Cakewalk Sonar 8 sensacional

Autor Mensagem
joeAZZI
Veterano
# out/11 · Editado por: joeAZZI


Estou impressionado com esse software.

Estava experimentando o Adobe Audition 3.0 e não estava muito satisfeito. Resolvi dar uma pesquisada na net em sites de produtores musicais e um software bem recomendado pra rodar em Windows foi o Sonar 8.

Existe duas versões: Home Studio e Producer. Estou usando a Producer.

Com Windows XP, Processador Core 2 Duo 1.73 ghz, HD de 80 Gb 5400 rpm nativo, placa de áudio onboard e utilizando-se de um microfone simples de mesa e pra monitorar caixinhas de áudio logitech o resultado já está bem interessante, diferentemente do Audition.

Isso serve tanto pra qualidade do som, quanto pra performance, estabilidade, interface, facilidade de uso e ferramentas disponíveis.

Não é à toa que o carinha recomendou essa DAW pra quem usa Windows.

Se estou empolgado agora, imagina quando chegar minha interface de áudio, fone, e eu puder usar minha guitarra e o microfone dinâmico que tem aqui. Enquanto não chega vou aprendendo pela internet e pelo manual.

Tem um livro muito bom também a quem interessar chamado "Sonar 8 power". aqui no Brasil tá caríssimo (R$120.00), mas na Amazon tá uns US$ 20.00. Vale a pena pra quem usa Sonar 8. Esse livro tem pras outras versões também. Tentei baixar de graça mas não achei o .pdf em lugar nenhum.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
Estava experimentando o Adobe Audition 3.0 e não estava muito satisfeito.

Isso é verdade cara,eu axei o Adobe Audition com uma interface bonita mais perde um pouco na praticidade.Não é tudo que a Adobe é boa.

Se estou empolgado agora, imagina quando chegar minha interface de áudio, fone, e eu puder usar minha guitarra e o microfone dinâmico que tem aqui. Enquanto não chega vou aprendendo pela internet e pelo manual.

Se eu com só um amp de 15w valvulado e um microfone usando uma DAW Sony Vegas 10 já fico empolgado você vai ficar noites sem dormir hehe

Jube
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
Uso o sonar 8 producer tambem, muito bom apesar de eu usar meia duzia das centenas de opções, vou procurar pelo tal de sonar 8 power que você citou, valeu a dica.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Hahahaha. Sony Vegas? Será que pode ser considerado DAW (Digital Audio Workstation)? Eu usava Sony Vegas pra editar vídeos. Super pesado esse programa.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Jube

Exato, eu vejo que todo mundo se envolve com diversas opções ao mesmo tempo. De certa forma penso que isso é perder o foco, acaba que você não se destaca em nenhum. Quero ficar muito bom numa plataforma apenas de início e escolhi a Sonar.

Se for o caso de migrar depois para a Pro Tools por ex. , ou Logic, ou até usá-las combinadas, uma pra cada função, tudo ficará muito mais fácil no caso de eu ser um expert no Sonar e nas fases de produção musical com apenas um software de início.

É tipo uma pessoa que faz Arquitetura ou Engenharia. Geralmente usam como programa CAD inicial o Autocad que faz de tudo. Depois eles vão num software mais específico se for o caso. Então a pessoa ficando muito boa no Autocad, depois ela pega qualquer software CAD/CAM?CAE facilmente, pois o princípio é o mesmo.

Quanto a dica de nada. O livro tem mais de 600 páginas e é 5 star na Amazon, portanto só pode ser coisa boa. Assim que der irei comprar.

Adler3x3
Veterano
# out/11
· votar


O Sonar na minha opinião é a melhor DAW.
Para quem trabalha com home estúdio principalmente com arquivos midi.
Experimentei uma versão do pro tools e não gostei.
É uma DAW pesada mais voltada para a gravação de áudio.
A parte de midi do pro tools é muito fraca, deixando a desejar.
É mais uma grife cara.
Como os caras pagam uma nota por este software acham que é o melhor, mas não é.
E como investiram muitos doláres, não querem voltar atrás.

