pergunta pros audieiros: qual é a mágica das interfaces?

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # abr/12


    ó grandes sábios do áudio, me respondam por favor. sacrificarei um adaptador p10 p2 em vossa homenàge.

    qual a mágica do plug das interfaces digitais?

    com toda essa história de impedancia e nivel de sinal e o escambau que clipa tudo e come todas as frequencias, como voce tem um buraco onde pluga qualquer coisa e fica bom?
    ela tem um reconhecedor de sinal? tem um duende que corre e aperta um botão? é um adolphs miniatura? é um omni embutido?

    peço que sanem minha ignorância!

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    huahuahuahua.

    Pode entrar aqui quem não faz parte desses sábios?

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Cara, tem que medir ou ler nas especificações a impedância ou nível de linha de seu instrumento.
    Linha é linha, você seleciona a entrada que vai usar e põe lá no +4 dBu se for equipamento de áudio mais profissional ou se ler no manual. Se for equipamento doméstico, tipo CD player, pode ser -10 dBV. Tá no manual.
    Guitarra passiva tem alta impedância, baixo também. Você coloca na entrada de instrumento ou seleciona o Hi-Z.
    Na dúvida vai no ouvido. No manual de meu pré eles mandam ouvir e selecionar a impedância na orelhada mesmo.
    Era isso ou eu não entendi nada da sua dúvida, ó grande modera?

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    MMI
    entendeu mais ou menos.
    eu sei que tem isso, não sei exatamente os valores.
    no meu DI se eu nao apertar os botões de atenuação clipa tudo!

    mas numa fasttrack pro, ou num zoom h4n voce pluga o que for ele aceita sem precisar de ajuste! essa é a mágica!
    +_+

    Pode entrar aqui quem não faz parte desses sábios?
    é casa da mãe joana, entra quem quiser!

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Essa vou deixar para os mestres mesmo.

    Tenho para mim que a conexão da FTP e de sua Zoom é bastante pensada para o nível de sinal de sua guitarra e violão.

    A questão é que alguns teclados, por exemplo, tem impedância muito baixa como 150 ohms, enquanto uma guitarra passiva vai ter alta impedância e os equipamentos precisam suportar todos ou quase todos. E nisso entra algo que não é medido em ohms, um sinal forte pode chegar a ter até 15 Volts RMS ou mais. Por isso que tem o botão de PAD de atenuação. Em resumo, questão de projeto.

    Sei lá, são minhas ideias, melhor deixar para quem entende. Desculpe se não ajudei.

    Abç

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    MMI
    Desculpe se não ajudei.
    dibouas mano, ce ta colaborando

    Tenho para mim que a conexão da FTP e de sua Zoom é bastante pensada para o nível de sinal de sua guitarra e violão.
    mas se voce pluga qualquer mic ela capta bem. tem preamp, phantom power...

    Por isso que tem o botão de PAD de atenuação.
    pois é, nao tem.
    +_+

    eu ainda acho que é bruxaria.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    Hahahaha comédia seu texto.

    Se você souber que tipo de sinal você está jogando na interface tudo fica mais simples.
    Como disse o MMI, basicamente existem esses níveis "padrão", em ordem do sinal mais fraco pro mais forte: mic, hiZ, line -10, line +4. Mas todos são variáveis, não significa que cada microfone ou instrumento tenha o mesmo nível de saída, pelo contrário.

    no meu DI se eu nao apertar os botões de atenuação clipa tudo!

    Que tipo de coisa você está plugando na DI?
    Ela deve estar pronta pra receber um sinal de alta impedância (instrumento), o pad deve ser pra suportar um sinal baixo de linha.

    Eu acho que não entendi direito a sua dúvida. Ajudei em alguma coisa, ou não?

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Você não tá usando o H4n como interface não?

    Abs

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    nem deu tempo ainda mano!
    +_+

    ja baixei o asio e nem deu tempo de plugar o bichin. só usei pra gravar ensaio.

    mas é uma duvida conceitual, só curiosidade mesmo.
    =p

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    .omni
    no meu DI se eu nao apertar os botões de atenuação clipa tudo!

