Guitarrista querendo gravar em Home Studio

    Autor Mensagem
    conandrade
    Veterano
    # set/10 · Editado por: conandrade


    Fala galera,

    Vi na busca que tem muitos tópicos parecidos com o que quero e até achei algumas respostas. Mas queria umas dicas mais específicas pro meu caso, achei melhor abrir um outro... se for o caso eu tranco esse aqui.
    -

    Vamos lá,
    To querendo fazer umas gravações minhas mesmo (guitarra). Do tipo "tive uma idéia, quero gravar". Nada exorbitante, mas gostaria de um som de qualidade.

    Possuo um AMD X2 7750 com 4gb de RAM e 1tb de HD. Que programa eu uso? Essa máquina me permite trabalhar tranquilo? Que placa de som devo almejar? Preciso de uma mesa de som tambem? Microfone?

    Enfim... eu não saco muito e to bem perdido. Nunca parei pra prestar muita atenção mas to querendo explorar um pouco mais...

    Não dá pra ficar assim:


    Obrigadão de antemão por qualquer informação!
    Abraços

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Possuo um AMD X2 7750 com 4gb de RAM e 1tb de HD. Que programa eu uso?
    www.reaper.fm

    Essa máquina me permite trabalhar tranquilo?
    sim, em tese, a máquina deve aguentar

    Que placa de som devo almejar?
    Uma interface USB, tipo Presonus Audiobox USB ou M-Audio Fast Track - já seria ótimo

    Preciso de uma mesa de som tambem?
    - não. É tudo feito digitalmente. Você pluga a guitarra na interface, e ela capta o som, envia para seu programa, grava, edita, adiciona efeitos, etc.
    Microfone?
    - se não for cantar, ou não querer gravar o som de seu amp, não precisa.

    O ideal é começar com a interface e ir aprendendo a mexer nos programas. Depois, se tiver um amp. bem legal, você pode começar a procurar um microfone bom para captar o aplificador.

    Pensando em o que um guitarrista faz com algo assim, um tópico de referência de um usuário que faz exatamente isso que você almeja fazer:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/238804/

    - e o que você não perguntou, mas que é bom ter para essa finalidade: um bom fone de ouvido ou um par de monitores de referência. como os monitores são caros (acima de R$ 1000), o negócio é começar com um bom fone de ouvido.

    amplexos

    T.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # set/10
    · votar


    cara .. com seu PC com certeza dá pra trabalhar bem.

    para DAW vc pode usar o Sonar, ou o Cubase que são relativamente faceis e contam com mtos recursos ... ou entao o Protools que é bem profissa.

    agora pra captar seu som vc pode usar algo do tipo http://line6.com/podstudioux1/index.html ... ligando a pedaleira ou o line out do amp direto nesse bichinho

    ou entao uma placa M-Audio Delta 1010 que te servirá com mais opções e mais canais para gravação

    acho que esse é o jeito mais rapido e facil
    mas pode tentar fazer de outras maneiras tbm

    vlw qlqr coisa pergunte a vontade

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    T-Rodman
    PedroAugustoMusic

    Po galera, 100% obrigadasso! Clareou o meio de campo aqui...

    Será que vale a pena microfonar o amp? Acho que fica mais fiel do que na mesa/placa, não?

    To meio sem tempo aqui no trampo, ja volto aí...

    Mais uma vez, valeu!!!

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Será que vale a pena microfonar o amp? Acho que fica mais fiel do que na mesa/placa, não?
    Depende. Se o amp for bom e o mic for bom, talvez compense. Senão, é melhor gravar tudo 'inline' com adição de VST para emular o amp e os pedais, tudo no PC mesmo.
    nas minhas experiências, não tenho como gravar com condenser no amp, porque vaza o som ambiente, que atualmente não é legal. E ainda não acertei o pé gravando com um dinâmico SM58 que é o mais indicado para o meu caso. Então, eu gravo direto em linha, com auxílio da minha 'pedaleira', um Guitar Rig Kontroller, que também é uma interface, e ela passa pelo note para emular a caixa e os pedais. É a solução mais 'silenciosa' para meu caso, e é a que utilizo atualmente.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # set/10
    · votar


