Chiado em microfone condensador

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


francisco2004
O que eu ouvi foi aquele barulho que lembra o som que os DJs fazem com discos de vinil.

O nome é scratch. Não é só com vinil não! Dá pra fazer com fita também hehehe

Ningen
Veterano
# mar/17
· votar


[Atualizando]

Testei em outra interface usando dois dos meus cabos e... Mesmo ruído... (O cabo desse meu amigo dono da interface é mono.. não deu pra testar)...

Mais tarde vou numa loja testar um cabo novo... a última esperança... rs

Se não der certo tô pensando em acionar a garantia...

Ningen
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ningen
· votar


Mais tarde vou numa loja testar um cabo novo... a última esperança... rs

Fui na loja e o técnico depois de ouvir o ruído teve a ideia de mexer na chave de atenuação (10dBs) que na verdade não atenua isso tudo rsrs...

O ruído parou!!!

Será que era só isso? Rsrs.. .Tô sem acreditar... Quando chegar em casa farei mais testes...

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Pode ser um mau funcionamento da chave, como do circuito devido a uma atenuação ou não...

As chaves PAD atuam numa proporção aproximada. Teoricamente não se atenua um mic, a menos que exista um pré externo na jogada.

Ningen
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ningen
· votar


Ismah

Nem te conto rsrs...

Cheguei em casa e o ruído tinha parado... Daí resolvi mexer no atenuador... rsrs... O infeliz voltou...

Resolvi abrir o mic pra dar uma olhada nos switchs... vi que um dos fios que vão pro conector tinha se rompido ( eu até tinha checado isso antes mas como esses fios são bem frágeis deve ter se rompido nesse abre e fecha )

Pensei... Ah... Se era só mau contato e agora o fio que se rompeu... Vou eu mesmo soldar...

É... não resolveu rsrss...

Vi que tinha uma solda meio pobre no switch .. ressoldei... Não resolveu....
Troquei todos os fios que vão pro conector.. .Não resolveu...

Depois de tanto stress.. resolvi deixar de lado...

Mas o próximo passo.. Já que ele já não me serve pra gravação mesmo... É eliminar os switchs e ligar direto... Talvez resolva...

E vou ver se os caras me mandam um manual de serviço dele pra eu testar os componentes caso o problema não seja no switch...

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


É por essas que às vezes tenho medo de comprar coisas no Aliexpress. Encomendei um carregador magsafe para um macbook antigo que eu tenho, mas quando chegar vou ter que abrir para ver o circuito. Teoricamente é excedente de produção de uma fábrica da Samsung na China, mas pode ser uma cópia, com as mesmas inscrições do carregador fabricado pela Samsung.

A única saída é abrir o carregador e ver se o circuito é complexo como se espera dos magsafe ou é algo simples como se vê nos piratas.

Ningen
Veterano
# mar/17
· votar


mas pode ser uma cópia, com as mesmas inscrições do carregador fabricado pela Samsung.

Que loucura hein..

Ningen
Veterano
# mar/17
· votar


Então... retirei os dois switches e... Continua o ruído... Desisto.. kkkk

Vou gravar voz com o de diafragma pequeno mesmo agora. rs

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Ningen
Cara, comecei a notar que o meu AKG P170 tem feito um som bem parecido com esse. Às vezes ele muda a sensibilidade de um instante para outro também, do tipo que num instante ele está pegando um som lá longe na rua e em outro fica bem intimista pegando só o que está bem próximo. Esse ruído de dial de rádio "ondas curtas" (ou scratch de DJ, como disse o Ismah) também ocorre de forma intermitente.

Levei para a assistência... não tenho muita esperança que o técnico vá sacar qual é o problema. A minha experiência é que técnicos de AT, ainda mais na garantia, só checam se está ligando. Espero ter sorte...

Ningen
Veterano
# mar/17
· votar


francisco2004

Cara... Já era até pra eu ter voltado aqui... Mas quis confirmar...

Se liga só... (mais tarde voltarei com mais detalhes)

Sabe quando a coisa tá tão perto mas tão perto do seu nariz que você não vê? rsrs

Faz umas duas semanas que tive que mudar de quarto, temporariamente, por causa de infiltrações nas paredes... O quarto estava muito úmido... Mas não imaginei que tivesse sido isso pois tinha feito uma capa pro microfone com um saquinho de "sílica gel" colado no fundo, de forma que ele ficasse bem perto da cápsula e "atacasse" qualquer sinal de umidade...

Cerca de uma semana atrás tinha procurado mais sacos de sílica pra comprar no AliExpress, e apesar de não ter comprado me "atentei" a um comentário de um comprador que estava insatisfeito com a aparência do produto... A sílica dele não era transparente como de costume, mas parecia com resto de grafite de lápis, carvão ou algo parecido...

Ainda vou apurar os indícios direito mas resumindo... Entrei no meu quarto e me veio aquele estalo... "Será que os chineses não tão falsificando sílica gel?" Abri o saquinho que estava dentro da capa do mic e o bendito era igual ao da reclamação... Imagine pegar um lápis, retirar a parte de madeira e despedaçar o grafite... Daquele jeito... Fiz um teste rápido... Coloquei um pouco da substância numa colher juntamente com um pouco de água e fui jantar... Quando volto... A água estava lá do mesmo jeito... Ainda tenho que testar direito mas logo que percebi peguei logo o mic, desmontei, dei-lhe um banho de limpa contato, inclusive, como já estava sem esperanças dei um jato leve na "cara" da cápsula, o que não recomendo pois não sei da eficácia menos se é seguro, e coloquei dentro de uma gaveta do lado de um aparelho desses. Resultado... O ruído quase reduziu por completo, só ouvi uma vez o "ploc"... O que eu fiz? Mais dois dias de castigo, pelado rsrs...

