Dúvida sobre tamanho do buffer X Uso dos VST's

Autor Mensagem
janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Mas mesmo assim cara, a transmissão de um USB 2.0 é maior que a de um HD Firewire por exemplo, pesquisa ai na net.

E eu não uso Pro Tools, então é uma situação diferente, talvez!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick: Mas mesmo assim cara, a transmissão de um USB 2.0 é maior que a de um HD Firewire por exemplo, pesquisa ai na net.

Cara, onde eu falei de Firewire nesse papo??? Eu tô falando SATA e USB o tempo todo.

Bom, eu não compraria um USB externo pra esse tipo de aplicação. Minha opinião.

Abs e boa sorte!

janick
Veterano
# mai/10 · Editado por: janick
· votar


MauricioBahia
O texto fala de HD Firewire :)

IMPORTANT! You MUST use a secondary hard drive (not your main OS drive) for recording and playback of audio in Pro Tools. Recording or playback from the OS drive is known to be problematic and the cause of many different error types. If you are using your system drive and encountering errors, the first thing you should do is get a compatible drive. USB drives are not supported and are known to be problematic, so please do not use them with Pro Tools. If you're recording or playing back from a USB drive and are getting errors in Pro Tools, please switch to using a compatible external firewire drive or internal SATA/ATA/IDE drive and disconnect the USB drive.


Sacou?

E USB 2.0 > Firewire

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


janick

Ok, mas quem tocou no assunto USB?

Minha vó! hehe

Abs

janick
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
O texto diz que HD USB é problemático, mas aí eu tenho uma leve impressão que ele se refere à USB 1.1. E por isso eu disse que comprar um HD USB 2.0, ao invés do 1.1 tradicional, resolveria esse problema. Sacou? Já que ele sugere HD Externo Firewire, um HD USB 2.0 é melhor ainda e resolve a minha vida.

T-Rodman
Veterano
# mai/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Firewire 400 sustenta mais a taxa de transferência de dados do que USB 2.0, e ainda utiliza menos processamento da CPU. USB transferindo arquivos (gravando principalmente), oscila muito a taxa de dados, e isso pode causar erros com as DAWs.
É por isso que Firewire seria o mais indicado para HD externo.
E ainda temos Firewire 800 hoje em dia, que seria o competidor da USB 3.0 que ainda está engatinhando pra gente.
Eu tinha um HD externo que tinha as duas interfaces, e testando-as uma a uma, Firewire sempre levou a melhor.
O duro é achar um Firewire de 500GB para comprar. Só se encontrarem o WD Studio Edition que não é dos mais baratos.

Ve se eu não comecei a procurar por esse HD depois de ter lido esse tópico e de estar tendo problemas no Logic lá em casa, rs.

Da Western Digital, achei esses dois:
http://www.wdc.com/en/products/Products.asp?DriveID=621
http://www.wdc.com/en/products/Products.asp?DriveID=783

amplexos

T.


---- edit ---
achei um firewire 400 legalzinho aqui pra usar:

HD Externo Iomega 1TB MiniMax 3x USB & 3x Firewire 400 - 33957
Valor com desconto R$ 746,80
www.noli.com.br


--- edit2 ---
Para home-studio de edição de vídeo, o mesmo princípio é utilizado, tanto que em outros tempos, o mínimo era HDs de 7200RPM, com RAID0 recomendado. Hoje, um notebook + firewire consegue rodar uma ilha de edição não linear.
É um princípio igual ao de HS de música, que também usa a transferência dos HDs internos e firewire para obtenção de melhores resultados. O problema é que os HDs de note são na maioria de 5400 RPM - fracos para gravação de dados que é necessário em um HS.
Até então eu achava que não era tanto problema assim nos notes como na edição de vídeo, mas de vez em quando o PC grava umas trilhas com um monte de barulho, e o programa reclama que o HD está lento. Sendo assim, é necessário um HD que sustente a taxa de transferência, que no caso dos notebooks pode ser contornada com dispositivos Firewire ou eSATA (SATA externo).

Se quiser uma 'solução barata', talvez seria assim:
Controladora eSATA PCMCIA (dependendo do note não tem PCMCIA e sim expresscard)
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CBSA201
Case eSATA:
http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=8247
- HD SATA de 7200RPM ou SSD
http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=5977

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Velho, vc tá sendo muito "bonzinho".

Foi intencional mesmo. Pelo que entendi, ele ja tinha comprado a HD, então tentei num desanimar muito, mas eu tb acho que num vai rolar esse USB ae não.

