Equipamentos: Home Studio

    Autor Mensagem
    Banda 7Dons
    Veterano
    # jan/11


    Amigos,

    Tenho muito interesse em montar um Home Studio, principalmente focar na atividade de gravações de músicas. Gostaria de saber o que vocês acham de iniciar com a configuração abaixo:

    * 1 M-audio Profire 2626
    * 2 Monitores Yamaha HS80M
    * Programa: Sound forge Pro 10
    * Note: Já o possuo.

    Sei que ainda falta microfones etc...

    Mas gostaria que vocês opinasse, sobre estes equipamentos, e se isso bastaria para iniciar as gravações.

    Vocês sugerem uma outra configuração, interface etc?

    Grande abraço!
    Junin R.

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    a profire 2626 provavelmente vem com alguma versão LE do Pro Tools. Isso já bastaria e seria até melhor do que o SoundForge, que é bom para mixagem final, não como DAW.
    Monitor está ok.

    com algum mic ou entrada em linha, vai dar pra começar a gravar suas músicas, sem problema.

    Com um kit desses mais microfones e cabos, não temos problema algum em hardware. O negócio é aprender a mexer bem em uma DAW a partir disso.

    amplexos

    T.

    Banda 7Dons
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Obrigado T!
    Valeu!

    Se alguém quiser sugerir alguma configuração ou comentário sobre a Profire 2626... por favor, contribuam...

    Att,
    Junin R.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Exato, até pq você vai ter uma placa de som com vários canais e um programa pra gravar stéreo???

    Não tem sentido!!

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    o básico é o seguinte:

    1. ter e saber manusear uma DAW (Digital Audio Workstation). É um software. Os principais do mercado são: Pro Tools, Cubase, Logic, Ableton Live, Reason/Record e o mais em conta deles seria o Reaper - que é o que o pessoal aqui do FCC mais utiliza (eu tenho o Logic e o Ableton Live - e me mato pra aprender a mexer neles melhor que é a coisa mais difícil dentre todas as outras coisas)

    2. ter uma interface que caiba no seu orçamento e que dê condições para você produzir um trabalho decente. Em se tratando de home-studio, muita gente usa interface de 2 canais e grava até 2 faixas por vez, utilizando-se de uma VST para gravação/programação da bateria eletrônica. Tem gente que tem interface de 8 canais de entrada e consegue microfonar uma bateria inteira com os 8 canais, e grava a bateria primeiro, e depois os outros instrumentos. Já estúdios utilizam geralmente interfaces de 16 ou mais canais - cuja solução 'em conta' seria uma brigde digital ADAT como a M-Audio Lightpipe que tem até 32 canais, que são adicionáveis por pré-amps de 8 canais ADAT cada -formando assim um set de até 32 canais.

    3. dependendo do orçamento e/ou configuração do home-studio, é necessário a aquisição de pré-amps. Alguns utilizam os prés valvulados que dão uma esquentadinha no som, outros utilizam somente os prés incluidos em boas interfaces. Vai de gosto e bolso

    4. Microfones dinâmicos e condensadores: também, vai do gosto e bolso de cada um.

    5. Monitores: aqui também temos o gosto e o bolso aliados. Há quem prefira X, há quem prefira Y, mas pelo que conheço de monitores de 'entrada', os Yamaha HS50M ou HS80M são os mais flat nesse quesito, e os ideais na faixa de preço que estão. Outros tem adição de grave gostoso, podem ter custo menor, mas no 'overall' para produção de música, são os ideais, considerando a faixa de preço, já que temos um universo de marcas e preços acima deles.

    6. Control surfaces: há quem utilize ainda hoje mesas de som para esse fim, mas como a gravação hoje em dia pode ser totalmente digital, há quem utilize apenas os controles dispostos na tela da workstation. Há quem utilize controladores externos USB/MIDI, e há quem utilize até controladores externos que funcionam por software, como o iPad propicia hoje essa possibilidade para os utilizadores do Logic.