Só sei que o ruído sumiu completamente, por enquanto...

Ainda vou fazer uns testes, mandar umas fotos mas por enquanto é isso... Uma pena que não postei isso antes... talvez tivesse te ajudado.. :/

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Ningen
Essa da umidade é interessante... tenho a impressão de já ter lido em algum lugar que a umidade pode causar esses ruídos em microfones condensadores. Espero que o pessoal da AT ao menos consiga detectar o problema... ele dá uns estalos aleatórios, além daquele ruído de ondas curtas. No fim, acho que era o P170 que estava avacalhando com algumas das minhas gravações. Que arrependimento de ter comprado esse microfone...

Se bem que, se for umidade, até Neumann deve sofrer disso às vezes.

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Falando em Neumann... tá morta a charada:



Ningen
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ningen
· votar


francisco2004

Olha só... Muito parecido com o que estava acontecendo com meu microfone...

Só que a conclusão dele é que a cápsula precisa ser trocada... :/

Contudo, acabo de fazer o mesmo teste que ele fez e o meu microfone não está apresentando mais o ruído... Será que o técnico não se precipitou? Ou talvez a umidade desses microfones que estão com ele estejam num grau tão alto que não há quem os seque... rsrs

Ainda vou testar os saquinhos de sílica... mais tarde mando os resultados...

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Ningen
Acho que não precisa trocar. Falei com um amigo dono de estúdio e ele disse que tem uns microfones assim, e ele deixa numa espécie de estufa para atenuar o problema (uma lâmpada que dissipe um calorzinho para desumidificar, sem exageros). Mas ele disse que isso é gambiarra para microfone velho. No meu caso, o mic ainda está na garantia, vou querer no mínimo que limpem a cápsula.

No Youtube tem tutorial para limpeza de cápsula. O cara se garante, pois fez num AKG C414.

Ningen
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ningen
· votar


francisco2004

Mande o link do tutorial pra eu dar uma olhada...

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Ningen

Só uma observação, carvão é usado contra umidade também! O que justificaria a "silica preta"...

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Ningen
https://www.youtube.com/watch?v=i9eYpWY675g

francisco2004
Veterano
# abr/17
· votar


Ningen
Ismah
Atualizando... a assistência me deu um microfone P170 novo. Espero que agora demore até começar a chiar.

Ningen
Veterano
# abr/17
· votar


francisco2004

Legal cara!

O meu, apesar de não ter mais os switchs do pad e do hpf está funcionando normalmente agora rsrs.

Agora é só ser feliz kkk

francisco2004
Veterano
# abr/17
· votar


Ningen
Testei o microfone novo hoje e tá bem legal... nada de ruídos de cápsula velha/suja/úmida.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Legal man! Posta material pra comparativo se puder/quiser/conseguir.

Toon DJ
Membro Novato
# out/17
· votar


Bom dia Familia,
Estou tendo problemas na hora da gravação na qual está apresentando chiado.
Utilizo o Microfone condensador Samson G-track USB , ligo ele direto na minha CPU , ao gravar a voz no Acid Pro 7 , o microfone grava em boa qualidade a voz porém fica um chiado de fundo . Alguma solução para o meu caso ? o que poderia ser? Sei que o certo deveria ser microfone com entrada XLR ligada na interface, porém por enquanto só tenho esse modelo para trabalhar. Saberia me dizer se existe alguma possibilidade de tirar o chiado , ou apenas diminuir bem ?

renatoorock
Membro Novato
# abr/22
· votar


Fala pessoal, até ri quando ouvi o barulho pq sei como é angustiante..
1) As pessoas respondem demais o forum sem saber o que é sem acrescentar nada novo, se não sabe não fala nada, fica dificil pra buscarmos as buscas do que queremos quando tem muita coisa nada a ver, tem que ler 50 coisas pra achar 2 que seja ok.

2) eu estou passando por isso, testei 3 microfones diferentes e sempre condensadores que tem esse problema, ja vi que não é a placa, testei direto na mesa e o Blue Microfone não tem esse ruido, mas esta apresentando uns ruidos graves, o mxl 770 apresenta este ruido e o Mlx v67 que eu uso há quase 10 anos NUNCA deu isso e começou a dar depois que comprei o 770, mas o 770 apresenta mais isso.
Voce pode ver tudo isso ai que não vai ser nada, talvez vc tenha dado sorte com algum mic que não puxe esse ruido da energia, mas acho que o problema está na ENERGIA da casa que pode estar com algum problema.
No meu caso, como isso iria dar algum tipo de ruido com 3 mics bons diferentes? Era pra todos estarem OK, minha placa é uma Focusrite e um windows 10.
Minha casa nunca teve um tratamento na energia e nem sei que tipo de eletricista chamar que faça isso esse BENDITO aterramento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chiado em microfone condensador