Autor |
Mensagem |
trashit hc Veterano |
# fev/11
fala galera,
eu, e meus dilemas, dúvidas, sobre como conseguir um bom timbre.
escutem!!
versão demo
versão estúdio
qual é o segredo?? o que pode ser feito para uma guitarra suja, soar bem mais agradável?? tem algum plugin bom para isso?? EQ??
minhas gravações de guitarra sempre ficam com essa cara de ''demo''... (não o coisa ruim) hehehe
já usei quase todos os VTS's, sempre é a mesma coisa... (obs. não tenho AMP.)
já postei várias vezes esse video. e não consigo chegar perto desse timbre ai, definido, macío, mesmo pesado, soa agradavel.
qualquer dica é bem vinda!!!
|
Jabijirous Veterano |
# fev/11
· votar
Hardware baby, plug ins são bons mas não é a mesma coisa que um efeito físico!!
Pegue um bom equalizador e depois pegue um bom equalizador digital, e veja a diferença!!
Os mesmos servem para os compressores, aliás, compressor em hardware não distorce o som!!!
|
trashit hc Veterano |
# fev/11 · Editado por: trashit hc
· votar
Jabijirous
Hardware baby, plug ins são bons mas não é a mesma coisa que um efeito físico!!
Pegue um bom equalizador e depois pegue um bom equalizador digital, e veja a diferença!! eu já desconfiava disso. hehehehehe
Os mesmos servem para os compressores, aliás, compressor em hardware não distorce o som!!! exatamente uma distorção a mais no meu timbre, tá me incomodando muito!!!
mais como esse cara ai do último video tira esse timbre só com amplitube 3??
ou tem algo a mais ai, que a gente não sabe...
|
gwallner Veterano |
# fev/11
· votar
Tudo é questão de saber o que fazer com o material que vc tem em mãos. Fiz uma gravação com uma banda em rolo de fita de 2", na hora da mix nem precisáva fazer muita coisa, as gravações já estávam muito bem feitas, a fita de rolo detona, esquenta o som, é simplesmente ainda a melhor maneira de se obter o máximo em qualidade. Por outro lado, há plugins que são muito bons como o PSP Warmer Vintage por exemplo que aquece o som. Sendo os efeitos físicos ou virtuais , é preciso saber o que fazer quando vc pegar um trabalho para gravar, mixar e masterizar.
|
trashit hc Veterano |
# fev/11
· votar
gwallner
Fiz uma gravação com uma banda em rolo de fita de 2", na hora da mix nem precisáva fazer muita coisa, as gravações já estávam muito bem feitas, a fita de rolo detona, esquenta o som, é simplesmente ainda a melhor maneira de se obter o máximo em qualidade. esse material, é impossível de se conseguir por aqui. hehehe
Por outro lado, há plugins que são muito bons como o PSP Warmer Vintage por exemplo que aquece o som. Sendo os efeitos físicos ou virtuais , humm esse plugin é add no canal master da DAW???
é preciso saber o que fazer quando vc pegar um trabalho para gravar, mixar e masterizar. ai falta bagagem para mim. hehehe
|
makumbator Moderador
|
# fev/11 · Editado por: makumbator
· votar
trashit hc
O som final que se ouve em uma gravação de estúdio tem sempre uma lapidação que foge à questão de amps e mics usados, e ou plugins. Essa diferença que vc escuta entre as versões é muito resultado de equalização, compressão, flitragens e toda a sorte de edição feita tanto na mixagem quanto no estágio final(a masterização).
Não dá para se querer ter o som processado e trabalhado de estúdio saindo de um pedal, pré amp ou que for. Há muito trabalho técnico(que exige conhecimento e experiência) e o emprego de diversos equipamentos nos estágios de mixagem e masterização, que explicam essa diferença absurda.
Outro detalhe é o restante da banda. Vc percebeu que boa parte do peso na mix final do vídeo que vc mostrou NÃO vem da guitarra, e sim do baixo?
Muitos guitarristas se preocupam de maneira paranóica com seu timbre e esquecem que o mesmo tem que casar com o resto da banda.
A definição do timbre do baixo, da bateria, violão, teclado e o que mais estiver na faixa é tão importante quanto o da guitarra, pois quando bem escolhidos, além de não se chocarem com a guitarra, ainda a valorizam, enaltecendo seus pontos fortes, e suprindo seus pontos fracos. É isso que constrói uma imagem sonora equilibrada e musical.