    é por aí msmo ... ou entao use uma pedaleira que já tenha simulações e pre-amps ... ai o som vai mais trabalhado quase pronto pro PC

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    T-Rodman
    PedroAugustoMusic

    O amp que uso era de meu pai. É um velho Peavey Audition 20" que, segundo ele - nunca fui confirmar e não creio muito não rs - o Steve Vai usava microfonado pra gravação em estudio lá pra década de 80... eu era pequeno, não sei se disse pra impressionar... enfim. É muito bom pro tamanho dele, tem um som limpo muito definido e limpo... mas é pequeno, não é um Fender deVille não... hehe

    A relação custo/benefício dita minhas regras aqui. Se for pra comprar um POD, um Samsamp,...... ou um microfone legal pra captar o amp (idéia que gosto muito)..... ainda tem uma placa de som aí... enfim, tenho que ponderar... sou do tipo de cara que se amarra nos timbres dos anos 60 e 70. Era tudo diferente... tudo mais 'puro'. Não que não goste de moderno, não é por aí tambem. É só pra ter uma idéia do resultado que gostaria de chegar por enquanto.

    Algumas dúvidas:

    O que é o VST? Plugin? Pra que?
    SM58? Microfone Shure por acaso?
    Gravar com condenser? hahaha sorry man...

    Vc (T-Rodman) liga então, o instrumento direto numa placa de som. Daí pro GuitarRig pra FX e... só?? E a qualidade fica legal mesmo?

    Nesse caso eu só preciso da placa de som???

    Thanks bredas!

    Rick_spósito
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O que é o VST? Plugin? Pra que?
    SM58? Microfone Shure por acaso?
    Gravar com condenser? hahaha sorry man...

    Vc (T-Rodman) liga então, o instrumento direto numa placa de som. Daí pro GuitarRig pra FX e... só?? E a qualidade fica legal mesmo?

    Nesse caso eu só preciso da placa de som???



    VST são plugins para efeitos!

    SM58 é um mic Shure dinâmico, funciona bem pra microfonar o ampli

    Microfone condensador ou eletreto são microfones bem mais sensíveis e precisam de alimentação externa, diferente do dinamico!

    a placa de som resolve tudo, dps é só editor por algum software de edição de sua preferência, eu gosto do Adobe Audition

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Rick_spósito
    Hehe valeu professor!

    A placa de som resolve tudo? Entao esqueço o microfone? Ou seria ideal ter o microfone tambem?

    Qual placa de som? Eu ligo o cabo que sai da guitarra direto nela?

    Idéia de custos? rsrs
    Já vi que a brincadeira vai ficar séria... hehe

    De novo... valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    conandrade

    Fala sumido! Cara, leitura obrigatória:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/

    Tenho certeza que vai clarear sua mente!

    Abs ;-)

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MauricioBahia
    continua eficiente hein baiano?? rsrs
    obrigadasso cara

    resolvi levar musica a sério... vamos ver no que que dá!
    []´s!!!

    Diego Offerni
    Veterano
    # out/10
    · votar


    To querendo fazer umas gravações minhas mesmo (guitarra). Do tipo "tive uma idéia, quero gravar". Nada exorbitante, mas gostaria de um som de qualidade.
    Cara, vou ser o mais simples possível.

    Sonar 8.02 pra gravar
    Guitar Rig4 pra simular os efeitos
    Asio4 caso sua placa de som tenha latência, o asio 4 diminui a latência pra até 2 milisegundos tranquilo, dependendo da memoria do seu pc.

    tendo isso cara, se ta feito.
    é assim q eu gravo as guias da minha banda.
    depois você pode até começar a usar uns midi que vem no proprio sonar pra gravar batera, baixo, etc...
    aí é só ser feliz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarrista querendo gravar em Home Studio