Criar um pseudo home studio? é possivel?

Autor Mensagem
RockLetsRoLL
Veterano
# nov/11


Galera, estou com um problemão aqui... moro com meus avós e meu avô tem monte de passarinho que canta muito alto e não consigo gravar guitarra microfonando... Sei que microfonar é o que traz melhor qualidade sonora, por isso descarto gravar em linha. A idea que eu tive foi a seguinte, criar uma caixa de madeira de medidas aproximadamente 1 m² e dentro dela criar um ambiente de estudio. Isso seria possivel??? ai eu colocaria dentro dela um amp marshall 10 w, e um mic shure 57. daria certo essa doidera? assim isolaria o som dos passaros, e para ajudar eu vou colocar a caixa dentro do meu guarda-roupa... kkkkk é maluquisse,e mas possivelmente pode funcionar? quem entende de isolamento pode me dar uma dica, uma solução?? Obrigado !!!!

Absss

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL
Sei que microfonar é o que traz melhor qualidade sonora, por isso descarto gravar em linha.

Epa!

amp marshall 10 w

Não é microfonar que traz melhor qualidade sonora. É microfonar um BOM amp, e microfonar direito. A não ser que você ache o som deste amp maravilhoso, eu diria que não vale a pena se dar o trabalho. Eu não me daria.

Tem muita gente que grava tudo em linha. Provavelmente não é o teu estilo, mas se quiser ouvir gravações profissionais feitas em linha, ouça qualquer música do Pato Fu. Gravações amadoras tem bastante gente aqui que posta. As minhas:

http://palcomp3.com/bog/

RockLetsRoLL
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

Eu vejo muito video na internet pessoal tocando em linha com excelente qualidade sonora, com simulação de amp e tudo parece que ta microfonando.... queria saber onde acho, se você pode me indicar na internet sites para mim estudar frequencias e tudo mais, quero muito saber como gravar em linha com alta qualidade.... tenho uma BOSS gt10 e não estou conseguindo tirar todo proveito dela, fiz algumas gravações e fiquei decepcionado :/

Obrigado pela ajuda !!

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL

Tem vários tópicos fixos por aqui cara, dá uma procurada que tem bastante dica para gravar em linha.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL
A idea que eu tive foi a seguinte, criar uma caixa de madeira de medidas aproximadamente 1 m² e dentro dela criar um ambiente de estudio. Isso seria possivel???

Depende amizade. Se você fazer isolamento acústicos... Mas eu não aconselharia, já fiz isso, e a quantidade de graves é absurda!

Já experimentou fazer isso?

Isso é uma técnica para diminuir o hit hat da bateria. Talvez funciona com a microfonização do amp. Eu nunca teste.

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL
errado! o mano bog já explicou, só venho reforçar:
gravar microfonado fica bom se voce tiver um bom ampli e um bom gravador de audio; ou um bom mic e um bom preamp/interface.

se não, em linha vale muito mais. é mais simples, nao pega ruido de passarinho, e voce pode tocar de madrugada à vontade.

dicas aqui nesse tópico:

【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


kiki

O problema é se o cara não tem saida line out no amp e so de fones, aí a coisa complica...

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
nao precisa usar o line out do ampli. não precisa nem ampli.

vai a guitarra em linha (passando por uma interface, ou pedaleira/pedal, ou se não tiver nada disso até dá direto). o resto é plugin, jpa no computador.

leia o tópico que eu recomendei.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


kiki

Já usei esses plugins mexi em tudo quanto é coisa, e não me agradei com os timbres "robotizados"

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Sei que microfonar é o que traz melhor qualidade sonora, por isso descarto gravar em linha.

Sabe errado.
Gravação em linha é um método totalmente aceitável e amplamente utilizado em gravacões profissionais.
Eu acho que gravo mais guitarra em linha do que microfonando, inclusive. E isso inclui gente que você já ouviu falar, não estou falando de gravar em casa.

Entre gravar em linha e microfonar amp marshall 10 w, e um mic shure 57 eu prefiro um zilhão de vezes gravar em linha.

Me recordo de ocasiões em que entre gravar um Mesa Boogie com uma caixa Orange e um set de microfones top, optamos por gravar em linha.

Além do mais, como guitarra se grava *bem* alto, é bem fácil conseguir isolar o som da guitarra, mesmo numa sala que não seja completamente isolada. Relação sinal/ruído, a guitarra é estupidamente mais alta do que todo o resto, a não ser que você vá gravar uma guitarrinha singela de jazzinho no meio do jardim zoológico.

Guilherme Nau
O problema é se o cara não tem saida line out no amp e so de fones, aí a coisa complica...

Não complica nada, não precisa usar o amp pra gravar em linha.......