Até o Reaper que é bem enxuto é melhor que o pro tools
Uma verdadeira DAW tem que ser completa e isto o Sonar é.
Acompanho a marca desde o tempo do sistema operacional DOS, quando o software se chamava 12 tone.
É uma marca pioneira no ramo, tem muito conhecimento.
Atualmente por questões de praticidade uso o Mixcraft Pro Studio.
Pretendo voltar a usar o Sonar, que vem junto o módulo de som sd 50 da Roland.
Aí sim vai ficar ótimo somando o Mixcraft.
Vai a fundo no Sonar que é a melhor DAW.
Ainda mais que agora a marca Sonar esta ligada a marca Cakewalk junto com a Roland.
A Roland Japonesa é uma das mais importantes fabricantes de instrumentos musicais do mundo.
Juntando hardware com software na melhor parceria nestes aspectos.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Adler3x3

Muito importante sua informação sobre o pro tools, pois ele de certa forma é padrão e sinônimo de qualidade nos estúdios profissionais. Porém pelo que tenho pesquisado me parece mais grife também.

Com certeza irei explorar ao máximo o Sonar, estou bastante empolgado com o software. Vou destrinchar o manual e depois partir pro livro que citei no tópico.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
O sonar agora esta na versão X1 expanded, muito bom mesmo, se não me engano tem demo no site da Cake para testar

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Cara, eu também uso o Sonar, mas essa versão aí já tem bem algum tempo de vida...

Eu também andei experimentando outros, mas sempre volto pro Sonar, que é a linha do bom e velho Cakewalk, de tempos imemoriais! hehe

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano

To sabendo, entrei no site da Cakewalk pra pesquisar, queria a versão X1, mas essa versão nova não roda na minha máquina.

Tem o demo sim. Pra quem tem uma máquina melhor fica a dica.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


JJJ

Sim, depois dela teve a versão 8.5 e o mais novo que é o X1 que o Edson comentou.

Sinceramente não me importo de ser uma versão mais velha. Até pq nesse caso é o que roda aqui, rs. Mas sério, às vezes é até melhor que uma versão mais nova. Quantas vezes vemos isso com softwares.

Quando eu trocar meu note poderei pegar versões mais atuais.

Irei experimentar outros softwares, mas só quando eu ficar mestre nesse. Já é muita coisa pra se aprender num único software, imagina dois ou três desses de uma vez?

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Adler3x3
Experimentei uma versão do pro tools e não gostei.
É uma DAW pesada mais voltada para a gravação de áudio.
A parte de midi do pro tools é muito fraca, deixando a desejar.
É mais uma grife cara.
Como os caras pagam uma nota por este software acham que é o melhor, mas não é.
E como investiram muitos doláres, não querem voltar atrás.


Desculpa, mas você está equivocado.
O Pro Tools realmente não tem uma parte boa de MIDI, não é nem muito feito pra esse tipo de produção. Agora, de todos os programas que eu usei até hoje (foram muitos) o Pro Tools foi o que me agradou mais, tem na minha opinião as ferramentas mais simples e práticas pra edição, o I/O é bom, a interface é clean, tem delay compensation automático na versão 9... tudo bem preferir o Logic, ou até os mais old school que gostam mais do Digital Performer, agora dizer que é ruim ou que é "grife" é uma ignorância. A "grife" que você fala do Pro Tools vinha do hardware que era da Digi, pra rodar o Pro Tools HD ou TDM, a 96, 192 ou agora Avid I/O. Diferente das outras plataformas que rodavam em qualquer plaquinha onboard, mas a diferença de qualidade é de anos luz, não é de nome ou "grife".

Eu acho que você não conhece muito o software, ou o uso que faz deles é mais superficial e você não enxerga as diferenças além das mais óbvias de interface. Me corrija se eu estiver errado.

Dos que eu fucei mais o Sonar está lá embaixo da lista. A parte de MIDI dele é boa... e só! Mas nunca experimentei a versão 8. Eles continuam usando aquele formato louco de Dx?

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


.omni

Explica aí esse format Dx...

.omni
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
Os plugins do Sonar eram Dx. Devem ser ainda, é da Cakewalk.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


.omni

Tudo VST.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
.omni
Sim ainda tem o formato dxi, muitos plugins nativos deles é nesse padrão, mas hoje é totalmente compatível com vsts

Vale a pena testar a x1 expanded melhorou muito, e claro hoje é a que estou usando, custou 300 doletas pela producer + 100 pela expansão

joeAZZI
Veterano
# out/11 · Editado por: joeAZZI
· votar


Edson Caetano

Valeu pela dica Edson, mas realmente a X1 não roda na minha máquina pois ela exige mais do que a versão 8.

Meu processador é Intel Dual Core 1.73 gHz. Não compensa eu trocar de note ainda pois não sou profissional da área. Pra um home studio básico ele me atende bem.

