Dúvida mesa Beringher (não encontrada na busca)

    Autor Mensagem
    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77


    Bom dia,

    Estou inciando agora a trabalhar e entender mesas de som. A intenção é extender minha banda e chegar a sermos guitarra, violão, 2 vocais, teclado, baixo (por enquanto somos 2 vocais, violão, guitarra e percussão). A idéia de comprar a mesa é principalmente para apresentações ao vivo e eventuais pequenas gravações.

    Estou em dúvida entre as mesas Behringer Xenyx X1222USB e uma Behringer XENYX 1204USB.

    Sei que ambas tem canais suficientes para guitarra, violão, 2 vocais, teclado, baixo que é minha futura banda.

    No entanto, fiquei em dúvida quanto aos canais balanceados.
    A mesa X1222 tem 6 canais balanceados enquanto a 1204 tem apenas 4.

    Aí a dúvida ficou realmente entre a quantidade de canais balanceados:
    -Para as minhas necessidades seria melhor os 6 canais balanceados?
    -O que poderia ser ligado nesses canais além dos 2 violões ou guitarras, teclado, e vocais?

    Pela quantidade de canais balanceados a mais compensaria pegar a X1222? Que vocês acham?

    Outra dúvida:

    -Se quiser uma qualidade maior com mais ou menos essa quantidade de canais, qual marca e modelo eu compraria superior a Behringer?

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    maxalves77
    Na verdade você só precisa de dois canais pré amplificados, para as vozes. O resto entra tudo em linha.

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Além das vozes também posso usar os canais pra violões e teclado sem problemas. Na XENYX 1204 terei apenas 4 canais com equalização. Isso não seria ruim pro meu caso? Fora que alguns canais serão aos pares, mesma regulagem pra dois instrumentos. Até que ponto isso é ruim?

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    maxalves77
    Então, você tem que entender que nesse caso existem três tipos de impedâncias diferentes. Você tem o sinal de mic, o sinal de linha e o sinal de instrumento.
    O sinal de mic precisa passar por um pré amplificador para ser elevado a um sinal de linha. O sinal de linha já é pré amplificado e o sinal de instrumento é um separado que pode ir pra um pré ou um direct Box que também vai cuspir sinal de linha (nesse caso).

    Então veja bem, as entradas balanceadas no caso dessa mesa são impedância de mic e as desbalanceadas são de linha. Não sei se tem uma pra instrumento (DI ou HiZ), leia o manual.
    Entao basicamente, os teclados e instrumentos você deve jogar numa DI e mandar em linha pra mesa pelas entradas desbalanceadas. Os mics podem ir direto nela (a nao ser que voce tenha um pré melhor que o da mesa).

    Basicamente é isso.

    Obs:
    Um engano freqüente que as pessoas tem é achar que toda entrada canon é impedância de mic e todo p10 é linha.
    Canon pode ser mic, linha ou até digital (AES). p10 pode ser mic, HiZ e linha.


    Ficou mais fácil pra entender?

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Obrigado pela resposta.

    Entendi.
    Pelo que vi lendo os manuais das duas mesas é que a X1222 tem 2 canais adicionais que podem ser também usados em estéreo como por exemplo um teclado, conforme o fabricante abaixo fala:

    -"The X1222USB is a step up from the X1204USB with six mono mic inputs. These two additional channels can also be used for stereo line-level devices, such as keyboards or sound modules"

    Desculpe a pergunta de iniciante a seguir...

    Seria somente o teclado que poderia ser ligado a esse canal adicional? Ou também seria possível um violão que possua a saída balanceada?

    Independente de mais canais de microfone da X1222 em relação a 1204...

    Pra minha necessidade e quantidade de instrumentos da banda (descritos no primeiro post) seria mais vantagem ter esses dois canais a mais em stereo já que cada um desses dois possui ajuste de grave, agudos e médios? Nâo seria uma opção a mais de equalização e por assim ser, daria mais flexibilidade? Ou nada a ver e a mesa mais simples (modelo 1204) seria suficiente pro meu caso na sua opinião?

    Que você(s) acha(m)?


    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Seria somente o teclado que poderia ser ligado a esse canal adicional? Ou também seria possível um violão que possua a saída balanceada?

    Cara, esqueça isso de "entrada balanceada", o tipo de plug e cabo não importa, o que importa é o tipo de sinal que você está mandando e o que a entrada está pronta pra receber.

    Não é só um teclado não, é qualquer coisa que cuspa sinal de linha.
    Se o violão for ativo (se tiver uma bateria 9v) ele deve ter um pré embutido e deve cuspir sinal de linha. Se for passivo você vai ter que ligar num pré ou DI antes.

