Demo de banda [home estudio]

    Autor Mensagem
    eNMt
    Veterano
    # jul/11


    Ola galera,
    Dei uma pesquisada antes, inclusive no forum e nao obtive uam resposta direta. Bem possuo uma banda de post-hc, e decidimos gravar uma demo basica. Prevendo a possibilidade de gravar milhares de demos, nao queremos gravar em estudios profissionais, que por sinal, é muito caro na minha cidade. Então decidimos comprar um equipamento para um homestudio, no caso seria:
    * M-audio Fast Track II
    * Microfone condesador MXL 990

    No caso, irei usar amplitube ou/e guitar rig 4 para a gravacao dos intrumentos: baixo e guitarra (caso existir algum software melhor porfavor me recomedem). A bateria foi montada através do Ezdrummer (FL Studio). Porem possuo a duvida no caso da gravacao dos vocais, pelo fato de precisar de echo,delay e uma masterizacao decente, entre diversos efeitos de voz que precisarei usar (como aquele que a voz soa como se estivesse reproduzindo de um telefone), então queria saber se existe algum software especifico para os efeitos de vocais, ou algum tutorial de uma boa masterizacao de voz no garage band ou adobe audition por exemplo. Obrigado pela atencao
    Abs

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    algum tutorial de uma boa masterizacao de voz

    Você quer dizer mixagem...
    Cara, minha dica pra você é a seguinte, vá num estúdio pelo menos pra aprender alguma coisa sobre gravação e mixagem, porque não adianta ter equipamento na mão sem saber usar.
    Aí vocês podem aproveitar e gravar bateria de verdade, voz com um microfone/pré bom, etc.
    Não adianta investir em equipamento sem saber usar, ainda mais equipamento "pela metade" (não se grava uma demo decente com um canal!)

    eNMt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Gravar algo com um canal é impossivel, fazer o manuseio de softwares de guitarra e bass n é tao dificil, e outra a gravação de bateria pra sair algo "audivel" seria necessario uma boa sala "viva" e pelo menos uns bons microfones, mesmo que dinamicos e o ezdrummer esta quebrando um belo galho no momento, a minha duvida em si seria o fato da masterizacao de voz, ou dicas de como aplicar corretamente o delay, echo e efeitos. E sobre tentar ir num estúdio, ja tentei porem os caras sao muito filhos da p*** e ensinam ou explicam m**** nenhuma hahaha, mesmo assim obrigado pela ajuda

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    eNMt

    Ele quis dizer para vcs gravarem a bateria em estúdio, e depois complementarem o restante em casa. Para demo fica de bom tamanho.

    Não é uma demo da banda? E vai usar Ezdrummer? Não me parece a melhor maneria de mostrar o som do seu baterista dessa forma. Para mim tira um pouco da personalidade(e é isso que eu quero ouvir em uma demo, como é a banda de verdade).

    A não ser que não tenha baterista humano no projeto(e fique toda essa parte com sampler mesmo). mas aí é outro conceito.




    a minha duvida em si seria o fato da masterizacao de voz,

    Isso que vc descreveu não é masterização.


    Saiba que não existe receita pronta para aprender isso. Não há milagres e nem tutorial que irá te dar o conhecimento necessário em pouco tempo.

    eNMt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator

    Seria mixagem?? (novato é f**) hahaha e sim possuimos um baterista de carne e osso, e foi o proprio que montou a linha no ezdrummer, mas ai que ta pagar quase 200 reais so pra gravar a bateria é uma sacanagem do caramba hahaha
    Obrigado pela atencao
    ABs

    gege_correa
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eNMt
    mas ai que ta pagar quase 200 reais so pra gravar a bateria é uma sacanagem

    Você acha que o trabalho do cara do estúdio não vale 200 reais?

    trashit hc
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eNMt

    cara, qual é o programa que vcs usam pra gravar?? garage band??

    se vcs começarem usar o sonar, eu posso ajudar vcs!!
    eu tô passando algum tempo pelo mesmo momento que vcs estão passando.
    tentando gravar uma demo com fast track, e fazendo a batera no ezdrummer.

    eu tenho uma fast track usb também.

    aconselho vc da uma olhada nesse>>> tópico.
    e baixar as videos aulas do sonar. muito bom o material!!


    créditos pro dema grunge.

    eNMt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    gege_correa
    Não que nao valha, porem o objetivo no momento é economizar grana hahaha

    trashit hc

    Cara qualquer programa que me ajuda em mixagem e /ou masterizacao esta de bom tamanho, possuo varios programas, apesar de varios programas terem a mesma base de interface tenho: Aobe aduition 3.0, Sony vegas 8.0, Mixcraft 5, Sonar 6 e o FL Studio 9, e estou baixando o Cubase
    Checkei o link e acho que realmente tu salvou minha vida hahaha, vou baixar todos os itens desse DVD com maior prazer, se tu souber de qualquer outro material que seja relacionado a esse ou os outros programas, por favor me indique, muito obrigado.
    Abs

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eNMt
    mas ai que ta pagar quase 200 reais so pra gravar a bateria é uma sacanagem do caramba hahaha

    Sacanagem?
    Eu acho barato! Tem noção do trabalho que dá gravar bem uma bateria? Tem noção de quanto custam microfones e prés bons (pra usar todos os canais de pré na bateria)?
    Tem noção do quanto de estudo e experiência precisa pra timbrar bem uma bateria?

    Cara qualquer programa que me ajuda em mixagem e /ou masterizacao esta de bom tamanho

    Lição nº1: retire a palavra "masterização" do vocabulário.