    7. VSTs: aqui também o universo é grande. É aqui que temos os softwares que trabalham dentro e/ou em conjunto das DAW's para propiciar uma enorme gama de efeitos e plugins que complementam o trabalho de um home studio, desde a utilização de VST's para guitarra como amplitube e guitar rig que simulam ambientes de gravação, gabinetes, efeitos de guitarra, etc. Temos VSTs de baterias que simulam desde baterias eletrônicas, até as baterias mais vintage possíveis - incluíndo as bases de bateria utilizadas nos estúdios da Abbey Road. Aliás, da Abbey Road também temos outros softwares para masterização e ambiência. Tem VST para emular qualquer tipo de piano/teclado/orgão, etc, etc, etc - - - que podem ser gratuítos, inclusos em pacotes dentro de uma DAW como o que vem incluso no Logic Pro, Live, Reason/Record - ou de terceiros como as VSTs comercializadas pela Abbey Road, Planet Waves, etc.

    Um home-studio assim dizendo, varia nesses quesitos aí. Daí pra frente, vai da técnica, bolso e know-how de cada um.
    Começar com uma interface de 8 canais com prés embutidos e um par de monitores bons, é um excelente começo. O resto, como já mencionei anteriormente vai aparecer conforme a necessidade.

    amplexos

    T.

    Vagabond
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    T-Rodman
    Tô com uma dúvida meio off topic, se eu tiver uma interface com uma entrada bass/guitar, uma line in stereo e uma de microfone não dá pra microfonar a bateria obviamente.

    E se eu tiver uma mesa com 10 canais (nem sei se existe, mas é o que eu precisaria para microfonar a batera) eu posso microfonar a batera, jogar na mesa e dps jogar da mesa pra interface não é? mas aí eu não poderei mecher nos parâmetros de bateria no daw certo? então teria que mixar toda a bateria na mesa direto?

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    T-Rodman
    a profire 2626 provavelmente vem com alguma versão LE do Pro Tools.

    Vem não rapaz. Vem com um Ableton Live Lite que nunca nem instalei. Tem que comprar a parte mesmo, e seria a versão M-Powered e não a LE. =)

    Andei olhando o ebay pra comprar a versão nova do protools esses tempos, e como a versão 9 agora roda com qquer hardware, me parece que desapareceu essa nomenclatura LE e M-Powered... agora é só "Protools 9". Abs!

    Banda 7Dons

    A princípio eu no seu lugar dispensaria os monitores da yamaha e pegaria um fone AKG ou similar de boa qualidade e usaria a grana para investir em microfones bons e cabos bons, pra não acabar tendo uma profire 2626 e gravando com cabo xing-ling e mic de 200 conto (a gente sempre esquece de contabilizar os cabos, mas se for pensar em montar 8 cabos com plug neutrik pra profire, tamo falando de uns 350 a 400 conto).

    A Profire é uma bela placa, porém dependendo do que voce for gravar (uma batera por exemplo) e usar as 8 entradas gravando ao mesmo tempo, não é qquer notebook que aguenta isso não... talvez tenha que considerar montar um bom e velho desktop para o trabalho, mas isso só da pra descobrir depois de tentar usar o note.

    Quanto ao programa a usar, o T-Rodman ja largou a dica do Reaper que o pessoal recomenda aqui. Abs!

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vagabond
    o raciocínio é esse mesmo.

    o Iversonfr levantou uma boa questão - sobre o note.
    Você por acaso sabe se o note aguenta tudo isso?
    - porque em casa eu uso um Macbook Pro 13", e hoje mesmo estou trocando novamente o HD dele - para um SSD de 128GB, já que eu já estava usando SSD de 80GB e ficou pequeno - ainda que eu uso um HD Firewire de 1TB ao lado para os arquivos - e não faço nada profissionalmente.
    O minimo hoje para um note seria pelo menos um HD de 7200 RPM. Tem no mercado HDs híbridos de 500GB+4GBSSD que tem 3x mais a velocidade de um HD simples de 5400RPM que são os que geralmente equipam a maioria dos notes.
    Então, para boa performance e sem lags e erros malucos, o ideal hoje é ter um HD hibrido ou mesmo um SSD que custa muito mais. Colocando nomes aos bois, um bom note para servir de workstation tem de ter um Seagate Momentus XT de 500GB, 4GB SSD 32MB cache, que custa mais ou menos hoje R$ 500 no mercado nacional.
    E mais 8GB de RAM, processador Core i7, em plataforma confiável.
    Falando em desktop, os valores podem cair um pouco, pois se pode cogitar utilização de discos em RAID, e discos de performance maior, mas o custo também não é dos mais em conta. Uma workstation robusta estamos falando de R$ 3500~4000 hoje em dia.

