Qual Microfone Condensador escolher para Gravação Voz?

Autor Mensagem
AlexB
Veterano
# jun/08
· votar


sugerir um bom condensador para uma gravação caseira ?
Tudo depende do seu orçamento. Existem muitas boas escolhas. Na faixa dos baratos os MXL são bem aceitáveis. Na faixa dos muito baratos os behringer B1 e B2 são bem razoáveis feita uma resalva com relação ao baixo controle de qualidade. Teste o seu mic na loja para ter certeza que está funcionando bem, sem chiado ou coisa pior.
Não testei os C da behringer, assim não tenho como falar.
Abraço,
Alex

Ana Voiss
Veterano
# jun/08
· votar


obrigada Alex !

gostaria de saber não na faixa dos baratos, mas na faixa dos "legais" (também não quero os absurdamente caros de estúdio, mas assim, legal !).

tenho o beta 58, e só compensa pra mim se for comprar algo que seja consideravelmente acima disso ! :)

AlexB
Veterano
# jun/08
· votar


O mXL V67 é muito bom. E se quiser um muito bom o Rode NT1 é pau para toda obra(menos baixo). Ambos precisam de um pré amp que componha com os specs do mic para aproveitar o máximo da sonoridade.
Lembre-se que o microfone condensador pega todas as nuances e defeitos da voz, normalmente é indicado para locais com boa acústica e para vocalistas com voz afinada e limpa. Para situações menos ideais e vocalistas com técnica vocal mais fraca, o SM58 dinâmico tende a fazer "milagres".
Abraço,
Alex

Ana Voiss
Veterano
# jun/08
· votar


ótimo. muito obrigada Alex !

xx

Loko_Bass
Veterano
# jun/08 · Editado por: Loko_Bass
· votar


Upando de novo já que o Alex tá colaborando muito!!! Hehehe
Alex, já testou alguma vez o M-Audio Nova?
Estou em dúvida sobre esses 3:
Behringer B2 (20hz a 20Khz), tem boost de presença...
M-Audio Nova (20Hz a 18Khz)
MXL V67G (30Hz a 20Khz)

Pela sua experiência, indicas algum?
Pela captação (20hz a 20Khz) e preço, o behringer, mas.....
Abraço.

AlexB
Veterano
# jun/08
· votar


Destes os únicos que testei foram o behringer B1 e o MXL V67G. O behringer não faz feio, mas prefiro o MXL. Mas por que não pegar um Rode NT1 de apenas U$230,00. Tenho curiosidade pelo M-audio, mas nunca caiu um na minha mão para testar.
Tudo depende da aplicação que vai dar para o mic, se for só para vocal o MXL é a escolha, para instrumentos variados o B1 tem um som menos desbalanceado. O Rode NT1 é prático em muitas ocasiões. É relativamente barato se comparar com os K2 e tem excelente performance. No universo home acho que seria um top.
Abraço,
Alex

Loko_Bass
Veterano
# jun/08
· votar


Sempre usei um dinâmico, o xm8500. Ficava razoável. Testei o B1 que emprestei outro dia e achei bom o resultado, porém até hj o único condensador q usei. Percebi que, como não tenho isolamento, gravou bem de fundo o som do pc funcionando (olha q o meu não é barulhento). Ou outros são mais sensíveis será?
Abraço.

AlexB
Veterano
# jun/08
· votar


Ou outros são mais sensíveis será?
São... é a benção e maldição dos condensadores por serem omni gravam toda a ambiência, mesmo sendo cardióides o diafragma largo pega muito mais da ambiência.
Abraço,
Alex

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


Primeiramente gostaria de pedir paciência, já que apenas canto, mas não sou profissional nesta arte bem como em qualquer outra área da música.
Como primeira mensagem no fórum, preferi ressuscitar esse tópico de 2007, pois foi o que se apresentou mais próximo de minhas dúvidas. Se pudessem ver meu histórico de visitas pelos tópicos, entenderiam que já li um bocado (inclusive outros sites e fóruns), durante umas três semanas a fio, mas sem chegar a uma tranquilidade, principalmente por que muitas vezes as respostas aparentam ser uma posição pessoal e não técnica sobre o assunto.

--

Bom como o Christhian já disse em resposta ao que o Baruck levantou:

Baruck
"'Caso vc tenha um estúdio tratado contra ruídos externos e, inclusive, com computador em um ambiente e o mic em outro (o computador gera um ruído inaceitável para condensadores), vale a pena pegar um condensador.'

Tem muito mito nisso.

