[RESOLVIDO] Problema Dell Latitude: show de engasgos e ruídos

Autor Mensagem
Marcus Cerutti
Veterano
# mar/11


Opa! E aí pessoas - olhem isso:

Recentemente adquiri um Dell Latitude E6410 tanto para trabalho quanto para as gravinas. Até então, eu tinha um laptop HP que nunca (nunca) deu galho nas gravações.

Alguns devem saber, mas há algumas séries da HP que apresentam problemas de superaquecimento e, depois de duas passadas dele na oficina, ele hoje está no céu dos laptops.

Sabendo disso e, como preciso do laptop para trabalhar, providenciei um novo; dessa vez nada de HP, mas um Dell Latitude.

Bom, é aí que a m3rd4 aconteceu! Eu tenho (há muito tempo) uma interface de áudio Yamaha AudioGram 6 - muito boa, não tinha nada há reclamar dela.

PORÉM (!!!) no Dell, engasga a toda hora. Gravando, além de engasgar ela gera uns ruídos estranhos fzts fzts...

Fiz de tudo, desliga isso, aciona aquilo, deixei o bicho praticamente pelado... e nada de rodar direito. Entrei em contato com a Yamaha Corp e um japa me respondeu dizendo que alguém da Yamaha Brasil entraria em contato.

Me ligou um cara daqui e disse: amigo, eu realmente sinto muito, mas o chipset do Dell Latitude não é compatível com a interface da Yamaha... disse ele que estão tentando desenvolver algum tipo de patch para resolver este problema, mas que depende da Dell e não da Yamaha neste momento.

Aí... liguei para a Milsons, pro vendedor que trabalha com equipos de áudio lá. Disse ele que é isso mesmo, e que só M-Audio não dá problema com o Dell Latitude.

Bom, era isso - queria deixar este relato como alerta: cuidado ao comprar Dell para usar em gravações!!

Pessoal que usa laptop Dell (modelo Latitude), por favor: qual interface? Alguém usa com outra que não M-Audio, tipo Tascam, Yamaha, Presonus? Funciona bem?

Alguém já ouviu falar deste problema? Alguma recomendação além de comprar uma M-Audio?

Falou!

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Cara não tem essa de chipset não.

Tá usando os drivers atualizados dessa sua placa?
http://www.yamahasynth.com/downloads/drivers_software/interfaces/audio gram/driver/

Eu tenho vários Dell e várias interfaces por aqui. Nenhuma tenho problemas. Problemas são fáceis de se achar com chipsets VIA e AMD, mas com Intel e SIS, geralmente não. É o caso dos notes da Dell, que a maioria usa chipset Intel, controladoras Texas Instruments, ou seja, nada fora do usual, e até recomendável em diversas situações.

Ah, teste em outro conjunto de portas USB. Tem notes que tem alimentações diferentes nas portas. Em portas USB 'fracas', nenhuma controladora se dá bem. Testando em outro conjunto, pode ser que funcione também.

São as duas possibilidades que eu vislumbro de cara - o driver atualizado e a porta.

amplexos

T.

janick
Veterano
# mar/11
· votar


Pode ser três coisas:

1 - Driver de som porco; use o ASIO junto de uma boa interface
2 - Portas USB's de transferência insuficiente(USB1.1)
3 - Fonte errada! Comigo, esse era o problema. A Dell é boa pra mandar a fonte errada dos note. E comigo, não foi diferente. Recebi uma fonte de 65W sendo que o notebook precisava de 90w. Fui descobrir isso mais de ano depois, que eu acabei com minha bateria por conta disso. Então, se atente pra isso, porque além de acabar com os componentes do teu pc por não estar funcionando na tensão certa, a tua performance vai ser drasticamente afetada.

Abçs!

Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


Marcus Cerutti

Já tentou aumentar o tamanho do Buffer?
Meu Stealth Plug tava dando dessas, aumentei um pouquinho o buffer e normalizou!

Aqui estabilizou em:

Sample Rate 48000Hz
Buffer 96


Com certeza sua placa vai "mais longe" que o Steath.

Marcus Cerutti
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
Cara não tem essa de chipset não.
Concordo que isso é estranho, mas, pensa bem, veio de dois caras que supostamente devem saber do que estão falando; um é o sujeito responsável pelo suporte técnico desses produtos no Brasil; o outro é vendedor técnico da parte de áudio na Milsons...

