2 orçamentos c/ interface, preamp

Autor Mensagem
.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
Certo. :)

Então voltando pro chão, você acha realmente que uma ProFire 2626 já resolveria meus problemas?

Se você quer mais entradas e uma placa expansível, sim.
Ela já é uma grande diferença pra Fast Track Pro.

Não recomendaria nenhuma outra interface um pouco mais caram e que me dê uma qualidade maior?

RME Fireface UC - USB!!!
RME Fireface 800 - uma unidade de rack, mais canais, firewire 800.
Apogee Duet ou RME Babyface - pequenas, ótimas, expansíveis.

Obs: Não rodam o Pro Tools (só a versão 9). Não sei se é um problema pra você.
E a Apogee só tem drivers pra macintosh.
Se eu fosse comprar uma interface pra meu home, seria uma dessas, provavelmente a Babyface ou a Duet.

(resolvendo isso já passo pra próxima etapa que são os outros equipamentos)

Quais?
Sobre os prés, os prés dessas interfaces são legais. Não são os melhores prés do mundo, mas você já parou pra comparar prés? Se não fez isso, tem vários testes legais pela internet. Compare-os com prés mais caros, você vai ver que a qualidade do pré só vai influenciar mesmo em ambientes muito mais controlados, onde você vai, inclusive escolher qual pré usar pra cada situação.
Essas interfaces tem prés com bom ganho, limpos e claros.

Se você gastar mais 5 mil reais em prés, a não ser que você saiba exatamente porque comprou cada um deles, não vai fazer diferença nenhuma na sua vida (além de mais uma montanha de cabos na sua mesa).

Deixa eu te contar uma coisa.
Já pensei nas Fireface, já pensei num conversor fodão, vários prés, microfones, já pensei em tanto equipamento pra mim e já gastei tanto tempo pesquisando e pensando sobre isso... e decidi que pra mim uma Mbox, um macbook pro e uma boa monitoração barata pra a minha sala (que não é de se jogar fora mas não é totalmente controlada) seriam o bastante pra mim.
Eu faço uso profissional do meu home studio, geralmente mixagens e trilhas pra televisão. Não gravo nada microfonado nele (apesar de ter microfones top de linha e usar pra outros trabalhos diferentes). Uso pra mixar e fazer coisas com VSTis.
É rápido e prático, consigo entregar os trabalhos no prazo (que geralmente é absurdo) e a qualidade do equipamento não me prejudica.

A placa tem a melhor conversão do mundo? Não.
Tem os melhores prés do mundo? Não.
Tem 48 canais de entrada e saída? Não.
Eu tenho uma SSL em casa? Não.

Se eu tivesse uma mesa enorme e fosse abrir tudo nela, um conversor que a cada sessão que eu fosse abrir tivesse que apertar 10 botões, cada vez que tivesse que plugar uma guitarra ou um teclado pra gravar uma trilha idiotinha pra o dia seguinte, eu não iria conseguir entregar nada.

Se eu um dia quiser gravar alguma coisa com mais qualidade, eu vou gravar no estúdio. Se eu não tivesse acesso a um estúdio, o que eu faria? Alugaria um estúdio pra gravar as coisas mais difíceis (bateria e voz). Talvez uma guitarra (se for uma coisa com muito ganho e som muito característico de algum amp). O resto eu gravaria em casa. Talvez pegaria um pré emprestado, ou não. Mixaria em casa. Pediria pra um colega masterizar pra mim no estúdio e acompanharia com ele.
Se eu quisesse gravar tudo com qualidade de CD mesmo, eu alugaria um estúdio (se não tivesse o que eu trabalho pra usar), gravaria tudo lá, mixaria tudo lá usando a mesa e todos os periféricos, máquinas de reverb, etc. E mandaria pra uma masterização BOA.

Meu chefe tem um setup parecido com o meu em casa. O engenheiro que trabalha no outro turno lá no estúdio também... tem uma Digi 002 em casa. Não é por falta de dinheiro, ele faz 50 freelas por semana e compra microfones (caros) e prés (caros) igual pãozinho na esquina. É uma questão de prioridades. O cara usa o estúdio e em casa ele tem um setup mais básico pra fazer edições e mixagens in-the-box. Claro que ninguém vai gravar um disco grande em casa, mas aí que tá, ninguém tem pretensão de ter qualidade de estúdio em casa porque não somos milionários e não adianta comprar 3 equipamentos fodões sem os outros 300 e toda a infra-estrutura que eles precisam em volta. É igual comprar um pneu de fórmula 1. Só o pneu, e ficar olhando pra ele, inútil. Melhor comprar um Palio que pelo menos dá pra andar pela rua normalmente e no dia que precisar andar a 300 km/s aluga um negócio.
Todo mundo que eu conheço que trabalha com isso tem mais ou menos um setup assim em casa. Tem uma Digi 002/003, uma Mbox, uma Duet...


