Interface Sound Blaster X-Fi HD (dúvidas)

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # out/11


    Puxa vida!!
    Comecei a namorar esta interface de audio USB da Sound Blaster:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204842146-placa-de-som-usb-crea tive-soundblaster-x-fi-hd-surround-thx-_JM

    - Ela reproduz em stereo até: 24bits; 96kHz; Relação S/R DAC de 114db.
    - Ela grava em stereo até: 24bits; 96kHz; Relação S/R ADC de 109db.
    Se realmente confere estes dados acima, ela é então uma Top para home-studios !!!!

    Só uma dúvida.
    Ela tem entrada de linha (2 x RCA banhadas) para conectar line-in ou Phono-in, e nesta entrada tem um pré-amplificador para toca-discos (phono). Como se desativa este pré amplificador quando se quer ligar alí uma mesa de som, ou um teclado, ou um CD player, enfim (fontes que não precisam de pré amplificação) ??

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não recomendaria a SoundBlaster para produção musical.
    Pesquise mais sobre outras placas de áudio.
    A SoundBlaster a meu ver não é uma placa para áudio, e sim para jogos.
    Não é top de jeito nenhum.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Qual seria mais especificamente o(s) problema(s) das Sound blaster ??
    - Seria distorção ??
    - Seria resposta de reprodução e gravação não flat ??

    Obs.: Com relação a serem feitas para jogos, a Soundblaster tem várias linhas de equipamentos.

    - Linha Gaming: Placas e acessórios para jogos.
    - Linha Music & Movies: Placas com Dolby Surround para filmes e músicas.
    - Linha Pro Audio: Audio profissional para estúdio (a X-Fi HD é dessa linha)

    T-Rodman
    Veterano
    # out/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    El_Cabong
    Tudo da soundblaster é para 'play'.
    Para 'recording/production', sempre foi a linha E-MU.

    Em tese é um esquema do tipo GeForce e Quaddro - onde o chip aparentemente é o mesmo, e um conjunto de especificações é liberado nas X-Fi e o outro conjunto é liberado nas E-MU. Bom, pelo menos era isso o que acontecia na época das Live, que o povo usava aqueles drivers mexidos pra liberar todas as instruções.

    No mais, uma X-Fi vai ter latência. Nas E-Mu, em tese, não.
    Em tese, X-Fi

    A linha da E-MU é essa, hoje em dia:
    http://www.creative.com/emu/products/usbinterfaces/

    Sua placa:
    http://us.store.creative.com/Creative-Sound-Blaster-XFi-HD-Sound/M/B00 4275EO4.htm
    - essa não menciona suporte a ASIO, não tem pre-amp, e em tese, não vai fazer o que uma outra interface de entrada já vendida para produção musical faz.

    logo, sim, X-Fi não é para produção musical.


    amplexos

    T.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não seriam estes os problemas.
    Não estamos aqui para colocar defeitos na placa, pois cada uma tem a sua especialidade.
    E sim para dizer que existem outras placas melhores, que lógico, vai depender do seu orçamento.
    Uma soundblaster sempre vai ser melhor que uma placa onboard.
    Não deixa de ser um progresso.
    Mas pesquise melhor dentro do seu orçamento outras placas.
    No meu início na computação eu só usava placas soundblaster, depois percebi que para áudio existem melhores opções.
    As placas soundblaster em geral são boas, sou fã da creative labs.
    E cada vez que trocava de micro instalava uma nova placa da soundblaster.
    E nem ligava para as outras marcas, para mim a soundblaster era o top.
    Mas o desempenho é bom para jogos, filmes , e para ouvir áudio.
    Mas para produzir áudio existem melhores opções.
    E a evolução é continua, não conheço a placa que você indicou.
    Posso até estar errado.
    Usei a soundblaster até a versão live, e tinha problemas para lidar com a compatibilidade de drives ASIO, muito importantes para a produção musical, principalmente para o uso de instrumentos virtuais- VST.
    Não sei como anda atualmente o desempenho da soundblaster neste quesito.
    Assistir um filme e ouvir o áudio da soundblaster é muito bom.
    Neste quesito supera as outras placas.
    Nas outras placas de áudio o som de jogos e filmes não sai tão bom.
    O ideal é ter as duas, uma soundblaster e uma placa para produção.
    Rss...
    Esta placa parece ser para um uso especifico do antigo toca-discos para recuperar arquivos, e com mais alguns recursos.
    E até deve funcionar razoavelmente para produção musical.

    Bem de qualquer forma tudo vai depender do que realmente você vai querer fazer com a produção musical, uso de instrumentos virtuais ou não, conexões para guitarras, teclados, microfones (com pré amplificação) etc...
    Pesquise mais a fundo a respeito.
    E é claro se puder visite algum amigo ou conhecido que tenha uma outra placa para você poder sentir a diferença.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11
    · votar


    T-Rodman
    Valeu !! Vou dar uma olhada nas E-MU.

    Adler3x3
    Pois é !!
    Eu só precisava mesmo de uma placa de som USB, que gravasse t tocasse em 24bits, stereo, com baixa distorção, e com uma relação S/R de uns 100db já tá bom.
    É só pra gravação mesmo !! Não uso VSTi (eu uso é um teclado Yamaha Motif XS7 que tem sampler, violão, guitarra e vocais). Não precisa nem de pré pra microfone porque eu tenho uma mesinha já com phantom power e tudo.