    Que tipo de coisa você está plugando na DI?
    Ela deve estar pronta pra receber um sinal de alta impedância (instrumento), o pad deve ser pra suportar um sinal baixo de linha.


    ah, foi um teste que eu fiz. eu pluguei um honeytone (miniampli da danelectro) pra ver se ficava legal. ele tem uma distorção vintage bem legalzinha.
    como a saida é fone, ai é bem alto a saida!

    Mas todos são variáveis, não significa que cada microfone ou instrumento tenha o mesmo nível de saída, pelo contrário.
    Eu acho que não entendi direito a sua dúvida. Ajudei em alguma coisa, ou não?
    mas a variação do volume de entrada é mais ampla nas interfaces?
    e o lance da impedância, como ela contorna?

    minha duvida é: as interfaces fazem alguma adaptação automatica ao que se pluga?

    =p

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    cuma?! rs

    .omni
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: .omni
    · votar


    kiki
    A saída de fone é bem alta mesmo pra uma DI.

    mas a variação do volume de entrada é mais ampla nas interfaces?
    e o lance da impedância, como ela contorna?


    Isso depende de onde você está plugando o negócio.
    Basta entender o conceito de pré amplificação. O sinal baixo do mic (ou hiZ) é amplificado até um nível de linha. A diferença entre eles é de mais ou menos uns 42dB.
    Então, plugando um sinal de linha (já pré amplificado) num pré que está preparado pra receber o sinalzinho fraco de um microfone, você vai ter problemas. Se plugar um microfone numa entrada de linha também.
    Tudo depende o que você está plugando e onde.

    Basicamente tudo vai virar um nível operacional de linha no fim das contas.
    Qualquer pré pode aceitar "qualquer" nível, do mais baixinho (que será pré amplificado no limite possível de ganho do pré) até um nível de linha, que praticamente não irá mudar em termos de "volume".

    Resumindo, não, as interfaces não fazem isso automaticamente, você é quem regula o nível de entrada no pré.
    Alguns equipamentos (como câmeras) podem ter um controle automático de ganho, mas é diferente disso.

    Sacou?

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Sacou?
    Resumindo, não, as interfaces não fazem isso automaticamente, você é quem regula o nível de entrada no pré.
    saquei

    mas e o lance da impedancia?
    comofas pra nao estragar o som numa entrada que pluga mic e guitarra?

    no fundo, o que eu nao entendo é: se é possivel uma entrada tao versatil numa interface, por que nao fazem algo parecido numa mesa, por exemplo?

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    no fundo, o que eu nao entendo é: se é possivel uma entrada tao versatil numa interface, por que nao fazem algo parecido numa mesa, por exemplo?

    Mas no fundo a impedância de entrada das interfaces comuns nem é tão versátil, costumam ser basicamente alta impedancia ou baixa. As mesas são muito mais pensadas para trabalhar a nível de linha +4 dBu ou mic. Mas os equipamentos profissionais de fato, como prés, muitas vezes tem seletor de impedâncias para um acerto mais justo. A questão é que guitarras e baixos passivos tem alta impedância, mas alguns mics também tem. E alta impedância é meio vago, daí a regulagem de quanto alta é essa impedância.

    Que eu saiba, as interfaces costumam ter alta e baixa impedância apenas, sei lá quanto. Amplificadores de guitarra também. Vai numa média...

    Espero ter ajudado você e ao .omni...

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    Mas uma entrada de interface é exatamente igual a de uma mesa. Como o MMI disse, geralmente é uma entrada de linha +4 ou mic. Até uma entrada de linha -10 dá pra ligar num pré usando um pad (dependendo do pré) e sair em linha +4.
    Mics de alta impedância costumam ser mais "vagabundos".

    A "versatilidade" do pré (em termos de poder plugar qualquer coisa) é basicamente a quantidade de ganho. Prés de interface costumam ter menos ganho, inclusive.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Jonas F. L.
    · votar


    Já que estão comentando dessa história de prés, eu gostaria de perguntar: das interfaces mais baratas, quais possuem os melhores prés?
    Seria mais interessante uma Steinberg Ci1 ou uma Fast Track II? Não que eu vá comprar nenhuma das duas, tô na pindaíba mesmo, mas só de curiosidade.

