Gravação de violão em linha - dicas

    Autor Mensagem
    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10


    Pessoal, devido ao fato de microfones condesadores serem ótimos para gravar sosn de violão, eles tem uma sensibilidade muito maior e também gravam qualquer pequeno barulho que ocorra durante a gravação!
    Eu sei que é possível gravar em linha com qualidade muito boa também, mas não sei muito sobre isso.....para isso gostaria que vocês ajudassem postando dicas como os melhores captadores, softwares e qualquer coisa que ajude a fazer uma gravação caseira de qualidade com um violão.

    Obs. Meu equipamento é um tagima dallas, placa de som fast track e o note.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Software DAW dos mais baratos e fáceis de funcionar:
    http://www.reaper.fm/download.php

    Gravar em linha fica bom. Basta equalizar o violão e talvez aplicar efeitos e equalizações no próprio Reaper se for o caso.

    Tem de ir gravando e testando.

    Pra ter idéia, tem uns testes aqui de upload.
    Esse é um Takamine de nylon, do mais simples, com captação dele, ligado diretamente na interface, com microfone condensador:
    http://www.4shared.com/audio/oerETJr3/2010-04-25-famousebluerain2.html

    Esse aqui é gravado tudo em condensador - voz e 2 violões que estavam ligados em amplificadores
    http://www.4shared.com/audio/H2imQVx2/2010-05-23-goingcalifornia.html

    Semana que vem eu acho que a gente vai gravar a Going to California com os violões em canais separados diretamente na interface e o condensador para pegar só a voz - ou vamos microfonar cada caixa de som e usar o condensador na voz também - mas todos em canais separados.

    É assim, só testando pra ver qual vai ficar melhor. Ah, e aqui no teste de gravar tudo com o condensador, esse a gente fez de madrugada, com uma passada só. Na segunda passada a gente trocou o AT2020 por um MXL900 e ficou uma porcaria - pior do que essa versão que eu mandei para o 4shared.

    Esse aqui foi em linha, mas já tá com outros instrumentos, que usei para o tópico de tributo ao Renato Russo:
    http://www.4shared.com/audio/z682piO_/2010-05-16-eusei.html

    Qualquer coisa se o som do violão não ficar legal em linha, tente usar os presets mais clean do amplitube ou guitar rig, que às vezes ajuda.

    amplexos

    T.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pra ter idéia, tem uns testes aqui de upload.
    Esse é um Takamine de nylon, do mais simples, com captação dele, ligado diretamente na interface, com microfone condensador:
    http://www.4shared.com/audio/oerETJr3/2010-04-25-famousebluerain2.html



    mas isso é gravação ambiente né?

    eu uso o guitar rig, ja tentei todos os presets mas fica uma chiadeira infernal com meu violão.......com a guitarra e o baixo eu consigo gravar com qualidade mto boa!!

    eu acredito que o captador do tagima dallas sofra interferências, vou consultar um luthier pra ver se isso resolve o problema!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    isso que eu quis dizer é trocar o captador por um alto nível!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Como o Meu violão de aço é um flat da FOX, aí não tem outro jeito a não ser gravar em linha. Alguns FOX tem captador FISHMAN, mas o meu apesar de ser SHADOW, mesmo assim a gravação fica boa.

    -----------------------
    Obs.:
    Uma coisa que eu percebi neste violão de aço é que as cordas não são aterradas. Não sei se isso é característico dos violões de aço com captação piezoelétrica.

    É claro que o aterramento das cordas de um violão elétrico com captação piezo não dá diferença quase nenhuma. Eu digo quase porque eu notei um pequeno ruído (quase imperceptível) nele, pois estou gravando um CD com ele, e este ruído aparece na imagem da pista de gravação. Aí eu peguei um fio fininho e o prendi nas cordas e no terra do plugue e este ruído sumiu.
    Sem este fio de aterramento a gravação dele fica com uns 75db de relação sinal/ruído (que é excelente), e com o aterramento das cordas a relação S/R passa para uns 78db (melhor ainda).

    Então eu pergunto: É normal violão de aço com captação piezo ter as cordas aterradas; ou é um preciosismo, que portanto as fábricas de violões não ligam pra isso ??

