meu mais que micro home studio

    Autor Mensagem
    van halen 15
    Veterano
    # ago/10


    depois de uma longa espera finalmente estou montando meu micro home studio ,
    bom por enquanto estou trabalhando na parte de acustica
    espuma e borracha na parede , teto e chão
    , de equipamento tenho:
    -pc windows 7 com 40 gb
    -compressor behringer
    -equalizador behringer
    -mesa de som behringer
    -microfones behringer c1 e c2
    -cabos santo angelo
    -monitor behringer

    programas
    -cubase sx 3
    -sony sound forge 9
    -fruity loops
    -ezdrummer

    ainda falta um rack de efeitos , teclado e sei la oque
    eu estou usando o cubase e estou pensando em passar pro pro tools oque vcs acham ?
    e placa de som qual eu compro?

    obrigado
    quando tiver pronto vou postar fotos

    guitarg3
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    ago/10

    vc nao eh akele menino d 12 anos q nao era virgem né?

    Brunoxzw
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Só deu Behringer hehe...

    Smothie
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    40gb só?

    Vai sentir falta de uns gigas se for investir em vst

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    ago/10

    vc nao eh akele menino d 12 anos q nao era virgem né?

    van halen 15
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Smothie
    quantos gigas vc sugere ? por que eu ainda não comprei o pc

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    van halen 15

    quantos gigas vc sugere ? por que eu ainda não comprei o pc

    O máximo que vc puder(nunca é demais caso trabalhe com samplers). Caso seja possível, pega logo de 1 Terabyte. Vc pode separar também, deixar um menor(algo como 160Gigas ou coisa parecida) para o sistema e um gigante(500 gigas ou 1 Tera) para os arquivos dos projetos e bibliotecas de samplers.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    160GB eu já acho pequeno para o SO e programas.
    Estou ainda tentando terminar minha workstation PC para homestudio. Eu uso hoje um macpro 13" c/ 4GB RAM e + 40GB SSD para SO+Logic e um HD Firewire de 1TB. Como eu só uso o Logic como programa + o SO, ele ainda me sobra 4GB para fazer as atualizações de SO, mas não dá pra fazer nada além disso.
    Na workstation, eu já planejo algo diferente: 1x Quad Xeon 3Ghz, 8GB DDR3, 2x 320HDD 7200RPM em RAID1 para SO e programas + 1TB HDD 7200RPM single para storage dos projetos, sem contar que eu já tenho o HD externo firewire, mais um HD externo de 1TB ligado em rede gigabit e mais 1 gaiola externa com mais 3 HDs de 1,5TB só para storage - para rodar Ableton Live 8 + plugins.
    Na verdade eu já tenho essa workstation, mas como acabei instalando um monte de jogo, ela virou meu PC principal para gaming, e acabei abandonando por hora o projeto. Para manter os dois, penso em pegar uma M-Audio Lightbridge mais uns 2 prés ADAT de 8 canais cada da Behringer. Pode ser que um amigo que tem um estúdio, me empreste a Lightbridge pra fazer uns testes por aqui, antes de eu adquirir uma interface dessas. Se brincar, eu vou acabar aprendendo a mexer no Pro Tools para o PC, já que esse meu amigo do estúdio tá me ensinando umas coisinhas no Pro Tools.

    amplexos

    T.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    Caso seja possível, pega logo de 1 Terabyte

    Isso sem contar que a informação dele "pc windows 7 com 40 gb diz tanto quanto voce falar para um vendedor de carros que voce quer um carro "azul que tenha 4 rodas"...

    van halen 15

    Que PC é? qual processador? quanto de memória ram? tem placa de video? firewire? Vai gravar o que, bateria? só guitarra e baixo? vai gravar voz? Protools só roda com uma interface específica, não adianta nem se dar o trabalho de pegar ele se não tiver uma digi ou uma m-audio.

    Informações adicionais: Seu Equalizador Behringer não servirá para nada, seu Compressor Behringer não servirá para nada, se voce resolver fazer o negocio direito e comprar uma interface de áudio, sua mesa de som também não servirá para nada.

