Gravação de Show (Gravador, Entrada, Interface?)

    Autor Mensagem
    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11


    Pessoal, tudo bem!?

    É o seguinte, primeira vez que posto nessa sessão do fórum, então desculpem-me se eu falar alguma besteira.

    Vamos lá: acabei de comprar uma Canon 7D, que é uma dessas HDSLR, que além de foto, também filma em FullHD. Claro que vou usar pra filmar algumas músicas dos meus shows, porém o som não vai ser dos melhores, como sempre acontece com qualquer filmadora numa situação de música ao vivo.

    Sendo assim, me deparei com algumas idéias, e talvez vocês possam me ajudar a captar o melhor som possível. Como trabalho com design, direção de arte, editar o vídeo não seria o problema, nem sincronizar. O que tá me pegando é a questão de captação do áudio, mesmo!

    Pensei no seguinte:

    1. Comprar um gravador digital de voz que tenha entrada de áudio e captar o som direto da mesa;

    2. Gravar direto da mesa na entrada p2/óptica do meu Sony Vaio (é um modelo F Series, então a placa de som não deve ser porca não. Se não me engano é chipset NVidia);

    3. Comprar uma interface USB baratinha, tipo Behringer ou M-Audio mais simples, e repetir o processo acima, dessa vez na interface.

    4. Quem for familiarizado com HDSLR, talvez saiba se existe: alguma forma de eu ligar um RCA/P2 (com uns 2, 3m) direto na entrada de microfone da própria câmera, seria uma opção?

    O que me aconselham mais? No caso das opções 2 e 3, eu também precisaria de uma ajuda quanto ao programa mais adequado para captar nesses casos, visto que seria uma trilha resultante somente. Soundforge, Audacity?

    Quem for postar e tiver alguma dica adicional, alguma coisa que possa facilitar/melhorar a qualidade, por favor não hesite em postar!

    Abração!

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Só depois de postar que percebi que o título do tópico ficou meio genérico, espero que a galera dê uma olhada mesmo assim!

    Minow
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Minow
    · votar


    Igor Formiga
    Compre um Zoom h4n e plugue a saída stereo da mesa nos dois canais dele.
    O zoom ainda vem com um microfone stereo embutido, você pode comprar um acessório pra encaixar ele no hotshoe da camera ou no tripé, na minha opinião é um acessório praticamente obrigatório pra quem usa dSLRs pra filmar (a não ser que tenha alguém fazendo o som separado).

    4. Quem for familiarizado com HDSLR, talvez saiba se existe: alguma forma de eu ligar um RCA/P2 (com uns 2, 3m) direto na entrada de microfone da própria câmera, seria uma opção?

    Até tem como, mas não vale a pena.
    Outro dia eu fui dar uma assistência técnica pra um fotógrafo que estava indo rodar um comercial numa 5D e tinham arrumado pra ele um aparelho chamado beachtek. É a pior merda que eu já vi na vida. E custa $250! Melhor dar mais $50 e comprar um zoom.
    Não use a entrada de mic da 7D para nada.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    1. Comprar um gravador digital de voz que tenha entrada de áudio e captar o som direto da mesa;
    Zoom H4 e similares podem ser uma boa pedida

    2. Gravar direto da mesa na entrada p2/óptica do meu Sony Vaio (é um modelo F Series, então a placa de som não deve ser porca não. Se não me engano é chipset NVidia);
    - não consideraria essa. placa de som de notebook ou PC, onboard, não tem recurso nenhum para gravação.

    3. Comprar uma interface USB baratinha, tipo Behringer ou M-Audio mais simples, e repetir o processo acima, dessa vez na interface.
    - pode ser. Pelo menos com uma M-Audio mais simples, você pode brincar em casa com outras coisas.

    4. Quem for familiarizado com HDSLR, talvez saiba se existe: alguma forma de eu ligar um RCA/P2 (com uns 2, 3m) direto na entrada de microfone da própria câmera, seria uma opção?
    - depende da câmera. A Rode, por exemplo, já criou sua versão de shotgun para câmeras de vídeo ou SLR's:
    http://www.bhatt.id.au/blog/rode-video-mic-pro-review-shotgun-top-micr ophone-for-dslr-cameras/

    O que me aconselham mais? No caso das opções 2 e 3, eu também precisaria de uma ajuda quanto ao programa mais adequado para captar nesses casos, visto que seria uma trilha resultante somente. Soundforge, Audacity?
    Para captura, talvez o Soundforge seja uma boa pedida. Pelo menos você poderá importar para uma sessão do Vegas Movie Studio, que seria o programa que você facilmente poderia trocar o audio da captura pelo audio capturado em qualquer um dos métodos.

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman
    Eu uso a suite CS5 da Adobe, então já tô familiarizado com o Premiere e o After Effects!

    Quanto à M-Audio Fast Track, por exemplo, teria como eu puxar a saída XLR da mesa e plugar no XLR da interface?

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Formiga
    Você pode usar a fast track e fazer isso, mas pode fazer também no H4n, e por ele ser um gravador separado eu acho que ele casa muito melhor com sua câmera.
    Assim não precisa de um notebook.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    acho que com a FT não por ter 1 entrada P10 e 1 XLR - mas tem a Presonus Audiobox USB que vem com 2 XLR e custa o mesmo preço. Daí é só colocar o cabo e gravar. Só para captura, creio que o Audacity serviria.
    Mas a idéia do shotgun mic e da H4n não é uma má idéia.