    Problema é que é difícil achar uma interface USB baratinha, que só se limite a gravar e tocar em stereo 24 bits e S/R de 100db (sem nenhuma frescurinha a mais que a encareça)

    T-Rodman
    Veterano
    # out/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    El_Cabong
    pelo mesmo preço:
    http://tascam.com/product/us-122/overview/

    - agora, nessa faixa de preço, você vai conseguir latência zero, mas em 16 bits e 48khz. Pra mais do que isso, em gravação, só interface mais cara.
    http://lista.mercadolivre.com.br/interface-tascam-us-122

    - mais importante do que qualidade de amostra, é a latência e a compatibilidade com ASIO nativa (não ASIO4All).

    Mais do que isso, Presonus Audiobox, M-Audio Fast Track Pro, etc...
    Interfaces da E-MU são mais caras do que as citadas.
    Se procurar em reviews antigos, uma M-Audio Delta 1010LT, em tese, usa o mesmo processador e-mu das Creative. Na época das Delta 1010, elas eram o topo. Hoje existe coisa melhor - mesmo passando pelos Via Vinyl HT. Na prática, muito fabricante de interface ora usa Via, ora usa E-MU, mas não é isso que eles vendem (processador), e sim, a solução. Por isso que não se vê qual o DSP utilizado em cada interface de fabricante. Os drivers, são mais importantes, e, como sempre, a Creative, apesar de criar, não é muito bom em dar suporte.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11
    · votar


    T-Rodman

    Pô !! No Mercado Livre tem uma Tascam US 122L por R$299.
    E na caixa dela diz que ela é de 24 bits/96kHz.

    Parece ser muito boa essa !!!
    -----------------------------------------------
    * Pois é ! 16 bits eu não acho interessante.
    O interessante de gravar em 24bits e S/R de 100db, é principalmente em casos de gravações de vocais. As vezes o vocalista se afasta demais do microfone e o som da gravação neste momento fica baixo, aí após a gravação se pode perfeitamente corrigir isto, aumentando o volume. Os 24bits não deixam a onda sonora de pouco volume se deteriorar, e os 100db de relação S/R não vão causar um ruído de fundo perceptível neste aumento.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Você tá bem de teclado.
    Eu tenho um Yamaha PSR S910 que também possibilita a gravação de vocais, que vem com alguns timbres do motif.
    Dá para gravar legal, quase não necessita de instrumentos virtuais tipo VST.
    Mas depois que nos acostumamos a usar VST, sempre algo de bom dá para misturar.
    Mas o teclado por si só já dá para gravar quase de tudo.
    O meu sonho de consumo é ter um motif.
    E também estou sonhando e pensando em comprar uma placa Roland SD 50 com samplers baseados no Fantom, um produto diferente que une recursos de placa de áudio e samplers e muito mais.
    E com os timbres do motif mais os do fantom ficamos no céu.

    Mas antes de comprar qualquer placa verifique se vai dar para conectar do jeito que você quer.
    Pesquise placas da Roland do tipo Edirol UA-1ex bem pequena, que não sei se saiu de linha, ou tem uma nova variação.
    O Custo não é muito alto, perto dos R$ 300,00
    Agora para o que você propõe até a soundblaster vai dar certo.
    E a tua placa onboard? não aceita 24 bits?
    Experimentou gravar usando a onboard?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Adler3x3

    Pois é !!
    O meu Motif XS7 está com 1GB de sampler e, dentre outras coisas, eu coloco nele um piano de cauda Bösendorfer Imperial 290.
    Pra quê VSTi ???????? He He.

    Eu já fiz ótimas gravações com placa onboard. Duas delas estão aqui --> www.palcomp3.com/adotados

    A onboard do meu antigo notebook quebrava bem o galho. Gravava em 24bits e relação S/R de 80db.
    Agora eu troquei de notebook, e esse novo veio com uma onboard bem pior: grava em 24bits, mas só dá uma relação S/R de 65db.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Escutei é na minha opinião esta muito bom.

    Por este motivo mesmo merece uma placa boa.
    Motif (motivo)
    rsss

    Guarde um pouco mais de grana e compre mais frente uma placa boa.
    Por enquanto leve com a onboard.
    Pense lá na frente.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Adler3x3
    O meu sonho de consumo é ter um motif.

    Cara!! Se tu comprares um Motif tu não vai te arrepender !!
    Só pra ter uma noção. Sobre os arranjos destas 2 músicas do palcomp3, TUDO foi feito no Yamaha Motif XS7.
    Tudo aquilo alí é som do Motif: guitarras, baterias, pianos, sopros, violões, cordas // reverbers, distorção valvulada, ...
    Antes eu tinha um PSR e troquei pelo Motif XS7. O nível de detalhamento dos instrumentos acústicos e elétricos que vem nos Motif XS é incomparável (waveforms muito maiores).

    Sem falar no sampler de 1GB. Além do piano Bösendorfer Imperial 290 que é uma coisa do outro mundo!! Esses dias eu consegui uns timbres clássicos da Roland e estou usando eles no Motif XS via sampler.
    --------------------
    ... Voltando ao assunto do tópico ...

    Guarde um pouco mais de grana e compre mais frente uma placa boa.

    Vou fazer isso !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface Sound Blaster X-Fi HD (dúvidas)