    E impedância acho que não é sinônimo de qualidade pra mics: eu tenho um samson Q7 que tem 200 ohms, e os shure sm58 possuem 300 ohms reais. Obviamente os shure são bem melhores que o meu, mas possuem impedância maior, por isso acho que a qualidade da construção geral e da cápsula devem influenciar bem mais.
    Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    .omni
    MMI
    quer dizer que mesmo que eu esteja usando uma fastrack pro ou um zoom h4n como interface, o ideal é eu plugar minha guitarra ou baixo com um preamp ou algo que case a impedancia?

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Veja bem, esse papo de "casar impedância" não é algo exato. Nem os amplificadores de guitarra tem a entrada de impedância iguais! O que não fica bom é uma diferença exagerada.
    Mas é verdade, num plano ideal o bom seria casar a impedância.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    Veja bem, tudo que não é sinal de linha vai passar por um pré. Como o MMI disse e eu tinha dito lá em cima: "todos são variáveis, não significa que cada microfone ou instrumento tenha o mesmo nível de saída, pelo contrário.".
    Então tudo passa por um pré pra chegar a nível de linha.
    As interfaces dessas mais baratas (que a gente tem em casa) costumam ter prés embutidos, então tuso o que a gente pluga nelas passa pelos prés. Em algumas até a entrada de linha não está preparada pra receber um sinal de linha +4, você deve atenuar o sinal com um pad e botar o ganho do pré numa altura definida pra o sinal entrar na mesma intensidade com que chegou. Ou seja, mesmo as entradas de linha passam pelos prés (isso ocorre em alguns casos apenas, de interfaces mais baratas).

    Então esqueça isso de impedância pra esses casos, a não ser que seja um nível operacional mesmo (de linha, de fone, etc), não se preocupe.

    Jonas F. L.
    Alta impedância é coisa de 10k ohms, geralmente microfones com plug p10 (microfones de karaokê).

    Jonas F. L.
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Santa mãe de deus, 10mil ohms??? õ_õ
    Essa diferença absurda não pode dar algum problema em equipamentos de som não? Você pode danificar um equipamento plugando algo com uma impedância muito alta ou muito baixa?

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Jonas F. L.

    Sim, dá problema de timbre. É uma resistência até normal para equipamentos de som, nada surpreendente. O que danifica pode ser a corrente, mas mesmo assim, os aparelhos são feitos para isso, para trabalhar com essa variação de corrente e resistência.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    .omni
    MMI
    mano, to aprendendo horrores com voces aqui!
    valeu mesmo! acho que agora to entendendo!

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Que é isso... Bom aqui é o .omni.

    Para ilustrar vou te contar o que tem no manual do meu pré, na parte de plugar instrumento.

    DI INPUT IMPEDANCE SELECT Dual pushbutton switches
    A pair of switches which allow selection of three input impedances on the 1⁄4” Instrument Input (above). Acoustic instrument pickups are especially sensitive to load impedance. Each input impedance will couple instru- ments with varying sonic performance. Adjust these switches with each new source to find the most musically satisfying setting. In some cases, all three impedance settings will give very similar sonic results. In other cases, the differences will be obvious. Remember, “musically correct” is an artistic production judgement — only your ears can tell you which input impedance is optimal for your instrument and artistic goals. Settings are LOW (aprox 470 Kilohms), MEDIUM (aprox 2 Megohms), HIGH (aprox 10 Megohms).