    Dê mais informações do que voce quer fazer, e pesquise mais antes de fazer uma pergunta para não acabar fazendo uma tão vaga quanto essa.

    Conclusão: Use a busca e olhe os tópicos já discutidos sobre "como montar um home studio", porque todas, e eu disse TODAS essas suas duvidas ja foram respondidas várias vezes em tópicos recentes, falando quais equipamentos são legais, o que fazer, etc, etc...mas se mesmo assim ainda persistir alguma dúvida ou quiser alguma sugestão a mais (o que eu duvido se pesquisar bem), aí sim faça uma pergunta, porque essa que voce fez da pra perceber CLARAMENTE que não se deu o trabalho nem de ler a primeira pagina do "gravação e home studio"...

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    T-Rodman
    160GB eu já acho pequeno para o SO e programas.

    Pois é, 160 seria o mínimo mesmo. Acho 320 um tamanho legal para o disco de SO. Mas é claro que podendo pegar maior é ainda mais vantagem. Agora, 40Gb não dá mesmo!!!

    Meu notebook tem 160 Gigas, e o uso para muita coisa de áudio, mas mantenho ele limpo, sem ficar instalando um monte de coisas, aí até dá para usar.


    Se brincar, eu vou acabar aprendendo a mexer no Pro Tools para o PC, já que esse meu amigo do estúdio tá me ensinando umas coisinhas no Pro Tools.

    Eu tenho o M-powered 7.4 instalado no notebook. Roda bem(abro coisas feitas em outros estúdios). Entretanto, ainda prefiro muito mais o Cubase, mas é questão de costume também. Mas não é difícil de aprender, pois quem já tem a experiência de outros programas do mesmo porte pega rápido.


    Iversonfr
    Isso sem contar que a informação dele "pc windows 7 com 40 gb diz tanto quanto voce falar para um vendedor de carros que voce quer um carro "azul que tenha 4 rodas"...

    Muito vago mesmo, e a única informação mais concreta já mostra o computador como muito limitado(40Gb).

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator

    Eu tenho o M-powered 7.4 instalado no notebook. Roda bem(abro coisas feitas em outros estúdios). Entretanto, ainda prefiro muito mais o Cubase, mas é questão de costume também. Mas não é difícil de aprender, pois quem já tem a experiência de outros programas do mesmo porte pega rápido.


    Será?

    Ou eu é que estou muitíssimo mal acostumado com o Logic, que praticamente não uso nenhum plugin externo, ou o Ableton Live que é o outro DAW que eu tenho por aqui que é muito diferente. O Cubase eu já tentei também, mas na época eu boiava mais do que agora. Acho que o Cubase eu consigo fazer algo hoje em dia, tanto quanto o Reaper ou o Pro Tools.
    Mas o meu desafio é colocar o Ableton Live para funcionar, pois eu já paguei por ele e tenho uma controladora dedicada da Akai para mexer nele - logicamente saindo do Rock e partindo direto para a música eletrônica que é o foco dessa controladora.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    T-Rodman
    Será?

    Só testando mesmo. Mas eu não achei a versão 7 do M-powered complicada, apesar de não fazer uso extenso dele. Mas ainda fico com o Cubase 5. Entretanto, ainda não testei o m-powered 8 que dizem mudou bastante na parte midi(que era o calcanhar de Aquiles das versões anteriores).


    Mas o meu desafio é colocar o Ableton Live para funcionar, pois eu já paguei por ele e tenho uma controladora dedicada da Akai para mexer nele

    Tenho um amigo que está iniciando no Ableton live(por indicação minha, apesar de eu só ter usado o programa uma vez na vida), justamente para uso em música eletrônica com controladora midi(no caso dele nem é para uso como DJ, é mais para compor usando loops e efeitos, de maneira mais próxima do uso ao vivo). Ele está até pegando aulas com um conhecido dele, que é mestre no programa.

    van halen 15
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr
    então cara eu ainda não comprei o pc , por isso estou pedindo ajuda de vcs que entendem mais , só não entendi porque o compressor e o equalizador não iram servir


    makumbator
    eu gosto do cubase e tal mas eu nao estou conseguindo salvar mp3 nem add efeitos , eu queria o pro tools porque me parece ser um pouco mais simples e como vou usar efeitos e processadores analogicos ao invés de digitais pensei em trabalhar só com o pro tools mais nenhum outro programa .

