Autor |
Mensagem |
Fagulha Veterano |
# abr/10
Olá pessoal, gostaria de saber como voces trabalham com os equalizadores pra resolver o problema de mascaramento acustico ocasionado por frequencias em comum entre os instrumentos.
Principalmente Guitarras (distorcidas) X Baixo e Baixo X Bumbo
Quais frequencias cortar e quais realçar para resolver esse problema? Minhas mix costumam ficar muito congestionadas
|
Iversonfr Veterano |
# abr/10 · Editado por: Iversonfr
· votar
Fagulha
Olha... no caso de guita eu não acho que elas conflitam muito... mas de qquer maneira, use o PAZ na guita, voce vai ver que será possível cortar abaixo de 100hz +-, fica mais nitido o som.
Quanto ao baixo e bumbo, eles conflitam nos 80hz +-... aí voce escolhe, corta um ou outro... eu prefiro cortar o bumbo nos 80 hz e deixar o baixao de peso... mas aí depende doq voce quer... abs!
|
Fagulha Veterano |
# abr/10
· votar
Iversonfr usei o pAZ aqui pra ver...minha guitarra tem fundamentais em 80...vai ver que por isso ela conflita um pouco com o bass e o bumbo...a regiao de 80 é bem congestionada neh
|
Fagulha Veterano |
# abr/10
· votar
alguem mais pode ajudar?
|
Casper Veterano
|
# abr/10
· votar
Caro Fagulha:
Eu sou um ZéMané completo, mas pode ser que isso ajude:
http://sonictransfer.com/side-chain-compression-tutorial.shtml
A idéia é usar um som para maniplular outro. Por exemplo, o bumbo controlar o compressor do baixo. Quando o bumbo entra, por exemplo, aumenta o ratio do baixo. Ai o "conflito"entre os dois diminui. Eu usei o exemplo com compressor, mas qualquer efeito pode ser manipulado dessa forma. leia o artigo, ele explica melhor que eu jamais conseguirei.
Espero ter ajudado.
|
Fagulha Veterano |
# mai/10
· votar
Casper dei uma lida...bem complicado de aprender essa tecnica ein ashuhuashuas mas to procurando mais material a respeito e tentando usa la...valeu pela dica
|