Veja aí:

http://www.cakewalk.com/Products/SONAR/X1-Producer/feature.aspx/SONAR- X1-Producer-System-Requirements

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


Não conhecia esse formato dxi. Na hora da instalação vi carregar vários arquivos com extensão .vst

Guilherme Nau
Veterano
# out/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


joeAZZI
Hahahaha. Sony Vegas? Será que pode ser considerado DAW (Digital Audio Workstation)?


Sim.O programa pode ser considerado um DAW partir do momento em que se pode criar um trabalho de áudio nele com efeitos VST, DirectX,etc.Ou até mesmo coisas simples como cortar,gravar,sobrepor,etc.

Sony Vegas não trabalha só com vídeo,trabalha com áudio também.


Eu usava Sony Vegas pra editar vídeos. Super pesado esse programa.

AUHshaushua.Acha esse programa de edição profissional pessado?Então baixa o Premier de 1,6GB só pra corta e muda as cores e depois o After de mais 1,7GB só pra colocar efeitos.

O Sony Vegas pra mim é uma ótima ferramenta tanto como DAW como pra editor de vídeo

Não importa se a DAW é Sony Vegas,Sonar,Reaper,Pro Tools...Claro,alguns programas tem ferramentas que funcionam umas melhores que as outras,mas quem mixa o áudio é você e não o programa.

Aqui ta uma música minha que eu gravei com o microfone do meu Nokia N95 e mixei tudo certinho e melhorei o máximo que eu pude.

EDIT1:Não liga pro vocal,ele não é lá essas coisas...
Gui Stifler - Garotos

E de vídeo tenho esse aquí...



Adler3x3
Veterano
# out/11
· votar


OMNI
Desculpa, mas você está equivocado.
O Pro Tools realmente não tem uma parte boa de MIDI, não é nem muito feito pra esse tipo de produção. Agora, de todos os programas que eu usei até hoje (foram muitos) o Pro Tools foi o que me agradou mais, tem na minha opinião as ferramentas mais simples e práticas pra edição, o I/O é bom, a interface é clean, tem delay compensation automático na versão 9... tudo bem preferir o Logic, ou até os mais old school que gostam mais do Digital Performer, agora dizer que é ruim ou que é "grife" é uma ignorância. A "grife" que você fala do Pro Tools vinha do hardware que era da Digi, pra rodar o Pro Tools HD ou TDM, a 96, 192 ou agora Avid I/O. Diferente das outras plataformas que rodavam em qualquer plaquinha onboard, mas a diferença de qualidade é de anos luz, não é de nome ou "grife".

Eu acho que você não conhece muito o software, ou o uso que faz deles é mais superficial e você não enxerga as diferenças além das mais óbvias de interface. Me corrija se eu estiver errado.

Dos que eu fucei mais o Sonar está lá embaixo da lista. A parte de MIDI dele é boa... e só! Mas nunca experimentei a versão 8. Eles continuam usando aquele formato louco de Dx?

OMNI.
É uma questão de opinião.
Se você gosta do pro-tools tudo bem.
É uma questão de opinião.
Eu não afirmei que o pro-tools é ruim.
Apenas comentei que não é uma DAW completa, pois a parte midi deixa muito a desejar, entre outros problemas.
Testei e não gostei.
E não atende as minhas necessidades.
A boa DAW é aquela que cada um se adapta, algumas mais completas outras menos.
Se você se adaptou muito bem.
O mais importante não é o sistema em si, e sim o músico.
E a música resultante no final da produção.
Grife é apenas uma marca.

DXI são instrumentos virtuais que usam o Direct X do Windows, e existem também plugins de efeitos que usam esta tecnologia.
Não deixa de ser uma boa opção, e não é um formato louco.
Quando mais opções tivermos melhor.
Muito do que existe nos softwares atuais derivou da evolução constante e do conhecimento técnico que a Empresa que produz o Sonar desenvolveu nas últimas décadas, desde o primórdios dos micro computadores PC.

Cada músico tem as suas preferências.
Você coloca o Sonar lá embaixo, eu o coloco entre os melhores, senão o melhor.
Mas isto é apenas a minha opinião, não sou o dono da verdade.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Adler3x3
É uma questão de opinião.
É verdade.
Mas daí a dizer que não é uma DAW completa porque a parte de MIDI é fraca não faz muito sentido. É como se todo mundo que trabalhasse com áudio usasse instrumentos virtuais. Igual dizer que o Reason é incompleto porque não tem pista de áudio!