Sua preocupação com qualidade é legal. Dá pra pegar uma coisa melhor que sua Fast Track? Dá sim, mas sinceramente, não acho que vá mudar muita coisa pra você. Você não tá gostando do som mas não tá sacando exatamente porque. Não é por causa da placa. Se fosse você iria dizer "esse pré não é legal pra isso, preciso de um X ou Y e/ou uma placa digital", ou então "minha monitoração não tá boa, preciso ouvir em outra sala". Você iria saber exatamente o que tá te limitando. Não me leve a mal.
Se você realmente faz questão de mudar de interface mesmo sem saber direito o que não gosta na Fast Track, essas opções (Duet e Babyface) são muito legais.
O lance de comprar equipamento que "mais tarde" você vai usar todas as opções dele é que quando você quiser usar tudo que a placa tem pra te oferecer já vão existir placas muito melhores pelo mesmo preço.

Quer ver uma coisa que não fica obsoleta? Um fone. Você tem um bom fone? Você tem monitores?
Dá uma olhada nos meus tópicos e vê um review que eu fiz de um equipamentozinho que é um ótimo plus pra homes e pessoas que não tem uma sala perfeita.

Ufa, tenho que parar de escrever.

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Bom, estou praticamente acertada com a M-Audio Profire 2626. Lí sobre "Firewire versus USB" e parece que não sairei perdendo escolhendo essa interface.

Quanto aos prés dela, é suficiente para uma gravação com qualidade ou acham melhor adquirir um melhor?

Obs: Se alguém tiver em mente uma interface desse tipo, porém melhor, que não vá me trazer problemas nas conexões (como discutido a cima) etc, por favor poste, estou quase finalizando o orçamento hahahah

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
A Profire é suficiente pra o que você quer.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L

Vou tentar ajudar o amigo .omni que tanto já ajudou a mim e outros daqui... Não sei nem a metade do que ele sabe sobre o assunto, mas me corrijam se falar alguma barbaridade.

Se você pensa na M-Audio Profire 2626 para futuramente ir aprimorando e expandindo seu estúdio, ótimo. Ela de fato tem prés decentes. Ela vai te dar um monte de entradas simultâneas, só que para gravar em linha, como você disse ali atrás, não precisa disso tudo, geralmente dois canais é o suficiente.
Mas eu vi que você busca "qualidade". Qualidade em estúdios é bem mais complexo que uma interface e um pré. Se você pega uma interface bem mais simples que essa, vai conseguir uma qualidade razoável para gravar em linha. Com um pré, você vai dar um passinho a frente, perceptível. Mais um passinho a frente você começa a depender de microfones legais, principalmente se for gravar voz, violão, guitarra etc., ou seja, deixar de gravar em linha ou só em linha. Por exemplo, se você tiver um bom violão com boa captação, pode gavar um canal em linha, um microfone perto da boca e outro microfone de ambiência. Pois é, aí já começa a precisar de ambiência, ou seja, uma sala com acústica legal. Mas para ouvir direito essa diferença de qualidade, diferença entre interfaces, diferença entre prés, diferença entre microfones, já precisa de monitoração e por que não, uma sala com acústica para se monitorar e ouvir essas nuances. E ouvir essas nuances também não é tão simples, tem coisas que precisa treinamento e prática.

O que quero dizer é que os equipamentos e as salas são interdependentes. A "qualidade" não está em um item, está no conjunto e também na pessoa que grava, mixa e masteriza. Essa qualidade começa com um músico bom, com um instrumento bom, numa sala boa, que vai ter uma captação boa, passar por um pré bom, que vai chegar numa interface boa e dai terá um processamento legal para ficar bom. Se algo nessa sequencia falhar, vai estragar tudo, não importa se um dos itens seja o melhor do mundo. Um bom pré e uma boa interface como você deseja só fazem sentido e lhe só lhe dará a devida qualidade se todo o resto for a altura. A não ser que você esteja investindo agora num item, para no futuro ir arrumando o resto e não precisar investir novamente em interface.

