Gravar captando da caixa ou em linha direto?

    Autor Mensagem
    DW MASTER
    Veterano
    # set/11


    qual melhor opçao e qual vou conseguir melhor timbre!
    captando direto pela lindo do microfone ? ou captando o som do mic ligado em uma caixa e outro mic captando?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    qual melhor opçao e qual vou conseguir melhor timbre!

    Melhor opção: depende.


    Qual vai conseguir o melhor timbre: depende.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    DW MASTER
    eu não tenho minha área de gravação muito bem isolada. Então eu opto na maioria das vezes gravar direto em linha.
    Agora, quem tem uma sala isolada e bem tratada, sim, vai conseguir resultados bons com captação. Quem não tem, o melhor jeito ainda é pegar direto.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    T-Rodman
    Mas gravar um amplificador numa área não totalmente isolada não é impossível... se não tiver tendo um churrascão no vizinho ou se a pessoa não morar do lado da linha de trem.... é uma questão de sinal/ruído, né.
    O maior problema é a sala soar bem.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    eu tenho 3 cachorros em casa. Isso acho que explica os meus porquês, rs.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    T-Rodman
    Hahahaha, nossa!
    Eles não resolvem mastigar seus equipamentos de vez em quando não?

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    deixa eu tirar uma duvida que surgiu com uns amigos outro dia, colocar o som do guitar rig no monitor e microfonar pra obter ambiencia da certo? alguém já fez?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Meio porco isso...
    Um monte de simulação legal de convolution, reverbs com salas fodonas... Não tem porque passar por mais um AD e DA pra usar o que eu imagino que seja um equipamento mais ou menos de home studio...

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    porra, não acho que seja porco, o lisciel fez um video que re-microfonava guitarras se não me engano, se o cara tiver equipamento irado será que não fica bom?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Equipamento irado não irá precisar destes plugins, mas na música vale o que você ouve, faça o teste e depois coloque aqui sua impressão sobre a solução

    Eu gravo sempre microfonado, os efeitos coloco antes de sair do amp, depois apenas ajustes, aqui da certo

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Re-microfonar que você diz é reamp? Reamp é uma ferramenta legal, mas está bem além de usar um guitar rig e microfonar o monitor... isso não faz o menor sentido.
    Reamp é gravar o sinal da guitarra limpo e mandar ele de volta pro amplificador na impedância certa pra timbrar o amp e microfonar com mais calma, podendo timbrar de novo se precisar, etc.

    Se você tiver um equipamento bom vai tirar um timbre bom tanto em linha como microfonado.
    Mas duvido muito que microfonando um monitor melhor alguma coisa, só vai piorar, e muito.

    Por que as pessoas ainda acham que gravar guitarra em linha é gambiarra?

    Semana passada veio um guitarrista no estúdio onde eu trabalho, ele tava com um cabeçote Mesa Boogie Lonestar e uma caixa Orange. Microfones não faltam pra microfonar a caixa, 421, 441, RE20, u87, c414 só pra citar alguns.
    Sabe como a gente gravou a faixa com o cara? Guitarra em linha... o disco é de alguém que você com certeza conhece. O amp foi usado pra outra faixa, mas até agora tem mais guitarra em linha do que microfonada (2x1, a maioria usa só violão - esse é microfonado, lógico).
    Claro que usando uma puta DI e um ótimo pré, mas ainda assim, em linha.

    Não é gambiarra, é apenas diferente, questão de escolha.

    DW MASTER
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kkkk assunto rendeu e isso e bacana !!! hj fiz uns teste aki e realmente deu algumas diferenças por causa da acústica e tals !
    sempre gravo Guitar microfonando !!! pra pegar timbre puro! sempre gostei dos resultados diferente de gravar direto em linha!!!
    apesar que com Guitar rig !
    conseguir tirar ótimo sons tbm ao meu gosto!
    mais isso varia muito da musica tbm!

    alguem tem ae manual do Izotope Ozone 4?

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    DW MASTER
    sempre gravo Guitar microfonando !!! pra pegar timbre puro!

    Se você parar pra pensar, o timbre mais "puro" que você pode pegar é em linha, porque ele só precisa passar por um pré (uma coloração) e ser convertido pra digital (outra coloração).

    Microfonando você passa por um amplificador, uma sala, um microfone, um pré e um conversor.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    a mais novinha de 2 meses, sim, vai mastigar tudo, rs.
    Por isso que ela fica em outros cantos da casa, porque se ela entrar no meu home, acho que ela faz a festa, rs.

    no mais, além do caso prático que você citou, eu tenho minhas dúvidas.
    - eu não acho que gravar direto do amp, na maioria das vezes, principalmente com equipamento de home-studio a gente consegue o mesmo resultado. Claro, equalizar pode trazer o mesmo resultado, mas com microfones que dão 'cor', com prés que dão 'cor' com os pass dos cabos e conversores, acho que a última coisa que a gente consegue captar é o 'som original'. Decerto que depois dá pra igualar/equalizar, dá pra colocar headroom, dá pra deixar a guitarra igual - mas no processo todo, além do 'humm' que existe nas caixas, na maioria das vezes, minha preferência é gravar direto, justamente porque eu evito os filtros de noise, e já escuto o que quero gravar, pensando mais pra frente, na mixagem e tal. Estou certo com meu raciocínio?

    amplexos

    T.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    T-Rodman
    Estou certo com meu raciocínio?

    Bom, acho que não tem raciocínio certo... mas certamente gravar em linha tem suas vantagens. Minhas considerações:

    -Gravar em linha certamente é mais prático, até porque em um home studio é mais difícil isolar o amp em uma sala e ficar ouvindo só a volta pra poder timbrar melhor.

    -Claro que pra um timbre hi-gainzão e/ou característico de algum amp, o melhor jeito é microfonar. Mas o que muita gente aqui acaba achando é que é "muito melhor microfonar", nem que seja com uma Fast Track Pro e um Sm57 no quarto de casa. Você com sua experiência já viu que não funciona bem assim.

    a mais novinha de 2 meses

    Putz! Sei como é, essa idade é um inferno, aquela energia que não acaba mais e come todos os seus sapatos.

    diegoaelias
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Minha opinião... Grava tudo em linha e depois se precisar editar... edita. e ponto final...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar captando da caixa ou em linha direto?