Tá usando os drivers atualizados dessa sua placa?
Sim, atualizadinhos da silva.

Eu tenho vários Dell e várias interfaces por aqui.
Dell Latitude com interface Yamaha? O pepino é a combinação. Já usei a interface no laptop da minha esposa, um Dell Inspiron, e roda normal.

(ela se ofereceu para trocar de laptop comigo hehehe)

Ah, teste em outro conjunto de portas USB.
Isso eu não fiz, vou testar assim que possível e coloco os resultados aqui.

janick
1 - Driver de som porco; use o ASIO junto de uma boa interface
Não é o caso... a interface roda perfeita em outros laptops e o driver está atualizado; testei até mesmo com o ASIO4ALL - ficou na mesma, pouquinho melhor, mas pode ser somente impressão.

2 - Portas USB's de transferência insuficiente (USB1.1)
Vou testar e dou retorno aqui.

3 - Fonte errada!
Seraaaaaá? Vou ver isso também! Aí sim, pqp, só o que faltava! Como é que descubro isso?

Marcosrcf
Já tentou aumentar o tamanho do Buffer? (...)

Aqui estabilizou em:

Sample Rate 48000Hz
Buffer 96


Tentei. Cheguei a fazer uma tabelinha de testes e resultados...

Ah! E obrigado pelos comentários!

T-Rodman
Veterano
# mar/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


sim, também tem o tal da incompatibilidade específica. A ultima citada que eu li por aqui acho que foi da Line6 Pod UX com o macbook white, algo assim.

Faz tempo que não vejo interface yamaha (eram famosas na época dos 486, para midi). No entanto, Presonus, M-Audio e Line6 é o que tenho por aqui junto com Inspirons, Latitudes, Vostros, Thinkpads e mobos da Intel.

Outra coisa, Latitudes e Thinkpads sempre foram bem neutros na escolha de componentes como controladoras internas. São os notebooks 'premium' de empresas, e por isso sempre usam componentes como Texas Instruments, Intel e afins, para evitar o máximo de incompatibilidade. Em Vostros eu já vi utilizarem coisas nem tão compatíveis. E por isso a estranheza justamente por você ter citado sucesso na utilização em um Inspiron, que também não é tão 'clássico'

Marcus Cerutti
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman - bingo!! Colocação perfeita:
Outra coisa, Latitudes e Thinkpads sempre foram bem neutros na escolha de componentes como controladoras internas. São os notebooks 'premium' de empresas, e por isso sempre usam componentes como Texas Instruments, Intel e afins, para evitar o máximo de incompatibilidade. Em Vostros eu já vi utilizarem coisas nem tão compatíveis. E por isso a estranheza justamente por você ter citado sucesso na utilização em um Inspiron, que também não é tão 'clássico'

Cara, foi exatamente por isso que fui num Latitude.

Não sou músico/produtor de profissão, então preciso dum laptop que aguente o tranco. Aí, quando o HP começou a dar no prego pensei logo: tá na hora de investir num mais robusto... e se quebrei!

A propósito, a última produção do falecido HP é essa. Feita com amigos aqui do FCC.

Meu instrumento é o teclado, então essa Yamaha me serve tanto para as gravinas quanto para tocar ao vivo, pois posso plugar os dois teclados nela e mais um controlador via laptop e sair só com um par estéreo para a mesa principal.

Frustração total...

Estou pensando numa nova interface de 4 canais - recomendações?

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


Possuo um Dell Ispiron 14R com a M-Audio Fast track Pro e nunca me deu problemas, uso com a UCA 200 da Behrinqger as vezes e sem nenhum problema também.



Abraços

Rick Santos

Marcus Cerutti
Veterano
# mar/11
· votar


Rick Santos - bom comentário - estou seriamente pensando nesta Fast Track Pro. Estou atrás de uma para testar antes.

Você usa tanto áudio quanto MIDI?

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


Marcus Cerutti

Você usa tanto áudio quanto MIDI?

Sim, mas uso mais ela em MIDI, para apresentações ao vivo com VSTs, nunca deu problema.