Abç

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Certo Profire 2626, ok.

Vou aproveitar o tópico para questionar sobre monitores. No caso o Yamaha NS10 seria um problema pra mim? Lí este artigo sobre http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/113-yamaha-ns-10-um-caso-de-a mor-e-odio e não sei o que fazer a respeito :(

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
Concordo com o camarada MMI. Acho que tem opções melhores que a Profire de menos canais, porém drivers conversores e prés de mais qualidade.
A Babyface se você analisar, apesar do tamanho é tão expansível quanto.

As NS-10 são legais, mas são um tipo de monitoração diferente. Elas tem um som horrível. Evidenciam bem o que está sobrando na mix, mas tem que acostumar com elas. Mas são caixas passivas e não fabricam mais, só arrumando um par usado em boas condições E um amplificador.
Uma opção legal no mesmo estilo são as HS-50 e 80. São as "novas versões" da NS-10m. São ativas (basta plugar na tomada). Acho uma opção melhor pra um home studio. Eu tenho em casa um par de HS-50, são baratas e transcrevem bem. Mas tem que ver se é o estilo de monitoração que você quer. Muitas vezes é usada como segundo par, não como monitoração principal. Um bom fone também é uma boa opção pra algumas coisas.
Veja um tópico que eu fiz sobre um negócio chamado VRM Box. É uma ótima opção de monitoração, muito legal mesmo.

Apesar de estar acostumado com as NS-10m, eu não teria um par em casa.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


.omni
Pode listar algumas dessas com dois canais que sejam bem superiores a ProFire? (ou até mesmo de 8, sem importar o preço...)

Quanto a Babyface, expansível em que sentido? E... ainda não consigo acreditar que essa interfacezinha seja tão poderosa :O Melhor que uma ProFire?

Curtí o VRM Box, me agradou demais!!

Tô dando uma olhada nas NS-50 e 80. Pensei aqui numa coisa, geralmente criam um "set" de monitoramento não é? Com mais de um par de caixas, um par passivo e outro ativo? Conseguiria me explicar como geralmente fazem? E... se prefere as NS50 ou 80?

Mais uma vez muito obrigado Omni!

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
Quanto a Babyface, expansível em que sentido? E... ainda não consigo acreditar que essa interfacezinha seja tão poderosa :O Melhor que uma ProFire?

Tanto essa como a Duet 2 são melhores que a Profire.
Não deixe as aparências te enganarem.
RME e Apogee não fazem coisas ruins. Já a M-Audio... Não que a Profire seja ruim, pelo contrário, mas se você não precisa de mais canais e das entradas e saídas que já vem na Profire, eu consideraria uma dessas.
A Babyface é expansível porque se você quiser mais canais de entrada pode botar um rack de prés com uma saída ótica e ganhar mais um monte de canais.

Lembrando que a Apogee só faz drivers para mac.


Sobre as caixas, ser ativa ou passiva é questão de escolha, não importa muito contanto que você goste do resultado.
É comum ter mais de um par num estúdio profissional, já em casa não faz muito sentido. A sala não é própria pra isso, por melhor que seja a caixa você nunca vai ouvir o que está sendo reproduzido.

Meu voto ainda vai num bom fone. O ATH m50 é um ótimo fone.

Obs: eu gosto mais das hs50.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Então, é que esses equipamentos não ficarão na minha casa nem na casa de ninguém, ficarão num studio que provavelmente receberá um tratamento acústico interessante. Por isso digo pra não se preocupar com dinheiro ou como vão soar na sala os equipamentos quando forem me sugerir algo.

Como tinha dito que eu não conseguiria tirar som de equipamentos mais profissionais a minha dúvida seria se existe dentro do límite (até onde uma pessoa que nunca trabalhou em studio grande conseguiria tirar som hahahaha) uma interface melhor que essas...

Ví no tópico lá do VRM Box você falando que tem o Beyerdynamic DT990, não acha melhor que esse ATH-M50?

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
Então, é que esses equipamentos não ficarão na minha casa nem na casa de ninguém, ficarão num studio que provavelmente receberá um tratamento acústico interessante. Por isso digo pra não se preocupar com dinheiro ou como vão soar na sala os equipamentos quando forem me sugerir algo.

