Isolamento para Porta de Sala de Ensaio

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/09


    Oi Pessoal

    Depois de ler bastante o fórum, montei meu Studio, na verdade uma sala quadrada com 3,5x3,5, fechei com alvenaria a janela e revesti 3 paredes com espuma do tipo casca de ovo e o ar condicionado é split

    Recheamos a sala com:
    01 Batera Completa e um batera que pega pesado
    500w Rms para Voz/Teclado
    01 Cubo Meteoro Qx200 para Baixo
    02 Cubos Meteoro 50 para Guitarras

    Todos adoramos tocar bem mais alto do que o necessário

    Isso gerou um problema, Som vazando adoidado da sala, que fica dentro de casa (imaginem a patroa o que acha disso hehe), o que acredito ser o calcanhar de aquiles do Studio é a PORTA, comum de madeira, provelmente nem solida deve ser

    Precisava entao de uma soluçao que não seja muito onerosa, mas que reduza consideravelmente o problema, o que voces estão usando em suas salas?

    Qualquer opinião será muito bem vinda

    Obrigado

    Casper
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A solução é aumentar a massa da porta, e
    melhorar a conexão da mesma com o batente.
    Um modo de fazer é colar uma prancha de MDF de
    20mm em cada lado da porta. A prancha tem que
    ter o tamanho da porta, descontando o encosto,
    que pode ser de espuma de preenchimento.
    É o modo porco. Mas ajuda.

    Tome cuidado para não criar uma sala
    completamente vedada. Split não troca o
    ar da sala. Com essas dimensões, a chance da
    banda inteira morrer é enorme. Abaixo de 20%
    de oxigênio, cria-se um cheiro ruim, devido
    aos corpos em decomposição. Tome cuidado

    horacio.jo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Edson Caetano
    cara, com essa pressão sonora aí sem paredes duplas é dificel não sair o som pra fora mesmo, mas uma maneira eficiente são duas portas com um colchão de ar entre elas!
    porém porta em estúdio caseiro sempre será um problema de solução complicada!
    dá uma olhada no audiolist, nos tópicos você encontra projetos de como fazer as portas!
    eu mesmo fiz a minha baseado num projeto de lá, porta dupla com chapas de mdf 18mm recheada de lá de vidro. e uma porta oca comum fechando pelo outro lado deixando um colchão de ar entre as duas e os batentes vedados com borracha!
    boa sorte aí!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pois é, realmente ficou um equipamento muito forte para os singelos 12 m2 da sala, mas para tocar na manhã fica perfeito, o problema é a minha banda de rock, aí não tem como segurar a empolgação hehe

    Olha aí o Casper ainda levantou mais um problema, a falta de O2, porem a quantidade de vezes que vamos ao banheiro por causa das brejas deve abastecer a sala de oxigenio hehe, mas uma solução seria instalar um exaustor de banheiro que tem dimensoes pequenas e furar para o lado do quintal

    O bom da sala é que ela fica no meio da casa, distante do quarto da patroa, que é o foco principal para o problema, uns 4 comodos
    estava, estava nao, estou, pensando em colocar varias portas divisorias pela casa, por exemplo uma no inicio do corredor e outra no meio, será que seguraria o som ?

    Vou me esforçar aqui, bater umas fotos, colocar uma planta baixa quem sabe melhore a visualização de voces

    Obrigado por enquanto

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Edson Caetano

    Amigo...acho dificil vc se livrar do problema somente trocando as portas. O que isola o som é massa! As paredes comuns vazam muito som. Por mais que vc tenha uma porta legal, ainda tem as paredes vazando. A espuma casca de ovo serve para tratar o som, e não isolar.

    Se vc precisa mesmo diminuir o volume, sugiro que além da porta, você pense também em investir no revestimento das paredes com lã de rocha. Não é barato, mas dependendo da sua necessidade é um investimento que vale a pena!!

    Abraços!

    Gilberto Juba
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ensaiava em um studio, que apesar de caseiro, era muito bom. Inclusive gravamos uma demo. A porta era de câmara frigorífica. E até que isolava bem.

    Veja essa que encontrei no mercado livre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114612529-porta-para-cmara-frig orifica-180-x-080-geladeira-balcao-_JM

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Brigadao pelo Link Gilberto

    Andei estudando isolamento acustico, e o que segura o som é a densidade do material, apesar da porta de frigorífico ter uma excelente vedaçao, ela é recheada com material muito pouco denso, ou seja vai deixar vazar

    Aí teria que abrir a porta (serrar) para trocar o material isolante térmico por um isolante acustico, e ainda instalar a trica de abertura por dentro, o dinheiro vai longe hehe

    Mas aprendi um esquema na Audiolist de uma porta bem legal para estudio, um verdadeiro sanduiche de madeira, borracha, la de rocha hehe, estou esperando dar tempo para aflorar minhas veias de marcenaria

    E vou aliar tambem, o uso de varios Bass Traps para segurar ainda mais o som

    Ate

    fordinho
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ola
    uma forma de ter um bom isolamento é atrtaves de porta dupla.
    vc instala uma segunda porta no mesmo batente abrindo pro outro lado, tomando o cuidado de deixar ela bem rente ao chão e batente, se fizer la de rocha dentro dessa portas ai nada passa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolamento para Porta de Sala de Ensaio