Qual é a configuração deste notbook?!?!?
Sei que no seu caso isto não é o problema, mas com o 14R ligando o meu Behringer UMX 49 via USB e usando VSTs leves, como o True Pianos, B4 e FM7 a latência é minima, imperceptível, ligando direto na placa de som, sem a UCA ou a FTP.

Sei que no seu caso o problema deve ser outro, pois você está tentando gravar e o som está falhando, correto?




Abraços

Rick Santos

Marcus Cerutti
Veterano
# mar/11
· votar


Rick Santos
Sei que no seu caso o problema deve ser outro, pois você está tentando gravar e o som está falhando, correto?
Correto - com MIDI não estou tendo problema, mesmo porque eu uso outro dispositivo para entrada MIDI. O ponto é no áudio mesmo.

Qual é a configuração deste notbook?!?!?
Dell Latitude E6410, 4Gb ram, Intel Core i5.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman - descobri uma coisa interessante: o engasgo ocorre quando ele acessa o HD, mesmo quando somente reproduzindo... já viu isso?

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


Marcus Cerutti
Já instalou o pacote de drivers de chipset Intel mais recente?
http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=19596&P rodId=3172&lang=por

Outra coisa que pode ajudar:
- na BIOS (salvo engano é F2 na hora de ligar o note), veja se o modo de HD está em 'acustic mode on'. Se estiver, mude para "performance" ou "bypass".
O modo acústico e econômico degradam a performance de HD para reduzir 'barulho', 'calor' e 'ruído'. Mas geralmente o ruído de HDs de notebook é imperceptível. Em performance ou bypass o HD vai trabalhar sem esses comandos que tornam o HD mais lento.
Também é considerável a troca do HD para 7200RPM. Isso vai perder algo em torno de 10% de bateria, mas também vai melhorar a performance em geral do note. Se bem que, em tese, de acordo com as specs atuais do site da Dell, é um HD de 7200RPM que está incluso. Então deve ser o modo de HD que está provocando as paradas.
Consulte também se o modo AHCI está ativado. Se você formatou o sistema antes de tudo (como tem gente que faz quando compra o note) geralmente muda para o modo antigo (IDE), e nesse modo, a performance do HD também fica umas 2x mais lento do que no modo AHCI.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman - valeu pelas dicas! Vou testar isso assim que possível e te dou retorno.

Esse pacote não instalei não... agora fiquei curioso hehehe

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


O pacote inf é o conjunto atualizado de drivers para os chipsets da Intel. Toda placa mãe de PC ou notebook usa esse tipo de pacote de driver. AMD, VIA, SIS - todos eles tem um pacotão que eles disponibilizam. Muitas vezes, erros de comunicação e performance são consertados por esse driver, porque o driver genérico do windows geralmente não faz direito.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


Olha só, estou no meio dum tiroteio agora, mas consegui olhar o esquema do HD (deixei essa atualização para fazer com calma, mais tarde).

O HD estava em on-RAID... mas eu não tenho dois HDs, só um, então não vejo sentido em ter RAID. Troquei (lá no BIOS Setup) para AHCI.

Em média, numa música duns 3min ele estava engasgando cerca de 3 ou 4 vezes. Agora deu uma só... não sei se é excesso de vontade de ver alguma melhora, mas pareceu ter feito algum efeito.

Vou testar mais ao longo do dia e ver as demais recomendações.

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


outra coisa importante: qual é a versão de sua BIOS?
A última disponível é a A07. Tem de baixar e instalar antes uma outra bios para corrigir um bug (bios chamada P02) antes de instalar a A07.

http://support.dell.com/support/downloads/driverslist.aspx?c=us&cs=04& l=en&s=bsd&ServiceTag=&SystemID=LAT_E6410&os=W764&osl=en&catid=&impid=

Pelo que li, tem uns corretores nessa BIOS que é necessário para sistemas com win7 64. Se é esse o SO que você está usando, provavelmente essa correção corrigiria parte dos problemas.

Outra coisa que você deveria procurar seria a existência de algum firmware para sua interface. Muitas interfaces da M-Audio, Presonus, etc, tiveram update de firmware quando o Win7 foi lançado - talvez justamente para corrigir problemas de performance entre a interface e o Win7.

Na parte frente ao note, parece que estamos encontrando o que pode ajudar. Na parte da interface, não há muito o que fazer.