Quem já usou condenser em ambientes ruidosos sabe que não precisa de tudo isso (evidentemente, qto mais isolado e tratado melhor, mas essas manias xiitas de exagerar é que pegam) e que o resultado é infinitamente melhor que um dinâmico."


Realmente fico muito encabulado com isso! Eu não entendo muito de condensadores, mas realmente a grande maioria diz captar muito ruído externo, o que tem me prendido no momento de comprar um mic.
Aonde moro é um silêncio mortal, sem falar das paredes bastante grossas e com acústica natural aceitável. Entretanto não tenho isolamento ou tratamento acústico. Segundo o que consta, eu conseguiria então gravar com um Behringer C1 (voz e violão) tranquilamente, tratando somente os "silêncios"?

--

Outra dúvida com relação aos condensadores:
Eu conseguiria gravar usando somente o simplório set abaixo?

Mic Condensador Behringer C1
Behringer Tube Ultragain MIC100 ou MIC200
Notebook com Placa Onboard 16bits.


Ligando portanto o Mic XLR no XLR da MIC100 (com phantom e já preamp), e conector P10-P2 no Line-in do notebook sem crise? No Manual do MIC100 (pag.7) diz que sim, mas gostaria de ter um feedback de vocês que talvez tenham experimentado.

Aliás, como disse o Christhian, sobre ter gravado direto em 16bits:

Musica "silenciosa", com a voz captada em 44.1khz e 16 bits, em take só, praticamente sem efeitos (só um reverb, muito leve).

e como já antes discutido no tópico sobre os 16bits ou 24bits das interfaces:

Placas/ Equipamento de audio 16/20/24 bit e home studios aos musicos!

e ainda:

Christhian
Acho que tratando-se de home estúdio, a idéia é realmente se fazer o melhor com menos recursos.

E ae? Quero fechar essa compra simplória, por conta do meu humilde orçamento e por ser totalmente leigo na área. Assim, gastaria nos três equipamentos R$250,00 aproximadamente no Paraguay, inclusos já os cabos XLR-XLR, P10-P10 e um conector P10-P2 (não contando o notebook pois já tenho).

Seria um milagre tirar um som razoável? Muito ruim? Ou tranquilo?
Ou eu entendi tudo errado? Hehe!

Já sou grato pela ajuda!!!

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Gérson Vagner
não vou opinar muito sobre os equips que eu não conheço eles.

o único ponto fraco que eu vejo do seu esquema é investir num equip bacana pra ligar via p2 na placa onboard.

não conheço esse preamp behringer, mas pelo visto ele é bacana, valvulado e tal, mas a saida dele é p10, ou seja, é analógica.
deve existir algum preamp similar mas já com saida digital (tipo usb), o que te permitiria ligar direto no laptop sem passar pela placa onboard.

ou passa por uma interface, o que encarece seu orçamento.

Seria um milagre tirar um som razoável? Muito ruim? Ou tranquilo?
razoavel pra bom, consegue sim.
só to achando um certo desequilíbrio de qualidade, botar um mic e um preamp bom passando pela placa onboard, que é quebra-galho.

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


kiki

Rapaz, achei outra solução, veja se assim confere um som mais robusto.
Estou com um PC com uma placa Asus Striker II Formula, que segundo as especificações, tem 24bits na SupremeFX II 8-CH em PCI Express.
Assim eu poderia ligar o mic condensador > preamp > linein? De qualquer forma eu teria de usar o adaptador P10-P2, mas ganharia nos bits.
O que seria disso?

.omni
Veterano
# dez/11 · Editado por: .omni
· votar


Gérson Vagner
Cara, isso dos condensadores pegarem muito barulho é um mito.

É óbvio que eles captam mesmo mais ruído que dinâmicos, mas em termos de sinal/ruído é perfeitamente possível fazer uma gravação decente num ambiente com vazamento, claro que gravar do lado do Maracanã não é uma opção mas sendo minimamente baixo o ruído, dá pra gravar numa boa.
O problema mesmo é que os condensadores, mesmo cardióides captam muito a sala, e uma sala ruim é péssimo pro som.

Só uma dica, pode ser que seja útil. Não vou opinar nos equipamentos.

Assim eu poderia ligar o mic condensador > preamp > linein?

Sim. Mas note que muitos prés cospem um sinal de linha de +4dBU e a entrada de linha das placas onboard são -10dB. Ou seja, vai entrar um sinal muito mais alto e distorcer tudo.
Mas como esse pré é voltado pra um público amador pode ser que ele cuspa -10dB que é o padrão "consumer". Tem que ler no manual dele.