Já usei esses plugins mexi em tudo quanto é coisa, e não me agradei com os timbres "robotizados"

Deixa eu adivinhar, você plugou uma guitarra barata numa placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas, achou o resultado ruim e saiu por aí dizendo que gravar em linha é ruim.
Hehehehe, cuidado!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Não complica nada, não precisa usar o amp pra gravar em linha.......

Cara eu não intendi o que você falou...

Deixa eu adivinhar, você plugou uma guitarra barata numa placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas, achou o resultado ruim e saiu por aí dizendo que gravar em linha é ruim.
Hehehehe, cuidado!


Ashuashuashu No man, quase lá, não foi no meu PC, se não eu nem consegui falar com vocês, foi em outro, do meu pai, um notebook com mais de 2GB de RAM e um processador aceitável pra edição com pluggins DEMOS. Mas a placa era onboard, você acertou haha.

Na verdade, se for pra fazer uma gravação da guitarra com aquele pedal de drive locura no estilo "gambiareition" (guitarra>pedal>line in) aí eu não digo nada, só não vai ficar com as mesmas proporções de equalização que o seu amp vai ter, fora o ruído...

Mas se for microfonar até dá cara, mesmo com o ruído, mas aí o volume do amp tem que ta muito alto rsrs

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


.omni
sabia que tinha gente com mais propriedade pra esclarecer do que eu, afinal, eu ainda uso uma guitarra barata numa placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas

E isso inclui gente que você já ouviu falar, não estou falando de gravar em casa.

dedura uns ai vai!

Guilherme Nau
RockLetsRoLL

referencias de tributos do pessoal aqui do forum que grava tudo em linha:

makumbator
Será que é isso que eu necessito?
http://www.4shared.com/audio/Yrp60mci/Ser_que__isso_que_eu_necessito.h tml
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/239203/

MauricioBahia
porrada
http://www.4shared.com/audio/8cI0UFi3/mauricioBahiaPorradaOKOK.html
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/238379/

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
eu ainda uso uma guitarra barata numa placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas

E aposto que ainda assim você consegue tirar um timbre legal, estou certo ou estou certo?!

dedura uns ai vai!

Haha, prefiro me manter anônimo na internet. =P

makumbator
Será que é isso que eu necessito?


MauricioBahia
porrada


Bons links, esses caras manjam muito! +1

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


kiki

Eu não sei porque ainda tem gente que prefere gravar microfonando... EU microfono por usar uma placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas em casa.

Eu já utilizei a saida de fones do meu amp direto na line in, ela capta totalmente as frequências (obvil). Mas não é o correto...

Então eu microfono... Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaisss pra frente to pra comprar uma mesa. Mas isso até eu trocar os caps da minha guitarra, comprar um violão novo baum, comprar um amp mais potente, comprar um brutal dist. comprar um reverb, comprar uma wah-wah, montar o set e fazer aulas de canto... Não falta muito.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Cara eu não intendi o que você falou...

Na verdade, se for pra fazer uma gravação da guitarra com aquele pedal de drive locura no estilo "gambiareition" (guitarra>pedal>line in) aí eu não digo nada, só não vai ficar com as mesmas proporções de equalização que o seu amp vai ter, fora o ruído...

Gambiarra?
Mas é exatamente assim que se grava em linha.
Na verdade, a maneira mais completa seria: guitarra > pedais (ou não) -> DI -> pré (ou pulando a DI se o pré tiver uma boa entrada HiZ) -> EQ (ou não) -> DAW.
E usar plugins ou não. Eles não são uma obrigação, só facilitam a vida muitas vezes.

Não existe amplificador nessa cadeia. Na verdade o amplificador seria pra fazer o estágio de pré amplificação (line out), mas isso sim seria uma gambiarra.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Eu não sei porque ainda tem gente que prefere gravar microfonando... EU microfono por usar uma placa onboard de um computador velho com meia dúzia de plugins piratas em casa.

Então você prefere acrescentar um microfone - que por mais que seja bom, num pré de uma placa onboard nem fazendo reza braba - e uma sala ruim nessa cadeia que já não é das mais confiáveis... má idéia!

Eu já utilizei a saida de fones do meu amp direto na line in, ela capta totalmente as frequências (obvil). Mas não é o correto...

Não mesmo, impedâncias completamente diferentes.
Se seu amp não tem uma saída de linha, pode ligar a guitarra direto na placa, vai ser melhor do que esse esquema aí.
A impedância também não é certa (maior que o sinal de mic, menor que o sinal de linha), mas vai funcionar melhor que esse esquema aí.

pra frente to pra comprar uma mesa


NÃO
COMPRE
UMA
MESA


Tatue isso na sua testa.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Gambiarra?
Mas é exatamente assim que se grava em linha.


Na verdade, a maneira mais completa seria: guitarra > pedais (ou não) -> DI -> pré (ou pulando a DI se o pré tiver uma boa entrada HiZ) -> EQ (ou não) -> DAW.