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    desculpa a minha ignorância, mas piezo é uma marca de captadores, assim como a fishman ou shadow?

    e para fazer esse aterramento vc usou um fio fininho de que material?

    valeu

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pé de chinelo
    Piezoelétrica não é marca e sim o tipo de captação, destas de rastilho.
    Os captadores de violão são sempre ou quase sempre piezoelétricos. Fishman e Shadow são piezoelétricos, já os captadores do tipo de guitarras são eletromagnéticos.
    ------------------------------
    Este aterramento eu fiz sem mexer no violão. Fiz só pra testar e realmente se ganha na gravação uns 3 decibéis na relação sinal / ruído. enrolei um fio fininho de cobre no corpo metálico do plugue e a outra ponta prendi nas cordas antes do rastilho.
    Eu queria saber se algum violão de aço já vem com aterramento de cordas, ou as fábricas de violão não ligam pra isso, já que é um ruído quase imperceptível ??

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    como vc fez pra aterrar o violão, como se faz pra aterrar o violao e guitarra?

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    voces todos estão falando de violão aço, né?
    por que nylon em linha é mais complicado, aço até que quebra um galho.
    eu acho que com esse equip que voce tem já dá pra tirar um som bom sim.

    tente usar o guitar rig sem presets, comece sem nada e va acrescentando aos poucos equalização, reverb, o minimo possivel.

    El_Cabong
    eu acho que nao vem com aterramento, não tenho certeza.
    geralmente os sistemas de aterramento de guitarra é preso na ponte, que é metalica. não sei como se faria no piezo.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    o fio de cobre q vc prendeu nas cordas e no plug não alterou em nada o som?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    kiki

    Sim! de cordas de aço, o meu é um tagima dallas!!

    eu fiz exatamente isso que vc falou, começei sem presets e fui colocando só o noise gate, reverb.... mas ainda sim fica um chiado mto grande, vou tentar fazer isso que o El_Cabong falou e ver se melhora!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    PedroAugustoMusic
    As guitarras já possuem as cordas aterradas pois a ponte é metálica e aí fica fácil aterrar (o aterramento das guitarras é interno).
    No caso dos violões de aço que é complicado pois a ponte e o tampo é todo de madeira e qualquer aterramento alí ficaria aparecendo, acho que é por isso que não é feito.
    Por isso é que eu uso este fiozinho fácil de colocar e tirar, aí eu o instalo quando vou fazer alguma gravação de qualidade, e depois o retiro, pois pra tocar normalmente ao vivo, um ruído destes (na faixa de -75db) jamais será notado.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar



    http://www.4shared.com/audio/oerETJr3/2010-04-25-famousebluerain2.html

    mas isso é gravação ambiente né?

    Esse aqui é ligação direta, usando o captador do violão. (G116)

    O gravado em som ambiente com uso de caixas amplificadoras foi o segundo link, o Going to California. (EG-321 com afinação em open D, e o EG-523SC12 com afinação padrão).

    Meu set de violões:
    Takamine EG-321C (China), aço, folk 6 cordas
    Takamine EG-523SC12 (Korea), aço, folk jumbo 12 cordas
    Epiphone EJ-200CE (Indonesia), aço, folk jumbo 6 cordas 2 captadores
    Takamine G116 (Indonesia), nylon, classico 6 cordas

    Vou ver se essa semana consigo gravar alguma coisa na casa de um amigo, com um Strinberg flat de aço e a Fast Track que é de um set antigo meu e que não percebia esses problemas que você relatou na época. Hoje eu uso interfaces da Presonus (Audiobox e Firestudio Project).

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    po valeu cara ... vou tentar fazer isso

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    o fio de cobre q vc prendeu nas cordas e no plug não alterou em nada o som?

    Não!! Mesmo som mesmo timbre mesma equalização, só diminuiu o ruído.

    mas ainda sim fica um chiado mto grande

    Cara! Se o ruído é muito grande com certeza o problema é outro e não o aterramento das cordas, pois o som de violão com captação de rastilho (mesmo sem este aterramento) é bem limpo!!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    acredito que o problema não seja a fast track, pq com guitarra e baixo fica bom o som! deve ser alguma interferência ou o aterramento msm...dps eu digo se ficou melhor com o fio de cobre

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Será que não é o plug do violão que tá ruim?
    Nos violões eu nunca troquei, mas em guitarras, com um certo tempo de uso, já tive de trocar o plugue da guitarra por causa de chiados.
    Tem até aquela lenda que cabo da Santo Angelo destroi plugue de guitarra, rs.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    poxa o meu tagima dallas tem 2 semanas , ta novíssimo..... ahhaaha

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Testou já o Tagima em uma caixa de som, mesmo que de uso geral?

    Porque eu geralmente só testo violão ligado em amplificador, mesmo na loja. E até o mais chinfrim dos violões que eu já tive (Crafter velho, Strinberg) - eu não me lembro de ter som ruim neles, diante de gravação.

