[Youtube] - Bla bla bla demais e conteúdo de menos?

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14


Bem pessoal, o tópico é auto-explicativo. Muito guitarrista falastrão no youtube querendo ostentar parceria com empresas, equipamentos caros e um mundo de fantasia ao invés de se preocupar com a música ou passar informação e conteúdo de qualidade em seus canais. E muito mais do mesmo. É o que vejo na maioria dos canais. Já chegou a mesmice e a saturação neste meio?
O que vocês acham?

Um abraço.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Acho que existem muitos assim mesmo.

Mas oq a galera tem que entender é o poder do joinha, do view!!!

Basta nao assistir, basta nao dar joinha, basta nao seguir, basta não dar ibope!!

Essa é o novo paradigma. " O Poder Do Joinha"

o/

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


R. Carvalho

Você deixa bem claro a palavra "guitarrista" em sua pergunta.

E de certa forma, ela responde em si.

Guitarristas no geral (sem generalizar), possuem uma combinação perigosa de: Vaidade + Bitolação + Estupidez.

Não ouvem outros estilos, não ouvem outros instrumentos, não ouvem outros músicos.

Um trompetista, um tecladista, por exemplo, assistem com atenção e detalhes a apresentação de um flautista, xilofonista ou violinista, por exemplo.

Buscam novas leituras e possibilidades, novas colorações e formas de expressão de outros intrumentos.

Guitarrista, no geral, acha tudo que não é "guitarra" chato e ruim. Não curte tocar outros estilos, tirar um chorinho, baião ou tarantela, apenas para treinar, estudar, e descobrir novos desenhos e possibilidades.

O resultado dessa bitola é a mesmice. Todos falam a mesma língua e repetem inclusive as bobagem que fulano falou, só porque fulano é o "cara".

O discurso é pobre, mesmice total... e da-lhe aula de pentatônica!

Valvulado é melhor que Transistorizado.
Analógico é melhor que Digital.
blá, blá, blá....

Quando aparece um guitarrista simples, com equipo simples, tocando algo que não seja rock logo é taxado de RUIM, mesmo que for bom prá cacete.

Resultado: A classe se tornou previsível, preconceituosa e burra. (repito, há exceções).

E, assim, todos buscam seu lugar de "fodão do momento" e o resultado é a mesmice!

makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Guitarrista, no geral, acha tudo que não é "guitarra" chato e ruim.

É que tem muito guitarrista que gosta é de guitarra, e não de música!

Hshsah!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14
· votar


makumbator
É que tem muito guitarrista que gosta é de guitarra, e não de música!

Pois é, e acho que isso até explica a reclamação do tópico.

Com o tanto de MÚSICA feita até hoje e facilmente acessível, pra alguém vir reclamar de mesmice de guitarrista de youtube é sinal de que a abrangência de busca e interesse em música está bem restrita.

tomcykman
Veterano
# jun/14
· votar


Die Kunst der Fuge
que sagacidade alemã! heuheuheuhe

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Não é nem pela abrangência e sim pelo que o youtuber brasileiro da guitarra vem fazendo. Muita gente fala aos quatro ventos que é referência disso ou daquilo, mas é tudo muito desinteressante. Muita coisa do que você postava aqui no fórum, por exemplo, era muito mais rica musicalmente do que o que vem acontecendo hoje em dia. De misturar a música clássica com a guitarra nas suas composições. Pelo menos você estava fazendo uma parada diferente. E não pense que eu me acho diferente destes. Um dos motivos que parei indeterminadamente com o canal foi este, estava tão mesmice quanto os outros.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


R. Carvalho

"youtuber brasileiro da guitarra..."

Desta parte discordo! Não vejo nada "mais interessante" vindo dos youtuber gringos da guitarra.

Podem ter melhor equipo e acesso a novidades mais rapidamente.... mas o discurso é o mesmo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14
· votar


tomcykman

Ahahaha

R. Carvalho

Opa, quem era você? Ahaha, enfim, valeu pelo elogio.

Mas então, cara, se tu já percebeu que este nicho aí está uma mesmice e não está atendendo as suas expectativas musicais, o negócio é você selecionar os que prestam (canal do makumbator, por exemplo) e partir pra outros nichos musicais, uma hora você vai encontrar um ou vários outros nichos que tu vai achar interessantes, te prometo! O Lelo Mig deu a ótima dica dos estilos populares e outros instrumentistas.