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É mais ou menos assim van halen 15
    Se você não vai ter condições de pegar coisa boa, tipo os prés da Avalon e coisa afim, muitas vezes, o resultado pode ser alcançado em software. Analógico barato, nesse caso, pode piorar a mixagem mais do que ajudar.
    Pro Tools, Cubase, Nuendo, Reaper, Logic, Live - qualquer DAW bem configurada e com seu operador sabendo mexer nele, vai trazer bons resultados.
    Se você não consegue mexer no Cubase, pode ter certeza que a dificuldade será a mesma no Pro Tools. Eu poderia falar que o Logic Studio dos macs são mais 'user friendly', mas até certa parte. Na hora de mixar, todos os programas tem seus macetes, seus atalhos, suas mandingas - ainda mais contando com as packs de VST's que você vai colocando nas DAW.

    Conforme o makumbator mencionou, direcionado às minhas dúvida em relação ao Ableton Live, eu digo que eu comecei a mexer sozinho e pensava no início em fazer um curso. Comecei a brincar com o Garageband, passei para o Logic Studio, mas agora emperrei de vez - e vou ter de fazer um curso de produção em geral e um específico para começar a operar o Ableton Live. Creio que não é vergonha para ninguém aprender a mexer corretamente em uma DAW.
    Até digo por experiência própria, já que comecei com home-studio em dezembro do ano passado: no começo você pode até aprender na marra a operar o básico de alguma DAW, mas com o tempo, a parte avançada vai precisar de cuidados especiais.
    Sendo assim, talvez aprender a mexer no seu programa escolhido seja legal você aprender desde o início, e treinar bastante gravar e mixar nesse meio-tempo, pois assim suas dúvidas podem ser sanadas com alguém que saiba a mexer corretamente.

    Compressor, equalizador, mesa de efeitos - vai servir para montar uma PA.

    Se quiser algo melhor do que fruity loops + Ezdrummer, creio que já começar a fazer um curso de Ableton Live seja mais proveitoso, porque o Live já vem com um monte de pack de efeitos e samples - tanto quanto o Logic, enquanto os outros acabam vindo secos, para serem complementados por VST`s externas.

    Teclado MIDI é legal ter para operar com as DAWs, adicionando teclado e efeitos.
    Mesa de som, inicialmente não é necessário, mas você pode adquirir uma 'control surface' como as baratinhas da Korg para fazer os comandos analógicos. Na mesma linha da controladora analógica da Korg, tem o acionador de pads da Korg para se tocar uma bateria com os dedos.

    guitarg3
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    não acredito que levei uma advertencia por fazer um comentario q o cara criou até um tópico para dizer o q falei.. e o cara cria um tópico desses com informações totalmente vastas pedindo ajuda pra um negocio q tem dezenas de tópicos que respondem perfeitamente sua duvida e nao acontece nda com ele...

    digo que responde a duvida do cara pq eu tb tava pesquisando sobre interfaces de audio e microfones pra montar meu home studio e nao precisei criar nenhum tópico novo pra conseguir as informações.. ms fazer o q.. deve dar tanto trabalho fazer uma busca né...

    mas antes que eu tome outra advertencia por nao falar nada q ajude o tópico, eu depois de muito pesquisar no forum acabei comprando uma fast track pro, que ao meu ver foi a melhor placa em relação custo beneficio que encontrei pra atender ao que eu qeria que era gravação de 2 canais simultaneos e em ambos com phanton power, que servem pra vc usar microfones condensadores. Com 2 canais ja da pra vc gravar a banda toda menos a bateria, inclusive um violão utilizando 2 microfones diferentes, e varias outras configuraçoes que exijam 2 canais simultaneos. Além dos dois canais com phanton power ainda tem entrada e saida midi pra vc ligar um teclado e controlar os efeitos midi da sua musica. Acho que melhor q isso so investindo muito mais grana.. de 400 reais pra mais de mil so na interface..

