【FIXO】 Dicas da Peaveypara gravar sua guitarra no computador usando simulações

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


PedroGtr: E pra gravaçao em linha?

Cara, é basicamente isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/p8#6706718

Você pretende gravar em linha como? Apenas sofwares simuladores?

Abs

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


MauricioBahia
grande mano bahiano, sempre colaborando!
não à toa que virou "veterano emérito"
=]

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


3) O "quebra galho", o que provavelmente não vai te custar nada, mas poderia ser opção quase tão boa como uma caixa DI, é o uso de pedal comum, que na verdade é uma espécie de caixa DI. Poderia ser um pedal de qualquer espécie; um pedal de distorção, chorus, echo, etc, desde que:

a) Seja alimentado por electricidade;
b) Você o use em modo bypass;
c) Não seja true bypass;


Mas se eu usar um pedal qualquer em bypass, ele amplifica o sinal?
o bypass de dpdt não é justamente fazer o sinal passar por fora do circuito?

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki: Mas se eu usar um pedal qualquer em bypass, ele amplifica o sinal? o bypass de dpdt não é justamente fazer o sinal passar por fora do circuito?

Pelo que entendi, usando um pedal sem ser true bypass você consegue casar a impedância da guitarra com a placa de som, conforme o item "2" do texto. Esse "casamento" é uma das funções de uma DI (Direct Box) que pode ser emulada num pedal desse tipo.

Enfim, o sistema True Bypass não interferir na impedância, por isso não seria recomendado para esta função.

Abs

ps. o fato de ter DPDT não quer dizer que seja True Bypass.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


MauricioBahia
sim, sem true bypass!
eu achava que passar no bypass do dpdt era igual (ou praticamente igual) a nao passar por nada.
=p

não achava que ia mexer na impedancia do bichim.

ow, postei uma duvida de reaper num outro topico do headstock, me da uma ajuda!!!

Gilberto Juba
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Fiz algumas gravações com placa de som on board. Consigo gravar a guitarra sem latência e sem chiados (uso reaper/Guitar RIG3/Vintage Amp/..). Ainda estou apreendendo a timbrar a guitarra com esses programas, mas já achei os resultados bem razoáveis.
Será que vale a pena eu comprar um Guitar Link UCG102 Behringer para melhorar a questão da impedância? Essa troca melhoraria o timbre? Ou a diferença seria muito pequena? Sei que o ideal é uma placa de som off board mais robusta, mas como sou amador não pretendo gastar muito. Se puder opinar ficarei muito grato. Tenho alguns tópicos com as gravações. Obrigado.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Gilberto Juba: Essa troca melhoraria o timbre? Ou a diferença seria muito pequena?

Melhora, mas não sei dizer se a diferença é muita ou pouca. Não lembro. Só testando! Acredito que o casamento de impedâncias seja o ideal. No texto inicial, o item (1) explica bem isso.

Sei que o ideal é uma placa de som off board mais robusta, mas como sou amador não pretendo gastar muito.

O ideal é que vc toque sem latência e isso vc já conseguiu. O método que está usando é uma opção válida.

Será que vale a pena eu comprar um Guitar Link UCG102 Behringer para melhorar a questão da impedância?

É uma opção, mas se vc tem um pedal sem ser true bypass (um Boss ou Behringer, por exemplo), ele pode ser usado pra casar a impedância com sua placa onboad, conforme o texto explica.

Abs

Gilberto Juba
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
É uma opção, mas se vc tem um pedal sem ser true bypass (um Boss ou Behringer, por exemplo), ele pode ser usado pra casar a impedância com sua placa onboad, conforme o texto explica
Não tenho pedais. Estou pensando em comprar um pedal FUZZ FACE lata de sardinha no ML para casar a impedância com minha placa on board. Sairia bem em conta.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Gilberto Juba

Mas esses latas de sardinha normalmente são True Bypass, aí não serviria. Tem que verificar isso aí.

Abs

gualtersouza
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Geralmente, quanto menor o tamanho do buffer, menor será a latência.
Salve, Maurício. Não sou da área, mas não seria a relação inversa?
Imagino que se o buffer é pequeno, tenha que fazer a operação entrada+saída de dados com maior frequencia, gerando atrasos, enquanto que a placa com um buffer maior faria menos operações.... sei lá... my 2 cents.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gualtersouza

Fala!

Geralmente, quanto menor o tamanho do buffer, menor será a latência.

Isso tá certo sim. Não sei explicar tecnicamente, mas quando vc reduz os buffers, o "delay" em milisegundos reduz e a CPU trabalha mais intensamente, por isso os "engasgos". Achar um ponto de equilíbrio é o desafio.

Eu tenho a impressão que quanto mais "inflado" é o buffer, maior é a "gap" para a CPU processar o áudio, daí o delay. Como disse, não entendo muito bem como esse buffer funciona.

Abs

ps. você pode consultar o manual do Reapaer ou de outros DAWs. Eles falam sobre o assunto.

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


é isso que ngm conseguiu me responder até hoje! falavam pra bota meu pedal, eu botava, mas ele era true bypass e era um metalmaster da digitech, ou seja, ou eu gravava apenas com aquele "timbre" do pedal, que não tem controle de ganho, ou o som não mudava nada. agora foi respondido, vlw ^^

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vagabond

Mas sem um simulador de amp/caixa no micro, como um Amplitube da vida, o pedal fica com o som horrível mesmo, independente do sistema de bypass.

