Gravador ou Interface Usb?

    Autor Mensagem
    A.SENRA
    Veterano
    # jul/10


    Olá Pessoal!



    Tenho uma grande dúvida.



    Quero fazer gravações com Guitarras (solo e bases), Baixo, Teclado e Bateria, por pistas cada instrumento por vez e depois mixar. Porém quero gravações com qualidade (próximo ao nível de qualidade das tracks do Ozienzinho, encotradas no Youtube, pra quem o conhece).



    Com qual equipamento consigo melhor qualidade e versatilidade,

    BOSS Micro BR ou Interfaces como: Edirol UA 4F e Fast Track pro?




    Já que o Micro BR posso gravar em pistas e nas Interfaces também possuem boas ferramentas.



    Obrigado desde já!

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    cara eu acho que as interfaces são a maneira mais versátil pois vc vai jogar tudo pro seu PC e dps Mixar em seu DAW, existem algumas mesas (mixers) que preparam o som como um Mixer normal, com as equalizações, pre-amps, e até efeitos, e dps transmitem isso tudo via USB ou FireWire pro seu PC em canais separados e aí vc pode mecher ainda mais no seu DAW, mas o som já entra bem trabalhado.

    agora, vc tem um probleminha, vc qr gravar bateria, isso vai te exigir média de 8 canais separados, um para cada peça da bateria e mais os overs, e aí se vc quiser um trabalho mais bem feito vc vai ter q arrumar uma interface que trabalhe com o DAW trasmitindo os canais separadamente, pq aí vc vai poder mixar cada peça da bateria individualmente e até editar a batera, cara realmente gravar batera ( bem gravada ) é dificil e exige equipamentos, pois além da mesa vc vai precisar de microfones pra batera, ou então Triggers que facilitam um pouco o trabalho de mixagem mas aí vc não vai gravar o som real da sua batera.

    Bom pra gravar guitarras, baixo, violão é mais simples, vc pode usar pedaleiras ligadas direto na sua interface que precisa de ter uns 2 ou 3 canais, ou então usar um bom Amplificador com saida de linha ou com um microfone apontado pro falante dele.

    e voz, se vc quiser gravar profissionalmente use um bom microfone condensador, uma sala que não entre nenhum barulho externo, pre-amp, compressor etc ( ao seu gosto ) e um mixer com phanton power pro mic.


    cara eu acho assim, gravar bem gravado exige conhecimento do equipamento e um bom equipamento, mas há maneiras mais simples claro, vc pode usar bateria sampleada ou eletronica, pode gravar voz com mic dinamico msmo q tbm fica legal, aí vai da criatividade de adaptar as coisas.

    é isso espero ter ajudado

    abraços

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    sacou ou tem alguma duvida ? ql DAW vc usa?

    A.SENRA
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: A.SENRA
    · votar


    Valeu Man ajudou sim!
    Deu pra ter uma idéia que as Interfaces é a melhor opção.


    Seguinte...


    Ainda não tenho nenhum DAW, vc poderia me indicar algum?

    Estava pensando no SONAR e nas Interfaces usb que citei antes.

    Quanto a batera, o que vc pode me informar alguma coisa sobre VSTi's da pra ter um som legal, com qualidade?

    (sei que muita coisa é relativa quanto ao que é legal e o nível de qualidade que estou falando, pois vc tem os seus parâmetros)

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    A.SENRA
    VSTi de bateria, o pessoal por aqui usa EZdrummer, ou usa bateria MIDI tipo Roland HD-1 ou similar.

    Muita gente que participa por aqui usa interfaces ou mesmo fazem alguns milagres com placa de som mesmo. Tudo depende da técnica e sorte de cada um, mas pra matar curiosidade, sai baixando as trilhas que o pessoal faz em tributos, que frequentemente ocorrem por aqui, que você vai notar o nível de equipamento e qualidade de mixagem de cada um:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/233759/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/238715/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/233759/

    Alguns você consegue ver o que usaram nas 'fichas técnicas'. Os outros, na dúvida, envie MP para o cara que geralmente eles explicam como foi gravado cada música.

    Dificuldades, a maioria tem, ora na mixagem, ora em experiências com novas captações, mas a mixagem creio eu que é o que todo mundo demora mais para aprender. É onde todo dia eu foco meus esforços hoje. Isso você consegue notar nas minhas faixas, por data. Quanto mais velha a faixa, pior a minha técnica, rs.

    Quanto à DAW, se não quiser gastar, use o Reaper. Use as que vierem inclusas nas interfaces (sempre vem). E use as VST's que eles também incluem. já é um bom começo para aprender a mexer em um homestudio.

    amplexos

    T.

    T.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    cara o DAW que eu uso é o Cubase ... eu tenho o 4, mas o melhor é o 5 que já tem VSTi de batera e acho q tem o GuitarRig já embutido tbm é mto bom.

    mtos falam sobre o Protools, relamente ele é o fodão, mas não faz milagres, se vc souber mixar bem em um DAW "inferior" pode ficar mto melhor que no Protools, entenda que o DAW é apenas uma ferramenta pra tratar o som que vc gravou, o segredo é gravar com qualidade, usar bons equipamentos e boa captação, aí seu trabalho de mixagem será mto mais facil.

    tem tbm o Sonar que é otimo mas não conheço mto bem, e tem uns beeem mais simples que esses que eu já citei que são o Audacity, MixCraft e outros que não me lembro bem, não vou te dizer q esses são ruins, dá pra fazer um trabalho bem feito neles, mas é claro que os outros mais "pros" vão te dar mto mais recursos e opçoes na sua mixagem.