    Pra gravar uma bateria toda tb ai o investimento é bem mais alto, a interface sai bem mais cara, fora que vc tem q comprar microfones pra tds as peças da bateria, um investimento que axei mto pesado pra qm ta começando..

    e um bom microfone condensador é recomendável tb pra vc usar na gravaçao das vozes.. de um violão..

    outra coisa recomendável é vc possuir monitores de audio pra suas mixagens ficarem fiéis.. se nao tiver grana no minimo as caixas edifier pra vc começar a brincar..



    e antes d criar um tópico atoa desses falando coisas que vc nem comprou ainda e pedindo informaçoes sobre coisas que vc nem faz ideia do que sejam e pra que sirvam.. use a busca.. ou se criar o tópico seja mais específico sobre sua dúvida

    van halen 15
    Veterano
    # set/10
    · votar


    galera acho que tem gente aqui que nao entendeu , bom vou explicar de novo e tentar deixar mais claro
    -computador eu ainda não comprei e nem a placa de som ,
    a mesa eu ja comprei e um compressor , nao comprei equalizador nem rack de efeitos , eu so to querendo saber quanto a microfones , cabos , placa de som , computador e equalizador .
    meu espaço é de 5 m por 5 m , a minha casa é um sobrado o quarto do home studio é nos fundos do segundo adar , meu isolamento acustico e de espuma e carpete nas paredes , caixa de ovo e espuma nas janela e porta , o chão esta emborrachado com um tapete em cima .

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    van halen 15

    Então pesquise bastante antes de comprar o computador. Aqui vale aquela regra: quanto mais vc investir no computador, mais tempo ele poderá se manter operacional no estúdio. Em suma, procure com muito espaço de HD(e disco de alta velocidade), muita RAM e bom processador e placa mãe. Não esqueça de uma fonte parruda e de pesquisar as incompatibilidades de processador com algumas interfaces de som.
    Caso vá comprar interface de som firewire, tem que se pesquisar uma placa mãe adequada


    A mesa de som normalmente é algo totalmente inútil dentro de um home studio. Esses modelos mais baratos só servem para inserir mais ruído, gastar mais energia e demandar mais conexão de cabos. Muitas interfaces para homestudio conseguem gravar de 2 a 4 pistas ao mesmo tempo, o que dentro do uso de um homestudio é mais do que suficiente.

    Não saia gastando com equipamento antes de pesquisar, pois esses recursos podem ser direcionados para onde importa mais no homestudio: computador, interface e monitor de referência. Esses são os pontos definitivos para se obter mais qualidade e bom fluxo de trabalho.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # set/10
    · votar


    não acredito que levei uma advertencia por fazer um comentario q o cara criou até um tópico para dizer o q falei.. e o cara cria um tópico desses com informações totalmente vastas pedindo ajuda pra um negocio q tem dezenas de tópicos que respondem perfeitamente sua duvida e nao acontece nda com ele... (2)

    Iversonfr
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    van halen 15
    só não entendi porque o compressor e o equalizador não iram servir

    Como o T-Rodman comentou, isso só serviria para montar um PA. No caso de voce querer um home studio, nada disso tem utilidade real. Quer ligar na cadeia? ligue, vai gerar ruídos e não vai servir para nada... Qualquer plugin grátis que vem com qualquer programa faz a mesma coisa (se não melhor, no seu caso) sem a necessidade de um hardware.

    computador eu ainda não comprei e nem a placa de som
    a mesa eu ja comprei e um compressor , nao comprei equalizador nem rack de efeitos

    Bom, então voce ainda não jogou tanto dinheiro fora, só gastou sem necessidade na mesa de som e no compressor. Sair comprando sem pesquisar antes dá nisso, joga dinheiro fora...

    meu isolamento acustico e de espuma e carpete nas paredes , caixa de ovo e espuma nas janela e porta , o chão esta emborrachado com um tapete em cima .