E eu sou implicante pra caralho mesmo, mas vou te dizer, se tu tá buscando inovação pesquisando guitarristas do youtube, acho que tu está procurando num lugar bem errado, hein.

Em resumo o meu ponto é o seguinte: Porra, o acervo musical à nossa disposição é tão vasto que não sobra motivo ou razão pra se importar com guitarristas de youtube.

ps: Com todo respeito aos guitarristas de youtube.

Brunooliveira
Veterano
# jun/14
· votar


é fueda mesmo

Mt nego''meu set'' cheio de behringer...umas fontes lixo...e assim vai.

Hoje em dia tirou uma musica é maestro.

tomcykman
Veterano
# jun/14 · Editado por: tomcykman
· votar


R. Carvalho
Lelo Mig
Die Kunst der Fuge

pois é, vejo que é nas guitarrices que vem das áreas do shred principalmente, dessas áreas BT+solo por cima, onde acaba a dinâmica entre diferentes pessoas e instrumentos, talvez até um dos efeitos do individualismo de hoje em dia.. mas concordo com o Die Kunst der Fuge sobre buscar outros nichos musicais e encontrar tesouros por ai, que tem coisa boa demais!

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu andei pensando nisso. Querendo ou não, a guitarra acaba sendo algo que já foi extensivamente explorado. E hoje em dia tem muitos clichês. E no youtube, também. Eu fiz isso mais como uma crítica, em vista que tem muita gente gringa mesmo na guitarra conseguindo sair disso e trazendo coisa boa.

The Root, eu era o janick, como alguns aqui já sabem.

Um abraço cara.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


guitarrista falastrão
querendo ostentar parceria
equipamentos caros
mundo de fantasia
invés de se preocupar com a música
ou passar informação e conteúdo de qualidade
muito mais do mesmo

O Youtube é um espaço que, desde que respeite as regras, de livre expressão. As coisas que você citou não acontecem só no Youtube, mas também nos fórums e até nas rodas de conversa entre músicos.

Não tem o que fazer, de verdade. É só ignorar.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Querendo ou não, a guitarra acaba sendo algo que já foi extensivamente explorado.

Ih, cara, aí eu acho exatamente o oposto. É um instrumento bebê, sem praticamente "história nenhuma" se comparado com outros instrumentos. O próprio violão, por exemplo.

E ainda digo mais, isso que você está reclamando aqui no tópico é nada mais que o reflexo da falta de maturidade dos adeptos deste instrumento. A guitarra e os guitarristas ainda vão evoluir muito, cara, tenho certeza!

The Root, eu era o janick, como alguns aqui já sabem.

Caramba, que surpresa :O

Abraço.

makumbator
Moderador
# jun/14 · Editado por: makumbator
· votar


Die Kunst der Fuge
The Root, eu era o janick, como alguns aqui já sabem.

Nossa! Que surpresa também! Mais um nome do passado que retorna...Hashhssha!

Bem vindo de volta, Janick!

Sobre o Youtube:

No meu canal por exemplo, o objetivo é compartilhar tudo que eu toco, então sempre disponibilizo partituras (e até com tab da guitarra, para quem não sabe ler música) e backings tracks dos vídeos. A função maior é divulgar um repertório mais inesperado no instrumento (transcrições de música erudita, mas fugindo do estereótipo de neoclássico na guitarra) e incentivar outros a tocarem e estudarem coisas diferentes.

E faço isso também em gravações de contrabaixo elétrico e acústico no canal.

Esses dias um cara que mandou um link de uma gravação que fez usando uma base minha, e um saxofonista americano fez um vídeo improvisando sobre uma gravação minha de trio de jazz, e ainda me convidou pra gravar algo com ele.

ogner
Veterano
# jun/14 · Editado por: ogner
· votar


R. Carvalho

Eu acho que seu ponto também é sobre, mesmo no meio de guitarrisses, quem disponibiliza info de verdade e quem só da um migué...

Um novo paradigma ( de novo?) tb é que disponibilizar info nao vai necessariamente fazer com quer o "youtuber" "entregue o ouro"...

Dos poucos guitarristas que sigo no u2b, o Mateus Starling é um cara que nao tem medo de disponibilizar informação e ainda assim faz sucesso e ganha seu $$!!

EDIT:
O Makumba tb, hehe

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


makumbator
ogner

Com relação a tudo que escrevi, quero apenas fazer uma recolocação em relação a uma coisa que pode parecer que esta generalizada lá, mas não faz parte de meu pensamento.

