Gravação caseira com baixo custo

    Autor Mensagem
    vargero
    Veterano
    # dez/11


    Pessoal,

    Eu sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar uma dúvida com vocês já que vocês parecem manjar bastante do assunto :D

    Eu tenho vontade de gravar músicas aqui em casa, usando meu desktop (que tem uma ótima configuração, mas tem placa de som on board). Eu toco músicas com a minha esposa, então seria mais uma forma de gravar voz, violão, baixo e guitarra (esses dois últimos menos frequentemente, já que estes instrumentos ou não possuo ou estão quebrados :D). Fui comprar um microfone pra conseguir gravar alguma coisa e acabei comprando um microfone de 600 ohms de impedância (o que não sabia que fazia diferença antes), de uma forma que o som dele ligado direto na placa de som (utilizando audacity e um adaptador p10-p2) fica muito baixo e com bastante ruído (amplifiquei inúmeras vezes no audacity, resultando num som bastante distorcido). Eu gostaria de saber de vocês o que eu consigo arranjar gastando em torno de 200 reais pra gravar. O violão eu tenho dúvida se uso esse microfone que eu comprei num pedestal (leia-se bastante fita adesiva) ou se invisto num captador de rastilho de 30 pila no mercado livre. Software não é um investimento que vou fazer agora, por enquanto vou ficar só nos freewares (podia muito bem baixar pirata como fazia antigamente, mas como agora sou programador não o farei).

    Agradeço desde já as respostas!

    Caso tenham alguma dúvida do tipo de música, vou postar um vídeo que dá de ter a ideia (afinal isso faz diferença, né?).



    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vargero
    Compra o pré amp da behringer mic200, vai resolver seu problema de volume baixo e custa menos de 200,00, vai ficar tranquilo

    vargero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Compra o pré amp da behringer mic200

    Mais vale comprar isso daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211595681-pre-amplificador-behr inger-mic-200-mic200-mic-200-pre-amp-_JM que parece bater com o que você falou ou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212632948-mesa-behringer-xenyx- 502-5-entr-2-bus-mixer-1-pre-amp-de-mic-_JM , que parece mais uma mesinha? O preço não é tão diferente, mas não sei qual a diferença no produto.

    vargero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal, dando um up aqui porque nos últimos dias eu dei mais uma lida no assunto. Estou pensando em comprar um Xenyx 502 da Behringer e uma interface UCA222 também da Behringer. Assim eu consigo gravar até cinco canais ao mesmo tempo (embora eu prefira gravar em canais diferentes) e consigo ajustar equalização e essas coisas. Se for o caso, mais tarde, compro mais uma UCA222 para ligar instrumentos elétricos como guitarra e baixo (ligando eles no amplificador e depois na interface, o som sairá decente, né? afinal já existe a amplificação). O que que vocês acham?

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vargero
    cuidado com essa de 5 canais, cara!! geralmente numa interface dessas no maximo uns 2 canais sao pre amplificados, os outros 3 te deixam na mao...
    recomendo a classica fast track pro: 2 canais pre amplificados, com alimentação phantom power, pra mics condensers... creio que resolva seu problema de impedancia, só que ela ta um pouco mais cara que seu orçamento (700 macarenas), mas compensa muito!

    .omni
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: .omni
    · votar


    Slash_1989
    geralmente numa interface dessas no maximo uns 2 canais sao pre amplificados, os outros 3 te deixam na mao...

    ????
    Cada um tem seu uso, né.
    Ainda mais se ele pretende usar a mesa, ele vai querer usar as entradas de linha.

    Apesar disso eu concordo com você, mais vale uma Fast Track Pro. Apesar de que eu tou meio que parando de sugerir a Fast Track pra as pessoas por ser uma interface mais antiga, tem várias dessas mais baratinhas aparecendo por aí, todas com uma conversãozinha já mais nova e tal.
    Essas Behringer eu realmente não acho uma boa comprar.

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    .omni
    sim, mas as entradas de linha sem um pre amp trariam o mesmo problema de impedancia que ele ja vem tendo.

    qual outra interface vc indicaria?? to começando a montar um home studio caseiro, e até o momente a fast track eh oq mais me chama atenção, tirando eh claro as interfaces fireware, mas nesse caso a diferença seria só na transmissao neh?

    vargero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Slash_1989
    no maximo uns 2 canais sao pre amplificados

    Eu estou ligado nisso ... mas como seria pra gravar em canais diferentes, só um de cada vez, eu ainda posso usar os outros canais dessa mesinha com algum instrumento amplificado de outra forma (ligado num cubo e então na mesa) só pra quebrar o galho. Eu achei interessante a possibilidade de ter o retorno e coisa e tal, assim como alguns ajustes.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    vargero

    Cara, por que não grava uma coisa de cada vez em canais separados? Primeiro o violão, depois e voz e mixa, por exemplo?

