T-Rodman Veterano |
# jan/11 · Editado por: T-Rodman
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/250531/ o básico é o seguinte:
1. ter e saber manusear uma DAW (Digital Audio Workstation). É um software. Os principais do mercado são: Pro Tools, Cubase, Logic, Ableton Live, Reason/Record e o mais em conta deles seria o Reaper - que é o que o pessoal aqui do FCC mais utiliza (eu tenho o Logic e o Ableton Live - e me mato pra aprender a mexer neles melhor que é a coisa mais difícil dentre todas as outras coisas)
2. ter uma interface que caiba no seu orçamento e que dê condições para você produzir um trabalho decente. Em se tratando de home-studio, muita gente usa interface de 2 canais e grava até 2 faixas por vez, utilizando-se de uma VST para gravação/programação da bateria eletrônica. Tem gente que tem interface de 8 canais de entrada e consegue microfonar uma bateria inteira com os 8 canais, e grava a bateria primeiro, e depois os outros instrumentos. Já estúdios utilizam geralmente interfaces de 16 ou mais canais - cuja solução 'em conta' seria uma brigde digital ADAT como a M-Audio Lightpipe que tem até 32 canais, que são adicionáveis por pré-amps de 8 canais ADAT cada -formando assim um set de até 32 canais.
3. dependendo do orçamento e/ou configuração do home-studio, é necessário a aquisição de pré-amps. Alguns utilizam os prés valvulados que dão uma esquentadinha no som, outros utilizam somente os prés incluidos em boas interfaces. Vai de gosto e bolso
4. Microfones dinâmicos e condensadores: também, vai do gosto e bolso de cada um.
5. Monitores: aqui também temos o gosto e o bolso aliados. Há quem prefira X, há quem prefira Y, mas pelo que conheço de monitores de 'entrada', os Yamaha HS50M ou HS80M são os mais flat nesse quesito, e os ideais na faixa de preço que estão. Outros tem adição de grave gostoso, podem ter custo menor, mas no 'overall' para produção de música, são os ideais, considerando a faixa de preço, já que temos um universo de marcas e preços acima deles.
6. Control surfaces: há quem utilize ainda hoje mesas de som para esse fim, mas como a gravação hoje em dia pode ser totalmente digital, há quem utilize apenas os controles dispostos na tela da workstation. Há quem utilize controladores externos USB/MIDI, e há quem utilize até controladores externos que funcionam por software, como o iPad propicia hoje essa possibilidade para os utilizadores do Logic.
7. VSTs: aqui também o universo é grande. É aqui que temos os softwares que trabalham dentro e/ou em conjunto das DAW's para propiciar uma enorme gama de efeitos e plugins que complementam o trabalho de um home studio, desde a utilização de VST's para guitarra como amplitube e guitar rig que simulam ambientes de gravação, gabinetes, efeitos de guitarra, etc. Temos VSTs de baterias que simulam desde baterias eletrônicas, até as baterias mais vintage possíveis - incluíndo as bases de bateria utilizadas nos estúdios da Abbey Road. Aliás, da Abbey Road também temos outros softwares para masterização e ambiência. Tem VST para emular qualquer tipo de piano/teclado/orgão, etc, etc, etc - - - que podem ser gratuítos, inclusos em pacotes dentro de uma DAW como o que vem incluso no Logic Pro, Live, Reason/Record - ou de terceiros como as VSTs comercializadas pela Abbey Road, Planet Waves, etc.
Um home-studio assim dizendo, varia nesses quesitos aí. Daí pra frente, vai da técnica, bolso e know-how de cada um. Começar com uma interface de 8 canais com prés embutidos e um par de monitores bons, é um excelente começo. O resto, como já mencionei anteriormente vai aparecer conforme a necessidade.
amplexos
T.
-- edit -- li na Sound on Sound desse mês, que tem o kit inicial para homestudio 1Box da Presonus, com preço sugerido de R$ 750,00 aqui no mercado nacional. O kit é igual a esse link, e serviria muito bem qualquer pessoa. Menos do que isso é muito difícil de se gastar inicialmente: http://en.audiofanzine.com/home-studio-package/presonus/1box-recording -kit/news/a.play,n.8189.html http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=60
|
andresonguitar Veterano |
# jan/11
· votar
vagabond sim estou siente de tudo isso valew cara, cara eu tava pensando mesmo em comprar uma placa de som usb mesmo ou seja externo, em questão de canais naum sei ainda, mas acho que por enquanto 2 canais eh necessario pois naum penso em gravar ao vivo ainda, mas vou fazer outra pergunta, no caso da bateria acustica, se eu microfona ela naum tem como ligar na mesa de som e ligar essa mesmo em um dos canais da placa de som??? ta certo que o som naum ia ficar com tanta qualidade mas pra quebrar o galho sera que naum daria no momento?? valew galera to aprendendo bastante coisa mesmo na net.
|
andresonguitar Veterano |
# jan/11
· votar
ah entendi, mas por enquanto eu acho que uma placa de som externa de 2 canais (inclusive estava vendo uma da M-Audio) ja serve, pois a bateria bai demorar pra mim comprar ou at mesmo fazer uma gravação com ela, ou faço uma improvisação (engenhoca) nda profissional, mas a batera por enquanto vou montando no fruit loop tenho experiencia com isso ja, ja montei baterias no fruit loop eh demorado e complicado mas quebra o galho, valew galera, quem tiver experiencia com home studio vai postando ai abraço!!
|