Gravação caseira a custo zero

    Autor Mensagem
    BrunoChileno
    Veterano
    # abr/08


    E aí, pessoal, tudo bom?

    Nossa, eu participava desse fórum 6-7 anos atrás, quando comecei a tocar. Saudade daquela época...


    Bom, minha questão é a seguinte: Eu estou com uma banda de metal há algum tempo e a gente está querendo experimentar gravações. Caseiras mesmo. Só que eu não quero (nem posso) gastar dinheiro com isso. A minha idéia é fazer uma captura instrumento por instrumento e depois mixar. Os recursos que eu tenho são os seguintes:

    -Dois microfones de PC
    -Dois microfones Shure razoáveis
    -Guitarra e ampli com line out
    -Pedal da guitarra
    -Baixo e ampli com line out
    -Bateria com dois tons, dois bumbos, caixa, chimbal, dois ataques e condução
    -Rádio potente com entrada P10 e 2 MP3 players (podem vir a ser úteis)
    -Quatro cabos P10-P10, dois deles razoáveis e os outros dois zoadinhos
    -Um adaptador de P10 para a entrada da placa de som (mono)
    -Um PC Dual Core 3.0 com 1GB de Ram e a placa onboard dele (não lembro o nome dela, a placa mãe é intel gigabyte)
    -Um PC Celeron 1,7 com 1GB também com a placa onboard (a marca é Realtek)

    No segundo PC, eu tenho o Fruity Loops 8, SoundForge 9 e o Audacity mais recente. Nus, sem plugins adicionais. A "linha mestra" da música eu faço no Guitar Pro e salvo num arquivo de áudio, para tocar junto na hora que for gravar.

    Eu gostaria de saber qual o melhor que se pode fazer com esses recursos e como fazê-lo. Pensei em ligar a placa de som no line out dos amplis pelo adaptador mas não deu muito certo (chiado e interferências). Ligando a guitarra direto no PC também fica um som muito cru para ser editado. Aí pensei em microfonar os amplis, o que quebrou um galho até agora.

    Para a bateria, eu estou entre gravar cada "região" separadamente (o que exigiria disciplina do baterista, para tocar sempre igual) e microfonar cada região num ampli e levar esses amplis para uma sala minimamente isolada (o banheiro) e,de lá, microfonar os amplis fazendo a devida equalização pelo volume de cada um. Não tentei nenhuma das duas. Haja criatividade.

    Eu sei que o ideal seria ter equipamentos melhores, mas estou REALMENTE sem condições de gastar dinheiro com isso. Nem R$100 nem R$1. Não estou com intenção de montar um home studio, mas de experimentar como soaria uma gravação da banda. Não me importo se der trabalho, estamos aqui pra isso.

    Agradeço imensamente a quem ajudar. E não ligo de ouvir/ler uns "bem-vindo de volta", haha.

    Makaha
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Hum... pq voce não experimenta os programas VSTs? Pelo menos para bateria seria mais fácil se usasse ou EZDRUMMER ou BFD. E se tiver uma boa caixa de som saindo do PC pode colocar um VST de guitarra que simula amplificadores diversos em um computador e jogar no microfone do outro computador. Um PC seria o amp ou pedaleira e o outro gravação.

    BrunoChileno
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Não tinha pensado nisso... Boa idéia. Será que não dá latência? Eu posso pegar o mais potente (3GHz) para fazer os efeitos e gravar no outro. A caixinha não é boa, mas dá pra ligar o ampli ou o rádio na saída. O som do áudio dá pra equalizar.

    Mas já agradeço a colaboração. Alguma outra idéia?

    Makaha
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Em caso de latência baixe o driver ASIO4ALL para placa de som. Na maioria dos casos ela tira a latência.
    Voce pode substituir a caixa de som pelo seu amp. mesmo que vai ficar muito melhor e coloca os microfones um na frente e outro atrás do amp. e tenta gravar em duas trilhas separadas para que você possa controlar separadamente depois. Se quiser você pode ainda colocar os microfones em outras posições e apenas reproduzir o que já gravou pois o som sairá identico e a gravação dos microfones será bem diferente. Velho.... com o que você tem aí dá pra fazer uma caralhada de coisas... faz isso coloca os mic na frente e atras e grava. Depois coloca eles mais afastados e bota pra reproduzir e gravar. Depois coloca eles se puder em cima do amp ou em um angulo acima do amp de mais ou menos 60º e bota pra reproduzir e gravar. Aí você vai ver como fica cada gravação e vai poder se situar bem pacas pra escolher as posições dos mic. Use os SHURE!!!
    Use o PC de 1,7 apenas para reproduzir e o de 3,0 para gravar pois consome mais processamento. Se tiver mais idéias eu falo! mas é só viajar no que quiser velho!

    BrunoChileno
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    E qual programa você recomenda eu usar para os VSTs? Acha que o Audacity dá conta ou é melhor eu pegar o Sonar?

    Makaha
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aííííííí eu já não sei.... Se eu não me enganoo Audacity não tem samples, isso é bom pq fica mais leve na hora de carregar o programa. Agora eu tava lendo hoje umas coisas e vi falar desse aqui:

    http://www.tobybear.de/p_minihost.html
    Informação retirada do site:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185649/

    Não testei ainda. Mas parece ser bem leve. Se for fazer apenas pequenos ajustes posteriormente eu acho que o Audacity deve servir, eu mesmo uso o Nuendo, ou pelo menos tento. Nunca usei o sonar, mas a galera daqui pode lhe falar melhor sobre isso, ou então procure nos tópicos que tambem tem falando bastante sobre esses programas de gravação. Quando for gravar se lembre de não ter nada instalado no PC gravador para não atrapalhar o desempenho. Eu mesmo uso um HD que só tem instalado o Windows e os VSTs.

    BrunoChileno
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu, amigo. Ajudou bastante. Vou dar umas pesquisadas.

    Abraço

    feker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    isso ae veio
    usa o ezdrummer pra batera


    o baixo e as guitas grava cru ligando no line in

    e usa o guitar rig pra colocar as dists e tratar o som do baixo


    e pra gravar/mixar recomendo um bem simples: adobe audition



    com isso tu consegue fazer um som bel legal

    mammb2000
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ontem usei o Acoustica Mixcraft 4.1 pra gravar ... tava seco pra fazer isso fikei o dia todo no trampo lendo mas não podia fazer nada hehehehe

    Bom, gravei assim ...
    GUITARRA - > DIST - > AMP
    coloquei um travesseiro no falante do amp pq achei que ia estourar o som demais sem ele ...

    mas o som ficou meio abafado e sem vida. Gravei com um microfone de PC mesmo, vagabundo mesmo, joguei direto no programa e lá comecei a brincar com o efeitos q ele tem: um compressor (que melhorou o som 100%) um equalizador, chorus. ..

    Achei legal o resultado, claro que fiz um fez só e deixei a gravação de lado pra brincar, até pq não tinha muito tempo. Mas acho que se eu ficar fazendo testes em cima disso pode sair mais legal.

    O que acham melhor fazer pra melhorar a QUALIDADE da gravação? nada profissional .. só por brincadeira.
    - Tirar a travesseiro???
    - tentar arrumar esquema com MICROFONE de verdade + Mesa de som + saida pro micro?
    - Gravar com volume mais alto/baixo?

    abraçooo e valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação caseira a custo zero