Só uma questão. Por acaso você usa no note algum driver genérico de emulação de disco, tipo DAEMON Tools?
- não utilize em hipótese alguma esse tipo de software. Esse daí é responsável por muitos problemas em PCs, em relação a performance de disco, erros de gravação, degradação de partição, etc.

amplexos

T.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman - comentando suas sugestões:

Já instalou o pacote de drivers de chipset Intel mais recente?
Sim, fiz isso. A maioria dos drivers estavam atualizados, apenas um de áudio (da placa interna) estava desatualizado.

na BIOS (salvo engano é F2 na hora de ligar o note), veja se o modo de HD está em 'acustic mode on'. Se estiver, mude para "performance" ou "bypass". (...) Consulte também se o modo AHCI está ativado. Se você formatou o sistema antes de tudo (como tem gente que faz quando compra o note) geralmente muda para o modo antigo (IDE), e nesse modo, a performance do HD também fica umas 2x mais lento do que no modo AHCI.
Ele tem apenas os modos de operação SATA (Disabled, ATA, AHCI e RAID on). Deixei em AHCI. Ele indica também uma opção de ligar e desligar um sistema de proteção anti-queda. Na dúvida, deixei desligado para testar.

[imagem da minha bios]

Não encontrei referência ao acoustic mode.

Também é considerável a troca do HD para 7200RPM. (...) Se bem que, em tese, de acordo com as specs atuais do site da Dell, é um HD de 7200RPM que está incluso.
Exato, ele é um 7200RPM.


outra coisa importante: qual é a versão de sua BIOS? A última disponível é a A07. Tem de baixar e instalar antes uma outra bios para corrigir um bug (bios chamada P02) antes de instalar a A07.
Era a A03, agora é A07 - fiz o upgrade.

Pelo que li, tem uns corretores nessa BIOS que é necessário para sistemas com win7 64. Se é esse o SO que você está usando, provavelmente essa correção corrigiria parte dos problemas.
Não é 64bits, é o Win7 32bits que veio com ele de fábrica.

Outra coisa que você deveria procurar seria a existência de algum firmware para sua interface.
Fiz contato com o suporte da Yamaha, sem resposta ainda. Não encontrei nada no site deles.

Na parte frente ao note, parece que estamos encontrando o que pode ajudar. Na parte da interface, não há muito o que fazer.
Além disso, entrei em contato com o suporte da própria Dell pedindo socorro... vai que eles tem algum patch escondido na gaveta, né?

Só uma questão. Por acaso você usa no note algum driver genérico de emulação de disco, tipo DAEMON Tools?
Não, nada disso.

Ele tem instalado um esquema que não entendi. Chama-se "Tecnologia de armazenamento Intel Rapid". Ali ele mostra tanto o HD quando o ATAPI externo (que é o CD/DVD) mas não permite alteração alguma, somente mensagens de status e modo de operação. Segundo ele, o "status atual" é que o sistema está configurado para ativar recursos avançados do SATA para obter o gerenciamento de energia ideal e o aumento do desempenho do armazenamento".

Resultado: cara, agradeço a mão, mas ele continua engasgando. Tive a impressão que havia diminuido, mas que nada, tudo igual.

:(

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


Por tentativa, pra ver se melhora:
USB Emulation Default setting: Enabled - mude para 'disabled'

Virtualization Default setting: Enabled. - mude para 'disabled'

é, parece que ele não tem mais esse controle de acústica nessa bios. Melhor. Um problema a menos.

USB emulation desativado pode ajudar. O modo de virtualização, era bom desligar quando não se está usando. No passado era uma forma de remediar um certo bug em processador (então, se não estiver usando virtualização, nem seria necessário deixar ligado para consumir recurso).

É isso que teria a acrescentar.

amplexos

T.

janick
Veterano
# abr/11
· votar


Marcus Cerutti
Certeza que é a fonte cara, pelo que você falou. Provavelmente aconteceu a mesma coisa que aconteceu comigo:

Teu note tinha um consumo de 85/90w e a Dell mandou um de 65w. Se foi isso, confere. Porque fazer o note rodar com menos potencia do que ele deve, vai comprometer a performance dele e ainda estragar os componentes ao longo do tempo, diminuindo bem a vida útil dele. Sugiro que procure olhar isso com um técnico.