    Só pra fechar:

    e pelo menos uns bons microfones, mesmo que dinamicos

    Como assim "mesmo que dinâmicos"?
    Que mania de achar que dinâmicos são inferiores a condensadores!

    eNMt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Amigo, pode ser barato pra vc, porem pagar 200 reais por faixa pra uma demo acho desperdicio, principalmente quando se tem o objetivo de lancar varias demos, gastaria brincando, uma boa grana que ja poderia ser um otimo investimento para um homestudio (:
    Abs.omni

    gege_correa
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eNMt
    Não que nao valha, porem o objetivo no momento é economizar grana hahaha

    Ah tá! Bom, eu uso o Sonar, e explorando bem os recursos que já vem por padrão nele já tem bastante coisa, compressores, equalizadores, reverbs, delays (aquele do Sonitus tem uns recursos de tempo (bpm) bem legais). Geralmente eu gravo as tracks de audio no sonar, e exporto pro Adobe Audition... no Audition eu removo eventuais ruidos, aplico equalização, compressão (tem um plugin bem legal PSP Vintage Warmer, além dos recursos normalize e hard limiting do Audition mesmo)... depois eu volto a pista do Sonar onde aplico os reverbs, delays, v-vocal... Basicamente é isso que eu uso (Sonar / Adobe audition com os plugins padrão, tirando o PSP Vintage Warmer e alguns Instrumentos - Vstis) e para uma produção caseira eu diria que fica aceitável hehehe... Seu melhor amigo é seu ouvido, você identificar o que está faltando na sua gravação, comparar com outras e saber usar o que você tem na mão pra chegar no que você quer... nenhum programa, efeito, etc faz milagre, tem que quebrar a cabeça bastante! hehehe Abraço, boa sorte! :)

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eNMt
    Depende do que você chama de demo.
    Vou dar um exemplo. Você paga 150 a hora num estúdio BOM, estúdio de gravação, não esses estúdios de ensaio que dizem que gravam também, botam qualquer Zé mané ali pra pilotar meia dúzia de prés qualquer nota e uma mesinha qualquer.
    Aí toca a banda inteira junta gravando ao mesmo tempo, o vocal isolado do resto.
    Fazem uns takes de cada música e pronto. Pagam 1200 pra gravar um monte de músicas, se tiverem bem ensaiadinhos dá pra fechar o disco inteiro.
    Depois arruma alguém legal pra mixar, se conseguir arrumar alguém amigo e tal, dá pra pagar um preço simbólico ou mesmo não pagar dependendo do grau de amizade. Mas o cara tem que mixar BEM senão não adianta ter um negócio bem gravado.
    Depois disso paga uns 1500 numa master num cara fodão. É possível, os masterizadores bons também precisam trabalhar.
    Aí no fim das contas vocês gastam uns 3000 Reais ou menos pra ter um disco pronto com qualidade top. Dividindo numa banda de 5 pessoas dá 600 reais pra cada um. É uma grana sim, mas é possível de pagar e na minha opinião vale MUITO mais um cd PRONTO com qualidade do que um milhão de tracks sarapas gravadas no quarto com um MXL de 60 pratas, mixadas de qualquer maneira e com uma "master" completamente errada que não vão passar da qualidade "meu primeiro Gradiente" no YouTube.

    eNMt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    gege_correa

    Algumas videos aulas do audition?? ou mesmo apostila, faz tempo que venho mexendo e pegando um pouco mais de intimidade com ele, entao qualquer material de aprendizagem de mixagem, ja ajudaria bastante minha situacao, mesmo que ingles kkk, obrigado pela atencao

    .omni

    Ai queta tá cara, voce descreveu exatamente os estudios daqui, um bando de cara com otimos equipamentos, mas sao aqueles estudios de ensaios de bandas, e fazem gravacao ao vivo (pra ficar mais barato), existe a gravacao normal tbm (instrumento por cada vez) porem possui um tempo muito pequeno pra gravacao, a banda do meu colega já fez uma gravacao no "Tal" estudio que se dizia otimo, e nao me supreendeu em nada. Logo quando ouvi, vi que o estudio se preocupa em lucrar nao em fazer algo de qualidade, e ja que é desse jeito prefiro o conforto de casa mesmo hahaha, mas num futuro "EP" pagarei pra um estudio realmente profissinal, ai a historia ja é outra mesmo, mas no momento uma demo caseira esta mais do que sufuciente pra mostrar um trabalho da banda, agradeco desde ja a atencao, muito obrigado mesmo pelas dicas (:
    Abs

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    eNMt
    Ai queta tá cara, voce descreveu exatamente os estudios daqui, um bando de cara com otimos equipamentos, mas sao aqueles estudios de ensaios de bandas, e fazem gravacao ao vivo (pra ficar mais barato), existe a gravacao normal tbm (instrumento por cada vez)

    Como assim?
    Você acha que gravar todo mundo junto é "pra ficar mais barato"?
    E que o "bom" é gravar um instrumento de cada vez?
    Isso aí tá errado, hein. A começar que o estúdio de GRAVAÇÃO tem que ter infra-estrutura pra gravar todo mundo junto, voz separada, bateria separada, etc. Esses estúdios de ensaio não tem, nesse caso é gambiarra mesmo.
    Você tem que ir num estúdio de gravação, só de gravação. Com uma mesa de verdade, prés de verdade, microfones de verdade, e principalmente, um engenheiro de som de verdade.

    No mais, boa sorte, afinal você certamente sabe muito melhor do que eu o que fazer com o seu próprio dinheiro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Demo de banda [home estudio]