    Tambem o Iverson lembrou dos fones de ouvido. Mesmo com um bom par de monitores, vai ser necessário ter fones de ouvido, principalmente na hora de se gravar vocal. Então antes mesmo dos monitores, o item mais essencial é o fone de ouvido.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Pode me chamar de louco, mas ainda fico com os monitores primeiro, pelo menos posso mixar!!

    Mixar com fone não é uma boa!!

    Apesar que o fone ajuda na pré mix (pan), minha opinião hein galera, não é receita de bolo não!!

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Jabijirous

    Ah, mixar em fones é legal sim velho! eu não faço nada profissional, é apenas meu hobbie, tenho tanto fone (akg k99) quanto monitor (m-audio bx8a) mas curto mixar antes no fone e depois ver como ficou nos monitores, e depois pra garantir boto pra rodar no som do carro... sei la... no fone parece que voce ta "dentro" da musica, escuta melhor todos os detalhes e talz, logico que o fone tem que ser bom e flat, mas falei isso do fone mais considerando que ele ta começando e monitores são um belo gasto, que poderia ser muito melhor investido em microfones e tal na minha humilde opinião. Abs!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Iversonfr

    Som do carro eu tb coloco pra ter outra referência!! Mas fone, eu só checo o pan, de resto vai via monitor mesmo!! Tem mais frequência

    horacio.jo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Iversonfr
    o mais importante sobre fones e monitores é a psicoacústica, é totalmente diferente uma mix entrando direto nos ouvidos e uma ouvida dentro de um ambiente...
    é assim que ouvimos todos os sons desde que nascemos e essa é a nossa referência...
    necessitamos de reverberações, reflexões das ondas sonoras dentro do ambiente para fazermos um julgamento mais verdadeiro de como está o som...
    mas isso também é apenas opinião!

    http://somnatural.blogspot.com

    Banda 7Dons
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Colegas, muito obrigado pelas considerações!

    T-Rodman

    Vou demorar para entender as coisas que escreveu sobre o "básico é o seguinte:", espero conhecer bem de audio, gravações e softs assim como vocês.

    Lerei várias vezes as mensagens a cima...

    Gostaria de agradecer pelas dicas de configuração de equipamentos, computadores e do direcionamento dos gastos.

    Levando em consideração que o meu objetivo é gravar as minhas músicas, e músicas de outras bandas da cidade. Estou quase me decidindo no que investir.

    Ainda tenho duas dúvidas:

    1) Programa, ou softwere, ou o que preciso usar no comp.:

    Se tratando de programas, por favor, me esclareçam. Sound forge é uma coisa, Reaper é outra, e o Pro-tools - M Power rage também é outra com a mesma funcionalidade? (Ou se completam?)Porém, com pequenas diferenças? O Cara de onde orçei o equipamento disse que me daria o Pro-tools - M Power rage (é boa??). Com isso, o que vcs sugerem, alguma interface?? O que vcs acham do sound forge??

    2) Comprando a Profire 2626 me restariam R$1500 reias para comprar o resto, o que vocês sugeriram, então? Fone de ouvido (qual? AKG?), microfones (para gravação, condensadores, dinâmicos?) e cabos?

    Quais os modelos?

    Mais uma vez, obrigado por cada palavra de orientação e sinto muito pela inesperiencia.