    Isso não é isolamento, isso é tratamento acústico. De isolamento mesmo isso aí não ajuda quase nada, o que ta segurando o som mesmo são as paredes. Caixa de ovo não serve pra nada a não ser para juntar baratas, espuma trata o som INTERNO da sala, e não isola, o carpete pode até dar uma isoladinha mínima, mas não é para isso que serve. To vendo que voce não leu NADA sobre o assunto antes de sair torrando dinheiro hein, é um risco que voce correu...

    eu so to querendo saber quanto a microfones , cabos , placa de som , computador e equalizador

    Bom, como disse, equalizador não vai te servir para NADA. Quantos microfones, vai depender do que voce vai querer gravar. Se vai gravar guitarra, baixo e voz, precisaria de um dinamico para a guita (SM57), baixo geralmente se grava em linha mesmo, ou microfona, e para voz um condensador (no forum tem bastante topico sobre os varios microfones em suas varias faixas de preços). Cabos, vá em alguma loja de audio que monte cabos e encomende cabos com plugs Neutrik de preferencia, ou Amphenol se o dinheiro não permitir Neutrik. Interface já depende do quanto que voce pode gastar, as mais faladas pelo custoXbeneficio são as famosas Fast Tracks da M-audio. Já o computador, como o makumbator já comentou, não economize na memória ram, coloque o máximo que puder, 4, 6gb de ram pra mais... quanto mais vc investir no computador, mais tempo ele poderá se manter operacional no estúdio (2). Abs!

    van halen 15
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olha galera dinheiro não é problema , estou trabalhando e juntando dinheiro a 2 anos tenho 7 mil pra equipamentos , quanto a entendimento sobre produção fiz curso de produção no audiçãocritica.com , só me falem equipamentos que eu preciso

    overlappingcircles
    Veterano
    # set/10
    · votar


    van halen 15
    escuta o que o pessoal esta te dizendo, todos os conselhos que li aqui sao essenciais e veem de pessoas que ja teem experiencia no assunto.

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    van halen 15

    Defina os itens essenciais:

    1. Vc tem que comprar o computador, pois a interface depende dele(uma vez que há a questão de incompatibilidades entre alguns itens de hardware e se será possível ou não usar conexão firewire).

    2. Com o computador comprado, parta para a interface.

    3. Juntamente com a interface(ou mesmo o computador) vc pode comprar o par de monitores. Juntamente com ele escolha um modelo de headphone de estúdio.

    4. Microfone(s) e pré amp de mic(mas aqui depende da interface comprada antes). Cabos de boa qualidade para interligar tudo.


    Mas antes de tudo isso vc tem que definir o perfil do homestudio(vc ainda não informou isso). Vai gravar o que? De que forma? Quantas pistas ao mesmo tempo?

    Juntamente com o perfil vem a parte de isolamento sonoro(que dificulta que o som interno saia e incomode outras pessoas, e impede o externo de entrar e atrapalhar suas gravações).

    Ao mesmo tempo há a parte do tratamento acústico, que é o estabelecimento de um equilíbrio sonoro dentro sala de gravação e escuta. Esse item depende dos monitores escolhidos. Mesmo que apenas se grave tudo em linha( e nesse caso o ambiente não influa ao gravar), ainda há o equilíbrio na sala na hora da edição, mixagem e pré-masterização(também chamada de masterização).

    Em suma, vc precisa criar um cronograma de compras e de pesquisa para não apenas gastar menos, mas principalmente gastar MELHOR!

    van halen 15
    Veterano
    # set/10
    · votar


    makumbator
    vou gravar cd demo da minha banda , uma pista , me passa ai uma marca de um bom monitor

    makumbator
    Moderador
    # set/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    van halen 15

    vou gravar cd demo da minha banda , uma pista

    Mas vai ser também microfonado ou instrumentos todos em linha?

    me passa ai uma marca de um bom monitor

    Bem, aqui o céu($$) é o limite! Se quiser algo ultra barato(para não pesar demais aqui e faltar para outros itens) há as Edifiers. Não são verdadeiramente monitores de referência de aplicação profissional, mas batem os monitores mais baratos(como os da Behringer e Samsom).