Saquei. Bom, tem opções melhores, mas elas não condizem com um estúdio pequeno.. Tratamento acústico é um excelente investimento, provavelmente o melhor que você fará. Depois disso é que você vai poder ver o que falta no equipamento.
Sim, meu beyer é melhor que o m50. Porém é um fone aberto, de alta impedância, é bem diferente, não dá pra sair ligando em qualquer lugar. O m50 é uma ótima opção pra ajustes de timbre, pra gravar, enfim, pra tudo.

A ultimate dica pra você é: não compre nada sem saber exatamente pra que você precisa daquilo. E por saber, não digo ler um artigo na internet ou etc. Digo saber com seu ouvido o que falta no seu equipamento e saber exatamente onde procurar, porque o equipamento é um pequeno passo pra você conseguir um som bom, o mais difícil é saber o que está fazendo.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Fico meio perdida sabendo que existem interfaces melhores para um studio no porte do que vou montar - não tão profissional (não no sentido de postura e sim de experiência, resultado final e material em si) inicialmente - e acabo não chegando numa opção que me agrade.

Ví qualidade na RME Babyface, porém pela questão estética não me agradou muito, prefiro em rack, então lí sobre a Fireface UFX em diversos fóruns estrangeiros, lí e ví alguns reviews, me interessou MUITO.

Alguma contra indicação para a Fireface UFX galera?

Fireface UFX: http://www.rme-audio.de/en_products_fireface_ufx.php

Com relação ao fone, com maior impedância eu tenho que ter um PreAmp, certo? Isso já resolveria o "problema" do Beyerdynamic DT990?

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
Jura que você prefere rack? Detesto rack... acho o tamanho dessas interfaces ótimo, ocupam pouco espaço, são simples...
Se você prefere rack, compre a Profire.
Você vai usar uns 5% da capacidade dessa interface. Na verdade, vai usar nem metade da capacidade da Profire também.
Já viu a Fireface UC? Ela é usb, meia unidade de rack. Ótimo tamanho e muito boa.

Com relação ao fone, com maior impedância eu tenho que ter um PreAmp, certo? Isso já resolveria o "problema" do Beyerdynamic DT990?

Não, você precisa de um bom amplificador de fone. Mas esse fone tem em várias versões, inclusive de baixa impedância (dá pra ligar até num iPod).
Mas sinceramente acho que esse fone nem é legal pra você.
No seu caso eu pegaria o ATH M50, que serve pra gravar também (você pensou nisso?), por ser fechado atrás.
Eu gosto dos open back, acho mais confortáveis (fico horas com o fone na orelha), mas uso *só* como monitoração. Não uso pra monitorar o que estou gravando, não uso "on the field", etc.

Independente do fone que você compre, compre um fone fechado (closed back) e de preferência de baixa impedância (menos de 250 ohms). Audio Technica faz bons fones.
Gaste entre $100 e $150 (dólares) num fone que você não vai errar. Mais que isso é jogar dinheiro fora, menos que isso vai faltar uma certa qualidade. Insisto no m50, ótimo fone mesmo.

Continuo achando que você faz questão de gastar dinheiro à toa.
É à toa mesmo, não é nem aquele "ah, mais pra frente eu uso", porque mais pra frente já vai ter uma interface 10 vezes melhor.

Compre a Babyface... ou compre a Profire que é unidade de Rack e ainda é mais barata. Você não vai querer outra coisa pelos próximos... sei lá, muitos e muitos anos. Aliás, a chance de não querer outra coisa nunca mais é *muito* grande. Mesmo numa produtora.

Se você quer mesmo gastar R$10 mil ou R$25 mil, compre uma Profire, um par de caixas legais, um fone e gaste o resto na SALA. Realmente não tem como investir melhor que isso. Uma sala nunca vai desgastar, e sem uma sala boa não adianta gastar 6 milhões de dólares em equipamento.
Chame alguém pra fazer o planejamento acústico, não é só grudar caixa de ovo nas paredes como alguns parecem achar.
Gaste muito dinheiro na porta. Compre a melhor porta que o seu dinheiro puder pra ela não afundar com o peso uma semana depois.