    Você não precisa de um cabo p10 - XLR pra plugar um violão aí, dá pra plugar com um cabo de instrumento na entrada p10 mesmo. Não tem diferença nenhuma do seu cabo balanceado pra desbalanceado, a não ser que você pretenda usar um cabo de 30 metros.

    Sobre o seu uso, aí você é quem sabe. Se a diferença de preço não for problema pra você, sempre vale mais a pena ter mais canais e mais opções como a EQ e etc.

    Mas se não for levantar muita nóia, adianto que a Behringer não é das marcas mais confiáveis em termos de durabilidade.
    Tem coisas da marca que até tem um som honesto pelo preço, mas o controle de qualidade deles é péssimo.
    Eu prefiro comprar uma mesa Mackie, Yamaha ou Soundcraft que tem modelos baratos e mais confiáveis.

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Não tem diferença nenhuma do seu cabo balanceado pra desbalanceado, a não ser que você pretenda usar um cabo de 30 metros.
    Não entendi! Por quê os 30 metros? Por quê não há diferença?

    Teria alguma sugestão de modelos para me falar dessas marcas que vc falou, fazendo favor? Minha necessidade e quantidade de canais estão descritos no primeiro post.

    Quais os problemas que acontecem normalmente ou após um certo período de tempo com as mesas Behringer? O que vc não gosta nelas?

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Não há diferença de qualidade entre o cabo balanceado e desbalanceado. Mas o desbalanceado não pode ser muito comprido senão começa a haver uma perda de sinal. Claro que com os cabos de 5 metros não vai ter problema nenhum. Os cabos balanceados você pode usar cabos de 100 metros sem problemas.
    Mas não precisa ficar catando cabo p10-canon pra plugar o violão no XLR até porque o cabo vai continuar sendo desbalanceado, independente do plug canon. Entendeu?

    Esqueça isso de balanceado/desbalanceado. O tipo de plug não quer dizer nada, o que importa é o sinal que vai entrar ali.

    Teria alguma sugestão de modelos para me falar dessas marcas que vc falou, fazendo favor? Minha necessidade e quantidade de canais estão descritos no primeiro post.

    Não tenho, eu teria que pesquisar assim como você.
    Google tá aí pra isso!

    Quais os problemas que acontecem normalmente ou após um certo período de tempo com as mesas Behringer? O que vc não gosta nelas?

    Cara, não tem como dizer. Ela pode vir quebrada da loja sem ligar um led, como pode passar 20 anos sem dar um problema. O problema com a Behringer é que simplesmente não dá pra saber.
    O problema da marca é que eles usam componentes muito baratos e o controle de qualidade é quase inexistente, então você pode pegar um produto legal como também pode pegar um que vai te dar um monte de dor de cabeça. É o preço que você vai ter que pagar por comprar um produto tão barato.

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Entendi.

    Pesquisei sobre duas mesas da Yamaha que vi o pessoal falando bem e gostei. Fiquei em dúvida entre as mesas Yamaha MW10C USB (http://www.amazon.com/Yamaha-MW10C-USB- ... 345&sr=1-1) e Yamaha MW12CS (http://www.amazon.com/Yamaha-MW12CS-USB ... 577&sr=1-1).

    A diferença básica entre elas é que a MW12CS tem 2 canais estéreo a mais com controle completo de graves, médios e agudos.

    Sei que ambas tem canais suficientes para guitarra, violão, 2 vocais, teclado, baixo que é minha futura banda completa (assim como a Behringer que eu havia mencionada antes).

    No entanto, fiquei ainda em dúvida quanto ao fato da MW12CS ter mais 2 canais o que traria maior versatilidade e controle completo de equalização.

    A dúvida

    -Para as minhas necessidades seria melhor qual das duas na opinião de vocês?

    Pela quantidade de canais com controle completo de equalização (graves, médios e agudos) compensaria, considerando minhas necessidades apresentadas acima, pegar a MW12CS? Que vocês acham?

    E para uma pequena gravação em casa? O que mais além dos instrumentos e computador eu ligaria? Compressores, equalizadores? O que é mais usado e dá mais resultado nessas gravações caseiras? 10 canais seria suficiente para que eu gravasse com toda essa banda completa?

    Outra dúvida:

    Essas duas mesas realmente são de qualidade profissional? São boas mesas igual o pessoal afirma por aí?

    ogner
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: ogner
    · votar


    maxalves77
    10 canais seria suficiente para que eu gravasse com toda essa banda completa?


    Nao confunda alhos com bugalhos....