    NSTRUMENT DI / SPEAKER SOAKtm INPUT 1⁄4” Unbal Phone Jack
    The heart of TWIN DIRECT. A normalled 1⁄4” mono Phone Jack which accepts any unbalanced source, such as MIDI instrument (keyboard, sampler, etc..), electric guitar, electric bass, piezoelectric acoustic guitar pickup, etc.. This DI (Direct Inject) input will accept virtually any known
    DI signal level, from very low output passive sources, to high output (>15 Volts RMS) active sources.
    Most keyboards and MIDI instruments have electrically buffered outputs exhibiting very low output impedance, generally under 150 ohms. On the other hand, passive electric guitar pickups exhibit significantly higher out- put impedance. To properly “couple” this diversity of instruments in the most musically pleasing manner, TWIN DIRECT offers three different in- put impedance settings that will help an artist “fine tune” the musicality of any instrument, pickup, or program. Each time you try a new instrument or MIDI device with the TWIN DIRECT, be sure to experiment with differ- ent topologies and input impedances to find the ideal sonic performance (see “Twin Topology” and “Impedance Select” below). There is no inher- ently “right” setting — use your ears and production goals to determine the best impedance bridge and input topology.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    Que bom! Tamos aí pra isso! :)

    MMI
    Sou nada, eu sou garoto novo. Hahaha
    Boas informações, principalmente o final!

    There is no inher- ently “right” setting — use your ears and production goals to determine the best impedance bridge and input topology.

    Devia vir isso escrito na primeira página de todo manual de pré, pedaleira, guitarra, mesa de som, torradeira e na página principal do FCC.

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni

    There is no inher- ently “right” setting — use your ears and production goals to determine the best impedance bridge and input topology.

    Devia vir isso escrito na primeira página de todo manual de pré, pedaleira, guitarra, mesa de som, torradeira e na página principal do FCC.


    Aprendi isso na marra. Tem um músico amigo meu que mal fez escola, não sabe nada de teoria musical, nunca leu livros, revistas e manuais de como se deve fazer as coisas (até porque não sei se entenderia). Mas é um baita músico, toca muito, grava com uma sonoridade muito boa também. E toca coisas ultra complexas, de jazz e bossa nova até rock e blues, a ponto de professores universitários virem pegar dicas com ele. O segredo dele é ir no ouvido...

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    MMI
    .omni
    antes tarde do que nunca, valeu de novo!

    eu fiquei encucado por que as interfaces que eu vi - fast tractk pro e zoom h4n - nao tem nenhum botao de atenuação, é só plugar e nivelar o volume.

    percebi que a variação do volume do zoom (que é a minha) é bem grande, vai do 0 ao 100, com uma variação de intensidade consideravel.
    por exemplo, baixo e guitarra plugado eu uso no 20 ou 30, se nao ja clipa.

    enfim, to desmistificando a coisa!

    PedroDum
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Olá Amigos
    vejo que alguns de vocês estão usando o Zoom H4n.
    Adiquiri um também e não consegui confirgurar com os programas que tenho instalado: Reaper e Nuendo. Estou usando um PC com 2Gb, memória, processador Intel e Win7 (32bits).
    Se alguém puder me ajudar a configurar o H4n como interface ficarei muito agradecido.
    Obrigado, Pedro.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    qual a mágica do plug das interfaces digitais?

    Creio que a "mágica" está nos Jacks Combo Neutrik !!
    É um jack que aceita tanto a conexão de plugues P10 como plugues XLR.

    - Se conectar um plugue P10 alí, a interface desliga o pré amplificador e interpreta como sendo uma ligação de linha (teclado, CD player, pedaleira, MP4, etc ...)
    - Se conectar um plugue P10 alí, e pressionar o botão HiZ, a interface aciona o pré amplificador, mas com um ganho reduzido, interpretando como sendo uma ligação de um instrumento plugado (violão, guitarra, baixo, violino com captador, ...)
    - Se conectar um plugue XLR, a interface interpreta como sendo uma ligação de um microfone e aciona o pré amplificador com ganho alto.
    - Se conectar um plugue XLR, e pressionar o botão Phantom Power, a interface interpreta como sendo uma ligação de um microfone condenser, aí ela aciona o pré amplificador com ganho alto, e aciona também a alimentação Phantom Power.
    -----------
    Depois o ajuste fino desta intensidade de sinal é feito nos potenciômetros de volume de gravação (para não deixar clipar, e para não deixar um sinal muito fraco)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pergunta pros audieiros: qual é a mágica das interfaces?