    Edifier R1000TCN é o par mais barato com alguma qualidade. Mas é claro que não serve para um estúdio de verdade. Mas pode quebrar um galho durante algum tempo, ou se pretende fazer demos com menores pretensões.

    http://www.edifier-international.com/#menu_produk


    Mas dentro de monitores mesmo há várias boas marcas(com preços variados): Genelec, Yamaha, Krk, entre outras.

    http://lista.mercadolivre.com.br/MONITOR-DE-AUDIO-PROFISSIONAL-KRK

    http://lista.mercadolivre.com.br//genelec

    http://lista.mercadolivre.com.br/audio-profissional/monitor-yamaha

    O modelo Krk Rokit 8 é relativamente barato(dentro dos preços desse tipo de produto), e é bastante bom(claro que há melhores, mas o preço também pode encostar nos 7 mil que vc tem guardado, e aí não sobraria para outras coisas)

    Observe que algumas vendem as caixas uma a uma, outros modelos são vendidos apenas por pares. Há os biamplificados(as duas caixas tem amplificador interno), e há os que apenas uma delas é amplificada e a outra é passiva.

    Não precisa de sub, pegue mesmo um bom par que estará muito bem servido

    guitarg3
    Veterano
    # set/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    eu sinto q td mundo q ta ajudando o van halen 15 so ta perdendo tempo pq sinceramente cada hora o cara escreve alguma coisa.. fala que fez cursos d gravaçao ms nao sabe nem q q eh um programa multipista.. e qndo alguem da uma informaçao pra ele parece q ele ignora o q o cara ta dizendo..

    ms enfim.. pelo menos o tópico servirá para as pessoas q
    realmente pretendem fazer algo..

    nao sei se eh verdade o q estou dizendo ou se eh implicancia por causa da minha advertencia q levei por algo nda ve.. se eh o historico d tópicos q o cara criou ou se esão as respostas q o cara da pra cada ajuda q recebe q me levam a pensar isso..AHSUIeAHSUIe ms enfim..

    Mr. Phil
    Veterano
    # set/10
    · votar


    van halen 15
    Olha galera dinheiro não é problema , estou trabalhando e juntando dinheiro a 2 anos tenho 7 mil pra equipamentos

    7000 dólares ou euros?

    van halen 15
    Veterano
    # out/10
    · votar


    guitarg3
    porra cara ! desculpa , eu sei oque é gravador multipista , é um programa que grava varias faixas de audio , bom galera , pelo que entendi , vcs estão querendo me dizer que , é melhor eu usar , coisas virtuais , então ao ivés de comprar varios equipamentos compensa , apenas ivestir na placa de som , nos microfones e nos cabos , é isso?

    van halen 15
    Veterano
    # out/10
    · votar


    galera , eu estou sem internet por enquanto , então se puderem me adicionar no msn melhor ele é juliocesarpinduca@hotmail.com .

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10
    · votar


    van halen 15

    Um teste legal pra saber se seu micro suporta gravações sem se sacrificar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/234185/#6805736

    Abs

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    van halen 15
    então ao ivés de comprar varios equipamentos compensa , apenas ivestir na placa de som , nos microfones e nos cabos , é isso?

    aeeeeeeee!!!! exatamente velho. Computador bom+interface boa+microfones bons. Isso aí é que usa pra gravar. Esquece todo aquele resto de bugiganga que voce tava falando em comprar. abs!

    galera , eu estou sem internet por enquanto , então se puderem me adicionar no msn melhor

    Não entendi. Voce disse que tá sem internet e que é melhor te adicionar no msn. Como voce vai entrar no msn se ta sem internet??!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a meu mais que micro home studio