A boa DAW é aquela que cada um se adapta, algumas mais completas outras menos.

Nisso eu concordo com você.

DXI são instrumentos virtuais que usam o Direct X do Windows, e existem também plugins de efeitos que usam esta tecnologia.

Eu sei o que é Dx.
É meio bizarrinho sim, não emplacou muito, tem que ficar wrappando muitos VSTs e RTAS porque Dx nunca pensou em ser um padrão, e isso nem sempre dá muito certo.

Quando mais opções tivermos melhor.

Ou não, porque os programas da Cakewalk só mexem com um formato pouco convencional e wrappar não é uma opção 100% confiável.

Empresa que produz o Sonar desenvolveu nas últimas décadas, desde o primórdios dos micro computadores PC.

Eu sei, a Cakewalk é "só" da Roland.

Você coloca o Sonar lá embaixo, eu o coloco entre os melhores, senão o melhor.

Se você se dá bem com o Sonar, ótimo pra você, quem sou eu pra falar pra você mudar de DAW só porque eu não gosto dele?
Mas acho curioso apenas, entendo quem gosta de Nuendo/Cubase, Logic, DF, Pro Tools, mas eu já usei bastante o Sonar e realmente pra mim ele deixou muito a desejar. Se eu fizesse música eletrônica talvez gostasse mais dele, mas não é o caso.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


.omni
A nova versão X1 está bem diferente da antiga série, mudaram muita coisa, teve já 3 atualizaçoes grandes X1a, X1b e X1c e agora lançaram mais uma X1 Extended

- O Prochannel está fantástico, no inspector, já tenho a mao equalizaçao, compressão e saturaçao, e qualquer outro plugin que quiser insertar, modular agora como o PC4S- Type/gate

- Já acompanhando a tendencia de compartilhar arquivos na net, já faz upload direto ao Soundcloud / Facebook / Twiter e afins

- Agora o programa aceita o drag/drop, e já abre tudo sozinho, com o que estiver disponivel no arquivo

- o ACT mode, facilita demais quem é tecladista como eu, com o Midi learn eu ensino o equipamento a fazer o que eu quero

Posso ficar aqui falando horas sobre este soft hehe, já tá vendo né hehe, mas temos tambem que considerar o custo de uma DAW, acredito que o preço está bem legal 349,00 US para a versão Producer, mas vejamos uma jogada legal ... que eu fiz

Quem comprar o controlador Cakewalk A-pro, leva de brinde o Sonar 8.5, para fazer o upgrade para o X1 paga apenas 99US

A minha brincadeira aqui ficou assim
o Controlador A-pro 800 1000,00 + 200,00 do upgrade para X1 + 100,00 do upgrade Extended, com 1300,00 reais equipei meu home studio com um soft profissional e legalizado, praticamente veio de brinde se comparar que o controlador A-pro é fantástico

Mas dá para gastar ainda menos, tem versoes Essential a 30US, LE a 60US, ou seja eles estão entrando na briga por mercado de pessoas mais casuais que não querem e nem vão saber encarar a versão producer

Para quem trabalha em Home Studio, com teclados Controladores, gravando com interfaces pequenas, o Sonar X1 Producer Extended é uma GRANDE PEDIDA, e claro agora que eu injetei $$ vou usar ele pra sempre

Porque convenhamos, uma DAW náo é algo fácil de se dominar, não dá para ficar mudando de plataforma, como quem troca de roupa, o ideal é mesmo o cabra testar as opçoes e escolher de cara qual a DAW mais adequada, o que nem sempre é facil de acontecer com quem não tem experiencia

Passei por Reaper, por Cubase 4 LE, por Sonar 8.0, Sound Forge 8. 9, 10, Samplitude, fechei com o Sonar, mas para mim ele entra como uma luva, minha aplicação mexe muito com VSTs, MIDIs, Compartilhamento de Audio, Hobby e Custo/Beneficio

É isso aí, quem tiver dúvidas acerca do soft pode perguntar, estou longe de dominar o Sonar X1, mas já está dando para ajudar

É isso aí

JJJ
Veterano
# out/11 · Editado por: JJJ
· votar


.omni

É meio bizarrinho sim, não emplacou muito, tem que ficar wrappando muitos VSTs e RTAS porque Dx nunca pensou em ser um padrão, e isso nem sempre dá muito certo.