Equipamento é secundário, o mais importante é você saber o que está fazendo. Depois disso vem a sua sala, tanto pra gravar como pra monitorar senão de nada adianta um ouvido de ouro. Só depois vem o equipamento.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni: Continuo achando que você faz questão de gastar dinheiro à toa.
É à toa mesmo, não é nem aquele "ah, mais pra frente eu uso", porque mais pra frente já vai ter uma interface 10 vezes melhor.


+1

E, pelo que entendo de projetos, da forma que está sendo conduzido, é capaz de nem dar certo. O risco é imenso. Desculpe Pâmela, mas você parece estar perdida. Como disse antes, contrate um consultor e seja feliz.

Abs

MMI
Veterano
# nov/11 · Editado por: MMI
· votar


Pâmela L

Com todo respeito... Acho que você notou que vai precisar de uma sala com projeto de acústica legal. Para isso, é quase certo que precisará chamar alguém para fazer esse projeto. Aproveite e peça ajuda a alguém para que faça um projeto de equipamentos que se adeque para suas necessidades. Se for você quem vai mexer no equipamento, gravar e mixar (masterizar também?), o legal seria fazer um curso. No curso é bem possível que encontre contatos para projetarem a sala e com certeza achará pessoas experientes que vão ajudar a comprar algo bem adequado. Eu sei que o fórum ajuda e que o colega .omni sabe muito de estúdios e equipamentos, mas é diferente alguém que vá se dedicar ao seu problema em especial.
Uma interface como a Profire ou Fireface, que tem um monte de canais, para fazer gravação em linha na maioria das vezes acaba sendo exagerado, muita coisa para pouco. Esse monte de canais só se justifica se for para você comprar, por exemplo, uma bateria com um kit de um monte de microfones para gravar em vários canais.
Se não bastasse, não adianta muito uma sala legal e equipamentos excelentes se quem mexe não sabe extrair tudo o que se tem disponível. Recentemente ajudei a produzir um som meio jazz (que eu adoro), a sala era boa, o equipamento muito bom, mas o cara era ruim, não entendia daquele som, quase acabou com tudo.
Recentemente eu fui apresentado a uma guitarrista de jazz e produtor chamado George Walker Petit, de New York. Descobri que ele também assessorava e orientava o pessoal do Na Cena Studios aqui de São Paulo, um estúdio bacana. O povo de lá diz que jazz é um estilo bem difícil de gravar e mixar, um desafio. Digo isso tudo para você procurar se informar, conversar e estudar, porque existe a chance de fazer besteira mesmo com bons equipamentos e com razoável experiência. Imagine você que está caindo nesse meio sem muita noção, tem chance de gastar mais do que deve e não conseguir um resultado bom. Toma cuidado, tá?

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Apesar de querer fazer algo com qualidade e profissionalismo, sei que ainda sim vai sair bem home studio e amador, não só quanto aos equipamentos e studio mas quanto ao projeto também.

Tenho consciência de que meu conhecimento é bem pequeno nessa área, porém meu aprendizado é diário e sim, pretendo fazer alguns cursos.

Quanto ao dinheiro, se fosse meu, realmente já teria pego uma ProFire, colocado no orçamento e deu, mas como não é e a pessoa me pediu dois orçamentos (um standard e outro top) pra ontem, não custa nada colocar algo melhor mesmo que a princípio eu não vá usar 10% da capacidade. Acredito que estudando e quebrando a cabeça em cima esses 10% vão aumentando e o investimento comece a valer a pena, digo isso pela minha vontade, se vai realmente acontecer, aí são outros 500.

Mas acreditem, apesar dos pesares vocês estão me ajudando bastante!

No caso da Fireface UFX ela tem 12 inputs analógicos (8 TRS 1/4 e 4 XLR, certo?). Pra gravar uma bateria certinha com 1 mic pra cada canal eu não poderia fazer com essa interface, poderia? O que tenho em mente é que se usa a conexão XLR e nela só tem 4.

No site http://www.rme-audio.de/en_products_fireface_ufx.php#1 está dizendo "30 Input / 30 Output channels". Onde estão esses 30 inputs? Desculpem a ignorância agora. HAHAHAHA

Quanto ao fone, já está acertado o ATH-M50. Por um instante tinha esquecido da gravação, foi bom me lembrar, lí uns artigos e uns reviews do ATH-M50 e curtí.