Obs: grave sempre em 24. SEMPRE.

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


.omni
Obs: grave sempre em 24. SEMPRE.
sempre?

+_+

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Gérson Vagner
mas ganharia nos bits.
O que seria disso?

os bits e a tava de amostragem (Hz) são a resolução da gravação.
é igual resolução de foto (megapixels), quanto mais, maior a qualidade da coisa capturada.
mesmo que depois vá diminuir, é sempre bom pegar a mais, pois conforme aplica efeitos e mexe no volume, vai estragando. aí depois diminui e fica tudo bem.

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


.omni
Mas note que muitos prés cospem um sinal de linha de +4dBU e a entrada de linha das placas onboard são -10dB. Ou seja, vai entrar um sinal muito mais alto e distorcer tudo.

Aí você me complica a vida! hehe. Quanto mais eu leio parece que o cérebro vai minguando! Enfim, esse "cuspir" é o output, certo? No manual encontrei uma referência aos dbs do preamp assim:
OUTPUT = -∞ a +10db
Sendo o nível máximo de entrada:
Entrada XLR= +7 dbu a -20db (Pad)
Entrada Jack (P10)= +16 dbu a -20db (Pad)

Ao que me consta, então, seria tranquilamente compatível com onboard 16bits, como também com a SupremeFX II 8-CH, PCI Express 24bits.
Estou errado?

kiki
os bits e a tava de amostragem (Hz) são a resolução da gravação.
é igual resolução de foto (megapixels), quanto mais, maior a qualidade da coisa capturada.


Perfeito, até já tinha lido sobre isso nos outros tópicos, e até já apanhei com um violão em linha 16bit. Tava um lixo, e quando fui ajeitar, aí bichou de vez!
Mas em relação ao que você falou anteriormente:

não conheço esse preamp behringer, mas pelo visto ele é bacana, valvulado e tal, mas a saida dele é p10, ou seja, é analógica.
deve existir algum preamp similar mas já com saida digital (tipo usb), o que te permitiria ligar direto no laptop sem passar pela placa onboard.


1- Plugando então no esquema supracitado (mic condensador > preamp > linein 24bits) não terá crise, mesmo sendo analógico, correto?

2- Eu procurei por preamps usb no Paraguay, mas todos são um "pacote": preamp + interface + phantom. Assim o preço fica uma loucura para mim neste momento. Por exemplo o tão falado Fast Track, o mais simplesinho sai por U$140,00, sendo que os 24bits da interface já tenho na placa PCI Express, e é o que acaba encarecendo, pelo que pude perceber, esses "pacotes". Já este preamp da Behringer me sai por menos da metade U$50,00. Se eu fosse comprar no Brasil daí dobra esse valor! A velha história do imposto. Com moro na divisa com o Paraguay, não há dúvida na hora de verificar preços.
Assim, pelo custo, mesmo que ganhe algum ruído, acaba compensando, não é mesmo?

.omni
Veterano
# dez/11
· votar


Gérson Vagner
O fato de ser 24 ou 16 bits não influencia em nada.
O que você tem que ver é o padrão da saída de linha do pré. Deve funcionar numa boa.

não conheço esse preamp behringer, mas pelo visto ele é bacana, valvulado e tal

Esse pré não é valvulado e mesmo se fosse, o fato de ser valvulado não torna ele "bacana", isso não é amplificador de guitarra.

Por exemplo o tão falado Fast Track, o mais simplesinho sai por U$140,00, sendo que os 24bits da interface já tenho na placa PCI Express

Você está confundindo as coisas com esse lance dos 24 bits. A Fast Track é muito superior a uma placa onboard, tem conversores melhores, drivers melhores...
Isso não é um "pacote", é uma interface de áudio.

Pra um pré ter uma saída USB (digital) ele precisa de um conversor. Existem conversores e conversores, então cuidado com o que for escolher.
No caso de usar a entrada de linha da placa, o conversor usado será o da própria placa. Usando uma interface você ganha pela estabilidade dos drivers, da conversão dela que é melhor, os prés melhores*, etc.

Comparando a Fast Track com esses Behringer. Aliás acho muito difícil uma interface por mais barata que seja ter prés piores do que esses.

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


Ué!

.omni
Você disse:
Obs: grave sempre em 24. SEMPRE.

Depois disse:
O fato de ser 24 ou 16 bits não influencia em nada.