Tá, mas como que se tem o retorno do timbre que eu estou tirando? Já que o som ta entrando direto na line e não passa por nenhuma forma de retorno para mim ouvir? Ou eu tenho o retorno pelos monitores do computador?

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Tá, mas como que se tem o retorno do timbre que eu estou tirando? Já que o som ta entrando direto na line e não passa por nenhuma forma de retorno para mim ouvir?

Tem um botãozinho mágico de input monitor em cada canal da sua DAW. :)

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni

NÃO
COMPRE
UMA
MESA

Tatue isso na sua testa.


Vo tatuar atrás my friend, não vai ser pra gravação, vai ser pra ter o retorno do violão e vocal numa apresentação.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Tem um botãozinho mágico de input monitor em cada canal da sua DAW. :)

Kkkk, eu sei cara, mas digo assim, e o pessoal que ta acostumado a timbrar usando o amp? O cara bota a guitar no EQ e se quiser ouvir no amp coloca ele em flat? Como faz?

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guilherme Nau

Cara, aconselho que leia os tópicos fixos deste fórum. São muito bons. Um em especial:

Informações - Gravação Digital
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/

Abs

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Guilherme Nau
Kkkk, eu sei cara, mas digo assim, e o pessoal que ta acostumado a timbrar usando o amp? O cara bota a guitar no EQ e se quiser ouvir no amp coloca ele em flat?

Você sabe que usando a saída do amp, independente do que você timbrar nele, não vai ser o que será gravado, né...?

Gravando em linha, esquece o amp, você vai ouvir o timbre que vai sair nos seus monitores/fones/etc.
Timbra pelo pré/EQ e tudo que vier antes de entrar no computador. Se ligar direto no computador, timbra usando plugins. Apesar de assim não mudar o som que vai entrar limpo, dá pra melhorar lá por dentro mesmo.

Leia o tópico que o Bahia postou, isso é tipo 1+1=2 da gravação digital.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
MauricioBahia

To lendo os tópicos...

RockLetsRoLL
Veterano
# nov/11
· votar


Valeu galera obrigado mesmo ! ja é de grande ajuda.... eu tenho materiais bons aqui, uma pedaleira boss gt 10, e uma placa de audio fast track pro... e tenho feitos trabalhos amadores muito fracos e ruins, o problema é na monitoração... não consigo ouvir o trabalho q estou gravando, meio que gravo "as cegas", ouço lindo no meu amp, ai quando vou ver no pc ta td zuado com o "fizz" abelhudo, então eu to indo na base do teste mesmo... uso cakewalk para gravar... na maioria das vezes o som sai mt baixo e "robotizado" igual disse nosso colega la em cima...

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL
Plugue a guitarra direto na sua interface. Ela tem entradas pra instrumento.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


RockLetsRoLL

A GT-10 não funciona também como interface de áudio? Caso funcione, pq não a usa para esse fim?

Ahhh, pra gravar em linha, sem a "abelha" é preciso alterar um parâmetro na GT-10 pra que o som produzido se adeque a gravação em linha.

Abs

[edit] li que em uma Fast Track. Ok.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
Ih, é mesmo!
Melhor ainda, não precisa passar por outra conversão, já tem simulações de caixa...
Comi mosca nessa! Boa!

RockLetsRoLL
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
então a gt 10 ja é uma interface de audio, mas mesmo eu mudando nas opções dela para gravar em linha nada adiantou fica mesma coisa... grava muito baixo, aumentei o input da guitarra também mas nada adianta parece que fica algo meio sem vida forçado... deve ter alguma outra técnica... queria monitorar o som pelas caixinhas do meu pc, seria isso possivel?

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL

Leu o manual da pedaleira?

Leu de novo?

Seis vezes?

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


RockLetsRoLL

placa de audio fast track pro

Você não precisa da interface. Pode usar a GT-10 direto pela USB.

ouço lindo no meu amp, ai quando vou ver no pc ta td zuado com o "fizz" abelhudo

A-ha! Vamos lá:

Amps de guitarra não são "planos". Eles modificam bastante o sinal que recebem no input. Não existe isso de "deixar o amp flat". Sempre vai ter frequências sendo atenuadas e outras ressaltadas. E uma das propriedades dos falantes de guitarra é exatamente cortar frequências muito agudas - que é exatamente onde vivem as abelhas! Enfim, o som que você ouve no amp não pode servir como referência, porque ele é, com toda certeza, diferente daquilo que vai ser gravado.

Esqueça do amp. Use fones de ouvido, ou melhor, bons monitores de áudio, ligados direto na saída da pedaleira. Configure então a pedaleira para o modo de linha, e sempre use as simulações de gabinetes. Pronto, as abelhas foram embora. ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criar um pseudo home studio? é possivel?