Como a gente pode chegar nesse estágio?
Estudando tudo o que compreende a gravação e edição musical.
Percebendo que a composição musical e a teoria ajudam na mixagem, pois essa última é um reflexo das intenções musicais do compositor. Mixagem é um aspecto artístico antes de tudo, e que complementa a composição. Um estúdio é na verdade um grande instrumento musical, e a mixagem é como a materialização de uma interpretação, uma idéia musical lapidada em som final
Os compositores concretistas franceses(Pierre Schaeffer, por exemplo) consideravam o estúdio o local perfeito, aonde a partitura se torna "audível", e que com a tecnologia(isso já nos anos 30 do século passado) dão ao compositor mais controle sobre a execução "final". Mixar e masterizar também faz parte do ato de se compor
Ouvindo e comparando gravações(profissionais ou não)
Lendo MUITO material técnico sobre cada aspecto da mixagem e masterização. Aqui também vale ler o que os mestres da mixagem e gravação fazem para chegar no som ideal. Não importa que não temos os mesmos equipamentos, pois é mais do que tudo, uma questão de ouvido musical, e de saber usar o que se tem.
Conhecer o que cada controle de um efeito ou ferramenta faz(seja ele em hardware ou software). Por exemplo, vc sabe o que o controle de release de um compressor faz? Temos que saber todos esses detalhes. Só conhecendo a ferramentas podemos usá-las para chegarmos em um resultado determinado(ou pelo menos muito próximo disso). Para isso é obrigatório ler TODOS os manuais de seus equipamentos de hardware ou software(plugin inclusive)
Testando, errando, refazendo e tentando entender o que dá certo, e o que dá errado.
|
trashit hc Veterano |
# fev/11 · Editado por: trashit hc
· votar
makumbator
Outro detalhe é o restante da banda. Vc percebeu que boa parte do peso na mix final do vídeo que vc mostrou NÃO vem da guitarra, e sim do baixo? sim!! com certeza!!
Muitos guitarristas se preocupam de maneira paranóica com seu timbre e esquecem que o mesmo tem que casar com o resto da banda. eu dei ênfase as guitarras, pra ficar mais fácil. e porque os resultados que consegui com o resto do instrumental, me agradou. menos as guitarras.
se eu conseguisse um timbre parecido com o desse cara, já estaria satisfeito. vejam nesse tópico, o cara tirou uma puta timbre só com o prodrive. eu não consigo chegar nesse nível.
|
andrecstudio Veterano |
# fev/11
· votar
Kra me desculpe a ignorancia, mas pelo que eu ouvi nos videos, são as mesmas musicas tocadas de forma diferente, tipo uma pré produção pra ter uma ideia das musicas e a outra o cd com batera bem tocada, baixo na cara guitarra fazendo uns riffs e tal. A outra ate parece batera programada, parece que os caras fizeram só pra ter ideia da musica mesmo.
|
gwallner Veterano |
# fev/11
· votar
trashit hc esse material, é impossível de se conseguir por aqui. hehehe
é raro e caro...rsrs.
humm esse plugin é add no canal master da DAW??? não é muito recomendadoa dicionar no amster, mas sim em cada track de cada instrumento para dar uma pré-esquentada (principalmente guitas e bateria. Aí, na masterização, é muito recomendado.
|
trashit hc Veterano |
# fev/11 · Editado por: trashit hc
· votar
andrecstudio
Kra me desculpe a ignorancia, mas pelo que eu ouvi nos videos, são as mesmas musicas tocadas de forma diferente, tipo uma pré produção pra ter uma ideia das musicas e a outra o cd com batera bem tocada, baixo na cara guitarra fazendo uns riffs e tal. A outra ate parece batera programada, parece que os caras fizeram só pra ter ideia da musica mesmo. velho, isso foi só um exemplo que coloquei pra galera sacar melhor. eu dei enfâse para as guitarras. vc pode ver na demo as guitarras estão mais sujas, e depois tá bem mais limpa.
eu só queria algumas dicas da galera para polir mais as guitarras que eu gravo.
capiche??
gwallner
é raro e caro...rsrs. com certe$a!!! hehehe
não é muito recomendadoa dicionar no amster, mas sim em cada track de cada instrumento para dar uma pré-esquentada (principalmente guitas e bateria. Aí, na masterização, é muito recomendado. vou testar!!
valeu pelas dicas!
abç.
|