    Vc precisarai de uma interface com 10 entradas pra gravar os instrumentos separados( a nao ser que essas mesas que vc esta olhanda ja sejam inteface tb..Ae sim seria bacana) ou então fazer uma pre mix nessas mesas( caso sejam "comuns") que vc esta vendo, mas isso, sem um aquario, ambiente adequado, é deveras dificil...

    na minnha opiniao, mesa pra hobista, home studio caseiro e coisas do tipo, é TOTALMENTE desnecessário uma mesa..Prefiro mil vezes uma dessa aqui ou melhores e maiores...
    Espeta tudo numa dessa, abre um DAW com uma mesa linda enorme bonitinha e pronto...Se tiver notebook ate pra show da pra fazer umas gambiarras!!! hehehe, arriscado, mas da!!!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Se você quer gravar sem bateria dá tranquilo. Só iria precisar de uma interface de áudio. Na verdade tem essa aí USB que já tem um conversor e entra USB no pc... mas é meio chinfrim.

    Essas duas mesas realmente são de qualidade profissional?

    Claro que não, né cara?
    Se você espera comprar uma mesa "de qualidade profissional" por 300 dólares vai ter que rever todos os seus conceitos visto que isso não paga nem um direct box bom.
    Mas é honesta, dá pra o que você quer com certeza.

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    na minnha opiniao, mesa pra hobista, home studio caseiro e coisas do tipo, é TOTALMENTE desnecessário uma mesa

    +2190847392
    Amém.

    Até pra home studios sérios, com equipamentos top de linha uma mesa é desnecessária. Talvez um summing, mas mesa? Não mesmo...
    Antes uma interface de 2 canais decente do que 30 mesas da Behringer.

    Mas pra fazer show não tem muito jeito. Mas nunca vi banda ficar levando mesa pra show, tem outras coisas pra se preocupar né? Ou tem que levar o PA também?

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Obrigado pela resposta. Estou começando agora a estudar sobre mesas, mas nossa banda tem um caráter futuro mais profissional. Por isso procurei pelas mesas Yamaha.

    Quais seriam características de mesas de som de qualidade profissional?

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Essa Yamaha com USB ja joga pra dentro do DAw endereçando para canais separados né??

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Quais seriam características de mesas de som de qualidade profissional?


    As mais de 5 mil dolares, hehehehe!!!

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    hehehehe Opa acho que nesse caso então essas Yamaha são suficientes! rsrs Fica a dúvida ainda: -Levo a de 10 canais ou de 12? Que acha?

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    ogner
    Não li as specs, mas creio que sim. Pelo menos todas as que eu já vi com conversão faziam isso. Todas ruins (a conversão).

    *Edit*



    ....esquece.

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77

    Sinceramente, acho que vc nao deve levar nada ainda..Pesquise mais sobre o assunto, vc pode mudar completamente de rumo...

    hehehehe!!

    Bão vou dar uns cents. Mas que fique claro que o .omni é que é o chefe..hehehe..o/

    1- vc quer mesa pra apresentação, certo?

    Mesa sozinho nao vai resolver nada, vc tem que ter oq espetar ANTES dela e DEPOIS dela. Antes, parece que vc ja tem, a banda, os instrumentos os mics. Ok. Agora depois?? Vc vai comprar um aquipamento de PA tb, prepare-se pra mais dor de cabeça...Mas se realemente essa sua intenção, se a diferença de preço nao for grande, quanto mais canais e recursos melhor, lembre-se que bateria vai microfone pra dedéu, só ela come, no minimo, uns 6 canais facil...

    2 - Vc quer mesa pra gravação, ensaio shows e etc??

    Pode ate ir de mesa mas pesquise se ela tem saida USB, a qualidade dos conversores pois ae sim vc podera endereçar cada canal da mesa pra uma track separado do seu gravador, provavelmente um DAW no computador.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ogner
    Eu sou chefe de quê? Hahaha

    Eu ainda não entendi pra que ele quer a mesa. Não tem PA onde ele vai tocar?
    A mesa é pra gravar ou monitorar?

    Enfim.
    Meus 2 cents serão sempre "mais vale um canal decente do que 20 de bosta".

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sinceramente, acho que vc nao deve levar nada ainda..Pesquise mais sobre o assunto, vc pode mudar completamente de rumo...

    O que vc recomendaria então pra apresentação e pras pequenas gravações? Interface de áudio tipo a que vc mandou? Qual solução seria mais viável?

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu ainda não entendi pra que ele quer a mesa. Não tem PA onde ele vai tocar?
    A mesa é pra gravar ou monitorar?


    Caro amigo obrigado por participar. O porquê está descrito com todos os detalhes no primeiro post. ;)

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Eu li o primeiro post.
    Mas você vai levar a mesa pro PA, é isso?

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sim, tínhamos em mente que o próximo passo seria a compra do PA.

    Mas antes dessa compra do PA estamos buscando informações e estudando sobre a possibilidade da compra de uma mesa de som ou outra solução melhor.