Carambolas! Parece que vocês está complicando o que já está explicado em outros tópicos. Mas e ae, no fim, é como se você dissesse: "grave sempre em 24, mas não faz diferença nenhuma"...
Hehehe, se puder me explicar isso, ou se explicar! :)

Quanto a questão do ser ou não valvulado, eu nem me liguei nisso, aliás quem trouxe a questão foi o kiki, e como não era, nem é, muito a minha preocupação, acabei por não procurar esta informação, nem refutá-lo.

Ainda, .omni, você completou:

Você está confundindo as coisas com esse lance dos 24 bits. A Fast Track é muito superior a uma placa onboard, tem conversores melhores, drivers melhores...

Já captei o que é uma interface nos outros tópicos, entretanto, acima já especifiquei que não estou mais considerando a Onboard, e sim a SupremeFX II 8-CH, PCI Express 24bits, que tenho em outra máquina. Ou seja, toda essa questão de conversores e drives se resolveria nesta PCI.
Daí a conversa fica dando volta!
A pergunta, novamente, é:
Com o set que estou propondo abaixo, vai gravar legal para quem está começando?
Mic Condensador Behringer C1 > Behringer Tube Ultragain MIC200 > SupremeFX II 8-CH, PCI Express 24bits.

Não sei, não testei e não sou profissional, mas não creio que uma interface como a Fast Track USB seja melhor que uma PCI Express. Seria? E em quais sentidos/vantagens?

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Gérson Vagner
pelo que voce postou, essa PCI express é uma placa onboard.
onboard significa que ela tá grudada na placa mae (motherboard).
ou seja, ela nao foi projetada especificamente pra gravação musical, mas sim pra reprodução de videos e jogos (como fica bem claro na descrição).

por isso o .omni disse que simplesmente ter os 24bits nao garante a qualidade. o fato de passar pela placa onboard já reduz a qualidade da conversao do seu sinal de analogico pra digital.

nao sei qual foi a interface que voce viu, mas com qualquer fast track voce resolve seu problema. elas ja tem um preamp pra mic. cada modelo só vai mudar o numero de canais e outras opções, mas no momento voce só quer plugar um mic, entao tá tranquilo.

ficaria assim:
mic > interface usb > pc

voce pluga ela em qualquer computador com usb e pluga o mic nela. só.

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


kiki
pelo que voce postou, essa PCI express é uma placa onboard.
onboard significa que ela tá grudada na placa mae (motherboard).


Rapaz, não tem uma confusão aí não?
Ao menos em informática, uma placa PCI jamais seria onboard, pois justamente tem este nome por utilizar-se de uma conexão PCI para funcionar.
Onboard, apesar de na tradução livre ser "na placa", em informática está relacionada àquelas placas que já vem literalmente grudadas na placa mãe, sendo que todos os transistores e demais componentes eletrônicos estão inseridos no contexto da placa mãe, apenas tendo uma extensão que permite a fixação na parte traseira das torres, dando assim acesso às entradas e saídas de áudio.
As PCI´s (comuns, express ou outras...) são placas independentes da placa mãe, mas ligadas à ela assim como todos os periféricos devem ser ligados à ela (hd, drives de cd, cards, etc.). Por isso ela é a "mãe". Se devemos chamar uma PCI de onboard, chamaríamos muito mais as portas USB de onboard, pois estas sim são fixadas, às vezes soldadas (salvo exceção) e irremovíveis da placa mãe.
Digo isso em informática. Se em música é diferente daí não sei. Mas a placa PCI capta e transmite e grava de forma digital assim como slots de cartões, portas USB, e drives como CD.
Talvez a questão esteja somente ligada à não dedicação total à gravações na modalidade estúdio, sendo que aí temos um outro dilema, pois não me lembro de nenhuma placa interna que fosse somente dedicada a isso.

Estou ficando intrigado com isso, rapaz!
Eu vi várias interfaces, Presonus, Behringer, M-Audio, Art, Ediral, AudioFire, Roland. O caso é o valor: pagar o dobro de uma preamp apenas, sendo que já tenho uma placa de som interna. Esse é o dilema para o custo previsivelmente desnecessário.

Obs.: O assunto agora nem tem mais nada a ver com o título do tópico sobre condensadores... estou quase abrindo outro para ver se o povo entra mais fácil para discutir.

Abraço!

Gérson Vagner
Veterano
# dez/11
· votar


kiki e .omni

Vou mover este assunto para:

Placa de som USB ou PCI para PC desktop

Deixa esse tópico trabalhar o título dele, daí continuamos lá. Vou fazer um resumão do que conversamos e postar lá.

Abraço!