O texto é EXTREMAMENTE enfático e repetitivo dizendo pra usar 2 hds (detalhe para a palavra "must" que por si só ja obrigaria, e ainda por cima esta toda maiúscula) e sobre nunca usar uma externa usb, e ainda pedem com educação rsrsrs "so please do not use them with Pro Tools". Porém, o texto diz sobre a possibilidade de uma hd externa firewire e ele vai usar uma usb2.0, vai que funciona pra o que ele quer né... sei la... mas tem um detalhe muito importante que o texto não deixa explícito, que se o problema da hd usb seria apenas a taxa de transferência ou teria outros, mesmo porque ele da a entender que pra esse tipo de coisa (gravação), a hd usb é problemática como um todo, causando "many different error types".

janick
E eu não uso Pro Tools, então é uma situação diferente, talvez!

Aí eu discordo pela lógica. Independente da DAW, gravação é gravação, que necessita ler e gravar informações ao mesmo tempo, se voce usa protools, sonar, cubase, tanto faz, todos trabalham com os mesmo princípios...

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


bom.. se vc ja comprou o hd dps poste as conclusões q chegou =)

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


Update: Sobre esse dispositivo:
HD Externo Iomega 1TB MiniMax 3x USB & 3x Firewire 400 - 33957

Chegou, instalei ele antes da interface de som, transferi todos meus projetos para esse HD, e estou abrindo, editando e gravando nele, sem qualquer problema. Pelo menos até o momento não notei mais os cortes no meio da gravação que ficavam com ruído, quando o HD travava no meio da gravação.
Conforme os FAQs postados, realmente, tem relação essa do HD em uso separado.

Agora a vontade é comprar um HD SSD para deixar o SO nele e usar o Firewire para storage desses arquivos.

amplexos

T.

miramezjr
Veterano
# jun/10
· votar


Pois, música é um hobbie caroooooo...
A gente tem que se contentar com pouco, porque quem quer qualidade, erro 0, latencia 0, tem que gastar muito dinheiro.

Não existe uma saida "generica" ou paga-se muito, ou tem-se pouco. Abraço

Iversonfr
Veterano
# jun/10
· votar


T-Rodman

Legal que seu problema foi resolvido! o ruim é quando a gente gasta uma grana pra resolver um problema pensando que é uma coisa e na verdade era outra que passou despercebido. Faça bom proveito agora! abs!

janick
Veterano
# jun/10
· votar


T-Rodman
Qual HD que foi esse cara???
Comprou aonde e pagou quanto?
Se essa for a solução, vou comprar um desses!

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


janick
Eu tinha postado anteriormente...
achei um firewire 400 legalzinho aqui pra usar:

HD Externo Iomega 1TB MiniMax 3x USB & 3x Firewire 400 - 33957
Valor com desconto R$ 746,80
www.noli.com.br


Mas espere um pouco que vou fazer um teste pelo menos gravando qualquer coisa com 8 canais simultaneamente.
To pensando aqui gravar uma 'live test' com 1 violão em 4 canais, mais 2 condensadores - colocando VST's de efeito em todos os canais para gravação. Já seriam 6 canais simultaneamente. Feito isso, acho que daria para constatar que o Firewire seria solução melhor do que a do drive interno do note.

amplexos

T.

janick
Veterano
# jun/10
· votar


T-Rodman
hmmm 746 reais... parcelam será???

janick
Veterano
# jun/10
· votar


T-Rodman
E quando tu fizer isso cara, posta o resultado mesmo, na moral!

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


Sim, parcelam. Mas como sempre, o desconto sempre é bom à vista.
Valor com desconto R$ 611,00
Preço: R$ 629,90
Opções de parcelamento
Número de parcelas Valor de
cada parcela Valor total parcelado Juros% a.m.
1x sem juros R$ 629,90 R$ 629,90 0%
2x com juros R$ 324,38 R$ 648,76 1,99%
10x com juros R$ 71,93 R$ 719,30 2,49%

T-Rodman
Veterano
# jun/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


janick
Teste feito.
Gravei voz e violão "ao vivo" com 6 e 7 canais simultâneos (2 voz e 4/5 no violão, com efeitos do Logic ligado em todos os canais) e deu certo.
Não ficou boa como música, mas se quiser ouvir como complemento do teste:
http://www.4shared.com/audio/P5SDqDUp/2010-06-09-boutagirl.html
http://www.4shared.com/audio/8rKBc_nS/2010-06-09-lilwing.html

janick
Veterano
# out/10
· votar


Voltando ao assunto, n sei que que ta pegando, que quando uso meu cubase 3 aqui, o processo usa 600k de Ram, o uso de CPU vai lá em cima e o programa começa a travar e dar lag, isso com 2 ou 3 pod farms abertos e o addictive drums. E minha máquina é boa, um dual core P8600 2.4ghz com 4GB de ram, eu não entendo não. Como eu posso resolver isso?
O PC ta limpinho, recém formatado.