Cara, não sei que versão de Sonar você viu, mas não tem que "wrappear" nada não. Que eu saiba esses wrappers só são necessários para algumas conversões de versão 32 para 64 bits. O Sonar aceita diretamente DX, DXi, VST e VSTi na boa. E, sim, existem alguns plugins, geralmente mais antigos (mas muito bons), que só tem versão DirectX. Eu mesmo uso alguns desses e um dos motivos pelos quais eu uso o Sonar é exatamente esse. Não vejo nenhum motivo razoável para retirar o suporte a uma tecnologia como fizeram com o DX no Cubase, ainda que se ache que o VST é mais avançado que o DX. Mal comparando, é o mesmo que o Word deixar de "ler" TXT porque DOC é mais avançado...

.omni
Veterano
# out/11
· votar


JJJ
O Sonar aceita diretamente DX, DXi, VST e VSTi na boa.

Ele aceita nativamente VST? Acho que não, ele faz a conversão automaticamente pra Dx, tem um wrapper "embutido", mas rola uma conversão.

joeAZZI
Veterano
# out/11
· votar


.omni

Acho que aceita nativamente sim. Na propria instalacao aparece diversos arquivos .vst sendo instalados.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
Então, ele tinha um wrapper embutido que fazia a conversão dos plugins em VST pra Dx, mas trabalhava com eles em Dx o que podia gerar algum tipo de problema com a interface, perda de desempenho ou aumento de latência. Agora já não sei como é, pode ser que essa versão 8 já aceite nativamente VST. Aliás, é bem provável que seja o caso, não tem mais porque manter suporte pra Dx.
Deveriam existir apenas: VST, RTAS, AU e TDM.
O resto é meio inútil hoje em dia.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


.omni
To usando o X1 e não parece ter suporte nativo a VST ainda... Mas não tenho nenhuma latência ou perda de desempenho. Alias, desde o Sonar 6 a conversão é bacana e dá pra rodar de boa. Na minha percepção, não impõe limitações, apesar de estar fora dos padrões.

Eu só uso Sonar por uma questão de conveniência e preguiça de aprender a mexer em outro software, já que nesse eu faço tudo com muita facilidade, desde a versão 4.

:)

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Christhian

Não tô entendendo porque não teria suporte nativo... Eu uso tudo quanto é vst e vsti no sonar. Direto, sem conversão nenhuma, nenhum setup ou configuração ou modificação. Basta instalar o vst e pronto, tá lá nos efeitos disponíveis...

Em que você se baseia pra dizer que não é nativo?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Christhian
· votar


JJJ
O Sonar tem um filtro de conversão nativo (automático) de VST para Directx, que é o padrão adotado pela Cakewalk, por algum motivo qualquer. Por isso é só instalar e iniciar que ele faz o escaneamento e automaticamente converte.

Faça um teste bem simples: Pegue um plugin qualquer da waves, por exemplo, e abra no formato Dx. Como o filtro fez a conversão correta, todos os dados nativos do plugin estarão lá, inclusive os presets.

Agora faça a mesma coisa e abra como VST. Pela falta de um suporte correto, além de muitas vezes o plugin travar (daí tem que desabilitar no FX bin pra rodar a sound engine ou ele corrompe o projeto todo!), nenhum dado nativo do plugin estará disponível. Muitos deles não abrem a interface corretamente, outros não produzem efeito, como se fossem meras carcaças.

Sinceramente, a mim não faz nenhum diferença. Talvez pra quem trabalhe com muitos VSTs ao mesmo tempo fique mais pesado, mas no meu caso costumo usar dois ou três plugins na voz, no máximo.

Abraços.

Edit, só pra constar: Não é que o sonar não tem suporte nenhum para VST... alguns plugins não podem ser convertidos para Dx, como o Amplitube, por exemplo.

A questão é que o Sonar parece ter sido escrito para PREFERIR Dx e trabalha muito melhor com convertidos do que com VSTs.

GuitarHome
Veterano
# out/11
· votar


joeAZZI
Cara eu to usando o Sonar X1 aqui no meu notebook com configuração: AMD Neo Turion X2 1.6ghz (dual core) 3gb DDR2 e HD 320 7200rpm e ta funcionando de boa!
Eu "comprei ele no torrent", to aprendendo a mexer a trabalhar com midi ainda, mas estou gostando bastante. Problema que são 8gb e pouquinho, mas vale a pena.
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cakewalk Sonar 8 sensacional