Abçs

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus Cerutti, dá um olhada nisso:

DPC Latency Checker
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/234185/#6805736

Thesycon's DPC Latency Checker is a Windows tool that analyses the capabilities of a computer system to handle real-time data streams properly. It may help to find the cause for interruptions in real-time audio and video streams, also known as drop-outs. The program supports Windows 7, Windows 7 x64, Windows Vista, Windows Vista x64, Windows Server 2003, Windows Server 2003 x64, Windows XP, Windows XP x64, Windows 2000.


Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


Infelizmente as notícias não são boas, mas tem alguns ingredientes novos... olhem só:

T-Rodman
Por tentativa, pra ver se melhora:
USB Emulation Default setting: Enabled - mude para 'disabled'
Virtualization Default setting: Enabled. - mude para 'disabled'


Com ambos desligados, nada de novo, continua engasgando.

janick
Certeza que é a fonte cara, pelo que você falou. Teu note tinha um consumo de 85/90w e a Dell mandou um de 65w.

Seria bom demais se fosse isso. Já tinha olhado quando você comentou anteriormente - foi mal aí, esqueci de comentar. A fonte que veio é de 90W, certinho. O Inspiron da minha esposa é 65W.

A propósito, no dela a coisa roda redondinha... ela já está louca pra fazer uma proposta tipo "vamos trocar?" hehehe

MauricioBahia, olhei e segui as recomendações do software. Bem bacana.

Botei para rodar com tudo ligado e fui monitorando.

Quando dá um engasgo, o software larga uma mensagem mais ou menos assim: algum dispositivo está se comportando mal, vá até seu gerenciador de dispositivos e desligue e re-ligue um por um para tentar identificar o fdp que tá dando problema...

E lá fui eu, desligando dispositivo por dispositivo... rede, rede wireless, som onboard, dispositivo de reconhecimento disso e daquilo... e os engasgos rodando, sem alteração... quando não tinha mais nada pra desligar, resolvi desligar a própria Audiogram e aí os engasgos pararam, né?

Não, não pararam!!! hehehehe Continuavam lá, firmes e fortes! Despluguei ela do laptop e? Ainda assim apareceram as malditas travadas!!

Neste meio tempo que estou escrevendo aqui, aconteceram uns 15 engasgos de aproximadamente 44ms (a Audiogram continua desconectada).

Ou seja - concluo que o problema está no laptop mesmo e não na utilização dos dois equipos em conjunto, como me falou o suporte da Yamaha 0.ö

Quando estava desligando e re-ligando os dispositivos no gerenciador de dispositivos, notei que sempre que re-ligava um deles acontecia um engasgo... acho que devido a uma varredura de sistema que o gerenciador faz quando algo é re-ligado.

=> pergunto aos universitários: será que há algum software varrendo o sistema de tempos em tempos causando isso???

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


Pode ser. Hum. num tá rodando o Mcafee por ai não, tá?
esse AV principalmente, não tem como usar com um PC/note do gênero.
Faz um teste. Desabilite o AV e faz novamente o teste.
Deve ser o AV.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


T-Rodman
Desabilite o AV e faz novamente o teste.
Lá vou eu!! Uso o AVG, vou desistalá-lo e ver isso.

não tem como usar com um PC/note do gênero.
Desculpa, não entendi...

Edit: não esquenta, entendi.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman - cara, olha só isso!!

A retirada do AV não mudou nada, mas mexendo nele me lembrei duma coisa: a placa on-board não apresenta engasgo algum no áudio ...

O software esse DPC Latency indica engasgos mesmo quando tem nada tocando; ora, esses engasgos deveriam ser perceptíveis no áudio reproduzido pela placa on-board, certo? Mas ela toca tudo cristalinamente.

Bom, peguei e re-desabilitei todos os USB que são passíveis disso. Ele pediu para re-iniciar e a Audiogram (dessa vez conectada) parou de funcionar, até aí, normal.

Botei o DPC Latency para rodar e uma música para tocar no winamp. O som começou a sair nos falantes do laptop.

Então comprovei: o DPC Latency indica engasgos mas eles não estão presentes no áudio, pois este áudio não está sendo reproduzido via USB. (tem lógica??)

Ou seja - acho que estamos perto do vilão: o engasgo está acontecendo nas USB!!