.omni
Veterano
# dez/11 · Editado por: .omni
· votar


Gérson Vagner
Carambolas! Parece que vocês está complicando o que já está explicado em outros tópicos. Mas e ae, no fim, é como se você dissesse: "grave sempre em 24, mas não faz diferença nenhuma"...

Então, vamos lá.

A taxa de profundidade de bits é relativa apenas a dinâmica.
Imagine que uma onda de áudio é como MIDI, que tem valores determinados de "velocity". Ou seja, a onda vai ter um valor determinado de volume por casa sample (o menor pedacinho do áudio, como se fosse um pixel de áudio).
Quanto menor a profundidade de bits, menos valores possíveis pra dinâmica. Num arquivo em 16 bits, você tem 65536 "valores" de dinâmica possíveis, no meio de cada um deles tem um "degrauzinho", sendo impossível algo exatamente no meio. É uma limitação do digital (do áudio ou qualquer outro campo que se aplique, os valores são os mesmos).
Já em 24 bits os valores mudam pra 16777216.

Agora, esse número é do limite do 0dB (o sinal mais alto) até as profundezas do imaginário onde você não vai mais ter som algum na prática, ou seja, a taxa de bits na prática é menor. Você nunca vai gravar tudo no limite de distorção. E somando mixagem (onde o som será comprimido, provavelmente) e masterização (mais compressão) você acaba com muito menos extensão dinâmica. Sacou?

Agora, como uma placa pode ser 24 e continuar sendo ruim?
Bem, como explicado, esses 24 bits são relativos à dinâmica, mas o que gera o áudio digital é um chipzinho que vai converter uma onda analógica pra um monte de zero e um. Não é simples fazer isso. Pra você ter uma idéia, existem conversores que custam pra lá dos R$10.000, então imagina a qualidade de um conversor embutido numa placa de R$100 (que veio da china e na realidade custa $9).


acima já especifiquei que não estou mais considerando a Onboard, e sim a SupremeFX II 8-CH, PCI Express 24bits, que tenho em outra máquina. Ou seja, toda essa questão de conversores e drives se resolveria nesta PCI.

Então, na prática prática essa sua outra placa funciona como uma onboard. Ela deve ter uma qualidade melhor de reprodução, mas não é feita pra gravação. Claro que nada te impede de gravar usando ela, mas pra ter um resultado melhor em termos de qualidade e ter muito menos dor de cabeça, o ideal é uma interface feita pra gravação mesmo.
E se fosse simples assim resolver toda essa questão ninguém gastaria milhões (sim, milhões) em equipamentos de estúdio.

O caso é o valor: pagar o dobro de uma preamp apenas, sendo que já tenho uma placa de som interna. Esse é o dilema para o custo previsivelmente desnecessário.

Então, cara. O caso é que mesmo uma Fast Track (ou outras que custam 3x mais) não valem o preço de UM pré razoável. Essas placas são muito baratas, muito mesmo! Os preços aqui no Brasil são um pouco sem noção, mas pra ter uma idéia, uma Fast Track não custa nem $100 nos EUA.
É um investimento bem baixo pra você ter um negócio que não vai te dar dor de cabeça, dá pra fazer umas gravaçõezinhas legais em casa, pra botar um video no YouTube e etc.

Sand W.S
Veterano
# fev/12
· votar


Eu tenho um c1, me satisfaz mas emulando-o com o antares tiro o resultado com gravado com um neuman prata melhor mic do mundo isso com software se quiser entre em contato guilherme_w_s@hotmail.com, mas um bom microfone não faz mágica é essencial uma boa interface e bons pre-amps e claro o material humano.

FelipildoAvatar
Veterano
# jul/13
· votar


Olá pessol do fórum cifra club!
Boa tarde primeiramente, venho usado pouco o fórum ultimamente por falta de tempo, até para meu lado músico.

Mas vamos lá, recentemente adquiri um Violão Takamine GS 240, do qual venho estudando sua captação através de um Guitar Link Behringer no meu notebook com e sem o Guitar Rig, porém queria utilizar de outro método para captar seu som mais "LIVE", queria adquirir um microfone condensador, por me recomendaram o mesmo, gostaria da sabedoria de vocês para me ajudar a escolher um bom microfone condensador (de preferência USB) que seja bom,e barato.

Obs.Seria pra tocar em casa mesmo e gravar meus vìdeos, ok? nada em ambiente aberto.
Venho usando o MixCraft para gravação de som.

Aguardo resposta pessoal!
Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual Microfone Condensador escolher para Gravação Voz?