    Abcs,
    Junin R.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sound Forge grava stéreo, SÓ!! Ele é mais para editar audio


    Pro tools, Sonar, Cubase, Nuendo, Reaper, são gravadores multi-pistas. Você pode gravar quantos canais puder ao mesmo tempo, no caso depende da sua placa de som hehehe

    Em termos de mic eu deixo a desejar! Não saco nada! Saco de midi hehehehe

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Banda 7Dons
    Saber de nomes de programas e equipos eu sei. Utilizar alguns deles, sim, já utilizei e/ou utilizo. Agora, saber mexer em tudo, digo que com 1 ano de FCC e 1 ano montando meu home-studio, eu posso dizer que eu não sei nada ainda. Tem muita coisa que um colega cita em um tópico que eu vou lá ler para ver se aprendo algo a mais.

    As diretrizes iniciais para um home-studio são mais ou menos essas citadas no tópico por mim e pelos colegas.

    Fones de ouvido? - tem um monte. Procure em tópicos aqui mesmo desse fórum que você vai encontrar vários modelos e algum que caiba em seu orçamento.

    Microfones? - não sei se foi aqui que citei, mas o conjunto melhor de custo-benefício em termos de condensers, é o kit da Audio Tecnica AT2020/2021 que chega via importação por e-bay por algo em torno de R$ 350. Microfone dinâmico, se quiser um bom e barato, tem o Prodipe TT1 por cerca de R$ 99.

    cabos, já citaram aqui os bons. Eu uso cabos da Sparflex mesmo, e não tenho desgosto por eles.

    Agora, que já estourou o orçamento, já que inicialmente você colocou os Yamaha HS80 que custam cerca de R$ 1200 cada, e você tem 1500 no orçamento agora pra todo o resto, então ficou complicado.

    Pro Tools M-Powered é uma DAW que se casa bem com essa sua interface.

    amplexos

    T.

    sergito
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: sergito
    · votar


    Vou aproveitar o tópico, já que minhas dúvidas são parecidas com as do Junin.
    Também estou "melhorando" meu Home Studio. Já fiz algumas gravações e os chiados sempre me acompanham.
    Atualmente utilizo:
    PC AMD, 2GB RAM, HD sobrando espaço.
    SO Ubuntu 10.04
    Software de mixagem e gravação: Audacity
    Placa de Som: Sound Blaster Live 5.1
    Mesa: Behringer Xenyx 1002 Fx
    Microfone: Sennheiser e835
    Fone: Koss Porta Pro (não uso monitores de audio)
    Dois violões, uma guitarra, um baixo e eu querendo cantar.

    Como eu já fiz de tudo para reduzir os chiados e não consigo, estou pensando eliminar minha placa de som e comprar uma UCA222. Aqui no forum já li boas referências deste produto.
    Pra mim que apenas vou gravar meus Cover como passa-tempo e não tenho pretensões profissionais, mas mesmo assim quero a melhor qualidade possível.
    É negócio comprar uma UCA222, ou partir pra uma M-Audio?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    sergito

    Isso, o problema (não todos) está na sua placa!! Pode ser cabos, instrumentos, local, etc!

    Mas a sua placa é fraca, não é profissional!!

    Entre Behringer e M-Audio, vá de M-Audio!!

    Uma Fast Track tu acha por um preço bem baratinho!!

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    sergito

    Jabijirous ta certo. Essa sua sound blaster é pra filmes e jogos, exclusivamente para saídas de áudio. O ideal seria comprar uma externa, como citada, e tb índico a m-áudio ( o modelo depende de anta canais vc vai precisar)

    Claudiornr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sound Forge grava stéreo, SÓ!! Ele é mais para editar audio


    Pro tools, Sonar, Cubase, Nuendo, Reaper, são gravadores multi-pistas. Você pode gravar quantos canais puder ao mesmo tempo, no caso depende da sua placa de som hehehe

    Em termos de mic eu deixo a desejar! Não saco nada! Saco de midi hehehehe


    Na verdade não é bem assim. As últimas versões do Sound Forge (a partir do 9) já gravam em multi-track... mas realmente não é a melhor opção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos: Home Studio