    Abs

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    vargero
    dica numero um: dá pra aprender muita coisa de gravação e mixagem sem investir muito em equipamento.

    eu nao gosto muito da sua opção da behringer xenyx.
    eu tenho uma dessa, mas seu uso é bem limitado e nao resolve totalmente o problema da qualidade pra gravação.

    minha recomendação é uma interface (placa de som externa). tipo fast track pro (meu irmao tem uma, eu uso as vezes) ou zoom h4 (essa ultima é recomendação no nosso amigo mauricio bahia, eu ainda nao usei). de uma busca nesses dois nomes aqui no forum e no google e vai ter bastante informação sobre o que eles fazem.
    voce pluga os instrumentos na interface (mais ou menos como numa mesa) e liga a interface via usb no computador.
    com um desses voce resolve quase todo seu problema inicial. o resto é aprender a usar os equips e os softwares

    de uma forma que o som dele ligado direto na placa de som (utilizando audacity e um adaptador p10-p2) fica muito baixo e com bastante ruído (amplifiquei inúmeras vezes no audacity, resultando num som bastante distorcido)
    nao adianta aumentar o volume depois que ja captou.
    a diferença entre o mic e a placa fazem com que o sinal entre baixo, entao nao adianta aumentar depois que o ruido vai subir junto. tem que fazer um preamp, amplificar na entrada.
    isso que fazem todos os equips que a gente citou ate agora.

    O violão eu tenho dúvida se uso esse microfone que eu comprei num pedestal (leia-se bastante fita adesiva) ou se invisto num captador de rastilho de 30 pila no mercado livre.
    nao use esse cap de rastilho, ele é só quebra galho. o som dele é muito ruim.
    se plugar o mic na interface vai conseguir um som melhor, pois vai ser acustico. só tem que evitar ruidos ambiente.
    se usar o zoom h4 da pra gravar tanto violao como voz com os mics embutidos, fica ate mais facil.

    Software não é um investimento que vou fazer agora, por enquanto vou ficar só nos freewares (podia muito bem baixar pirata como fazia antigamente, mas como agora sou programador não o farei).
    sugestao que aprendi aqui no forum: use o Reaper, que é um software multipista (DAW - digital audio workstation) que é gratuito, ele tem uma versao trial infinita.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    kiki: ou zoom h4

    Lembrando que o H4 saiu de linha pra dar lugar ao H4n. ;)

    Abs

    Gérson Vagner
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Gérson Vagner
    · votar


    Bom, se vocês puderem me dar uma mãozinha no tópico abaixo. De certa forma ele está bem relacionado:

    --
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/164600/p1#8024415
    --

    Abraço!

    Semprelevita
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Semprelevita
    · votar


    Galera, se vcs puderem me ajudar...
    Estou com uma pedaleira "vox tonelab st" com saida usb, cubase 3, e minha placa de som é on board.
    quero gravar take a take: guitarra, voz, teclado, baixo...

    MInha pergunta é:
    1. Preciso comprar uma placa externa (ou uma placa melhor)? ou
    2. Posso ligar teclado, baixo etc na tonelab st para enviar via usb pro pc?
    3. Nenhuma das Alternativas Anteriores.
    vlw

    vargero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O problema dessa opção que vocês deram é que fica muito caro (Fast Track Pro e Zoom H4). Por isso eu estava pensando numa coisa mais modesta, que seria o conjunto Xenyx e UCA222.

    eu nao gosto muito da sua opção da behringer xenyx.
    eu tenho uma dessa, mas seu uso é bem limitado e nao resolve totalmente o problema da qualidade pra gravação.

    Você fala isso por causa da própria qualidade do equipamento ou da ligação com a placa de som com latência? (Coisa que parece ser resolvida usando essa UCA222).

    Escolhi estes equipamentos por parecerem baratos o suficiente e com uma qualidade, meio que meia boca, o suficiente para resolver meus problemas. O Edson Caetano falou que comprar um MIC 200 também da Behringer resolveria o meu problema (mais uma vez, vou gravar um instrumento por vez, e se depois eu for comprar uma mesinha já tenho a vantagem de ter um pré-amp). De novo, cairia no problema de latência da placa de som, certo? Que poderia ser resolvido da mesma forma usando uma interface UCA222, né?

    Só preciso ter certeza que vou conseguir gravar com um pouco mais de qualidade e com um retorno com pouca/nenhuma latência.

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Semprelevita
    1. Preciso comprar uma placa externa (ou uma placa melhor)? ou
    2. Posso ligar teclado, baixo etc na tonelab st para enviar via usb pro pc?

    pra gravar guitarra e baixo dá.
    quando voce liga por usb, voce nao ta usando a placa de som onboard.

    pra teclado poderia ligar direto no line da placa onboard, pois o som do teclado já é "pronto", com todos os efeitos e com a impedancia certa.

    a voz é que é mais problemático.
    qualquer mic bonzinho teria que ser ligado via um preamp ou interface, algo que desse a preamplificada no sinal (que é diferente do preamp da pedaleira que é pra guitarra).

    Gérson Vagner
    to respondendo por lá

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    vargero

    Acho que esses tópicos fixos podem esclarecer muita coisa:

    【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/

    【FIXO】 Faq - Leia Aqui Antes de Postar sobre Gravação e Home Studio
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/

    Abs

    ps. você poderia responder à minha pergunta acima?

    vargero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MauricioBahia

    Cara, por que não grava uma coisa de cada vez em canais separados? Primeiro o violão, depois e voz e mixa, por exemplo?

    Então, é aquilo mesmo, vou gravar um canal de cada vez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação caseira com baixo custo