Tava pensando em pegar um rack da Line6, postei até num tópico aqui já aberto sobre esses racks mas ninguém me respondeu :/ Queria saber estou fazendo a coisa certa e se sim, qual pegar, o POD HD Pro ou POD X3 PRO.
Obs: Em casa tenho há alguns anos uma POD XT Live, me adaptei bem com o equipamento.


Andei vendo e lendo coisas referentes ao Yamaha HS50M... Pelo menos em comparação ao HS80M dizem que o HS50M perde no bass. Acha que seria interessante agregar um sub?


Não achei no Brasil o VRM Box, sabe de alguma por aqui ou só lá fora por enquanto?

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
As conexões canon da Fireface são entradas pré amplificadas, pra microfone.
As entradas TRS são entradas balanceadas de linha, pra ligar um pré direto nelas (provavelmente +4dBU).

No site http://www.rme-audio.de/en_products_fireface_ufx.php#1 está dizendo "30 Input / 30 Output channels". Onde estão esses 30 inputs?

Do mesmo jeito que a Babyface diz que tem 22 canais. Ela é EXPANSÍVEL pra 22 canais.
Ambas as interfaces (e a Profire também) tem uma entrada ótica, é um cabinho digital que carrega um monte de canais já pré amplificados e convertidos pra digital.

Por isso eu disse lá em cima que você pode usar a Babyface e quando precisar de mais canais pode inserir um rack de prés com saída ótica (conversão AD) pra ligar nela.
Além do mais ela é mais nova, tem um conversor lindão novo em folha, prés muito bem feitos, drivers sólidos e muitos anos de estrada pela frente. Ainda é USB e portátil, dá pra levar pra lugares (levar um case com um rack é um saco). Dá até pra usar sem os cabos pra gravar um instrumento ou só monitorar, ocupa quase nada de espaço.

Andei vendo e lendo coisas referentes ao Yamaha HS50M... Pelo menos em comparação ao HS80M dizem que o HS50M perde no bass. Acha que seria interessante agregar um sub?

NÃO.

Sim, as HS50 não tem muito grave. Entenda isso como uma vantagem.
Na verdade ela é (acredito eu) mais "flat" que a HS80, apesar da barriga em 2k, resquícios de NS10m.
Apenas pense em acrescentar um sub se você for mixar música eletrônica (putz putz mesmo), senão você NÃO quer um sub e NÃO quer grave!
É questão de gosto, provavelmente tem gente que prefere as 80. Se quiser mais grave, pegue-as. Mas quem quer um som lindo não vai correr atrás de uma caixa nos moldes da NS-10m, a proposta é outra.

Você ainda vai ter que filtrar graves da sua sala, muito provavelmente, senão eles vão embolar sua vida (com o perdão do trocadilho).

Não achei no Brasil o VRM Box, sabe de alguma por aqui ou só lá fora por enquanto?

Não sei. Comprei o meu lá fora.

Pra gravar uma bateria certinha com 1 mic pra cada canal eu não poderia fazer com essa interface, poderia? O que tenho em mente é que se usa a conexão XLR e nela só tem 4.

Poderia se você tivesse 4 canais de pré.

Mas mais uma vez, posso dar um pitaco?
Gravar bateria é uma coisa complicada. Parece fácil, você vê uns tutoriais, conversa com umas pessoas, acha que aprendeu, mas na hora de fazer, fica uma bosta. É difícil. Mesmo tendo equipamento top.
Demorei muito tempo com muita tentativa e erro pra conseguir microfonar uma bateria direito. E mesmo assim, todos os dias eu aprendo coisas novas.

Um set de mics pra uma bateria é caro e ele nunca será suficiente. Você vai mudar os microfones pra cada bateria que for gravar, cada estilo...
Vai mudar a sala também, vai querer ela mais reflexiva, mais morta, dependendo do estilo da música e do baterista. Os prés então nem se fala, você vai mudar cada canal pra um pré diferente o tempo inteiro.

Na hora de gravar as baterias, faça uma guia em casa, com uma bateria sequenciada. Pode até gravar as guitarras, baixo, tudo valendo, mas pra bateria, leve a sessão pra um estúdio de gravação e grave lá.
Estúdios de gravação são feitos pra isso. Você vai ter uma sala moldável, muitos mics diferentes pra montar sets distintos, um monte de prés pra escolher onde usar o que e um técnico que conhece a sala e o equipamento e vai poder te ajudar a tirar o som que você quer.
Assim você pode gravar com o máximo de qualidade possível, passando por bons equalizadores pra o som já entrar quente, o que vai te adiantar muito na hora de mixar dentro do computador.

