Microfone Condensador com chiado/estalos

Autor Mensagem
    jnninho1
    Membro Novato
    # 07/fev/20 00:20

Pessoal, tenho um MXL 990 faz 7 anos, e de uns meses pra cá ele começou a apresentar uns chiados, tanto na gravação quanto no direct monitor da placa de som.. Troquei o cabo e não mudou nada, então é o microfone ou a placa de som. O problema é que eu não tenho outro microfone/placa de som pra testar, e não conheço ninguém aqui que tenha.. Alguem ja teve um problema parecido? eu moro uns 50 metros da praia, mas o microfone sempre ficou no estojo com aquele saquinho de sílica quando não to usando.. Será que oxidou alguma coisa dentro? Quais as chances de a placa de som (m audio fast track mkIi) estar com algum problema? ja deixei ela cair no chão umas 5x..

Ningen
    Veterano
    # 07/fev/20 00:27
    · votar

Uma amostra do ruído ajudaria bastante...

Del-Rei
    Veterano
    # 07/fev/20 02:13
    · votar

Deu sorte.
    O meu já chegou com ruído....

Um aceno de longe!!!

jnninho1
    Membro Novato
    # 07/fev/20 11:03
    · votar

Ningen
    ta aí: https://vocaroo.com/fParsDtgyGe
    se possivel ouça com um fone pra ouvir melhor
    é um ruido parecido com um vento batendo no microfone, como se tivesse um ventilador virado pra ele ou algo do tipo

Del-Rei
    o seu é um MXL 990 tbm? ouve o audio ali, ele chia do msm jeito que o meu?

Ningen
    Veterano
    # 07/fev/20 11:20 · Editado por: Ningen
    · votar

jnninho1

Parece o ruído causado por alta umidade...

Você pode tentar deixar ele perto de uma lâmpada incandescente por um dia ou dois para ver se resolve.
    Porém dizem que essa solução é temporária. Logo você vai precisar fazer de novo e com uma frequência cada vez maior. E foi exatamente isso que aconteceu com o meu.

Resolvi comprar uma cápsula nova, essa aqui, e hoje ele está como novo.

Boa sorte.

Del-Rei
    Veterano
    # 07/fev/20 17:32
    · votar

jnninho1
    Era bem por aí sim.
    Só que o meu já foi assim desde o início. Eu comprei aquele kit do 990/991 que vem numa maleta. Acho que não fiquei com ele nem duas semanas, vendi logo.

Um aceno de longe!!!

jnninho1
    Membro Novato
    # 07/fev/20 19:23
    · votar

Ningen
    vou ver o que consigo fazer aqui
    preciso abrir ele pra deixar na frente da lampada ou não?
    e essa cápsula ai, ela serve pra qualquer microfone? não vai perder qualidade em relação a cápsula original do MXL?

Del-Rei
    putz, complicado hahah
    tava começando a achar que era algum problema cronico do microfone, mas acho que deve ser só umidade msm, vc levou um puta azar kkkk

Ningen
    Veterano
    # 08/fev/20 02:30 · Editado por: Ningen
    · votar

jnninho1

preciso abrir ele pra deixar na frente da lampada ou não?
    Não acho necessário abrir. Isso inclusive deixa a cápsula muito vulnerável. Você pode sem querer esbarrar ela em alguma coisa e etc.
    Ressalto, isso é temporário. Técnicos inclusive recomendam que, nessas condições, a cápsula seja trocada.

e essa cápsula ai, ela serve pra qualquer microfone? não vai perder qualidade em relação a cápsula original do MXL?
    Boa pergunta.
    Eu comprei porque ela era aparentemente idêntica à cápsula original do meu Takstar PC-K800. Supus que fosse a mesma e acabou sendo.
    Eu particularmente nunca gostei do MXL. Acho ele meio opaco pro meu gosto. O Takstar me soa um degrau acima. Eu trocaria. Porém depende de você. Pode estar na hora de andar dois ou três degraus e pegar um Rode ou algo do tipo.

Não gosto desses comparativos onde o cantor canta diferentes trechos da música.. mas você pode checar isso aqui.

jnninho1
    Membro Novato
    # 29/nov/20 20:35
    · votar

pessoal, ressuscitando esse tópico só pra compartilhar minha alegria com vcs, meu microfone simplesmente resolveu ficar bom do nada
    na época que ele tava com o chiado, eu fiz os procedimentos de abrir, limpar com um cotonete, até coloquei dentro de um saco fechado com arroz, deixei 3 dias lá, troquei o cabo e etc, e nao mudou nada..
    ai desisti, fiquei um tempo sem ligar ele, fui ver como tava faz umas semanas, e pra minha surpresa ele voltou ao normal igual antes.. não faço ideia do que seja, eu não mudei absolutamente nada no PC nem nada..

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Microfone Condensador com chiado/estalos