luizcastro.jr Veterano |
# abr/11 · Editado por: luizcastro.jr
· votar
Olha amigo, sei que está um pouco tarde mas só agora vi teu post ... Então vou dar minha opinião, se for util fico feliz...
Quando comecei fiz exatamente o que você está fazendo agora, o que é correto, primeiro verifiquei o que queria e o que precisaria, depois a configuração para rodar o que iria precisar. Ok, comecei a pesquisa sobre Pcs, e cheguei a conclusão tanto teórica como prática de que a melhor opção é Intel, não que a AMD seja uma porcaria, não, são bons, mas tendem a ter um gasto maior de energia e um desgaste maior com o tempo, sem contar que a AMD produz processadores com caracteristicas de velocidade de ghz, ou seja, velocidade sem estabilidade, por isso que as vezes ao compararmos alguns modelo Intel inferiores a valores de |Ghz que os da AMD tem eles mesmo assim (intel) ganham em desempenho, a Intel trata tanto da velocidade de processamento como a capacidade de estabilidade do processador, caches e outros detalhes estruturais, o que faz da Intel realmente a melhor opção. Optei pelo Intel Core2Duo E7400.
Muito importante também é a placa mãe, indico não economizar nesse item, temos no mercado marcas como a Intel, GigaByte e Asus, são boas marcas porém vamos destacar alguns detalhes... As placas Intel mais comuns não oferecem slots para expansão como as concorrentes, são boas placas, estáveis e de custo benefício, se for para um pc que não vais fazer up posteriormente vale levar em consideração esses modelos, ok, agora as grandes, no caso da Giga é uma marca que vem apresentando produtos absurdamente bons, fica claro que estão investindo pesado em tecnologia, fazendo coisas muito boas, em contra partida temos a Asus, a clássica e famosa Asus, estável, com valores dos mais variados e com excelente qualidade de produção, eu optei pela Asus pela tradição. Cuide na escolha da MB pois esse item será exatamente aquele que fará você gastar mais ou menos para um futuro Up, veja também as possibilidade de conexão, por exemplo, quantos slots Express, quantos Sata suporta e tudo mais. As memórias são essenciais para quem quer trabalhar com Som, vsts... Minha máquina é compatível com DDR2, hoje o mercado tem DDR3 só que se escolher os Core2Duo ou Dual Core não gaste dinheiro com DDR3, só faça isso se for para um I5 ou i7. Porque falo isso? Porque para placas DDr3 de socket 775 os valores são altos, então gasta-se desnecessariamente caso desejes migrar um dia para um socket diferente (exemplo i5). Meu PC conta com 8GB de Ram ddr2 rodando a 800mhz, existem ddr2 com maior frequência mhz, portanto o preço não vale apena, tratando-se que estamos migrando para novas tecnologias com muita velocidade, então lembre-se sempre, custo x benefício. Posso te dizer com certeza, use pelo menos 4 Gb de Ram e sistema operacional 64bits para identificar os 4gb totalmente, certo que nem todos os softwares trabalham em 64bits porém um sistema operacional em 64bits é mais estável e tende a fazer controles inteligentes de Ram, vídeo, processamento de dados e outros... No caso do HD realmente não faça isso, não compre 2 tr de uma vez, minha opnião é:
4 x 500GB 7200rpm
Simples, faça 1 sendo o principal para o Sistema, outro para vsts específicos, outros para vsts de segunda escolha e outro para gravação, no meu caso eu uso um de 320gb para o Sistema e outro de 500 gb para armazenar os vsts e estou adaptando outro de 500 para gravação.
Agora as coisas que você não citou e que são importantes.
Fonte Placa de Vídeo Gabinete e refrigeração
Amigo, como em um home studio todas as peças serão o que farão exatamente a qualidade do seu som, ou seja, se tiver um produto ruim é ele que ditará a qualidade do seu som, assim também é o pc, toda a estabilidade do sistema necessita de uma bela fonte, no meu caso uso uma de 500w reais da oc, leve em consideração também os tipos e quantidades de conectores, por exemplo, alguns suportam apenas 2 hds sata outros 4 e assim por diante... também leve em consideração que um bom sistema tem que ter folga na quantidade de energia necessária, então se precisas de um sistema com fonte de 400w reais compre uma de 450 ou 500, lembrando W REAIS, não compre as genéricas.
Placa de vídeo é importante também, pelo fato de que uma boa placa de vídeo tanto ajuda as memórias ram a trabalharem exclusivamente para o sistema e não para auxiliar o vídeo também, logo outra boa utilidade é a possíbilidade de usar 2 ou 3 monitores dependendo da placa, até mais em casos raros (e muito caros), no meu caso, uso uma hd 4700 series com dois monitores de vídeo, o que maximiza em muito o trabalho.
agora a questão de ventilação dos componentes. Amigo, tudo isso tem um prazo de vida, e para ter um período mais longo de vida util então vc precisa ajudar todos os componentes a terem espaço para boa refrigeração, no caso de studios é complicado pelo fato de que não podemos usar fortes coolers pelo barulho, porém existem mantas acusticas para gabinetes de pc que amenizam em muito o barulho, também é necessário um gabinete maior, com mais espaço interno para melhor ventilação, também organize bem os cabos e faça sempre uma limpeza interna para tirar poeiras...
Um pouco extenso certamente, mais creio que fica melhor explicado dessa forma para vc comprar exatamente aquilo que precisas...
Agora sobre a placa de audio precisas saber quantos canais exatamente vais usar, vai querer o que? Minha dica é para Voz, violão, guitarra, sax, baixo, coisas que não requerem muitos canais vejo como boa opção a AudioPhile 2496
Um setup legal para você seria
Intel Core2dou E7500 - 250,00 2X 500GB 7200RPM - 300,00 4 GB DE RAM - 220,00 FONTE ZALMAN 400+ W REAIS - 280,00 PLACA DE VIDEO HD 4600 SERIES 1GB DE RAM 250,00 MB ASUS P5QL-SE 200,00 AudioPhile 2496
TOTAL r$1700,00 por base apenas
Bom som pra vc amigo
|