Agora a pergunta: vale a pena pensar em substituir drivers do USB?

Eu imagino que estou com eles atualizados, mas vou verificar novamente com carinho isso.

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


hum, driver USB só deu pau no XP antes do SP2. Isso o USB2.0. Depois disso nunca mais teve relato de driver USB fajuto. Bom, teve o episódio do controlador dos AMD, mas é outra coisa, nada a ver com seu note.
Se houver porta xpresscard, até compensa tentar usar um controlador USB de outra marca via xpresscard. Caso contrário, não teria o que se fazer a mais.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus Cerutti

Se o problema é da máquina, velho, atualiza tudo q puder. Vai no site do fabricante e manda ver. Talvez atá tenha um software lá que detecte na hora, o que está desatualizado em seu micro (minha placa mão da Intel tem esse programinha).

"Chipset", "Audio" e "SATA" seriam os primeiros da miha lista, tendo em vista que a Bios vc já atualizaou. Não vi nada específico sobre USB. Deve estar englobado em "Chipset" ou em outros.

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman
Se houver porta xpresscard, até compensa tentar usar um controlador USB de outra marca via xpresscard. Caso contrário, não teria o que se fazer a mais.

Sugestão interessante, vou deixar guardada na manga se realmente a coisa não funcionar (só entrego os pontos depois que a Dell trocar este laptop duas vezes e o problema não for solucionado hehehe).

MauricioBahia - sim, entendido!

Eu já havia feito as atualizações bem nesta ordem: Bios, chipset, audio, sata e vídeo.

Com as tentativas de ontem, quando verifiquei que os engasgos ocorrem mesmo sem a interface de audio estar plugada, mudei o rumo da pesquisa para 'usb engasgando' ao invés de 'latitude audiogram engasgos'.

Encontrei então alguma info dizendo que o driver da placa wireless pode atrapalhar o 'streaming' de audio e video via USB.

Nisso, descobri um software (que não tinha visto ainda - que tosto eu) chamado Dell Client System Update...

Talvez atá tenha um software lá que detecte na hora, o que está desatualizado em seu micro (minha placa mão da Intel tem esse programinha).

O meu Dell também tinha e eu estava fazendo tudo manual hehehe que tosquice...

Moral da história: estou rodando esse softwarezinho agora e ele está baixando 7 atualizações que me escaparam no método manual. Vamos ver o que acontece.

De qualquer forma, já entrei em contato com o suporte da Dell pedindo reparo do problema.

-----------------------------------------------------------

Gente! Muito obrigado pelas dicas e informações!
Aviso por aqui logo que resolver!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Marcus Cerutti

Olha se nada resolver. É partir pra agressão... hehe

Vc pode ir em "Iniciar", depois "Executar" e digitas "msconfig". As abas "Servições", "Inicialização" e "Ferramentas" podem ajudar, mas aí é algo mais profundo.

Seu Windows é um XP 32bits SP3?

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Olha se nada resolver. É partir pra agressão... hehe
Já parti, solicitei ontem mesmo o conserto. Ficaram de dar retorno.

Seu Windows é um XP 32bits SP3?
Não, Win7 32bits. Laptop zerinho da silva.

Meu velho HP queimou quando terminei de mixar Crença hehe, se foi pro céu dos laptops. Como preciso dum laptop para trabalhar, comprei logo este... como comentou T-Rodman, a idéia era não se incomodar, máquina possante... se quebrei.

Mas não desisto fácil!!

----------------------------------------------------

Gente - andei lendo por tudo quanto é canto e encontrei alguns problemas semelhantes. Testei quase todas as soluções que li por aí, mas nenhuma foi efetiva. Tem até um cara que disse ter resolvido o pepino deixando um CD na bandeja... cada uma que aparece.

Teve um cara que entrou mais fundo e descobriu o seguinte: o Windows teoricamente é capaz de gerenciar compartilhamento de IRQ, sendo que os buses USB compartilham IRQ com o modem e com a W-LAN. Segundo ele, o Windows não é tão bom assim em gerenciar esse compartilhamento, e isso trás o problema. Só que ele conta isso em 2005...

Pode ser conflito de IRQ nos tempo atuais?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a [RESOLVIDO] Problema Dell Latitude: show de engasgos e ruídos