Você disse que quer qualidade. Isso é qualidade. Num home studio ou num estúdio de pequeno porte você pode SIM gravar baixo, guitarra, um monte de coisa com qualidade. Mas bateria e voz realmente são coisas que é melhor ir num estúdio de gravação pra fazer. Sem falar que vai dar muito menos dor de cabeça pra você.
Dica de coração, de quem microfona bateria praticamente todos os dias e sabe a *#%&@ que é pra tirar um som legal, livre de problemas de fase e com corpo.

Dá pra gravar uma bateria com uma interface dessas? Dá sim.
Vai ficar bom? Não.

Quanto ao dinheiro, se fosse meu, realmente já teria pego uma ProFire, colocado no orçamento e deu, mas como não é e a pessoa me pediu dois orçamentos (um standard e outro top) pra ontem, não custa nada colocar algo melhor mesmo que a princípio eu não vá usar 10% da capacidade. Acredito que estudando e quebrando a cabeça em cima esses 10% vão aumentando e o investimento comece a valer a pena, digo isso pela minha vontade, se vai realmente acontecer, aí são outros 500.

Olha, eu acho digno comprar um equipamento bom. Mas preciso te confessar que equipamento realmente não diz nada. O pessoal que eu conheço que manja muito (muito mesmo, gente que já gravou mais de 100 discos, muitos dos quais você já ouviu falar) tem um equipamento bem singelo em casa, e não é por falta de dinheiro, é por falta de necessidade.
Se você tem o dinheiro, é um grande vantagem, apenas não gaste em equipamento inútil. Gaste na sala. Eu sei que ter um equipamento cheio de botões e VUs coloridos parece muito mais legal e "profissional", mas realmente o MELHOR investimento que você pode fazer é no tratamento acústico. E não vai ser vendo tutoriais de internet que você vai conseguir um projeto de sala.

Quer ver um exemplo de ótimo equipamento e péssima qualidade? Rede Globo. Eu trabalhei lá. Minha sala era ótima, projetada pelo Sólon em pessoa, tinha uma Digi 192, uma mesa Yamaha DM2000 (que é até um certo exagero pra uma sala de sonorização), etc. A primeira coisa que eu notei quando entrei lá foi um patchbay (entregue as moscas) e um Slam, um compressor valvulado fodíssimo. Eu perguntei pro casa que tava me levando lá sobre e ele disse "ah, esse negócio aí? Sei lá... compraram aí tem uns 5 anos mas ninguém nunca usou..."
Tipo, PORRA, era uma porra de um compressor de 7 mil dólares animal e nego nem sabia direito pra que servia. Um chegou a dizer "ah, não tem mais porque usar né... dá pra fazer tudo com plugins...".

Resumindo, equipamento só serve pra quem sabe usar. Comprar pra depois aprender ou ir por tentativa e erro é jogar dinheiro no lixo.

Se você tem 10 mil pra gastar, compre a interface, um par de monitores e o que mais precisar pra gravar, e gaste o resto na sala. Se tiver 25 mil, compre as MESMAS coisas e invista MAIS na sala.
Se tiver 50 mil, compre exatamente a mesma coisa e gaste todo o resto na sala.

Parece exagero mas se você for levar o áudio a sério e quiser de verdade trabalhar com isso full time, daqui a 10 anos você vai entender e vai escrever uma carta me agradecendo. :)

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Bem.
Continuo com a mesma opinião do início.
Você deve consultar um técnico no assunto.
Uma pergunta?
A sala é própria ou alugada?
Isto é importante no caso de investir um bom dinheiro na acústica da sala.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L

Eu falei em bateria para chegar exatamente onde o .omni chegou. O negócio é difícil! Se você vai investir muita grana numa sala legal e equipamento legal, até dá, mas entre poder e fazer tem uma grande distância.
De toda a forma, para gravar bateria precisa de vários canais. Tirando bateria, na minha "pouca" experiência em estúdios, nunca precisei de mais de 4 canais simultâneos e independentes, com isso eu me viraria.
Vai na do .omni que eu assino embaixo também. Não exagere no equipamento, dê uma caprichada na acústica da sala (se a sala for sua e não alugada).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 2 orçamentos c/ interface, preamp