    Talvez seja defeito no sistema do violão, vai saber. Teste em caixa pra ver.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sim eu testei no dia que eu comprei, eu plugei ele na loja no ampli lá, tava normal....... eu meu cabo não ta aqui agora, mas eu vo arrumar e fazer a gambiarra com o cobre hahaha e ver se funciona

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    tentei fazer a aterragem com o fio de cobre mas não funcionou....eu descobri que melhora bastante o som quando eu seguro na ponta do cabo p10 que entra na fast track, porém eu preciso da minha mão pra tocar hahah ta dificil, vo levar num luthier msm pra ele me dizer oq fazer

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    ....eu descobri que melhora bastante o som quando eu seguro na ponta do cabo p10 que entra na fast track, porém eu preciso da minha mão pra tocar

    Não sei se entendi. O teu plugue P10 é todo metálico e quando você toca com a mão no corpo metálico do plugue o som melhora ??
    Se isto está acontecendo então usa o fio de cobre enrolando-o no corpo metálico do plugue e prendendo-o nas cordas antes do rastilho. Aí as tuas mãos ficam nas cordas em vez de segurar o plugue.
    ------------------------
    Se o teu violão funciona bem em cubos e amplificadores, e não funciona bem na Fast Track, deve ser algum problema de aterramento da Fast Track.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    O teu plugue P10 é todo metálico e quando você toca com a mão no corpo metálico do plugue o som melhora ??

    Exatamente. Agora eu comprei um plug P10/Canon, tipo os de microfone....pra usar na outra entrada da placa, achei q diminuiu o ruído!

    Eu levei meu set no luthier hj....a fast track, o note e o violão, eis o diagnóstico:

    Com o violão tudo 100%, quando plugado em amplficador fica sem chiado nenhum!

    O problema ta na fast track mesmo, eu tentei fazer isso do aterramento com fio de cobre q vc falou, amarrei no rastilho, fazendo contato com as cordas e no plug (tentei nas 2 pontas do cabo P10) ..... não melhorou em nada o som

    mas agora a pouco eu consegui gravar um som de violão bem limpo, de um jeito meio tosco é verdade....eu botei a fast track no chão e usei o dedão do meu pé pra fazer o contato no plug e acabar com o chiado hehehehee mas resolveu!!

    agora ja tá de noite, o pessoal ta dormindo, não posso tocar, mas amanhã vou gravar de novo e se tiver bom eu posto aqui o link pra vcs escutarem e darem a opinião!!

    Valeu!
    acho que o melhor pra mim fazer é trocar de placa de som, pegar uma que ja venha com aterramento!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    Pô!! Muito estranho isso. Quando você aterra as cordas no plugue não melhora nada, mas quando toca no plugue da fast track melhora !!!
    Será que a carcaça da fast track não possui o mesmo aterramento dos plugues ??

    Eu uso um mixer Behringer UB802 ligado na placa de som do notebook e assim tudo: a carcaça do mixer, a carcaça da placa de som, a malha do cabo, o terra do violão, vira tudo um aterramento só. (não tem nenhuma diferença de potencial).
    * Fazer terra tocando com os dedos nas cordas é o mesmo que tocar lá na carcaça do notebook.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    El_Cabong

    Eu comprei um plug P10 / Canon , agora a entrada da placa ta no plug canon, isso melhorou um pouco!! eu resolvi mudar de cômodo e isso melhorou muito, o lugar q eu tava antes podia tar sofrendo interferências.....acho que agora eu consegui chegar num bom nível de qualidade, ficou um ruído, mas é tão pequeno que é quase insignificante!!

    depois eu posto o link pra vcs escutarem!!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eae galera, eu acho que consegui melhorar consideravelmente a qualdiade do som!! creio que seja o plug canon e a mudança de local!

    no link para download tem três gravações, uma só com violão, outra com violão e música original e a terceira é com guitarra, baixo e bateria do fruity loops!

    eu usei um tagima dallas, uma shelter chicago e um condor bx-12, com a fast track e o software guitar rig!

    Depois da primeira gravação eu pus em pequeno reverb, um filter e o limiter, usando o fruity loops 9!

    eu ainda consigo perceber um pequeno chiado em partes que fica só o violão, mas quando ta com outros instrumentos junto é imperceptível pra mim os chiados!!

    Se possível me me dêem uma avaliação aí da qualidade das gravações!!

    DOWNLOAD:

    http://www.4shared.com/audio/pGWdARsY/TESTE_DE_QUALIDADE.html

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    EDIT

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de violão em linha - dicas