Independente de achar um cara bom, ruim, meia boca, inovador, mesmice, novato ou expert, shrder, etc. com relação a usar o espaço para se expor tocando, não vejo problema algum. Acho que é um veículo à mais e quem toca quer e deve mostrar, seja bom ou ruim. Assiste quem quer e se gostar.

O que me incomoda mesmo são as "aulas", "dicas", "macetes", "reviews" (reviews há muito boas exceções), falo dos reviews amadores... e estas coisas em geral, que além de ruins, algumas passam conceitos e preconceitos equivocados, muitas vezes.

ogner
Veterano
# jun/14 · Editado por: ogner
· votar


Lelo Mig
O que me incomoda mesmo são as "aulas", "dicas", "macetes", "reviews" (reviews há muito boas exceções), falo dos reviews amadores... e estas coisas em geral, que além de ruins, algumas passam conceitos e preconceitos equivocados, muitas vezes.

Exato. Talvez seja a esse ponto que o Janick? ( heuhaue, tb não sabia, tava sumido!! ) se refere. Mas acho que isso é muito mais culpa de quem segue, de quem da o ibope doq do proprio divulgador (youtuber) isso nada mais é que reflexo da mediocridade do cara que procura por informação e se sente "informado" com esse tipo de material, fraco. Se a galera fosse mais critica certamente o nível melhoraria...

Agora, o cara posta divulga um monte de besteira e recebe um monte de louros, claro que ele vai continuar na pegada medíocre...

De novo, novamente, reitero, o poder do view, do joinha. :)

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Um trompetista, um tecladista, por exemplo, assistem com atenção e detalhes a apresentação de um flautista, xilofonista ou violinista, por exemplo.

Pra ilustrar... É claro o looper Boss...



makumbator

É que tem muito guitarrista que gosta é de guitarra, e não de música!

Verdade. Isso que me mata a alma... Cara as bandas seguem a linha Guita, baixo, bateria, e teclado na melhor hipótese. E acho maravilhoso um duo de harpa (paraguaya) e violão, um solo de violino ou sax tenor...

Acho maravilhoso o que o "manitos de plata" fez, e dúvido que algum metaleiro toque parecido, o cara tem um chicken picken animal (e sem palheta)...

Sempre que me pedem pra aprender HM, eu mando estudar Tião Carreiro... Os caras não gostam e não conhecem, aí se obrigam a sentar e estudar...

Spect
mas também nos fórums e até nas rodas de conversa entre músicos.

Reclamação redundante aqui no FCC...

Die Kunst der Fuge
É um instrumento bebê, sem praticamente "história nenhuma" se
comparado com outros instrumentos. O próprio violão, por exemplo.


De 70 pra cá só vi se usar mais do mesmo, no quesito periféricos...
-----------
A questão do endorsee é simplesmente capitalista: dar e receber em troca... Gilney Parson faz tempo que não acompanho, o cara é monstro... Tem solução pra tudo... É um dos poucos que permanece na ativa com qualidade...

De Ros
Veterano
# jun/14
· votar


Deixa eu dar um pequeno pitaco na conversa.

Vou colocar uns dados interessantes de alguns videos que postei recentemente:


Esse é no formato video-clip, com uma bela produção (o diretor já fez clips para o Kiko Loureiro e Almah, entre outros)

Tarzan - SAF - De Ros
13 de maio de 2014
1450 views

Nesse, eu toco ao vivo com o Bongar, um respeitadíssimo grupo de Pernambuco. Na minha opinião, uma das coisas mais legais que já fiz na minha carreira.

De Ros & Bongar - Mulungum HD
20 de maio de 2014
676 views

Esse video, postei a uma semana, onde eu simplesmente autografo uma guitarra e faça umas piadas....

Como estragar uma guitarra em segundos!
9 de junho de 2014
7.968 views

Ou seja, o publico do youtube está meio que cagando para conteúdo ou alguém tocando coisas diferentes. O que eles realmente querem é assistir bobagens e entretenimento.

Cabe ao Youtuber se situar e aprender como conquistar seu lugar no mercado.
E sinceramente, cabe a nós todos compartilharmos as coisas boas, porque compartilhar videos de gatinhos fofos ou os "para a nossa alegria" da vida, eu deixo para os outros...