Abçs!

janick
Veterano
# out/10
· votar


Up!

janick
Veterano
# out/10
· votar


Será que pode ser incompatibilidade com a interface?
Eu to trocando de interface daqui a pouco de qualquer forma, pq quero uma com Phantom Power, e que seja mais robusta...

janick
Veterano
# out/10
· votar


Up!

janick
Veterano
# out/10
· votar


UP caramba

janick
Veterano
# out/10
· votar


cade aquele programa que checa o que tem de errado na vst performance no pc?

T-Rodman
Veterano
# out/10
· votar


eu chutaria os podfarms. Aconselharia-se 1.
Em gravacao, muitas vezes, nem e recomendado gravar com as vsts abertas. Ja em edicao e mixagem, da pra ligar os 3.

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


janick

Vc sabe usar o freeze do Cubase para reduzir o gasto de RAM? É uma alternativa.

Mas realmente a culpa deve ser dos vários podfarm, vários deles abertos demanda muito processamento.

Outra coisa é a configuração do prórprio Cubase, nas preferências vc pode dar o valor de RAM que vai reservar para o vídeo, e no setup de som vc pode ativar e desativar o uso de núcleos múltiplos(veja se o seu está ativado), e também marcar qual a prioridade que o áudio terá no uso de RAM.

Sugiro que vc use o freeze nas instâncias em que não está gravando. Caso não resolva, salve um preset nele e retire o plugin das outras pistas(mantenha apenas o que for usar para gravar), depois que vc gravar retorne com eles e carregue o preset para ter o mesmo cenário sonoro de antes.

janick
Veterano
# out/10
· votar


makumbator
Hm... é irmão, diminuiu, mas as vezes ainda volta. Tu não tem este programa que identifica componentes que podem estar em conflito e causando esses "freezes" no meu sistema, mesmo com CPU usage "aceitável"
?

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


janick

Não tenho, mas também nunca tive esse tipo de problema com o Cubase. A única coisa cabulosa que tive com ele era um problema maluco com a gravação de midi(perdia a sincronia em lagumas poucas notas no meio de várias pefeitas), mas que resolvi após consultar alguns fóruns internacionais.

Aqui eu reduzo bem a memória que o Cubase usa no vídeo, e aumento em prioridade máxima o aúdio lá no setup(além dos núcleos múltiplos ativado). Isso combinado com um pouco de buffer do ASIO faz rodar macio por aqui, e em uma máquina relativamente antiga.

extremepatience
Veterano
# abr/13
· votar


Pessoal estou com o mesmo probolema, no cubase não vejo onde baixar o buffer, fotos em baixo.Estou usando o asio4all, esta no minimo , tanto no maximo nao faz nada! , não altera nada continua a fazer o som com falhas e soluços. Ajuda por favor

http://imageshack.us/photo/my-images/825/64892021.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/809/86665359.jpg/

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


extremepatience

Não use o asio4all se sua interface tiver driver ASIO nativo. O 4all é uma emulação.

É importante selecionar o driver correto, caso contrário você pode estar movendo os controles de um driver que não está acessando sua interface.

Você pode mudar na configuração da interface mesmo. Dependendo do modelo o Cubase (ou qualquer outro) não consegue mudar lá por dentro dele, e você precisa ir fora dele para mudar(no controle de software da interface).

Não precisa fechar o Cubase. Basta selecionar "nenhum driver" e então ir nas configurações da interface fora do Cubase e mudar. Depois vc retorna o mesmo o driver na DAW.

extremepatience
Veterano
# abr/13
· votar


Obrigado , esquecime de dizer , que a placa é presonus audiobox usb, e sempre foi um probolema instalar o drivers dela, ou seja instala tudo correcto. mas nao da mexer no software da instalação. nao da para baixar latencia de buffer nem o...Estranho? mas é verdade sempre foi este probolema com esta placa. E no cubase quando eu adiciono o guitar rig 5, antes de gravar tudo bem funciona, assim que meto a gravar , começa com falhas, e soluços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre tamanho do buffer X Uso dos VST's