Vc usava um simulador?

abs

Gilberto Juba
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Pesquisando encontrei o Behringer V-Tone GDI 21 (no ML po R$119,00)
No anúncio está assim:
"Utilize o GDI21 V-Tone como saída para gravação direta com uma simulação de amplificador, ou como um direct box padrão no modo by pass.."
Acho que serve para casar a impedância da guitarra com a placa on board como descrito no item (2) no seu tópico (direct box pre amplificador).

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


bom topico!

peludo
Veterano
# abr/13
· votar


Fala ae, moçada!

Eu simplesmente não consigo usar P2/P10 pra ligar a guita no micro. Fica ua latência e um chiado muito forte. Já tô há quase 2 anos quebrando a cabeça pra conseguir usar o guitar rig decentemente.

No momento não pretendo usar pedal nenhum.. gostaria apenas de utilizar o GR mesmo.

Minha placa de som é aquelas Realtek meia boca... será que ela conseguirá botar pra fora um som rezoavelmente decente?

Esses Guitar Link resolvem bem esse problema? É plug e play mesmo?

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# abr/13
· votar


peludo
então cara, essa questão de chiados e latência pode estar ligado ao Driver que vc usa no momento...
Já experimentou usar o Driver ASIO?

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


peludo

ASIO4ALL deve ser a resposta para seus problemas. Se nem ele der jeito, a sua placa/chip de som não consegue segurar o Guitar Rig.

strinbergshredder
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
exatamente, se ASIO não resolver, nada mais resolve...rssrsr

peludo
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
exatamente, se ASIO não resolver, nada mais resolve...rssrsr

peludo

ASIO4ALL deve ser a resposta para seus problemas. Se nem ele der jeito, a sua placa/chip de som não consegue segurar o Guitar Rig.


O pior é que tenho o ASIO instalado junto com o GR..... Ta tudo configurado, tudo certinho... Tanto no microfone quanto na entrada auxiliar...

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


peludo
Qual a configuração do computador?

peludo
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ

Qual a configuração do computador?


Cara.. aqui estou usando um Athlon 64 dual core... 1024 de ram.. placa mãe A8N SLI... som onboard da realtek.... meu sistema operacional é o "WINDOWS " TyneXP.

Tô achando que essa dificuldade no som é por causa do sistema operacional...

Enfim....

Será que um guitar link resolveria isso?

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


peludo
1 GB de ram hoje em dia é pouco demais... Se o vídeo é onboard também já vai chupar um tanto, mais a placa de som idem. O processador também não deve ser dos mais novos; enfim... acho que um upgrade aí seria bom.

Ou comprar uma interface externa pra deixar as coisas mais por conta dela (mesmo assim, o computador é sempre importante).

Ou então, se estiver difícil de $$$ agora, você tem que se ajustar à realidade do equipamento e baixar os requerimentos aí... Menor bitrate, menor taxa de amostragem, mais latência...

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


Edit: post duplicado...

peludo
Veterano
# abr/13
· votar


kiki
JJJ
Sobre o PC foi exatamente isso que meu professor disse hoje a tarde na aula....... 1giga de memória hoje em dia não adianta muita coisa pra mexer com som.

Ele sugeriu um som externo assim como vc tbm falou... mas a $$$ ta muuiiito curta! hehehehe

Bom, valeu aê pela tentativa.

Vou ver o que faço. Até o fim do mês eu posto o resultado!

Abraços!

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


Ficou um pouco confuso nesta parte.

Se sua guitarra não é alimentada por uma bateria (e poucas são), então isso está gerando um sinal elétrico que não é compatível com a maioria das placas de som.

pois em seguida vem isso...

A opção mais simples é ligá-lo entrada de linha da placa de som utilizando um conector adequado, geralmente um adaptador de p10 para P2. A vantagem é que você não precisa comprar nenhum equipamento adicional (exceto talvez o adaptador), mas o som não é o ideal, provavelmente, nem mesmo bom.

Afinal... é ruim ou não conectar a guitarra direto na placa de som (entrada mic) ? Estou fazendo isso, pois não tenho interface usb muito menos uma pedaleira. Se isso dar a possibilidade de danificar algum componente ou até mesmo a placa de som... preciso saber, pois assim evito de fazer isso. Até comprar uma pedaleira que tenha interface.

Valeus.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thiagosp100: Se sua guitarra não é alimentada por uma bateria (e poucas são), então isso está gerando um sinal elétrico que não é compatível com a maioria das placas de som.

Guitarra alimentada por bateria tem captação ativa. Essa é a razão. O texto aborda, especificamente, guitarras com captação passiva. Por isso esse trecho inicial. Se continuar lendo, veja que diz:

"Existem padrões elétricos comuns entre equipamentos de áudio, e infelizmente a guitarra sai completamente fora desses padrões, porque é passiva. "

é ruim ou não conectar a guitarra direto na placa de som (entrada mic) ?

Funciona, mas o casamento de impedâncias não fique ideal. Talvez o som fica com chiados e muito agudos.

Abs

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia

É que primeiro se fala sobre energia e que não é nada bom (não explica se pode causar algum tipo de problema, independente da qualidade de som) e depois diz que tem uma vantagem de não gastar dinheiro.

Enfim... perguntei, porque depois que comecei a usar a placa de som com a guitarra plugada, começou a dar uns problemas estranhos. Até mesmo depois de desplugar ela da placa. Em todo caso, obrigado pela resposta.

leomanji
Veterano
# mar/14
· votar


Muito bom Tópico.

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Up pra quem está tendo dificuldades em casar pedais externos com instrumentos virtuais, no computador.

leomanji

;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas da Peaveypara gravar sua guitarra no computador usando simulações