Kripke
Veterano
# jun/14
· votar


É como disseram acima, só ignorar.
Guitarristas do Youtube que realmente tem informação a compartilhar são poucos comparado com os que só querem mostrar e "ostentar" seus euips e guitarras.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


De Ros

"O que eles realmente querem é assistir bobagens e entretenimento."

Tá aí... Nada melhor que alguém que possui um canal no youtube com muitos videos (com coisas muito acima da média e outras comuns) e observa estatisticamente.

Contra "dados" não há argumentos.

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


A verdade é que essas comunidades de guitarristas são todas elas um pé no saco. Seja Youtube, Facebook, fóruns, blogs, etc...Eu estava trocando uma ideia sobre isso com o R.Carvalho no Facebook esses dias.

Eu me afastei de todas elas. Só permaneço aqui no FCC ainda porque criei diversos vínculos de amizade com o passar do tempo, e por ser o único local que ainda é possível trocar informações de uma maneira um pouco mais sadia, digamos.

Enquanto a internet em peso critica o FCC, eu ainda prefiro estar aqui, pelos motivos que citei acima. E pra ser franco, estou adorando essa fase menos badalada do fórum.

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


ogner

É isso mesmo! Dei até um "joinha" no seu comentário ;)

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


Ah, caras...Sério mesmo? Eu acho esse debate desnecessário...Pô, vir reclamar que está cheio de bobo medíocre no youtube? E daí ? Vá procurar outra fonte ( mesmo assim, lá tem coisas beeeem legais é só procurar). Se nego paga pau pra quem tem equipo caro ( aqui ta apinhado desses idiotas), que escuta bobagens de Dr.Fulano e acha que aquilo é conteúdo, o problema é do otário que segue o cara pô...Quem quiser que procure algo melhor pra ver, estudar, enfim ...
Outra coisa que tem me #xatiado é youtuber reclamando que fulano é um imbecil e tem um monte de views e ele que é um super supra sumo não tem nenhum. Foda-se. A vida é assim. O "Esquenta" (programa mais idiota da história da TV) tem milhões a mais de espectadores do que um documentário da segunda guerra .

Resumindo: existe muita coisa boa aí fora (não existe só internet, gente) e quem vê bosta é porque quer. #xatiado #nãodêjoinhaprobosta

Fugitivo
Veterano
# jun/14
· votar


makumbator
vc mora em JF também num é? passa o link do seu canal aí mermão.


Led Zé
e acha que aquilo é conteúdo, o problema é do otário que segue o cara pô...

e detalhe, agora tem o tal do PATREON que tem pessoas que não só seguem mas também pagam uma grana naquilo.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera!!

Prá quem não sabe, este negócio de joinha e like em Youtube e Face, hoje em dia não significam absolutamente nada.

O que não faltam são hacker e bots para criar likes falsos. Têm até venda de likes na internet.

"Instagram, 100 seguidores saem por US$ 4,90 (R$ 10,85), 1000 likes no Facebook saem por US$ 10 (R$ 23). No Youtube, que paga seus produtores de conteúdo com base na quantidade de visualizações, consegue-se 1 milhão de views por US$ 790 em um único vídeo, o que talvez renda algum dinheiro."

Tá cheio de matéria sobre isso na Net.

Thorin o Hobbit
Veterano
# jun/14
· votar


Já acompanhei todos os "grandes" do YT no meio guitarristico, hoje o único que acompanho hoje, é o Silas Fernandes, porque ele fala sobre equipo de uma forma clara e sem frescuras, mais por "hobbie" mesmo, de resto já cansei do mesmo bolo com uma cobertura diferente, você percebe que esse meio não te leva a nada, quando você ve vários guitarristas que são excelentes, tocando nas ruas enquanto esses caras ficam gravando vídeo.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/14
· votar


De Ros
o publico do youtube está meio que cagando para conteúdo ou alguém tocando coisas diferentes. O que eles realmente querem é assistir bobagens e entretenimento.

Era exatamente o que eu ia escrever.

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


o publico do youtube está meio que cagando para conteúdo ou alguém tocando coisas diferentes. O que eles realmente querem é assistir bobagens e entretenimento.

Rachmaninoff
De Ros

Mas isso rola pela internet inteira, não é só no Youtube. A parcela de pessoas que buscam algo mais sério na Internet é bem pequena.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a [Youtube] - Bla bla bla demais e conteúdo de menos?