    O foco principal são apresentações ao vivo e ensaios. Gravações seriam apenas para registrar nossos ensaios e nos avaliarmos sempre. No entanto, não gostaria de gravações extramente ruins. Gostaria de algo, dentro dos limites e não absurdamente caro que desse, novamente dentro possível, certa quaildade. Daí pensei na mesa Yamaha.

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    O que vc recomendaria então pra apresentação

    Velho, olha. Na maioria das vezes em bandas que estao começando NADA é microfonado, o som sai do amp da guitarra, do baixo...oq geralmente os locai de apresentação tem é uma aparelhagem basica de PA pra voz e só é esse o som que a plateia escuta.
    Não entendo o nivel que vc quer chegar e oq realmente quer, são VARIAS possibilidades...Vc quer a melhor, a completa, tudo pra fazer um show por conta propria, é isso? Tem que comprar tudo, mesa, retornos, mics PA e etc..É isso que vc quer? Pq só a mesa nao vai adiantar...

    Pra gravação, nao precisa de mesa...Só uma BOA interface com a maior quantidade de entradas que seu dinheiro conseguir...hehe!!

    vc tem alguma experiencia com gravação em computador, ja usou algum software de gravaçao (DAW)Sonar, Pro Tols, Cubase e etc??

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Esse aqui foi meu primeiro topico no FCC..e acabei aprendendo muito com ele, e apartir dele tive uma base pra pra pesquisar...
    Nao é diretamente a sua duvida mas tenho certeza que vai te ajudar

    da uma lida depois, mas pro final fica legal, uns caras que sacam muito deram uns pitacos.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/135360/

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Vc quer a melhor, a completa, tudo pra fazer um show por conta propria, é isso?

    Sim, é essa a idéia. Shows em lugares que suportem umas 200 pessoas.
    A intenção não é somente a comprar a mesa. Vamos comprar as outras coisas que você citou também (retornos, PA, etc). No entanto, essa semana reservamos pra discutir sobre mesa de som e até mesmo compra-la na mesma semana caso achemos que seja solução viável pras nossas necessidades.

    vc tem alguma experiencia com gravação em computador, ja usou algum software de gravaçao (DAW)Sonar, Pro Tols, Cubase e etc??

    Já usei o Sound Forge e o Pro Tols de maneira básica. Está na minha lista de atividades me aprofundar neles.

    ogner
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: ogner
    · votar


    maxalves77

    Bom então sua duvida é pertinente e vc deve ter em mente uma mesa que tenha funcionalidade voltada pra apresentação e que de quebra possa te dar a opção de gravação..Exatamente oq vc disse o tempo todo,m hehehe!!!

    cara, nao conheço mesas... Mas adianto que se for pra estrada, pra shows, ESQUECE a behrinnger elas nao aguentam, vao de te deixar na mão bem rapido; Logo procure uma robusta e com as entradas suficientes pra sua banda, lembrando que a batera é muito mic. E pra ela servir tb pra gravação, que tenha saida USB pra vc espeta-la direto no seu computador e conseguir gravar cada entrada separada, cada uma numa track..Isso é BASICO pra ser ter um resultado bacana de gravação, pois vc podera manipular cada entrada individualmente depois de gravado, adicionando compressores, reverb, ajustando Eq e etc..Sacou?

    mas enfim, nao vou dar pitaco sobre compras pq eu nao sei..hehehe!!

    Boa sorte...E muita grana no bolso!! hehehe!!]

    EDIT:mas olha, antes de comprar a mesa pesquise sobre o PA, talvez quando vc se der conta que vai ter q gastar mais 5 mil pra sonorizar sua banda( chutei o valos, mas nao vai ser barato), fora os coisinhas, cabos, pedestais e etc, vc vai acabar perdendo a mesa...

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Compra a melhor dessas Yamaha que você puder. E de preferência a mais simples, sem muitos frufrus que você não vai usar. Menos chance dar dar problema.

    maxalves77
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Obrigado amigo! :)

    Pessoal, ainda me resta a dúvida... Na opinião de vocês levo a de 12 ou de 10? Isso desconsiderando colocar a bateria na mesa.
    A qualidade das duas e recursos creio ser a mesma, o que muda é a quantidade de canais.

    Apesar das duas mesas terem o número suficiente de canais pra ligar os instrumentos que falei, tirando a bateria, estou pensando na de 12 canais por ter 4 canais em estéreo enquanto a de 10 canais tem apenas 2. Daria maior flexibilidade nas gravações (gravar mais instrumentos em estéreo).

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maxalves77
    Stereo = dois canais.
    Só que nesses canais você vai ter apenas um fader, um panpot, etc. Mas nada te impede de usar dois, o resultado é o mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida mesa Beringher (não encontrada na busca)