    sobre os VSTi's eu não conheço bem, sei do EzDrummer, mas acho que vc vai precisar de um controlador de Midi pra fazer as linhas de batera, relamente eu não sei como funciona exatamente pq não uso com frequencia, na verdade nunca usei, só pra testes.

    mas uma forma fácil de gravar batera que vc não vai precisar de uma interface com mtos canais (pode usar a msma interface da guitarra ou baixo com 3 ou 4 canais), é usar os Triggers na sua batera e uns Pad's eletronicos pros pratos, aí joga tudo no modulador e joga pro mixer em canal estéreo já prontinho, ou então usa uma batera eletronica e faz a msma coisa, desses dois jeitos a gravação se torna infinitamente mais facil, rápida e prática, e com resultados muitissimo satisfatorios, mas lembre que assim vc terá um som digital, pré-programado, e nunca vai poder gravar o timbre original da sua batera e seus pratos ( geralmente o pessoal que tem boas bateras e bons pratos qr sempre captar o som mais puro possivel deles).

    eu só acho o seguinte, se vc não pretende fazer gravações
    mto profissionais, ou não entende mto bem ainda sobre gravação, equipamentos, mixagem, etc, não adianta vc comprar equipamentos fodoes cheios de recursos e gigantes, pq vc vai ter um gasto gigante e não vai utilizar tudo o que o equipo vai te oferecer.

    se vc pretende aprender, testar, experimentar, aí acho q vc deve investir em um bom equipamento porém mais simples, menores e que façam exatamente o que vc qr, nem mais nem menos, que assim vc vai ter um equipamento que te atende bem e não vai pagar um absurdo por isso, aí com o tempo vc vai aprender a mecher nele e conforme for evoluindo vai buscar novos equipos e métodos de gravação, timbre, mixagem .... ou seja, não adianta ter uma ferrari e não saber dirigir.

    qlqr duvida posta aí

    abraço

    A.SENRA
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas!

    Valeu T-Rodman pelas indicações e links!

    Concordo contigo PedroAugustoMusic a respeito dos niveis de equipamentos e as habilidades de quem usa.

    Estou entrando agora neste universo de gravações e ainda tenho muitas dúvidas.

    A minha intenção é gravar algumas musicas instrumentais e suas respectivas Backing Tracks e, como já disse com "qualidade," com um equipamento acessível e versátil.
    E a batera acredito que fica por conta dos VSTis (conforme indicado por vocês).
    Ou seja, quero fazer tudo sozinho e em casa com meu PC.

    Estou quase certo de que com uma boa Interface USB, bons VST's e softwares para efeitos e mixagens consigo fazer isso.

    Podem me listar alguns equipamentos além dos já citados?
    Como:
    Interfase USB
    DAW
    e por ai vai...


    Valeu pela atenção, galera!

    pereira df
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Olá galera, vcs poderiam me ajudar. Estou querendo fazer um curso de produçao musical . Alguem conhece um curso bom em Brasilia - DF.

    Abrs.

    A.SENRA
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pessoal, pra quem tá na dúvida aí... em qual equipamento comprar pra fazer gravaçoes de guitarra em casa com uma "certa qualidade"... indico o Fast track pro e as VSTs de batera, baixo, guitarra e todas as outras possíveis... é claro que tem que dar uma pesquisada violenta e ser curioso pra tentar tirar timbres bons do equipamento e VSTs.

    Dá pra fazer algo bem legal com isso!

    Valeu galera do forum que me responderam minhas perguntas.


    Ainda tenho que aprender muito desse universo de gravação em casa... um dia chego lá :P

    Segue um video pra vcs terem uma ideia do que as VSTs e interfacea conseguem fazer.... (ainda não está bom, dá pra melhorar mto)

    Espero que gostem e ajude quem está na dúvida.

    Abraço!

    A.SENRA
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pessoal, gravei esse video com uma interface da M-Audio. O som da guitarra solo foi captado diretamento do amplificador. Espero que ajude.




    clebergf
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    A.SENRA

    Cara o primeiro som não gostei do timbre, embolou demais em algumas partes aqui...a execução foi boa...

    Já o seu som eu curti pra caralho...mandou bem demais cara.
    Achei da hora seu estilo de tocar, só senti falta de uma "palhetada" mais forte em alguns momentos...

    Quando vc diz captado direto do ampli vc microfonou ou liga em linha o ampli na interface?


    Posta essa parada no fórum de guitarra... :)

    Henry D. Thoreau
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    up.

    então, tô para gravar um disco com uns amigos, mas não é uma banda nem estilo convencional e portanto vamos gravar tudo com calma em casa, nada de estúdio.

    logo, hoje em dia, tá valendo mais a pena desembolsar numa interface de qualidade ou num gravador portátil?

    qual você recomendaria? serão gravados somente guitarra, violão, cavaco, flauta e gaita. além de vozes e field recordings.

    agradeço.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Henry D. Thoreau
    Bom mano, seguinte.

    O gravador portátil é legal pelo aspecto da portabilidade (duh). Mas, não permite a mesma flexibilidade de trabalho que você tem com um computador e uma interface.

    Aí depende mesmo do que é que vocês vão fazer no "field recording", se for algo simples, um notebook ou até um celular resolvem (há uma DAW para o Android que tem driver USB para as principais interfaces).

    A não ser que essa situação que falei acima seja impraticável, pegue a interface.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Henry D. Thoreau

    Cara, gravador portátil é pra reportagem externa, entrevista e diabo à quatro.

    Não são do estilo convencional, mas gravar não há de sair algo que nós consideremos como "bom". E esse "bom" é cunhado e moldado, pelas nossas referências, todas de estúdio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravador ou Interface Usb?