    Falando aqui, eu acabei de comprar um Rode Videomic shotgun no ebay. Saiu 185USD com frete.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Igor Formiga

    Com o Zoom H4n vc pode gravar em até 4 canais simultaneamente. Ou seja, usar os mics embutidos + 2 externos, plugados nele. Velho, com isso vc pode fazer misérias. Ainda por cima, é leve, portátil e usa 2 pilhas caso a tomada fique muito distante, que no fundo pode ser um problemão! Sem contar que tem vários efeitos da Zoom, como compressor e etc.

    O meu, que é um H4 e só grava em 2 canais simultâneos já é ótimo, imagina com 4!

    Bom, mais uma opção. :)

    Abs

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman
    Ele estava falando da fast track comum? Desculpe então, achei que fosse da pro.

    Enfim, acho nao faz sentido usar uma interface e um notebook com uma dSLR. O zoom foi praticamente feito pra isso, é item básico de todo mundo que filma com 5D. Tem até acessório pra montar no hotshoe (não que ele vá usar nesse caso do show).

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia
    Minow
    T-Rodman

    O problema do Zoom é um só: é mais do dobro do preço do Fast Track, sacou? Pra mim o lance de sincronizar no pc não seria problema algum, e notebook sempre tá na minha mochila, de qualquer forma mesmo!

    Por isso pensei no Fast Track! Mas só se ele der um resultado de qualidade. Senão prefiro não pegar ele e tentar pegar a Zoom daqui uns 10 anos, quando eu tiver dinheiro de novo! haha....

    Esse mês já comprei amp, case do amp e a Canon, tá foda!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Igor Formiga

    Olha esse teaser criado com um iPhone + H4n. Não sei como foi gravado.

    Bom, acho que estou até insistindo muito. :)

    http://www.youtube.com/watch?v=BSFYT1Asy7M&fmt=22

    Boa sorte na escolha!

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Formiga
    O problema do Zoom é um só: é mais do dobro do preço do Fast Track, sacou?

    Eu entendo, mas enxergue-o como um acessório, como um flash ou um viewfinder.
    Se você costuma fazer vídeos na 7D, é acessório obrigatório na minha opinião.
    Mas nada te impede de usar uma fast track pro, ou qualquer interface que tenha duas entradas de linha. O problema é que pro caso do show vai funcionar, mas só pra ele.
    O zoom pode ser usado como gravador pro out de uma mesa, como mic de câmera, ou como "multitrack" recorder baratinho no caso de plugar um mic de verdade nele pra uma entrevista ou algo do tipo.
    Eu acho que se você trabalha com video, vale a pena.

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia
    Tá insistindo não cara, acredito mesmo que seria a melhor escolha! O problema no momento é a grana curta e certa imediatez!

    Porém, se realmente dá pra fazer o lance do XLR no Fast Track, como pra mim eu tô preocupado com a gravação destes shows, geralmente em Pubs e outros lugares fechados, fico mais tranquilo!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Fast Track comum não tem 2 XLR. Tem 1 XLR e 1 P10!
    foto da FT2:
    http://www.m-audio.com/images/global/media_hqpics/FastTrack_mkII-front sl.jpg

    Interfaces encontráveis de boa qualidade no mercado brasileiro: ou você pega a Presonus Audiobox USB ou M-Audio Fast Track Pro.

    Audiobox USB:
    http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=53

    Mobile Pre ou Fast Track Pro:
    http://www.m-audio.com/index.php?do=products.family&ID=USBinterfaces

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman
    Eu precisaria de uma XLR só mesmo e 1 P10.

    Novamente voltando, qual é mais negócio no caso da Fast Track:

    • Saída RCA da mesa na entrada P10 do Fast Track (deve ser stereo.. é?)

    • Saída XLR da mesa na entrada XLR do Fast Track

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Formiga
    Na verdade você precisa de dois canais porque vai sair stereo da mesa.
    A entrada p10 da fast track é mono.
    Você precisa de duas entradas de linha (não mic). Pode ser XLR, p10, rca, desde que seja linha.

    Igor Formiga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Minow
    O Fast Track Pro rola?

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Formiga
    Sim.

    Igor Formiga
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Minow
    T-Rodman
    MauricioBahia

    Resumo da ópera: Comprei o Zoom H4n. A banda topou em dividir o custo entre todos e vamo comprar. Aí já era! Vou depositar hoje quando o banco abrir, e chega na sexta. Semana que vem já rola postar algo! Só tenho que aprender a fuçar legal nos canais!

    Igor Formiga
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ah, dêem uma olhada nos meus posts que tem um tópico com dois vídeos feitos com a Canon! Troquei a 7D por uma 60D pelo fato de ter monitor articulado. Com a diferença (ela é mais barata) comprei umas outras coisas pra ela e pra mim. É o tópico "Meet the New Beatles".

    Abraços!

    GuilhermeMarsi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olha, eu comprei o Zoom H4N e ele é ferrado !!! Puta gravador e da para fazer muitasssssssssss coisas com ele !!!!

    Caso vc queira exemplos de audio, quase todos os videos (os mais novos) do meu canal no youtube eu gravei com ele

    www.youtube.com/guilhermemarsi

    Abração

    .omni
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Igor Formiga
    Não esqueça de comprar o adaptador pra hotshoe!

    Igor Formiga
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    Já encomendei! E um cabo da sescom p2 stereo com atenuador de -25db!


    Tá aí, o primeiro vídeo com o áudio do H4n!



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de Show (Gravador, Entrada, Interface?)