits, e consequentemente a qualidade do áudio.

    Agora pra definir melhor quais equipamentos vc quer pro seu home studio, tem que saber qual tipo de gravação vc quer fazer.

    Vai ser gravação de acústico, guitarras, sintetizadores... ?

    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    Então, se eu comprar uma Xenyx, talvez não precise de placa?
    quantoa gravação, não, eu vou gravar apenas voz.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mano Duck

    Se vc for gravar só a voz, não precia de mesa de som. A função da mesa de som é gravar mais de um canal simultâneamente ou pra uso ao vivo, em shows.

    A xenyx tem vários modelos, não estou bem certo se os mais simples funcionam como interface de áudio, acredito que sim pois tem entradas USB, mas é bom checar antes de comprar.

    Mas no seu caso aí pra gravar só a voz, uma placa de som externa resolve. Pode ser uma fast track, delta 1010t, audiphille.

    Quase todos os progams de edição de áudio tem o mixer lá dentro, então no fim das contas ele faz a mesma função de uma mesa de som, na gravação.

    Por isso que a grande vantagem da mesa de som é pra usar ao vivo, ou gravar uma bateria por exemplo que precisa de vários canais.

    ABs

    Mano Duck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    Ah, ok.
    então eu acho que vou comprar uma FastTrack mesmo, ouvi falar muito bem dela e conheço pessoas que tem e aprovaram e eu também gostei. e vou aproveitar pra investir bem no microfone. obrigado.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Mano Duck

    Eu tenho uma fast track a 3 anos, acho mto boa, nunca tive problemas e melhorou mto a qualidade das minhas gravações.

    Só cuidado com uma coisa:

    Alguns mics condensadores precisam do Phantom Power, que é uma alimentação pra energizar o mic, nesse caso vai precisar de uma mesa com o phantom power, as placas de som que eu saiba não tem esse recurso.

    O meu mic condensador é um não tão famoso, da CAD, que não precisa de phantom, liga direto no USB. Vc pode acrescentar os efeitos que quiser no software de edição que for usar.

    Esse é o meu mic, gosto bastante dele, e não necessita do phantow power:

    http://www.cadaudio.com/USB_U37.php

    Abs!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    Alguns mics condensadores precisam do Phantom Power, que é uma alimentação pra energizar o mic, nesse caso vai precisar de uma mesa com o phantom power, as placas de som que eu saiba não tem esse recurso.
    tem sim!
    algumas tem. tem que verificar nas especificações.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Pé de chinelo
    A xenyx tem vários modelos, não estou bem certo se os mais simples funcionam como interface de áudio, acredito que sim pois tem entradas USB, mas é bom checar antes de comprar.
    Quase todos os progams de edição de áudio tem o mixer lá dentro, então no fim das contas ele faz a mesma função de uma mesa de som, na gravação.

    só algumas xenyx tem usb, a minoria.
    e algumas delas a saída usb só grava o mix estereo, ou seja, não serve como interface!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki

    Hmmm....não sabia que tinha interfaces com phantom, valeu!

    ricolb
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    por que adquirir a placa e a mesa?

    Sei que a mesa de som não é o mais importante desta equação, mas eu recomendo ...
    Ninguém sabe o dia de amanhã, talvez depois de tudo ele queira ou precise captar ao vivo, os controles estão mais acessíveis do que com o mouse, não sabemos se a interface terá o phantom para o mic, maior contole de entrada e saída de audio.

    Veja que eu disse que não é o mais importante, nem que é item indispensável no caso atual, é somente uma sugestão pensando em itens futuros. O que vai dizer se ele deve adquirir ou não a mesa será a crescente necessidade que ele vier a ter.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    ricolb
    saquei... tá pensando grande!

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu queria entender em que exatamente o número de canais interfere na qualidade do som?

    Nada. O que interfere na qualidade do som é a qualidade dos componentes além do óbvio, os prés, EQ's, enfim, o que tiver em cada strip da mesa.

    vejo falar da M-Audio Fast Track, mas tenho pensando também na linha de Mixers da Behringer XENYX, oque vocês acham? tem alguma outra sugestão

    Bom, primeiro: NÃO COMPRE UMA MESA.

    Devia vir um folhetinho explicando isso junto com o cadastro no fórum.
    Ninguém precisa de mesa (pra gravar) num home studio. Mesas só passam a valer a pena pra gravação se você vai gravar muitos (eu digo muitos) canais simultâneos e vai usar a mesa pra ouvir a sua VOLTA e usar ela pra mixar. Mesmo se você for gravar 24 canais simultâneos, se for pra depois ouvir um stereo out é melhor botar logo 24 prés e mixar tudo dentro do computador.
    E mesas baratas certamente farão mais mal do que bem.
    A Fast Track é uma plaquinha legal, porém é um pouco "obsoleta", tem várias opções mais novas e que certamente já vão vir com uma conversão mais nova, prés melhores, drivers mais sólidos e etc.
    É questão de dar uma pesquisada.
    Eu não compraria nenhuma placa da Behringer pra gravar.

    Pé de chinelo
    Toda interface que tem um pré vai ter phantom... só as que não tem são as que só tem entradas de linha (por questões óbvias).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa de Som ( Mixer ) - Quantidade de canais.